Questões de Concursos Gestão Democrática

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21Q894234 | Pedagogia, Gestão Democrática, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

A gestão democrática estabelece a participação ativa de um grupo de pessoas nas decisões em diferentes instâncias dos estabelecimentos de ensino. Um exemplo de seu funcionamento está na realização do conselho escolar pelas instituições.

A respeito do funcionamento do conselho escolar é correto afirmar que
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22Q906778 | Pedagogia, Gestão Democrática, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394, de 23 de dezembro de 1996, qual dos membros do Conselho Escolar, órgão deliberativo, destacados a seguir, é considerado um membro nato?

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23Q906783 | Pedagogia, Gestão Democrática, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Bacich e Moran (2018) descrevem um tipo de movimento que, do ponto de vista dos alunos, compreende a construção de trilhas que façam sentido para cada um, que os motivem a aprender, que ampliem seus horizontes e levem-nos ao processo de serem mais livres e autônomos. Do ponto de vista do educador e da escola, esse movimento vai ao encontro das necessidades e interesses dos estudantes, ajudando-os a desenvolver todo o seu potencial. Esse movimento corrobora para a consecução de um modelo de gestão escolar centrado no desenvolvimento do educando. Que movimento é esse?

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24Q909344 | Pedagogia, Gestão Democrática, Horas, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Um dos principais objetivos dos colegiados escolares dentro da gestão democrática é:

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25Q900388 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor em Atividade de Coordenação e Planejamento PAC, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A definição de normas da gestão democrática do ensino público na Educação Básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e da participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes, constitui incumbência
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26Q910631 | Pedagogia, Gestão Democrática, Pedagogo, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

A gestão democrática na escola refere-se a um modelo de administração que promove a participação de todos os membros da comunidade escolar nas decisões e processos relacionados à escola. Isso inclui professores, estudantes, pais, funcionários e outros envolvidos na comunidade educacional. Os princípios-chave da gestão democrática na escola incluem
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27Q910632 | Pedagogia, Gestão Democrática, Pedagogo, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

O pedagogo, na gestão democrática, é o profissional que articula as ações coletivas previstas nos documentos nortea - dores do trabalho pedagógico. O conhecimento, a participação na elaboração e (ou) atualização é essencial para se contrapor às inúmeras iniciativas e (ou) orientações externas que não são coerentes com os objetivos previstos nos documentos. De acordo com o texto, o pedagogo utiliza diversos documentos norteadores em seu trabalho pedagógico, nesse contexto, assinale a alternativa que cita alguns desses documentos.
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28Q908848 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o estabelecido em seu Art. 1º, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional disciplina o(a) ____________, que deverá vincular-se ____________________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

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30Q903482 | Pedagogia, Gestão Democrática, Técnico em Assuntos Educacionais, UFRPE, FADURPE, 2024

“A forma de gestão _____________ é capaz de criar um sistema de práticas interativas e colaborativas para a garantia da convivência e para as tomadas de decisão”. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
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32Q891964 | Pedagogia, Gestão Democrática, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

“Um professor lança um projeto educativo junto aos alunos, com o propósito de introduzi-los aos conceitos e práticas associados à participação institucional. Este projeto visa a elucidar o papel de cada indivíduo como aluno e os modos adequados para eles se relacionarem com os espaços e os demais membros da comunidade escolar.”
Educação e democracia são práticas indissociáveis por diversas razões fundamentais. A situação acima enfoca especificamente o desenvolvimento
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33Q895556 | Pedagogia, Gestão Democrática, Ensino Religioso, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Com relação à implementação de uma gestão democrática na escola, é correto afirmar que a participação efetiva da comunidade escolar nas decisões administrativas e pedagógicas promove:
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34Q907335 | Pedagogia, Gestão Democrática, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

Segundo Veiga (1998), “a abordagem do projeto político-pedagógico (PPP), como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita”.

São princípios norteadores do PPP:

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35Q907344 | Pedagogia, Gestão Democrática, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

Segundo Paro (2007, p. 81), “nunca é demais lembrar que a democratização da escola não se reduz à instituição de eleições para diretor. (...) se previssem instituições e práticas que garantissem a participação efetiva tanto dos servidores (professores e demais funcionários) quanto dos usuários (alunos e pais) nas decisões da escola”. Com base na afirmação do autor, assinale a alternativa correta acerca do que deveria ser uma escola com gestão democrática:

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36Q898386 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Qual das seguintes estratégias representa o princípio do planejamento escolar participativo de forma mais completa e abrangente?
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37Q907346 | Pedagogia, Gestão Democrática, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

A extensão é uma das dimensões do tripé que norteia a educação superior no Brasil: ensino, pesquisa e extensão. As atividades de extensão têm como objetivo promover a inter-relação entre a instituição de ensino e a sociedade, como modo de dividir o conhecimento com quem não está nas salas de aula, ou seja, aplicar o conhecimento acadêmico em benefício da comunidade, além de auxiliar os estudantes a colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Posto isso, relacione as duas colunas a seguir:

Princípios da extensão

Definição

I - Interdisciplinaridade

II - Participação comunitária

III - Formação cidadã integral do estudante

IV - Ações culturais e artísticas

V - Parcerias e colaborações

( ) A extensão contribui para uma formação integral dos estudantes à medida que possibilita a prática dos seus conhecimentos, de modo interprofissional e interdisciplinar.

( ) Incentiva-se a formação de rede de colaborações entre instituições de ensino e outros setores da sociedade, como empresas e organizações da sociedade civil.

( ) A comunidade externa à escola tem a possibilidade de envolver-se em projetos e atividades que atendam às necessidades reais da sociedade e promovam o desenvolvimento local.

( ) As atividades de extensão, habitualmente, integram diferentes áreas do conhecimento para resolver problemas complexos, além de interagir com o ensino e a pesquisa.

( ) As ações de extensão também abrangem outras atividades além das científicas e tecnológicas, respeitando e promovendo a interculturalidade.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

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38Q902487 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

[...] forma de possibilitar que todos os seres envolvidos na instituição possam exercer com maior assertividade sua cidadania, se relacionar melhor e alcançar a liberdade de expressão, porque cada um dos envolvidos carrega em si um conhecimento, que é único e que pode ser somado ao do seu colega e, no caso, por se tratar de escola, aos alunos. Essa troca faz com que a cada dia os envolvidos incorporem mais conhecimentos, sejam eles formais ou informais, tornando-os mais responsáveis, autônomos e criativos.

(ARAÚJO, Maria Cristina Munhoz. Gestão escolar. Curitiba: IESDE, 2009. Pág. 20, com adaptações.)

Com relação aos quatro elementos que corroboram para o desenvolvimento do formato de gestão escolar democrática, assinale a alternativa correta.
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39Q898393 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O orientador pedagógico de uma escola observa um aumento nos conflitos entre alunos e professores, o que tem gerado um clima escolar tenso e prejudicado o processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de promover um ambiente escolar positivo e construir uma cultura de paz, qual estratégia se mostra mais alinhada aos princípios da gestão democrática e da resolução pacífica de conflitos?
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40Q891995 | Pedagogia, Gestão Democrática, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Segundo Lima (2016), sobre o processo de democratização das escolas públicas, é correto afirmar que
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