Questões de Concurso Gestão Democrática

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q909963 | Pedagogia, Gestão Democrática, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

De acordo com Jungles (2022), na escola, a participação dos pais contribui para que conheçam as melhores formas de auxiliar seus filhos nas atividades de aprendizagem, a partir do desenvolvimento de uma relação construtiva com os professores, que os oriente a dar conta de sua parte nessa tarefa. Ao evidenciar que existem diferentes formas de engajamento, por meio das quais as famílias podem exercer sua parceria com as instituições escolares, são apresentados tipos de envolvimento.

A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os tipos de envolvimento e suas características.

COLUNA I
1. Tomada de decisão

2. Aprendizagem em casa
3. Voluntariado
4. Parentalidade

COLUNA II
(    ) Ocorre quando as escolas incluem os pais nas suas decisões e procuram desenvolver lideranças representativas das famílias em prol da parceria em diferentes espaços de debates e deliberações – fóruns, comitês, agremiações, conselhos, times de ação, entre outros.
(    ) Ocorre quando há envolvimento dos pais nas atividades escolares dos filhos. Para que isso ocorra, informações, ideias ou formação devem ser fornecidas pela escola para educar as famílias sobre como ajudar os alunos em casa, com os deveres e outras atividades, além de contribuir para a tomada de decisões e planejamento relacionados ao currículo escola.
(    ) Ocorre quando as práticas familiares e o ambiente doméstico apoiam as crianças em seu papel estudantil ao longo de todo seu processo acadêmico. Compreende, também, informações e subsídios que as famílias possam fornecer à escola com o objetivo de auxiliar os professores a entender melhor os seus filhos e seu contexto familiar.
(    ) Ocorre quando educadores, alunos e famílias recrutam e organizam a ajuda e o apoio dos pais em assembleias, apresentações, eventos esportivos, cerimônias, premiações, comemorações e outros eventos, além de contarem com os pais como recursos importantes para contribuir com suas habilidades ou auxiliar em alguma transformação física na escola.

Assinale a sequência correta.

42 Q908952 | Pedagogia, Gestão Democrática, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

As relações construídas entre escola e comunidade é um tema amplamente discutido e respaldado em instrumentos normativos. No entanto, algumas ações são necessárias para garantir resultados favoráveis demonstradas a seguir, exceto.

43 Q900034 | Pedagogia, Gestão Democrática, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Quais são os princípios que pautam as ações da Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Oeste?

44 Q893685 | Pedagogia, Gestão Democrática, Docente II, Prefeitura de Maricá RJ, COSEAC, 2024

O principal objetivo da gestão democrática na escola, entendida como princípio orientador dos processos administrativos e pedagógicos, bem como das relações com outros órgãos do sistema educativo, é:

45 Q903482 | Pedagogia, Gestão Democrática, Técnico em Assuntos Educacionais, UFRPE, FADURPE, 2024

“A forma de gestão _____________ é capaz de criar um sistema de práticas interativas e colaborativas para a garantia da convivência e para as tomadas de decisão”. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

46 Q881033 | Pedagogia, Gestão Democrática, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Qual dos princípios abaixo, é um princípio indispensável e fundamental na gestão democrática?

48 Q899228 | Pedagogia, Gestão Democrática, Pedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Gestão Escolar Democrática e Participativa está pautada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) Lei nº 93.94/96, nos seus artigos 14 e 15, que determina e orienta a sociedade sobre a participação do cidadão nesse processo de formação.
Marque a alternativa que representa uma Gestão Escolar Democrática e Participativa.

49 Q899502 | Pedagogia, Gestão Democrática, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Na concepção democrático-participativa, os profissionais que trabalham na escola precisam desenvolver e pôr em ação competências profissionais específicas para participar das práticas de gestão. Em relação aos conhecimentos e às práticas que podem auxiliar os professores a participar dos processos e das práticas de organização e gestão da escola, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Familiarizar-se com modalidades e instrumentos de avaliação do sistema, da organização e da aprendizagem escolar.
( ) Aprender a tomar decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, das formas de gestão e da sala de aula.
( ) Compreender os processos envolvidos nas inovações organizativas, pedagógicas e curriculares.

50 Q901300 | Pedagogia, Gestão Democrática, Secretárioa de Estabelecimento Escolar, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Alguns aspectos beneficiam as relações interpessoais. Correlacione as assertivas a seguir no que diz respeito aos princípios que podem nortear o trabalho do Secretário de Estabelecimento Escolar:

I) Interação II) Democracia III) Liberdade responsável IV) Cooperação

( ) Todos têm a mesma oportunidade de participação. ( ) Liberdade para pensar e ser, ser e fazer, e compreensão da liberdade do outro. ( ) Prática do dia a dia de forma compartilhada visando os resultados satisfatórios da equipe. ( ) União de ideias e ações buscando o respeito mútuo.


A sequência correta corresponde à:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.