Questões de Concurso Gestão Democrática

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q908312 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

As instâncias colegiadas são organizações compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade com o objetivo de auxiliar o Diretor na função de Gestor Escolar, no que se refere a tomada de decisões e encaminhamentos para solucionar os problemas do cotidiano escolar. Um desses colegiados representa o canal de comunicação entre estudantes e educadores, vivenciando o exercício de cidadania, convívio, representatividade, comprometimento e responsabilidade, por meio de efetiva participação e contribuindo para a criação de um espaço escolar no qual possam desenvolver atividades que auxiliem no enriquecimento educacional e social na construção da autonomia e espírito de liderança, organizando-se de forma sistemática sendo instigados a pensar sobre as questões educacionais, desempenhando um importante papel na sua formação. É uma entidade sem fins lucrativos que representa os interesses dos estudantes na escola, com fins educacionais, culturais, desportivos, sociais e cívicos. Essa instituição é:

82 Q908313 | Pedagogia, Gestão Democrática, Professor, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

O conselho escolar é uma instância colegiada cujas especificidades são de planejamento, consulta, deliberação, fiscalização e avaliação, referentes às questões escolares, como, assuntos administrativos, pedagógicos e financeiros (VEIGA, 2007). É nesse órgão colegiado que acontecem as discussões, bem como, todos têm a oportunidade de expressar suas ideias e sugestões, evidenciando assim seus interesses em prol da escola. Dessa forma, a participação no conselho escolar deve acontecer:

83 Q906783 | Pedagogia, Gestão Democrática, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Bacich e Moran (2018) descrevem um tipo de movimento que, do ponto de vista dos alunos, compreende a construção de trilhas que façam sentido para cada um, que os motivem a aprender, que ampliem seus horizontes e levem-nos ao processo de serem mais livres e autônomos. Do ponto de vista do educador e da escola, esse movimento vai ao encontro das necessidades e interesses dos estudantes, ajudando-os a desenvolver todo o seu potencial. Esse movimento corrobora para a consecução de um modelo de gestão escolar centrado no desenvolvimento do educando. Que movimento é esse?

84 Q897413 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Educacional, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

Qual o papel do Conselho Escolar em uma gestão democrática?

85 Q1010348 | Pedagogia, Gestão Democrática, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do planejamento participativo, sua concepção, construção, acompanhamento e avaliação, julgue o item que se segue.

Em uma organização, o planejamento é realizado por profissionais especializados, evitando-se, com isso, o amadorismo que pode advir quando todos os agentes organizacionais são convidados.

86 Q898992 | Pedagogia, Gestão Democrática, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O supervisor escolar promoveu um workshop sobre comunicação assertiva para a equipe de professores, com o objetivo de melhorar a interação entre colegas e a comunicação com os alunos. Sobre a contribuição dessa ação, analise os itens abaixo:
I.A comunicação assertiva favorecendo a resolução de conflitos e fortalece os laços entre a equipe, contribuindo para um ambiente escolar mais saudável e produtivo.
II.A comunicação assertiva não influencia o relacionamento entre os professores, pois o ambiente escolar já é colaborativo por natureza.
III.O workshop sobre comunicação assertiva é relevante apenas para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, não interferindo na dinâmica entre professores.
IV.A prática de comunicação assertiva incentiva a autoridade unilateral dos professores em sala de aula, promovendo menos espaço para diálogo.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):

87 Q898997 | Pedagogia, Gestão Democrática, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O supervisor escolar de uma escola pública incentiva a participação dos alunos na criação de uma horta comunitária, que irá fornecer alimentos para a merenda escolar. Acerca do principal benefício dessa prática, marque a alternativa CORRETA.

88 Q899003 | Pedagogia, Gestão Democrática, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em uma escola de ensino fundamental, o supervisor escolar busca promover a autonomia dos professores na construção de seus projetos pedagógicos, assegurando que cada docente tenha voz na tomada de decisões. Em relação a esse tipo de atuação, marque a alternativa CORRETA.

89 Q898386 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Qual das seguintes estratégias representa o princípio do planejamento escolar participativo de forma mais completa e abrangente?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.