Início Questões de Concursos Gestão Educacional e Planejamento Participativo Resolva questões de Gestão Educacional e Planejamento Participativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Gestão Educacional e Planejamento Participativo Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q321404 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPECom relação ao planejamento participativo, assinale a opção incorreta. ✂️ a) O planejamento educacional participativo permite articular as diferenças presentes no coletivo da instituição em prol de um projeto comum, de forma que a participação e o envolvimento de todos produza compromissos com as decisões tomadas. ✂️ b) O planejamento participativo, pela sua natureza democrática, dispensa a definição prévia do espaço e dos aspectos sobre os quais se deseja intervir. ✂️ c) Um sistema de comunicação bilateral com consultas para elaboração do planejamento não deve ser denominado planejamento participativo. ✂️ d) O planejamento participativo é contrário ao princípio da meritocracia, segundo o qual há especialistas detentores de informações qualificadas e técnicas mais adequadas a cada situação em que o planejamento é requerido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q327121 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, SEMEC PI, FCCNa ação participativa e democrática não deve existir relação de subordinação entre equipe técnica, educadores e comunidade escolar. Pais, professores e direção da escola são vistos como partes interessadas no sucesso escolar dos alunos... Para que se efetive essa relação de participação, como explicitada acima, a escola NÃO poderá ✂️ a) utilizar metodologias de trabalho que demande habilidades cognitivas complexas. ✂️ b) trabalhar com pais de alunos que apresentem baixa capacidade de participação. ✂️ c) tratar de forma discriminativa a diversidade cultural existente em sua comunidade. ✂️ d) aceitar que pais ou alunos exerçam funções de comando. ✂️ e) permitir a ação de alunos indisciplinados, sob o risco de contagiar o grupo com comportamentos indesejáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q320356 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPECom relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115. Na gestão democrática, todos participam das decisões, portanto não existem responsabilidades individuais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q322057 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEAlgumas medidas são necessárias para enfrentar os resultados da avaliação na escola. No âmbito do planejamento participativo, é correto ✂️ a) identificar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e encaminhá-los para escolas especiais que possam atendê-los adequadamente. ✂️ b) identificar os professores que causam problemas e trabalhar isoladamente com eles. ✂️ c) organizar um curso que capacite os professores a elaborar melhores avaliações, tornando os estudos mais exigentes. ✂️ d) considerar que a avaliação é um instrumento que apenas dá indícios de onde estão os problemas de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q321549 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPEConsiderando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes. Nas instituições educacionais, o planejamento participativo desenvolve-se no âmbito da direção da escola, não sendo necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q322464 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCABMarque V para verdadeiro ou F para falso de acordo com os princípios de uma organização e gestão escolar participativa. ( ) A autonomia é gerida com corresponsabilidade, partilhada e solidária entre todos os membros da equipe escolar. ( ) O Diretor não submete à avaliação da equipe o desenvolvimento das decisões tomadas coletivamente. ( ) Os pais e representantes participam do Conselho de Escola, acompanham e avaliam a qualidade do serviço prestado. ( ) Há uma relação orgânica e unilateralizada entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar. ( ) O plano de ação da escola ou projeto pedagógico curricular é discutido e analisado publicamente pela equipe escolar. A sequência correta é: ✂️ a) V,V, F, F,V. ✂️ b) F, F,V,V, F. ✂️ c) V, F,V, F,V. ✂️ d) V, F, F,V, F. ✂️ e) F,V, F,V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q320125 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCO planejamento participativo parte da ideia de que o cidadão pode e deve contribuir para o processo de planejamento governamental porque ✂️ a) o conhecimento que possui sobre a realidade e os problemas locais contribui para a busca das soluções mais adequadas, envolve as pessoas da comunidade no planejamento e cria nelas um compromisso de participação responsável, na fase de implementação do plano. ✂️ b) uma vez que o cidadão participa do levantamento de problemas, ele tende a escutar os agentes do governo e a aceitar mais docilmente as decisões sem apresentar resistências, diminuindo o tempo necessário para a realização de planos. ✂️ c) sendo parte convidada a participar, pode reunir suas bases para fazer valer as opiniões de um grupo que, se obtiver maioria nas sessões destinadas ao planejamento, terá o direito