Início

Questões de Concursos Gestão Educacional e Planejamento Participativo

Resolva questões de Gestão Educacional e Planejamento Participativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q321404 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento participativo, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q327121 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Na ação participativa e democrática não deve existir relação de subordinação entre equipe técnica, educadores e comunidade escolar. Pais, professores e direção da escola são vistos como partes interessadas no sucesso escolar dos alunos...

Para que se efetive essa relação de participação, como explicitada acima, a escola NÃO poderá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q322057 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Algumas medidas são necessárias para enfrentar os resultados da avaliação na escola. No âmbito do planejamento participativo, é correto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q321549 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista de Meio Ambiente, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.

Nas instituições educacionais, o planejamento participativo desenvolve-se no âmbito da direção da escola, não sendo necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q322464 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

Marque V para verdadeiro ou F para falso de acordo com os princípios de uma organização e gestão escolar participativa.

( ) A autonomia é gerida com corresponsabilidade, partilhada e solidária entre todos os membros da equipe escolar.

( ) O Diretor não submete à avaliação da equipe o desenvolvimento das decisões tomadas coletivamente.

( ) Os pais e representantes participam do Conselho de Escola, acompanham e avaliam a qualidade do serviço prestado.

( ) Há uma relação orgânica e unilateralizada entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.

( ) O plano de ação da escola ou projeto pedagógico curricular é discutido e analisado publicamente pela equipe escolar.

 A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q320125 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

O planejamento participativo parte da ideia de que o cidadão pode e deve contribuir para o processo de planejamento governamental porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q323599 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento participativo ? concepção, construção, acompanhamento e avaliação ?, julgue os itens a seguir. Os problemas a que se refere o planejamento participativo devem ser extremamente estruturados pelo coordenador, com explicações claras e objetivas, e as soluções devem ser indicadas para aprovação do grupo mais amplo.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q319309 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Assinale a alternativa correta sobre gestão participativa, de acordo com Luck (2006).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q319494 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

A direção de uma escola resolveu realizar um planejamento participativo com todos os segmentos da comunidade escolar para organizar as atividades e os eventos do ano letivo que iria começar. Para isso solicitou a indicação de dois representantes de cada segmento para composição da comissão responsável pela elaboração do documento preliminar. Assinale a opção correta acerca dessa ação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q319080 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

A efetivação do projeto político?pedagógico da escola dá?se por meio da organização do currículo no contexto educacional. Para que isso seja possível, se faz necessária a prática do planejamento em seus diferentes níveis. Acerca desse tema, julgue os próximos itens. O planejamento participativo independe do projeto político?pedagógico da escola.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q323340 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Analise as afirmativas abaixo, sobre as concepções de organização e gestão escolar. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Na concepção de gestão democrático-participativa, todos são gestores e geridos.

II. Na concepção de organização interpretativa a ação organizadora dá a tônica do trabalho.

III. O atendimento das normas e dos sistemas de controle, de forma moderada, é uma característica do modelo autogestionário.

IV. No modelo de gestão técnico-científica a autogestão é a forma de organização institucional.

V. A eleição direta para a direção da escola, garante uma organização técnicocientífica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q325725 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

O planejamento participativo pressupõe distribuição de poder e a possibilidade de decidir na construção não apenas ?como? ou ?com quê? fazer, mas também ?o quê? fazer e o ?para quê? fazer. Busca interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la em uma direção estabelecida em conjunto por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento. Incorpora três ideias que são fundamentais no planejamento com visão estratégica e situacional, sendo elas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q322862 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Instituto Federal de Educação, IF ES

São mecanismos da gestão democrática do ensino, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q320617 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça fundamental para a organização do trabalho docente,

I. Planejar é um ato exclusivamente político-filosófico.

II. O planejamento de ensino é uma atividade meramente técnica de administrar recursos, tempo e um modo de organizar os conteúdos.

III. O ato de planejar, seja no nível macro, seja no nível micro, envolve o comprometimento com um tipo de ser humano e de construção da sociedade.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q328337 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Analise as afirmativas a seguir, sobre as funções do planejamento na instituição de ensino, de acordo com Libâneo (1994).

I) O registro de ações em formulários é uma das principais funções do planejamento.

II) O planejamento é a atividade consciente de previsões das ações docentes.

III) O Plano de Ensino é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre.

IV) O Plano de Aula é um documento global da instituição, que expressa orientações gerais do processo de ensino.

V) O planejamento assegura por si só o andamento do processo de ensino.

VI) O planejamento do ensino depende das condições escolares prévias dos alunos.

 Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q320007 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Para refazer o plano de desenvolvimento institucional (PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes, compostas por representantes de todas as áreas de atuação da instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a participação de toda a comunidade escolar na construção do plano. Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que foi submetido ao conselho superior para aprovação.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de planejamento participativo.

Nessa situação hipotética, cada uma das ações apresentadas deveria visar à participação plena, irrestrita, de todos os agentes desse processo.
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q320279 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação

A gestão de qualquer instituição educativa exige planejamento de todas as atividades escolares e não apenas de âmbito pedagógico. O planejamento global, que traça as diretrizes, objetivos, metas e estratégias de ação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q320521 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos diversos tipos e modalidades de planejamento participativo no ensino e na aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

A gestão participativa significa a inserção do indivíduo ou do grupo em estruturas decisórias já existentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q325259 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Orientador Escolar, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

É preciso reconhecer a existência de um campo de valência positiva quando nos defrontamos com professores resistentes às mudanças.

O trecho acima nos leva a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.