Questões de Concurso Gestão Democrática

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q909057 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Conselho Escolar, órgão deliberativo, será composto do Diretor da Escola, membro nato, e de representantes das comunidades escolar e local, eleitos por seus pares nas seguintes categorias:

I. Professores, orientadores educacionais, supervisores e administradores escolares.

II. Servidores públicos que exerçam atividades no Conselho Municipal de Educação.

III. Estudantes do ensino médio e superior.

IV. Pais ou responsáveis.

Quais estão corretas?

32 Q908848 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com o estabelecido em seu Art. 1º, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional disciplina o(a) ____________, que deverá vincular-se ____________________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

33 Q906412 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A respeito da gestão democrática na rede municipal de ensino de Macaé, a Lei Complementar nº 269/2017estabelece o que se descreve corretamente a seguir, exceto em uma opção. Assinale-a.

34 Q902487 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

[...] forma de possibilitar que todos os seres envolvidos na instituição possam exercer com maior assertividade sua cidadania, se relacionar melhor e alcançar a liberdade de expressão, porque cada um dos envolvidos carrega em si um conhecimento, que é único e que pode ser somado ao do seu colega e, no caso, por se tratar de escola, aos alunos. Essa troca faz com que a cada dia os envolvidos incorporem mais conhecimentos, sejam eles formais ou informais, tornando-os mais responsáveis, autônomos e criativos.

(ARAÚJO, Maria Cristina Munhoz. Gestão escolar. Curitiba: IESDE, 2009. Pág. 20, com adaptações.)

Com relação aos quatro elementos que corroboram para o desenvolvimento do formato de gestão escolar democrática, assinale a alternativa correta.

35 Q898393 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O orientador pedagógico de uma escola observa um aumento nos conflitos entre alunos e professores, o que tem gerado um clima escolar tenso e prejudicado o processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de promover um ambiente escolar positivo e construir uma cultura de paz, qual estratégia se mostra mais alinhada aos princípios da gestão democrática e da resolução pacífica de conflitos?

36 Q896232 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Em relação ao processo de gestão democrática na escola pública, sabemos que o princípio da gestão democrática foi introduzido pela primeira vez na legislação brasileira no artigo 206 da Constituição Federal de 1988 (Brasil, 1988). Tal processo resultou de muitas lutas pela redemocratização. Assim, aponte a alternativa INCORRETA que melhor define a importância dos instrumentos de gestão democrática:

37 Q897046 | Pedagogia, Gestão Democrática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

A participação ativa da comunidade escolar é essencial para a efetivação da gestão democrática. Diversas entidades dentro da escola desempenham papéis cruciais na tomada de decisões e no fortalecimento da participação. Nesse sentido, qual é o papel dos Conselhos Escolares, Associações de Pais e Mestres e Grêmios Estudantis na gestão democrática?

38 Q910631 | Pedagogia, Gestão Democrática, Pedagogo, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

A gestão democrática na escola refere-se a um modelo de administração que promove a participação de todos os membros da comunidade escolar nas decisões e processos relacionados à escola. Isso inclui professores, estudantes, pais, funcionários e outros envolvidos na comunidade educacional. Os princípios-chave da gestão democrática na escola incluem

39 Q955480 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor Mediador, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A gestão democrática da escola pública pressupõe a participação ativa de toda a comunidade escolar. Considerando essa perspectiva, a equipe gestora deve:

40 Q909180 | Pedagogia, Gestão Democrática, Geografia, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Todo o sistema de educação no Brasil está organizado e submetido a uma lei muito importante: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ela define todos os princípios, diretrizes, estrutura e organização do ensino, abrangendo todas as suas esferas e setores. A atual LDB está em vigor desde 1996, mas suas origens remontam à Assembleia Constituinte de 1934, que dedicou, pela primeira vez, um capítulo exclusivo e específico ao tema, determinando que a União elaborasse e conseguisse aprovar um plano nacional e uma lei que traçasse as diretrizes da Educação Nacional. Antes essa atribuição estava dada, de forma implícita, aos Estados. Ocasionalmente, a LDB é alterada para atender aos anseios da sociedade e às necessidades educacionais. Trata-se de uma das importantes alterações da LDB em 2023:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.