de influir no plano de modo a conquistar os objetivos que seu grupo escolheu. ✂️ d) as decisões do governo podem ser explicadas diretamente ao cidadão, que por sua vez, pode tirar dúvidas de aspectos de difícil compreensão e ainda levar as explicações e notícias diretamente para sua comunidade na qualidade de porta-voz do governo. ✂️ e) ao participar diretamente e tomar parte nas decisões, se torna responsável pelos resultados do plano, alterando a cultura paternalista que vive a espera de um governo ?salvador?, que depois do fracasso do plano, em geral, se torna opressor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q323599 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPECom relação ao planejamento participativo ? concepção, construção, acompanhamento e avaliação ?, julgue os itens a seguir. Os problemas a que se refere o planejamento participativo devem ser extremamente estruturados pelo coordenador, com explicações claras e objetivas, e as soluções devem ser indicadas para aprovação do grupo mais amplo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q319309 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRAssinale a alternativa correta sobre gestão participativa, de acordo com Luck (2006). ✂️ a) Na gestão participativa é necessário evidenciar e enaltecer indivíduos que colaboraram com suas ideias para a instituição, no lugar das ideias em si. ✂️ b) A participação saudável deve estar pautada no democratismo e corporativismo, buscando dividir responsabilidades. ✂️ c) A participação numa instituição educacional precisa ser em reuniões formais, organizada com questões já discutidas e pré-definidas anteriormente pela gestão e que passam a ser legitimadas, após discussões participativas com toda a comunidade escolar/acadêmica. ✂️ d) Na gestão participativa, o êxito de uma organização social depende da mobilização da ação construtiva conjunta de seus componentes, pelo trabalho associado, mediante reciprocidade que cria um todo orientado por uma vontade coletiva. ✂️ e) A participação é um privilégio e idiossincrasia de determinados grupos, para mobilizarem e interagirem na organização social, a partir das intenções e propósitos que os orientam. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q319494 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPEA direção de uma escola resolveu realizar um planejamento participativo com todos os segmentos da comunidade escolar para organizar as atividades e os eventos do ano letivo que iria começar. Para isso solicitou a indicação de dois representantes de cada segmento para composição da comissão responsável pela elaboração do documento preliminar. Assinale a opção correta acerca dessa ação. ✂️ a) A comissão deveria ser mais homogênea para possibilitar a busca de um projeto sem muitos conflitos. ✂️ b) A direção deveria ter solicitado a elaboração do documento preliminar por um especialista para depois apresentá-lo à comunidade escolar. ✂️ c) A natureza democrática do planejamento não dispensa a definição prévia dos elementos e do período a que se destina. ✂️ d) Para agilizar o processo, a direção poderia conduzi-lo por meio de consultas aos segmentos, após as decisões tomadas pelo corpo dirigente sobre os eventos e atividades. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q319080 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018A efetivação do projeto político?pedagógico da escola dá?se por meio da organização do currículo no contexto educacional. Para que isso seja possível, se faz necessária a prática do planejamento em seus diferentes níveis. Acerca desse tema, julgue os próximos itens. O planejamento participativo independe do projeto político?pedagógico da escola. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q323340 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Oficial, Ministério da Defesa Exército BrasileiroAnalise as afirmativas abaixo, sobre as concepções de organização e gestão escolar. Em seguida, assinale a alternativa correta. I. Na concepção de gestão democrático-participativa, todos são gestores e geridos. II. Na concepção de organização interpretativa a ação organizadora dá a tônica do trabalho. III. O atendimento das normas e dos sistemas de controle, de forma moderada, é uma característica do modelo autogestionário. IV. No modelo de gestão técnico-científica a autogestão é a forma de organização institucional. V. A eleição direta para a direção da escola, garante uma organização técnicocientífica. ✂️ a) somente I e II estão corretas ✂️ b) somente I e IV estão corretas ✂️ c) somente II, III e IV estão corretas ✂️ d) somente II, IV e V estão corretas ✂️ e) somente III, IV e V estão corretas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q325725 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETROO planejamento participativo pressupõe distribuição de poder e a possibilidade de decidir na construção não apenas ?como? ou ?com quê? fazer, mas também ?o quê? fazer e o ?para quê? fazer. Busca interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la em uma direção estabelecida em conjunto por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento. Incorpora três ideias que são fundamentais no planejamento com visão