Questões de Concurso Gestão Democrática

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51 Q909243 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:

52 Q955108 | Pedagogia, Gestão Democrática, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Por Gestão escolar democrática, compreendemos de maneira CORRETA:

53 Q906778 | Pedagogia, Gestão Democrática, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394, de 23 de dezembro de 1996, qual dos membros do Conselho Escolar, órgão deliberativo, destacados a seguir, é considerado um membro nato?

54 Q890234 | Pedagogia, Gestão Democrática, Disciplina: Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A gestão democrática na escola tem como princípio

55 Q890262 | Pedagogia, Gestão Democrática, Auxiliar de Educador, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação às práticas de prevenção de acidentes no ambiente escolar, julgue os itens seguintes.

I A escola deve seguir as principais normas de segurança, entre as quais se inclui a presença de corrimões em todas as escadas e rampas, luzes de emergência em salas e corredores, extintores de incêndio, saídas de emergência bem sinalizadas e fiação protegida.

II O playground ou parquinho prescinde de sinalização, pois as crianças visualizam de imediato as suas condições de uso e se previnem de acidentes.

III Por conviver diariamente dentro dos espaços da escola, a equipe escolar não precisa de treinamento.

IV São de responsabilidade da escola os cuidados fundamentais para a prevenção de acidentes no ambiente escolar, tais como troca de vidros quebrados, substituição ou conserto de móveis velhos, reparação de fios desencapados e manutenção do piso em boas condições.

Assinale a opção correta.

56 Q994789 | Pedagogia, Gestão Democrática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola. Assim, sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e integração. Tais processos pressupõem a seleção, naturalizando:

57 Q900388 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor em Atividade de Coordenação e Planejamento PAC, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A definição de normas da gestão democrática do ensino público na Educação Básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e da participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes, constitui incumbência

58 Q891995 | Pedagogia, Gestão Democrática, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Segundo Lima (2016), sobre o processo de democratização das escolas públicas, é correto afirmar que

59 Q898446 | Pedagogia, Gestão Democrática, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao documento que toda instituição de ensino deve produzir de forma participativa e democrática levando em consideração a realidade escolar e que permeia as ações da instituição por um determinado período.

60 Q907419 | Pedagogia, Gestão Democrática, Pedagogo, Prefeitura de Araruna PR, OBJETIVA, 2024

Caminhar na direção da democracia da escola, na construção de sua identidade como espaço-tempo pedagógico com organização e projeto político próprio, com base nas convicções que envolvem o processo como construção coletiva, supõe e exige:

I. Fortalecimento das estruturas organizacionais fragmentadas.

II. Envolvimento e vontade política da comunidade escolar para criar a utopia pedagógica que estabelece a parceria e o diálogo.

III. Análise e avaliação diagnóstica para criar soluções às situações-problema da escola, dos grupos, dos indivíduos.

Está CORRETO o que se afirma:

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