Questões de Concursos Gestão Democrática

Resolva questões de Gestão Democrática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q899933 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

No processo de elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP), diversos princípios e elementos devem ser considerados. Qual das alternativas abaixo apresenta um desafio crítico para a efetiva realização do PPP nas escolas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q895840 | Pedagogia, Gestão Democrática, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A gestão democrática e participativa, pilar fundamental na construção de uma escola inclusiva e de qualidade, pressupõe a articulação de diferentes instâncias colegiadas, cada qual com atribuições específicas, mas interdependentes em sua atuação. Nesse contexto, a efetividade do Conselho Escolar, instância máxima de deliberação da escola, depende intrinsecamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q909676 | Pedagogia, Gestão Democrática, Educação Física, Prefeitura de Indiara GO, Itame, 2024

Marque a alternativa que indica corretamente qual deve ser a composição do Conselho Escolar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q897650 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Em uma escola onde há a Gestão Democrática, a equipe pedagógica desenvolve ações como o Conselho de Classe. São objetivos do Conselho de Classe, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q898162 | Pedagogia, Gestão Democrática, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Leia as asserções posteriores, assinale a alternativa correspondente.


I – A relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar implica os processos de gestão, os modos de fazer, a coordenação e a cobrança dos trabalhos e, decididamente, o cumprimento de responsabilidades compartilhadas, conforme uma mínima divisão de tarefas e alto grau de profissionalismo de todos.


II - Portanto, a organização escolar democrática implica não só a participação na gestão, mas a gestão da participação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q888692 | Pedagogia, Gestão Democrática, PROVA ANULADA, Prefeitura de Luiz Alves SC, INAZ do Pará, 2024

Na elaboração do projeto político-pedagógico (PPP) de uma escola, qual das seguintes ações abaixo exemplifica melhor a integração entre a comunidade escolar e a comunidade local?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q883319 | Pedagogia, Gestão Democrática, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A gestão democrática é um pilar fundamental para a organização e bom funcionamento das instituições de ensino, e adquire desafios adicionais quando se trata de implementar um modelo inclusivo.

Assinale a opção que indica, corretamente, um dos principais obstáculos nesse caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q890234 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A gestão democrática na escola tem como princípio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q895354 | Pedagogia, Gestão Democrática, Pedagogo, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

Considerando o princípio da gestão democrática, por Veiga (1998), qual dos seguintes aspectos é crucial para garantir a eficácia e a verdadeira participação coletiva no processo de tomada de decisões dentro da escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q909180 | Pedagogia, Gestão Democrática, Geografia, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Todo o sistema de educação no Brasil está organizado e submetido a uma lei muito importante: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ela define todos os princípios, diretrizes, estrutura e organização do ensino, abrangendo todas as suas esferas e setores. A atual LDB está em vigor desde 1996, mas suas origens remontam à Assembleia Constituinte de 1934, que dedicou, pela primeira vez, um capítulo exclusivo e específico ao tema, determinando que a União elaborasse e conseguisse aprovar um plano nacional e uma lei que traçasse as diretrizes da Educação Nacional. Antes essa atribuição estava dada, de forma implícita, aos Estados. Ocasionalmente, a LDB é alterada para atender aos anseios da sociedade e às necessidades educacionais. Trata-se de uma das importantes alterações da LDB em 2023:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q897413 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Educacional, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

Qual o papel do Conselho Escolar em uma gestão democrática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q1004168 | Pedagogia, Gestão Democrática, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Em uma escola situada em um contexto sociocultural diverso, o coordenador pedagógico Luís percebeu a necessidade de tornar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) mais inclusivo e representativo das diferentes realidades dos alunos. Para isso, ele propôs um processo de revisão que considerasse as vozes de todos os segmentos da comunidade escolar. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e após assinale a alternativa correta.
I. Incorporar a diversidade cultural e social no PPP contribui para práticas pedagógicas mais inclusivas e contextualizadas.
II. O PPP deve ser um documento padronizado em todas as escolas para garantir a uniformidade do sistema educacional.
III. A participação dos alunos na elaboração do PPP não é recomendada, pois eles não possuem maturidade suficiente para contribuir com o processo.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q881033 | Pedagogia, Gestão Democrática, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Qual dos princípios abaixo, é um princípio indispensável e fundamental na gestão democrática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q903817 | Pedagogia, Gestão Democrática, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

