Questões de Concursos Geração de Energia

Resolva questões de Geração de Energia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q1038550 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Analista de Pesquisa Energética Planejamento da Geração de Energia, EPE, FGV, 2024

Os parques eólicos offshore têm potencial para desempenhar um papel importante na transição para um futuro energético de baixo carbono, fornecendo uma fonte de eletricidade limpa e renovável. À medida que a tecnologia melhora e o custo de produção diminui, essa forma de geração pode se tornar uma parte cada vez mais importante do mix energético global.
A respeito das características deste tipo de empreendimento, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma forma de concessão de empreendimentos eólicos offshore muito usada na Dinamarca, é o modelo Open Door. Nesse modelo, não há competição para a outorga do uso de áreas para exploração de potencial eólico offshore ao particular.
II. Entre as vantagens da geração eólica offshore está a maior facilidade de montagem e de manutenção pelo amplo espaço, que permite maior confiabilidade e retorno de capital em relação aos empreendimentos em terra firme.
III. O uso da tecnologia de corrente contínua para transmissão ao continente da energia gerada por parques eólicos offshore passa a ser competitiva para distâncias acima de 10km da costa.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1034758 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Analista de Pesquisa Energética Planejamento da Geração de Energia, EPE, FGV, 2024

Com base nos conceitos de turbinas hidráulicas e nos problemas técnicos que podem surgir em sua operação, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O fenômeno da cavitação, que consiste na formação de bolhas de vapor pela redução da pressão de um líquido, as quais colapsam ao passar por zonas de pressão absoluta maior que a do vapor, pode gerar vibrações, perda de eficiência e desgastes nas paredes de superfícies metálicas da turbina.
( ) O vórtice de núcleo é um fenômeno usual em hidrelétricas que utilizam turbinas Francis. A formação do vórtice ocorre normalmente na saída do rotor da turbina, estendendo-se ao tudo de sucção.
( ) Uma forma prática de reduzir a probabilidade de cavitação é aumentar a velocidade de escoamento do fluido na turbina, o que reduz a chance de ocorrer a formação de diferenças de pressão no interior da turbina.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1034767 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Analista de Pesquisa Energética Meio Ambiente Ecologia, EPE, FGV, 2024

A construção de uma usina hidrelétrica é um empreendimento complexo que envolve uma série de desafios.

O trecho a seguir se refere a uma etapa importante desse empreendimento:

Esse tipo de estudo se caracteriza pela concepção e análise de várias alternativas de divisão de queda para uma bacia hidrográfica, formadas por um conjunto de projetos, que são comparadas entre si, visando selecionar aquela que apresente melhor equilíbrio entre os custos de implantação, os benefícios energéticos e os impactos socioambientais.

O referido texto melhor se enquadra no

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1034540 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Bioenergia, EPE, FGV, 2024

A cogeração, também chamada de CHP, da sigla em inglês Combined Heat and Power, é uma forma eficiente de produzir eletricidade e energia térmica (calor e, em alguns casos, resfriamento) a partir de uma única fonte de combustível. Neste processo, o calor, que normalmente seria perdido para o meio ambiente, é recuperado para disponibilizar água quente, vapor ou água gelada.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Existem dois arranjos possíveis para os sistemas de cogeração: o topping e o bottoming. No ciclo topping, mais utilizado sobretudo no setor sucroalcooleiro, o vapor é direcionado para turbinas, onde é convertido em energia elétrica.

II. Um dos aspectos inovadores da tecnologia de cogeração é sua versatilidade e adaptabilidade a diferentes tipos de combustíveis. A cogeração também pode ser implementada com fontes renováveis, como biomassa, biogás e energia solar concentrada.

III. A utilização da cogeração industrial pode levar a uma redução significativa nos custos operacionais. Ao gerar eletricidade e calor a partir de uma única fonte de energia, as empresas podem reduzir sua dependência de fontes externas de energia e minimizar os custos associados à compra de eletricidade e calor. A cogeração industrial não contribui para a redução de gases de efeito estufa (GEE).