estratégica e situacional, sendo elas ✂️ a) análise situacional, análise operacional e metas. Efetuar uma síntese das análises internas e externas. Identificar elementos-chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação. Preparar opções estratégicas: riscos/problemas a resolver. ✂️ b) missão, qualidade e participação. Planejar para contribuir com a transformação da sociedade na linha da justiça social. Planejar é desenvolver um projeto técnico para um projeto político. ✂️ c) finalidades, diretrizes e objetivos. Concentrar-se nos pontos fortes, reconhecer as fraquezas, agarrar as oportunidades e proteger-se contra as ameaças. (SUN TZU, 500 a.C.). ✂️ d) objetivos gerais, metas e planos de ação. Planejar exige a análise de SWOT ou análise FOFA ou PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Trata-se de uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário ou análise de ambiente. ✂️ e) finalidades, missão, objetivos. A finalidade é satisfazer o cliente. Planejar é solucionar os problemas que aparecem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q322862 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESSão mecanismos da gestão democrática do ensino, EXCETO: ✂️ a) o planejamento participativo. ✂️ b) a realização de eleição direta para diretores de escola. ✂️ c) a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares. ✂️ d) a autonomia da escola na elaboração de seu projeto político-pedagógico. ✂️ e) a igualdade de condições e permanência na escola por meio da transmissão da cultura dominante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q320617 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça fundamental para a organização do trabalho docente, I. Planejar é um ato exclusivamente político-filosófico. II. O planejamento de ensino é uma atividade meramente técnica de administrar recursos, tempo e um modo de organizar os conteúdos. III. O ato de planejar, seja no nível macro, seja no nível micro, envolve o comprometimento com um tipo de ser humano e de construção da sociedade. verifica-se que está(ão) correta(s) ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q328337 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRAnalise as afirmativas a seguir, sobre as funções do planejamento na instituição de ensino, de acordo com Libâneo (1994). I) O registro de ações em formulários é uma das principais funções do planejamento. II) O planejamento é a atividade consciente de previsões das ações docentes. III) O Plano de Ensino é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre. IV) O Plano de Aula é um documento global da instituição, que expressa orientações gerais do processo de ensino. V) O planejamento assegura por si só o andamento do processo de ensino. VI) O planejamento do ensino depende das condições escolares prévias dos alunos. Estão corretas as afirmativas: ✂️ a) II e III apenas. ✂️ b) I, III e VI apenas. ✂️ c) II, III e VI apenas. ✂️ d) II, IV e V apenas. ✂️ e) I, II, III, IV, V e VI. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q320007 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018Para refazer o plano de desenvolvimento institucional (PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes, compostas por representantes de todas as áreas de atuação da instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a participação de toda a comunidade escolar na construção do plano. Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que foi submetido ao conselho superior para aprovação. A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de planejamento participativo. Nessa situação hipotética, cada uma das ações apresentadas deveria visar à participação plena, irrestrita, de todos os agentes desse processo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q320279 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de EducaçãoA gestão de qualquer instituição educativa exige planejamento de todas as atividades escolares e não apenas de âmbito pedagógico. O planejamento global, que traça as diretrizes, objetivos, metas e estratégias de ação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, é o ✂️ a) Plano de Desenvolvimento Escolar. ✂️ b) Plano de Desenvolvimento Institucional. ✂️ c) Plano de Desenvolvimento Integrado. ✂️ d) Projeto Pedagógico Curricular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q320521 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPEAcerca dos diversos tipos e modalidades de planejamento participativo no ensino e na aprendizagem, julgue os itens subseqüentes. A gestão participativa significa a inserção do indivíduo ou do grupo em estruturas decisórias já existentes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q325259 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEÉ preciso reconhecer a existência de um campo de valência positiva quando nos defrontamos com professores resistentes às mudanças. O trecho acima nos leva a: ✂️ a) refletir, aprofundar e fundamentar melhor nossa proposta de intervenção; ✂️ b) localizar no grupo quem é a favor ou contra a ação do Supervisor; ✂️ c) manter estável a situação escolar porque o professorado não deseja mudar nada; ✂️ d) cair em modismos de ação, implicando em desânimo e em