Início

Questões de Concursos Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos

Resolva questões de Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q351204 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Arquivologista, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A microfilmagem e a digitalização são técnicas relacionadas diretamente aos documentos de arquivo. Elas têm sido utilizadas como instrumentos para substituição de suportes e para a potencialização do acesso aos documentos. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.

A preocupação maior hoje, com a introdução das novas tecnologias, é a necessidade de preservação da informação e não do suporte.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q350076 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos

No meio digital, a migração contínua de mídias é possibilitada pela separação entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q349495 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Comparando-se o documento eletrônico com o documento tradicional, é correto afirmar que o documento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q349784 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Arquivista, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, CESPE CEBRASPE

Acerca das vantagens e dos desafios relacionados à utilização das novas tecnologias nos arquivos, julgue os próximos itens.

Nos processos de criação, transmissão e preservação de documentos em formato digital, deve-se definir claramente procedimentos e estratégias de gestão arquivística de documentos, a fim de se garantir a produção e a manutenção de documentos fidedignos, autênticos, acessíveis, compreensíveis e preserváveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q350655 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Assistente Administrativo, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

Devido aos aspectos das mudanças, além das constantes atualizações quanto a pessoal, informática e conhecimentos específicos, as organizações passaram a valorizar ainda mais seu acervo documental. Isso porque é nele que estão inseridos os mais diversos benefícios do conhecimento, bem como a informação propriamente dita. Segundo Cianconi (Informare, 1998), as organizações que não se preocupam em gerenciar seus registros ou assentamentos de informação, visando armazenamento, manutenção e recuperação, tendem a ser pouco competitivas, na medida em que o poder e a eficácia estão relacionados à memória organizacional.

Com referência ao tema do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Para uma organização moderna e informatizada, existe o que se chama de gerenciamento eletrônico de documentos (GED). O GED elimina completamente a necessidade de se manter um acervo de documentos em papel.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q350185 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Dois conceitos estão diretamente envolvidos na gestão de documentos digitais: fidedignidade e autenticidade. Pode-se entender a fidedignidade como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q349654 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

Sobre a informatização do processo judicial, no âmbito da Justiça do Trabalho, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q351185 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

A produção de documentos digitais tem crescido significativamente, principalmente nas grandes instituições. Com relação a esse tipo de documento acumulado pelas instituições arquivísticas, julgue os itens seguintes.

Tal como ocorre com os documentos microfilmados, concluído o processo de digitalização, os documentos originais podem ser descartados.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q351175 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

A produção de documentos digitais tem crescido significativamente, principalmente nas grandes instituições. Com relação a esse tipo de documento acumulado pelas instituições arquivísticas, julgue os itens seguintes.

O conceito adotado para documento arquivístico digital consiste em identificá-lo como um documento arquivístico codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q350903 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

A política arquivística brasileira, que tem no Conselho Nacional de Arquivos o seu formulador, é constituída por um corpus de leis, decretos e resoluções. Julgue os itens a seguir, que versam sobre legislação arquivística.

A gestão arquivística de documentos digitais deve prever um sistema eletrônico que adote requisitos funcionais, nãofuncionais e metadados.

  1. ✂️
  2. ✂️

41Q351084 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

O ICA-AtoM, programa de acesso à memória do Conselho Internacional de Arquivos (International Council of Archives – Access to Memory),

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q349593 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Arquivista, CEFET RJ, CONSULPLAN

A arquivística preocupa-se com a falta de respaldo legal que assegura o valor probatório dos registros contidos nos documentos eletrônicos. As duas questões centrais desse problema são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q349771 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Acerca do crescente uso de novas tecnologias na administração e na arquivologia, julgue os itens a seguir.

Há muitas variações quanto às bases teóricas e práticas que permeiam as propostas de sistemas de gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, o que justifica a desconfiança da comunidade arquivística internacional, que julga ser impossível garantir-se a fidedignidade e a autenticidade de documentos eletrônicos do ponto de vista da diplomática.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q349927 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Analista em Ciência Pleno 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

A respeito da difusão dos acervos arquivísticos na Web, julgue os itens que se seguem.

A Web permite que as informações sobre o acervo arquivístico sejam disponibilizadas a qualquer cidadão, independentemente de sua localização espacial.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q350787 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos deverá adotar determinados requisitos para garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos arquivísticos. Julgue os itens a seguir, relacionados aos requisitos de um sistema eletrônico de gestão arquivística.

I. Os requisitos não-funcionais são compostos por: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.

II. Os requisitos funcionais são constituídos por: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.

III. Os metadados são informações estruturadas e codificadas que descrevem e permitem gerenciar, compreender, preservar e acessar os documentos digitais ao longo do tempo.

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q350543 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Considerando a legislação arquivística brasileira em vigor, julgue os itens que se sucedem.

A gestão arquivística de documentos digitais deverá prever a implantação de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos, que adotará como requisito funcional a integração com sistemas legados.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q350822 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Técnico, SAD MT, NCE

Um dos problemas enfrentados pelo arquivista em seu quotidiano refere-se à questão da deterioração e obsolescência ocorridos nos meios dos documentos eletrônicos. É muito comum a questão da migração da informação e é preciso que o arquivista esteja atento às alternativas que dizem respeito à recuperação dessas perdas. Para isso, deve-se estar pronto a utilizar programas que traduzem e/ou convergem sinais antigos ou simplesmente distintos para um sistema novo. Essa sistemática denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q351410 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos

A implantação da gestão eletrônica de documentos e a microfilmagem devem ser orientadas com foco na garantia do processo de atualização, interrupção do processo de deterioração e eliminação do risco de perda do acervo. Para isso, recomenda-se praticar backup, microfilmagem, distribuição de documentos, além de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q349909 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Técnico, MinC, FGV

O modelo tradicional de tratamento de documento para sua recuperação e uso apóia-se na representação do documento. A tecnologia da informação permite que todos os dados de representação de um documento sejam recuperados e, para garantia de maior eficácia, padrões de metadados têm sido estabelecidos. Entende-se por metadados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q351043 | Arquivologia, Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, Analista Administrativo, Agência Nacional de Águas, CESPE CEBRASPE

Acerca do crescente uso de novas tecnologias na administração e na arquivologia, julgue os itens a seguir.

O conceito de metadado, cunhado pela tecnologia da informação, foi assimilado pela arquivologia por sua importância para a garantia da capacidade testemunhal do documento eletrônico arquivístico. Entretanto, a definição imprecisa desse termo, possibilitou grande flexibilidade em seu emprego. Dessa forma, instrumentos tradicionais de descrição e de acesso à informação, como inventários, catálogos, índices, sempre elaborados por arquivistas, bibliotecários e museólogos, passaram a ser vistos como metadados, estando ou não em versão computadorizada.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.