Início

Questões de Concursos Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Resolva questões de Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q350824 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico de Formação Específica, CENSIPAM AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes à classificação de documentos.

Os documentos encaminhados para arquivamento devem ser identificados com o respectivo código de classificação — um conjunto de símbolos, normalmente letras e(ou) números —, derivado do plano de classificação do órgão ou instituição.

  1. ✂️
  2. ✂️

402Q350400 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Diversas situações encontradas nas organizações exigem que o arquivista realize um diagnóstico prévio, capaz de subsidiar suas decisões. No que se refere a diagnósticos em unidades de arquivo de órgãos públicos, julgue os seguintes itens.

O levantamento de dados deve ter início pelo exame dos documentos constitutivos da organização mantenedora do arquivo a ser organizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

403Q350150 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista, MPU, FCC

São rotinas dos serviços de protocolo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q350168 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito dos procedimentos a serem adotados na elaboração do diagnóstico do acervo arquivístico acumulado pela ANVISA e de sua aplicabilidade.

Na elaboração do diagnóstico, são consideradas as formas de acondicionamento adotadas no acervo.

  1. ✂️
  2. ✂️

406Q350180 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Rio de Janeiro, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

A tabela de temporalidade é instrumento que possibilita a eliminação segura e responsável dos documentos de arquivo, visto que nela se especificam os prazos de guarda desses documentos bem como sua destinação final.

  1. ✂️
  2. ✂️

407Q350717 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Recepcionista, TJ AM, FJPF

Para a recepcionista é importante o conhecimento das regras básicas para a distribuição de pastas em um arquivo. A fatura da empresa "Rafaella Duarte & Cia", num arquivo alfabético, deverá ser arquivada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q349615 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Agente Administrativo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Os arquivos podem ser divididos em três fases, que são conhecidas como as três idades documentais: corrente, intermediária e permanente. Quanto aos arquivos correntes, julgue os itens a seguir. Os arquivos correntes são mantidos nos escritórios ou nos setores que os receberam ou produziram, ou em dependências próximas, de forma a facilitar o seu acesso.
  1. ✂️
  2. ✂️

410Q350416 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

CAMARGO (2009) critica a tendência das instituições arquivísticas de recusar a incorporação de recortes nos arquivos pessoais, alegando que ?as informações neles contidas continuam acessíveis nas coleções de periódicos existentes em outros lugares?. Esta abordagem focada somente na informação deixa de considerar a incorporação, pelo contexto de uso, de suas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q349777 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Arquivo pode ser entendido como a guarda sistemática de informações para servir de base para pesquisas futuras. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na elaboração de um plano de arquivo, a definição quanto a centralização ou descentralização dos serviços de arquivo tem como foco a fase corrente de arquivamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

414Q350879 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista em CampT Pleno I, MCT, CESPE CEBRASPE

Com referência ao processo de transferência de documentos arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

As transferências devem ser acompanhadas de instrumentos descritivos que possibilitem a identificação imediata dos conjuntos documentais.

  1. ✂️
  2. ✂️

415Q349867 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista em Ciência Pleno 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Em uma determinada instituição, foram identificadas duas salas utilizadas como depósito de documentos. Nas estantes e arquivos de aço, os documentos estavam acondicionados em caixas-arquivo, pastas suspensas e uma parte deles era de documentos sem invólucro. Os pacotes amarrados possuíam a identificação de que os documentos eram sigilosos. Os documentos mais antigos apresentavam danos, impedindo, em alguns deles, uma identificação prévia acerca de seus conteúdos. Parte dos documentos estava empilhada no chão, sendo que as plantas e os cartazes estavam dobrados e as fotografias estavam agrupadas formando pacotes, inexistindo os negativos. A documentação textual, sobretudo os processos, os projetos e os relatórios estavam distribuídos nas unidades de acondicionamento. Os documentos mais recentes, de cerca de 5 anos em diante, ainda não foram enviados para esses depósitos e, segundo informações dos servidores da instituição, estão distribuídos nas salas de trabalho.

Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subseqüentes, supondo que um funcionário tenha de realizar um tratamento arquivístico no referido acervo.

Durante a fase de organização do acervo, o empréstimo de documentos é permitido.

  1. ✂️
  2. ✂️

416Q351055 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos e princípios arquivísticos e à legislação arquivística, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla DPRF, sempre que empregada, refere-se a Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

No arquivo do DPRF, a eliminação de documentos deve ser autorizada pelo Ministério da Justiça.

  1. ✂️
  2. ✂️

417Q350597 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Técnico Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Arquivo pode ser entendido como a guarda sistemática de informações para servir de base para pesquisas futuras. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Na elaboração de um plano de arquivo, deve ser definida a centralização ou descentralização dos serviços de arquivo nas fases corrente e intermediária.

  1. ✂️
  2. ✂️

418Q351370 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

No que se refere à legislação que respalda a política de acesso a documentos adotada no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Aplica-se o mais alto grau de sigilo para os documentos públicos que revelem informações que possam comprometer a segurança do Estado e da sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

419Q351137 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista, MPU, FCC

Em uma tabela de temporalidade é importante indicar prazos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q350634 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, ENAP, ESAF

Quanto ao prazo de vigência de documentos de arquivo, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.