nada fazer; ✂️ e) conhecer os amigos da escola e quem é “do contra”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q321404 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPECom relação ao planejamento participativo, assinale a opção incorreta. ✂️ a) O planejamento educacional participativo permite articular as diferenças presentes no coletivo da instituição em prol de um projeto comum, de forma que a participação e o envolvimento de todos produza compromissos com as decisões tomadas. ✂️ b) O planejamento participativo, pela sua natureza democrática, dispensa a definição prévia do espaço e dos aspectos sobre os quais se deseja intervir. ✂️ c) Um sistema de comunicação bilateral com consultas para elaboração do planejamento não deve ser denominado planejamento participativo. ✂️ d) O planejamento participativo é contrário ao princípio da meritocracia, segundo o qual há especialistas detentores de informações qualificadas e técnicas mais adequadas a cada situação em que o planejamento é requerido. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q327121 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, SEMEC PI, FCCNa ação participativa e democrática não deve existir relação de subordinação entre equipe técnica, educadores e comunidade escolar. Pais, professores e direção da escola são vistos como partes interessadas no sucesso escolar dos alunos... Para que se efetive essa relação de participação, como explicitada acima, a escola NÃO poderá ✂️ a) utilizar metodologias de trabalho que demande habilidades cognitivas complexas. ✂️ b) trabalhar com pais de alunos que apresentem baixa capacidade de participação. ✂️ c) tratar de forma discriminativa a diversidade cultural existente em sua comunidade. ✂️ d) aceitar que pais ou alunos exerçam funções de comando. ✂️ e) permitir a ação de alunos indisciplinados, sob o risco de contagiar o grupo com comportamentos indesejáveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q320356 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Secretaria de Estado de Educação AM, CESPE CEBRASPECom relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115. Na gestão democrática, todos participam das decisões, portanto não existem responsabilidades individuais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q322057 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEAlgumas medidas são necessárias para enfrentar os resultados da avaliação na escola. No âmbito do planejamento participativo, é correto ✂️ a) identificar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e encaminhá-los para escolas especiais que possam atendê-los adequadamente. ✂️ b) identificar os professores que causam problemas e trabalhar isoladamente com eles. ✂️ c) organizar um curso que capacite os professores a elaborar melhores avaliações, tornando os estudos mais exigentes. ✂️ d) considerar que a avaliação é um instrumento que apenas dá indícios de onde estão os problemas de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q321549 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPEConsiderando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes. Nas instituições educacionais, o planejamento participativo desenvolve-se no âmbito da direção da escola, não sendo necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q322464 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCABMarque V para verdadeiro ou F para falso de acordo com os princípios de uma organização e gestão escolar participativa. ( ) A autonomia é gerida com corresponsabilidade, partilhada e solidária entre todos os membros da equipe escolar. ( ) O Diretor não submete à avaliação da equipe o desenvolvimento das decisões tomadas coletivamente. ( ) Os pais e representantes participam do Conselho de Escola, acompanham e avaliam a qualidade do serviço prestado. ( ) Há uma relação orgânica e unilateralizada entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar. ( ) O plano de ação da escola ou projeto pedagógico curricular é discutido e analisado publicamente pela equipe escolar. A sequência correta é: ✂️ a) V,V, F, F,V. ✂️ b) F, F,V,V, F. ✂️ c) V, F,V, F,V. ✂️ d) V, F, F,V, F. ✂️ e) F,V, F,V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q320125 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCCO planejamento participativo parte da ideia de que o cidadão pode e deve contribuir para o processo de planejamento governamental porque ✂️ a) o conhecimento que possui sobre a realidade e os problemas locais contribui para a busca das soluções mais adequadas, envolve as pessoas da comunidade no planejamento e cria nelas um compromisso de participação responsável, na fase de implementação do plano. ✂️ b) uma vez que o cidadão participa do levantamento de problemas, ele tende a escutar os agentes do governo e a aceitar mais docilmente as decisões sem apresentar resistências, diminuindo o tempo necessário para a realização de planos. ✂️ c) sendo parte convidada a participar, pode reunir suas bases para fazer valer as opiniões de um grupo que, se obtiver maioria nas sessões destinadas ao planejamento, terá o direito de influir no plano de modo a conquistar os objetivos que seu grupo escolheu. ✂️ d) as decisões do governo podem ser