Início

Questões de Concursos Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Resolva questões de Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q349486 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

As organizações por vezes se defrontam com situações em que documentos deixam de ser necessários, demandando transferência para arquivos de caráter geral, mas em condições de cumprir papel de guarda intermediária. Este procedimento normalmente é consequência da necessidade de se atender a prazos legais, ou discricionários, para que, a partir deste momento, recebam a destinação final, que costuma ser a eliminação do documento, ou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q349809 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Agente Administrativo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os arquivos podem ser divididos em três fases, que são conhecidas como as três idades documentais: corrente, intermediária e permanente. Quanto aos arquivos correntes, julgue os itens a seguir. Devido à natureza de seus documentos e ao seu estágio de evolução, para o arquivamento de arquivos correntes, deve ser utilizado o método alfabético.
  1. ✂️
  2. ✂️

344Q350086 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Para os diagnósticos dos acervos arquivísticos, são elaborados questionários a fim de se verificar a real situação dos documentos. Tomando como base essa etapa do tratamento técnico dos acervos, julgue os itens a seguir, acerca dos pontos a serem abordados na elaboração do questionário.

As datas de realização das entrevistas devem ser consideradas para análises comparativas posteriores.

  1. ✂️
  2. ✂️

345Q350376 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

O documento é sigiloso quando a ele é atribuído algum grau de sigilo, em razão de o acesso ao seu conteúdo poder colocar em risco direitos individuais ou coletivos. Um documento sigiloso classificado como ?reservado? NÃO poderá manter este grau de sigilo por mais do que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q351400 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Gestores e administradores devem manter documentos de alto valor primário nas proximidades do seu local de uso, registrando-os no momento de sua criação, ou de seu recebimento. Caso tenham de transferi-los para arquivos intermediários, deverão fazê-lo mediante registro em um(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q350738 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Assegurar a preservação de documentos que NÃO são mais movimentados é uma das funções do arquivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q350328 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista em Ciência Pleno 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Com referência ao processo de transferência de documentos arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

Ocorrerá o processo de transferência para todos os documentos acumulados no arquivo corrente.

  1. ✂️
  2. ✂️

352Q349970 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Os documentos da fase corrente são utilizados para o cumprimento das atividades administrativas, tais como a tomada de decisões, avaliação de processos e controle das tarefas. No entanto, as principais atividades desempenhadas nesta fase incluem expedição, arquivamento, empréstimo, consulta, destinação, além do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q351262 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico, SAD MT, NCE

Em uma instituição arquivística, foi solicitado aos técnicos de arquivo que verificassem os motivos que levaram ao desaparecimento de documentos de fundamental importância para o acervo, e que indicassem, em relatório formal, as suas conclusões. Após checagem de todo acervo, os técnicos concluíram que, entre os vários problemas enfrentados pelo pessoal do arquivo, o mais usual era a falta do indicador colocado no lugar das unidades ou itens documentais para sinalização da remoção temporária, que, em Arquivística, é denominado guia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q351279 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista em CampT Júnior, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca dos preceitos teóricos aplicados aos acervos arquivísticos, julgue os itens a seguir.

A classificação dos documentos, feita com base no plano de classificação da instituição, deve ocorrer no momento da produção documental.

  1. ✂️
  2. ✂️

355Q350578 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Assistente Administrativo, CPC PA, CESPE CEBRASPE

A organização do trabalho de um funcionário reflete, além da sua imagem, a da Instituição da qual faz parte, portanto, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

356Q351372 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista, MPU, FCC

Aos arquivos intermediários compete, entre outras atividades,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q349659 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Arquivo pode ser entendido como a guarda sistemática de informações para servir de base para pesquisas futuras. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Se, uma das partes de um documento tiver sido atribuído determinado grau de sigilo, nesse caso, todas as demais partes devem receber a mesma classificação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.