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1034757 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Analista de Pesquisa Energética Planejamento da Geração de Energia, EPE, FGV, 2024

As usinas hidrelétricas estão geralmente associadas ao alagamento de vastas áreas para a criação do reservatório.
O volume da água no reservatório depende de diversos fatores, como por exemplo o volume de chuvas, a regularização da vazão dos rios à montante e a quantidade água que passa pelas turbinas na produção de energia.
Com relação ao reservatório e aos conceitos básicos de hidrologia associados, analise as afirmativas a seguir.
I. O reservatório de uma usina de reservatório possui, entre outras funções, aumentar a queda bruta do empreendimento e garantir regularidade na geração de energia. Um exemplo desse gênero de usina é a de Itaipu Binacional, que devido ao volume do reservatório possui regularização acima da mensal.
II. A previsão do volume de água que chegará ao reservatório é um dado essencial à operação de usinas a fio d’água. Para planejar a vazão turbinada, hidrelétricas com grandes reservatórios utilizam os dados das estações hidrometeorológicas espalhadas ao longo da área alagada e de seus afluentes.
III. O assoreamento é um problema comum em grandes reservatórios, afetando a capacidade de geração de energia e a vida útil dos empreendimentos. Parte do assoreamento decore da erosão das margens, o que pode ser atenuado com a conservação da mata ciliar ao longo do curso d’água.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1034759 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Analista de Pesquisa Energética Planejamento da Geração de Energia, EPE, FGV, 2024

A captura da energia cinética do ar em movimento para geração de energia elétrica depende do projeto adequado da turbina eólica, o qual passa pela definição de diversos critérios como seu perfil aerodinâmico, número de pás, controles, entre outros.
Com relação a este tipo de turbinas, analise as afirmativas a seguir.
I. A potência de uma massa de ar que flui perpendicularmente à área varrida pelas pás de uma turbina eólica varia com o quadrado da velocidade do vento.
II. O controle do ângulo de ataque das pás de uma turbina eólica permite manter a potência capturada dos ventos constante para altas velocidades de vento.
III. A potência da turbina é máxima para ângulo de azimute (yaw) zero.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1044627 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Analista de Pesquisa Energética Planejamento da Geração de Energia, EPE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! O fragmento de texto a seguir refere-se à questão.


Um engenheiro foi contratado para trabalhar no projeto de construção de uma usina de geração de energia elétrica de pequeno porte. O projeto prevê a produção de 200kW de potência, e que a geração de energia elétrica deve ser a partir do campo de temperaturas de um grande reservatório de água. A água na superfície do reservatório é mantida a uma temperatura de 47oC e, no ponto mais baixo do reservatório, a água é mantida a uma temperatura de 7oC. Inicialmente, o engenheiro decidiu fazer os cálculos das propriedades termodinâmicas admitindo a eficiência teórica máxima da usina.

O engenheiro ao calcular a taxa de energia que não é utilizada para a geração de energia elétrica, chegou ao resultado, em MW, igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1044628 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Analista de Pesquisa Energética Planejamento da Geração de Energia, EPE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! O fragmento de texto a seguir refere-se à questão.


Um engenheiro foi contratado para trabalhar no projeto de construção de uma usina de geração de energia elétrica de pequeno porte. O projeto prevê a produção de 200kW de potência, e que a geração de energia elétrica deve ser a partir do campo de temperaturas de um grande reservatório de água. A água na superfície do reservatório é mantida a uma temperatura de 47oC e, no ponto mais baixo do reservatório, a água é mantida a uma temperatura de 7oC. Inicialmente, o engenheiro decidiu fazer os cálculos das propriedades termodinâmicas admitindo a eficiência teórica máxima da usina.

O engenheiro ao calcular a variação total da entropia no processo de geração de energia elétrica, considerando um tempo t de funcionamento da usina, chegou ao resultado, em J/K, igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1038548 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Analista de Pesquisa Energética Planejamento da Geração de Energia, EPE, FGV, 2024

A quantidade de energia gerada em uma usina eólica depende de diversos fatores de projeto, bem como de fatores naturais (onde a usina se encontra, a velocidade do vento e sua perenidade).
Uma figura de mérito que permite comparar diferentes instalações eólicas é o fator de capacidade (FC). Considere que um parque eólico é composto por 120 geradores eólicos de 3,65MW e sua produção anual é de 1TWh.
Assinale a opção que indica, respectivamente, o fator de capacidade aproximado desse parque eólico e o que ocorre com seu fator de capacidade caso seja mantido o diâmetro de rotor de todos os aerogeradores e diminuída a potência de seus respectivos geradores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1034760 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Analista de Pesquisa Energética Planejamento da Geração de Energia, EPE, FGV, 2024

A potência mecânica obtida do vento por meio do rotor da turbina eólica é convertida em energia elétrica por meio de um gerador e injetada na rede elétrica.
Ao longo do tempo diversas formas de implementar esse conceito foram desenvolvidas, fazendo uso de diferentes tipos de geradores. Uma forma bastante comum consiste em empregar um gerador de indução duplamente alimentado.
Assinale a opção que apresenta as principais características desta tecnologia de geradores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.