explicadas diretamente ao cidadão, que por sua vez, pode tirar dúvidas de aspectos de difícil compreensão e ainda levar as explicações e notícias diretamente para sua comunidade na qualidade de porta-voz do governo. ✂️ e) ao participar diretamente e tomar parte nas decisões, se torna responsável pelos resultados do plano, alterando a cultura paternalista que vive a espera de um governo ?salvador?, que depois do fracasso do plano, em geral, se torna opressor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q323599 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPECom relação ao planejamento participativo ? concepção, construção, acompanhamento e avaliação ?, julgue os itens a seguir. Os problemas a que se refere o planejamento participativo devem ser extremamente estruturados pelo coordenador, com explicações claras e objetivas, e as soluções devem ser indicadas para aprovação do grupo mais amplo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q319309 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRAssinale a alternativa correta sobre gestão participativa, de acordo com Luck (2006). ✂️ a) Na gestão participativa é necessário evidenciar e enaltecer indivíduos que colaboraram com suas ideias para a instituição, no lugar das ideias em si. ✂️ b) A participação saudável deve estar pautada no democratismo e corporativismo, buscando dividir responsabilidades. ✂️ c) A participação numa instituição educacional precisa ser em reuniões formais, organizada com questões já discutidas e pré-definidas anteriormente pela gestão e que passam a ser legitimadas, após discussões participativas com toda a comunidade escolar/acadêmica. ✂️ d) Na gestão participativa, o êxito de uma organização social depende da mobilização da ação construtiva conjunta de seus componentes, pelo trabalho associado, mediante reciprocidade que cria um todo orientado por uma vontade coletiva. ✂️ e) A participação é um privilégio e idiossincrasia de determinados grupos, para mobilizarem e interagirem na organização social, a partir das intenções e propósitos que os orientam. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q319494 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPEA direção de uma escola resolveu realizar um planejamento participativo com todos os segmentos da comunidade escolar para organizar as atividades e os eventos do ano letivo que iria começar. Para isso solicitou a indicação de dois representantes de cada segmento para composição da comissão responsável pela elaboração do documento preliminar. Assinale a opção correta acerca dessa ação. ✂️ a) A comissão deveria ser mais homogênea para possibilitar a busca de um projeto sem muitos conflitos. ✂️ b) A direção deveria ter solicitado a elaboração do documento preliminar por um especialista para depois apresentá-lo à comunidade escolar. ✂️ c) A natureza democrática do planejamento não dispensa a definição prévia dos elementos e do período a que se destina. ✂️ d) Para agilizar o processo, a direção poderia conduzi-lo por meio de consultas aos segmentos, após as decisões tomadas pelo corpo dirigente sobre os eventos e atividades. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q319080 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018A efetivação do projeto político?pedagógico da escola dá?se por meio da organização do currículo no contexto educacional. Para que isso seja possível, se faz necessária a prática do planejamento em seus diferentes níveis. Acerca desse tema, julgue os próximos itens. O planejamento participativo independe do projeto político?pedagógico da escola. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q323340 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Oficial, Ministério da Defesa Exército BrasileiroAnalise as afirmativas abaixo, sobre as concepções de organização e gestão escolar. Em seguida, assinale a alternativa correta. I. Na concepção de gestão democrático-participativa, todos são gestores e geridos. II. Na concepção de organização interpretativa a ação organizadora dá a tônica do trabalho. III. O atendimento das normas e dos sistemas de controle, de forma moderada, é uma característica do modelo autogestionário. IV. No modelo de gestão técnico-científica a autogestão é a forma de organização institucional. V. A eleição direta para a direção da escola, garante uma organização técnicocientífica. ✂️ a) somente I e II estão corretas ✂️ b) somente I e IV estão corretas ✂️ c) somente II, III e IV estão corretas ✂️ d) somente II, IV e V estão corretas ✂️ e) somente III, IV e V estão corretas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q325725 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETROO planejamento participativo pressupõe distribuição de poder e a possibilidade de decidir na construção não apenas ?como? ou ?com quê? fazer, mas também ?o quê? fazer e o ?para quê? fazer. Busca interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la em uma direção estabelecida em conjunto por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento. Incorpora três ideias que são fundamentais no planejamento com visão estratégica e situacional, sendo elas ✂️ a) análise situacional, análise operacional e metas. Efetuar uma síntese das análises