A escrita da Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça pautou-se pelos princípios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q909963 | Pedagogia, Gestão Democrática, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

De acordo com Jungles (2022), na escola, a participação dos pais contribui para que conheçam as melhores formas de auxiliar seus filhos nas atividades de aprendizagem, a partir do desenvolvimento de uma relação construtiva com os professores, que os oriente a dar conta de sua parte nessa tarefa. Ao evidenciar que existem diferentes formas de engajamento, por meio das quais as famílias podem exercer sua parceria com as instituições escolares, são apresentados tipos de envolvimento.

A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os tipos de envolvimento e suas características.

COLUNA I
1. Tomada de decisão

2. Aprendizagem em casa
3. Voluntariado
4. Parentalidade

COLUNA II
(    ) Ocorre quando as escolas incluem os pais nas suas decisões e procuram desenvolver lideranças representativas das famílias em prol da parceria em diferentes espaços de debates e deliberações – fóruns, comitês, agremiações, conselhos, times de ação, entre outros.
(    ) Ocorre quando há envolvimento dos pais nas atividades escolares dos filhos. Para que isso ocorra, informações, ideias ou formação devem ser fornecidas pela escola para educar as famílias sobre como ajudar os alunos em casa, com os deveres e outras atividades, além de contribuir para a tomada de decisões e planejamento relacionados ao currículo escola.
(    ) Ocorre quando as práticas familiares e o ambiente doméstico apoiam as crianças em seu papel estudantil ao longo de todo seu processo acadêmico. Compreende, também, informações e subsídios que as famílias possam fornecer à escola com o objetivo de auxiliar os professores a entender melhor os seus filhos e seu contexto familiar.
(    ) Ocorre quando educadores, alunos e famílias recrutam e organizam a ajuda e o apoio dos pais em assembleias, apresentações, eventos esportivos, cerimônias, premiações, comemorações e outros eventos, além de contarem com os pais como recursos importantes para contribuir com suas habilidades ou auxiliar em alguma transformação física na escola.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q898446 | Pedagogia, Gestão Democrática, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao documento que toda instituição de ensino deve produzir de forma participativa e democrática levando em consideração a realidade escolar e que permeia as ações da instituição por um determinado período.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q890262 | Pedagogia, Gestão Democrática, Auxiliar de Educador, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação às práticas de prevenção de acidentes no ambiente escolar, julgue os itens seguintes.

I A escola deve seguir as principais normas de segurança, entre as quais se inclui a presença de corrimões em todas as escadas e rampas, luzes de emergência em salas e corredores, extintores de incêndio, saídas de emergência bem sinalizadas e fiação protegida.

II O playground ou parquinho prescinde de sinalização, pois as crianças visualizam de imediato as suas condições de uso e se previnem de acidentes.

III Por conviver diariamente dentro dos espaços da escola, a equipe escolar não precisa de treinamento.

IV São de responsabilidade da escola os cuidados fundamentais para a prevenção de acidentes no ambiente escolar, tais como troca de vidros quebrados, substituição ou conserto de móveis velhos, reparação de fios desencapados e manutenção do piso em boas condições.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q908952 | Pedagogia, Gestão Democrática, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

As relações construídas entre escola e comunidade é um tema amplamente discutido e respaldado em instrumentos normativos. No entanto, algumas ações são necessárias para garantir resultados favoráveis demonstradas a seguir, exceto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q907419 | Pedagogia, Gestão Democrática, Pedagogo, Prefeitura de Araruna PR, OBJETIVA, 2024

Caminhar na direção da democracia da escola, na construção de sua identidade como espaço-tempo pedagógico com organização e projeto político próprio, com base nas convicções que envolvem o processo como construção coletiva, supõe e exige:

I. Fortalecimento das estruturas organizacionais fragmentadas.

II. Envolvimento e vontade política da comunidade escolar para criar a utopia pedagógica que estabelece a parceria e o diálogo.

III. Análise e avaliação diagnóstica para criar soluções às situações-problema da escola, dos grupos, dos indivíduos.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.