Questões de Concursos Gerência de Serviços

Resolva questões de Gerência de Serviços comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q850687 | Governança de TI, Gerência de Serviços, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

O MTTR (Mean Time To Repair) é a média aritmética dos tempos de reparo de um sistema ou de um equipamento. Esse índice aponta a média dos tempos que a equipe de manutenção leva para colocar a máquina em condições de operar, desde a falha até o reparo ser dado como concluído e a máquina ser aceita em condições para operar.

Em um datacenter, um sistema deveria operar corretamente durante 24 horas. Porém, nesse período, verificam-se 4 falhas de 15 minutos cada. O valor de MTTR em minutos é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q977820 | Governança de TI, Gerência de Serviços, Conhecimentos Específicos I, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Após análise detalhada, a equipe de gerenciamento de problemas de determinada empresa identificou falhas recorrentes em um sistema de reservas on-line causadas por um bug em uma atualização recente do software. Um workaround foi documentado e compartilhado com o Service Desk, mas a correção definitiva só estará disponível na próxima versão do sistema, que estará pronta em 30 dias.

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção em que é apresentada a terminologia correta para o registro da situação no sistema de gerenciamento de serviço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q982118 | Governança de TI, Gerência de Serviços, Especialidade Técnico de Telecomunicação, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção que corresponde a uma funcionalidade presente no gerenciamento de incidentes em uma ferramenta de gestão de serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) baseada em padrões internacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q901035 | Governança de TI, Gerência de Serviços, Analista Técnico II – Infraestrutura Rede, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue os itens seguintes, relativos a gerenciamento de rede.

I O NOC (Network Operations Center) é um departamento focado em monitorar e gerenciar os eventos relacionados à proteção do ambiente de TI, sendo sua principal função acompanhar eventuais alertas de risco e tomar medidas preventivas e corretivas.
II A ISO (International Organization of Standard) criou um modelo de gerenciamento com cinco áreas funcionais de gerenciamento: de falhas; de configuração; de contabilização; de desempenho; e de segurança.
III Existem diversos equipamentos ou serviços passíveis de gerenciamento, entre os quais estão os seguintes: ativos de rede; aplicações e serviços de rede; bancos de dados; dispositivos de armazenamentos; dispositivos de potência e monitoração de ambientes.


Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1006028 | Governança de TI, Gerência de Serviços, Tecnologia da Informação, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

Para disponibilizar um serviço de tecnologia da informação ao usuário final, será realizado o processo de gerenciamento de mudança de serviço do ambiente de homologação para o ambiente de produção.

Considerando-se essa situação, é correto afirmar que o processo de gerenciamento de mudança encontra-se no estágio de ciclo de vida de serviço denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q901042 | Governança de TI, Gerência de Serviços, Analista Técnico II – Infraestrutura Rede, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Para que o gerenciamento de redes seja verdadeiramente eficaz, é vital que o serviço seja fragmentado em setores de gerenciamento especializados. Entre esses setores, aquele que é relacionado à manutenção, adição e atualização de relacionamentos entre os componentes e da situação dos componentes durante a operação da rede é conhecido como gerenciamento de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1036099 | Governança de TI, Gerência de Serviços, Gestão de Tecnologia da Informação, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2022

Acerca de conceitos e fundamentos de metodologias ágeis, julgue o item que se segue.

A equipe de desenvolvimento é responsável por controlar e priorizar a lista de itens que contempla todas as necessidades para a construção do produto.
  1. ✂️
  2. ✂️

20Q1006030 | Governança de TI, Gerência de Serviços, Tecnologia da Informação, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

Em caso de indisponibilidade de um serviço de tecnologia da informação em uma organização, o processo que objetiva restabelecer o serviço o mais rápido possível é o gerenciamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.