internas e externas. Identificar elementos-chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação. Preparar opções estratégicas: riscos/problemas a resolver. ✂️ b) missão, qualidade e participação. Planejar para contribuir com a transformação da sociedade na linha da justiça social. Planejar é desenvolver um projeto técnico para um projeto político. ✂️ c) finalidades, diretrizes e objetivos. Concentrar-se nos pontos fortes, reconhecer as fraquezas, agarrar as oportunidades e proteger-se contra as ameaças. (SUN TZU, 500 a.C.). ✂️ d) objetivos gerais, metas e planos de ação. Planejar exige a análise de SWOT ou análise FOFA ou PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Trata-se de uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário ou análise de ambiente. ✂️ e) finalidades, missão, objetivos. A finalidade é satisfazer o cliente. Planejar é solucionar os problemas que aparecem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q322862 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ESSão mecanismos da gestão democrática do ensino, EXCETO: ✂️ a) o planejamento participativo. ✂️ b) a realização de eleição direta para diretores de escola. ✂️ c) a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares. ✂️ d) a autonomia da escola na elaboração de seu projeto político-pedagógico. ✂️ e) a igualdade de condições e permanência na escola por meio da transmissão da cultura dominante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q320617 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça fundamental para a organização do trabalho docente, I. Planejar é um ato exclusivamente político-filosófico. II. O planejamento de ensino é uma atividade meramente técnica de administrar recursos, tempo e um modo de organizar os conteúdos. III. O ato de planejar, seja no nível macro, seja no nível micro, envolve o comprometimento com um tipo de ser humano e de construção da sociedade. verifica-se que está(ão) correta(s) ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q328337 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRAnalise as afirmativas a seguir, sobre as funções do planejamento na instituição de ensino, de acordo com Libâneo (1994). I) O registro de ações em formulários é uma das principais funções do planejamento. II) O planejamento é a atividade consciente de previsões das ações docentes. III) O Plano de Ensino é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre. IV) O Plano de Aula é um documento global da instituição, que expressa orientações gerais do processo de ensino. V) O planejamento assegura por si só o andamento do processo de ensino. VI) O planejamento do ensino depende das condições escolares prévias dos alunos. Estão corretas as afirmativas: ✂️ a) II e III apenas. ✂️ b) I, III e VI apenas. ✂️ c) II, III e VI apenas. ✂️ d) II, IV e V apenas. ✂️ e) I, II, III, IV, V e VI. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q320007 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018Para refazer o plano de desenvolvimento institucional (PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes, compostas por representantes de todas as áreas de atuação da instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a participação de toda a comunidade escolar na construção do plano. Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que foi submetido ao conselho superior para aprovação. A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de planejamento participativo. Nessa situação hipotética, cada uma das ações apresentadas deveria visar à participação plena, irrestrita, de todos os agentes desse processo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q320279 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de EducaçãoA gestão de qualquer instituição educativa exige planejamento de todas as atividades escolares e não apenas de âmbito pedagógico. O planejamento global, que traça as diretrizes, objetivos, metas e estratégias de ação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, é o ✂️ a) Plano de Desenvolvimento Escolar. ✂️ b) Plano de Desenvolvimento Institucional. ✂️ c) Plano de Desenvolvimento Integrado. ✂️ d) Projeto Pedagógico Curricular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q320521 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPEAcerca dos diversos tipos e modalidades de planejamento participativo no ensino e na aprendizagem, julgue os itens subseqüentes. A gestão participativa significa a inserção do indivíduo ou do grupo em estruturas decisórias já existentes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q325259 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISEÉ preciso reconhecer a existência de um campo de valência positiva quando nos defrontamos com professores resistentes às mudanças. O trecho acima nos leva a: ✂️ a) refletir, aprofundar e fundamentar melhor nossa proposta de intervenção; ✂️ b) localizar no grupo quem é a favor ou contra a ação do Supervisor; ✂️ c) manter estável a situação escolar porque o professorado não deseja mudar nada; ✂️ d) cair em modismos de ação, implicando em desânimo e em nada fazer; ✂️ e) conhecer os amigos da escola e quem é “do contra”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro