Início

Questões de Concursos Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Resolva questões de Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q349857 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Agente Administrativo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A organização dos documentos e a forma de ordená-los garantirão, sem dúvida nenhuma, um acesso rápido à informação. A respeito da ordenação alfabética dos documentos, julgue os itens que se seguem. Nos nomes de pessoas físicas, considera-se o último sobrenome e depois o prenome.
  1. ✂️
  2. ✂️

122Q350143 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivologista, Arquivo Nacional, NCE

De acordo com o as normas de gestão de documentos, no momento em que o Arquivo Intermediário recebe os documentos transferidos do Arquivo Corrente, o acesso:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q350864 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TRE PB, FCC

A implantação de programas para transferência e recolhimento sistemáticos de documentos supõe, como ferramenta prévia, a elaboração de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q350652 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Para traduzir visualmente as relações hierárquicas e orgânicas entre as classes definidas na organização dos documentos, os arquivistas utilizam, em relação aos documentos de primeira e terceira idades, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q350194 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, ENAP, ESAF

Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda de documentos de arquivo. Esse conceito corresponde a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q350834 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico I, MCT, CESPE CEBRASPE

A respeito dos procedimentos corretos na organização de acervos arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

É de competência exclusiva dos setores produtores dos documentos a responsabilidade de definir os conjuntos documentais que devem ser preservados e os que devem ser descartados.

  1. ✂️
  2. ✂️

128Q351217 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivologista, UFABC, UFABC

Além dos conhecimentos teóricos e metodológicos, o profissional de arquivos deve apresentar as seguintes características para o bom desempenho de suas funções:

I- O arquivista deve ter habilidade em lidar com o público, dispensando a todos os usuários um tratamento cordial, empenhando-se em atendê-los com rapidez e eficiência.

II- O arquivista pode colecionar documentos originais, desde que não tenha sido retirado de fundos ou coleções sob custódia do arquivo onde trabalha.

III- O arquivista tem o dever de facilitar o acesso aos arquivos ao maior número possível de usuários, mas deve-se respeitar a legislação em vigor e não revelar informações contidas em documento cujo acesso é restrito por lei.

IV- O arquivista deve respeitar os limites impostos pela política das instituições, a legislação e a regulamentação, os direitos dos indivíduos e os acordos com os doadores, no que diz respeito à comunicabilidade dos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q351139 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 16a Região, CESPE CEBRASPE

        Em determinado arquivo corrente optou-se pelo método básico alfabético. Ocorre que, no arquivamento, duas pessoas têm sobrenome igual, João Villa-Lobos e Otávio Villa-Lobos. Havia também três pessoas com sobrenome Santos, José dos Santos, J. Santos e Jonas dos Santos. No mesmo arquivo, existiam mais duas pessoas: uma chamava-se Marcelo da Câmara e a outra Juvenal de Almeida. Apareciam também situações de pessoas cujo sobrenome exprimiam graus de parentesco, como Antônio Almeida Neto e Pedro Carvalho Filho. Havia dois autores espanhóis, Francisco Carbalhal y Oviedo e Pacco Baños Molinero, e dois autores orientais, Li Yutang e Yoshi Matsue.

Observando as regras do método de arquivamento alfabético e a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

Nos locais em que aparecem três pessoas com sobrenome Santos, a classificação será na seguinte ordem: primeiro Santos, J., pois a inicial abreviada terá preferência às demais, independentemente de qual seja o nome abreviado; em segundo, Santos, Jonas dos; e o terceiro será Santos, José dos.

  1. ✂️
  2. ✂️

131Q350693 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico, Arquivo Nacional, NCE

O volume de documentos produzidos pelas instituições públicas, no desenvolver de suas atividades, não pode ser organizado a partir dos valores sociais dos seus profissionais. Nesse sentido, o instrumento técnico utilizado para objetivar a organização dos documentos com critérios da própria instituição denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q351340 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Luciana Duranti (1994) questiona a validade teórica do conceito de avaliação, no âmbito da ciência arquivística. Segundo a autora, a atribuição de valor utiliza como critério de julgamento o conteúdo, afetando arbitrariamente a integridade do conjunto arquivístico, no todo e em suas partes. A única postura admissível ocorre quando a seleção é um dos mecanismos incorporados às rotinas e procedimentos que acompanham a criação, manutenção e uso dos documentos, e é baseada em sua funcionalidade e formas de acumulação.

Nesse caso, por apoiar-se em fatores contextuais, o sentido do conjunto não é reduzido ou modificado, mas concentrado e reforçado. Tais considerações deslocam o objeto da avaliação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q350089 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Considerando os procedimentos a serem adotados na implantação de um programa de gestão de documentos em um órgão público, julgue os itens a seguir.

A fase referente à utilização dos documentos envolve a elaboração e a gestão de fichas, formulários e correspondência.

  1. ✂️
  2. ✂️

134Q349817 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

A opção pelo método funcional em detrimento do estrutural, na classificação dos documentos, oferece, entre outras vantagens, a de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q349703 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista, MPU, FCC

A elaboração de tabelas de temporalidade resulta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q350113 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Considerando os procedimentos a serem adotados na implantação de um programa de gestão de documentos em um órgão público, julgue os itens a seguir.

A fase de produção de documentos envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q349633 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico Administrativo, BNDES, CESGRANRIO

A secretária da Diretoria retira uma pasta do arquivo para prestar informações ao Diretor Administrativo da empresa. Passados quatro dias, o chefe do Departamento de Pessoal solicita a mesma pasta. O técnico administrativo verifica que a pasta ainda não fora devolvida, pois no lugar de arquivamento da pasta havia uma ficha com informações sobre o empréstimo. Essa ficha, que ainda é muito utilizada nos arquivos, é a guia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q349611 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista, MPU, FCC

No método dígito-terminal,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q350851 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Assistente Judiciário, TJ AM, FJPF

Utilizando-se o método alfabético simples, uma correspondência de João Carlos Barbosa Santos deverá ser arquivada da seguinte maneira:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q351382 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

A respeito do estudo acerca da classificação de documentos públicos realizado por Schellenberg, julgue os itens seguintes.

Em um esquema de classificação, a divisão em classes organizacionais é desaconselhada devido à instabilidade da administração pública moderna.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.