Início

Questões de Concursos Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Resolva questões de Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q349604 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Atendente de Recepção, TJ BA, CEFETBAHIA

Segundo Paes (2005), o método de arquivamento é determinado pela natureza dos documentos a serem arquivados e pela estrutura da entidade, razão pela qual pode ser dividido em duas classes, a saber:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q350215 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

Recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos são atividades referentes às ações arquivísticas, denominadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q351317 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, ENAP, ESAF

Há três elementos principais a serem considerados na classificação de documentos públicos; assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q351211 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivologista, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Os norte-americanos estimam que 300 milhões de documentos estão em uso em seu território, que toda vez que um documento é acessado isso custa cerca de US$ 0,25, que as transmissões de fax geram mais de 85 milhões de páginas por ano e que um funcionário de escritório gasta 40% de seu tempo gerenciando documentos. No Brasil, um autor estimou em cinco mil quilômetros a massa documental acumulada somente pela administração pública federal. Observa-se que é impossível guardar tudo. Acerca da avaliação de documentos, julgue os próximos itens.

A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada, de acordo com a legislação em vigor, mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.

  1. ✂️
  2. ✂️

145Q351212 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Agente Administrativo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os arquivos podem ser divididos em três fases, que são conhecidas como as três idades documentais: corrente, intermediária e permanente. Quanto aos arquivos correntes, julgue os itens a seguir. Todo documento, após o período de permanência em um arquivo corrente, pode ser eliminado, transferido a um arquivo intermediário ou recolhido a um arquivo permanente.
  1. ✂️
  2. ✂️

147Q349781 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico Judiciário, TRE PA, CESPE CEBRASPE

Quanto ao gerenciamento da informação, assinale a opção em que todas as atividades apresentadas, referentes a documentos e processos, são de responsabilidade do setor de protocolo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q349981 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A organização dos arquivos correntes do DPF e de outros órgãos públicos e privados pressupõe atividades indispensáveis para a recuperação e a preservação da informação. Considerando esse pressuposto, julgue os itens a seguir.

Os funcionários responsáveis pelos arquivos correntes devem efetuar a autuação, o controle da tramitação, a distribuição e a expedição dos documentos sob sua guarda.

  1. ✂️
  2. ✂️

150Q349574 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Uma das etapas pertinentes ao tratamento técnico dos acervos arquivísticos refere-se à quantificação dos documentos. Acerca dessa etapa, julgue os itens seguintes.

Para obter a metragem linear de documentos acondicionados em caixas com as mesmas dimensões, basta medir a altura das caixas e multiplicar pelo total de caixas existentes no acervo.

  1. ✂️
  2. ✂️

151Q349481 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Em 2008 foi inaugurado o Museu do Futebol do Pacaembu, projeto que ocupou área de 6,9 mil metros quadrados embaixo das arquibancadas do estádio, transformando o espaço em algo voltado para os mais diferentes aspectos que cercam a prática, a história e curiosidades do futebol brasileiro e mundial. Sem sombra dúvida, trata-se de um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q351353 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Conforme JARDIM (1995), a legislação normalizadora de aspectos interiores e exteriores ao sistema, dos direitos e obrigações de usuários e do patrimônio documental: os arquivos; os documentos, conforme seu ciclo vital; a informação em seu circuito interno (no âmbito da organização produtora) e externo (outros arquivos e centros de informação), são os elementos constitutivos de um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q350186 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico, SAD MT, NCE

Um arquivista de um consulado é convidado a falar sobre uma temática que envolve as questões relativas aos vários significados do denominado "Patrimônio Arquivístico Comum". É então questionado sobre a possibilidade da separação de várias unidades territoriais que constituem o patrimônio arquivístico comum. Em resposta, afirma que as unidades territoriais não podem ser divididas, sob pena do patrimônio perder a sua:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q350202 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista de Administração Pública, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Recentemente, foi noticiada a existência de problemas estruturais sérios na sede de um órgão público. A planta da estrutura do edifício não foi localizada pelo setor de engenharia e esse fato tem prejudicado a adoção de medidas para recuperação do prédio. Situações como essa são normais no cotidiano dos órgãos públicos brasileiros. A literatura arquivística e a legislação indicam a implantação do programa de gestão de documentos como parte da estratégia para solução desse tipo de problema. Acerca da gestão de documentos governamentais, julgue os itens seguintes.

Limitações de ordem legal e a escala e a complexidade dos governos nacionais são fatores que comprometem a adoção das funções de gestão de documentos pelas instituições arquivísticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

155Q350829 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da importância de se garantir autenticidade, credibilidade e acessibilidade às informações arquivísticas e considerando as qualidades e as características fundamentais dos arquivos, referentes tanto aos registros documentais tradicionais quanto aos eletrônicos, julgue os próximos itens. Duas características dos arquivos são diretamente vinculadas. A naturalidade refere-se ao fato de que os registros arquivísticos são acumulados de maneira contínua, progressiva e natural, em função das atividades realizadas pelas instituições, o que lhes atribui uma estruturação e uma coesão espontâneas. A organicidade refere-se à maneira como os arquivos refletem estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora. Ambas são embasadas no interrelacionamento dos documentos, que é fundamental para a compreensão de seu significado e para a garantia de sua autenticidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

156Q351085 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Legislativo, CD, FCC

Na elaboração de planos de classificação de documentos de arquivo, é preciso levar em conta, no âmbito da instituição de origem, entre outros elementos,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q349562 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivologista, UFABC, UFABC

Os dois instrumentos básicos utilizados no procedimento da eliminação de documentos chamam-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q350397 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Legislativo, CD, FCC

O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública, elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivos (2001), sofreu críticas dos profissionais da área porque, entre outros motivos,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q350148 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Assistente Judiciário, TJ AM, FJPF

Considere o setor de protocolo que tem, entre suas atribuições, as rotinas de receber a correspondência, separando a oficial da particular, distribuindo a particular aos interessados, separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da sigilosa, abrir a correspondência ostensiva e encaminhar a sigilosa aos respectivos destinatários. Este setor é o de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.