Início

Questões de Concursos Gestão Educacional e Planejamento Participativo

Resolva questões de Gestão Educacional e Planejamento Participativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q319911 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Planejamento Participativo avança para questões amplas e complexas, combatendo a noção de neutralidade, e buscando como se pode contribuir para interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la numa direção estabelecida, em conjunto, por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento.

Participação, nesta concepção de planejamento, inclui

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q328342 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Na educação básica, a gestão democrática restabelece o controle da sociedade civil sobre a educação na escola pública, introduzindo como princípios: a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q328883 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Sendo o Planejamento Didático um momento fundamental da organização do tempo da escola, a sua execução possui etapas que são determinantes para a eficiência e eficácia do processo ensino-aprendizagem. Podemos compreender o planejamento como um conjunto de ações que permitem sistematizar o trabalho docente com vista ao atendimento dos objetivos e metas que se pretende atingir em determinado contexto escolar. São etapas fundamentais do Planejamento Didático:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q321456 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista, MPOG, ESAF

Indique se as afirmativas relativas à gestão do conhecimento são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Por gestão do conhecimento entende-se um processo de criação, registro, disseminação e aplicação do conhecimento nas organizações.

( ) Por gestão do conhecimento entende-se um processo de diagnóstico, desenho, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento profissional.

( ) A gestão do conhecimento visa à melhoria do desempenho individual pela criação de valores competitivos.

( ) A gestão do conhecimento apóia-se na tecnologia da informação, adotando práticas de e-learning, comunidades virtuais, entre outras.

Selecione a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q328219 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Cada concepção de organização e de gestão educacional corresponde a um tipo de planejamento e de prática pedagógica próprios. Em uma instituição educacional em que prevaleça uma concepção interpretativa de gestão, as práticas educacionais refletirão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q320983 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro e F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta. Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.

( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.

( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.

( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q319511 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual TO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos diversos tipos e modalidades de planejamento participativo no ensino e na aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

A gestão cooperativa requer, necessariamente, a posse coletiva dos bens de produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q319094 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Eu só sou sujeito se os outros também o são e se eu possibilito que os outros o sejam.

Para se ter uma gestão democrática é preciso permitir que a Sociedade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q327577 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

“Em suas diferentes vocaç es, as pesquisas participantes atribuem aos agentes-populares diferentes posições na gestão de esferas de poder ao longo do processo da pesquisa, assim como na gestão dos processos de ação social dentro da qual a pesquisa participante tende a ser concebida como um instrumento, um método de ação científica ou um momento de um trabalho popular de dimensão pedagógica e política, quase sempre mais amplo e de maior continuidade do que a pr pria pesquisa”. BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, v. 6, n. 1, 2007). Ao afirmarem que a pesquisa participante é também um momento de um trabalho popular de dimensão pedagógica e política, os autores apontam que a pesquisa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q322352 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

À coordenação pedagógica compete a gestão da proposta pedagógica, com o objetivo de atingir níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens dos alunos. São atribuições específicas da coordenação pedagógica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q319352 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Considerando a educação nas organizações e a aprendizagem organizacional, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q324046 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento participativo, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q328906 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento participativo ? concepção, construção, acompanhamento e avaliação ?, julgue os itens a seguir. Na construção do planejamento participativo da escola, a metodologia que usa estratégias normativas e definidas tem sido bastante aceita, haja vista que os professores não têm muito tempo, mas estão imbuídos de autonomia para tomar decisões.
  1. ✂️
  2. ✂️

55Q327204 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

A respeito da gestão em educação e do projeto políticopedagógico (PPP), julgue os itens subseqüentes.

A unicidade entre a teoria e a prática é um componente essencial da perspectiva emancipadora do PPP.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q326924 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Para refazer o plano de desenvolvimento institucional (PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes, compostas por representantes de todas as áreas de atuação da instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a participação de toda a comunidade escolar na construção do plano. Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que foi submetido ao conselho superior para aprovação.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de planejamento participativo.

Nesse caso, a forma de realização do PDI configurou-se como tecnicista.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q319962 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

A gestão democrática é um princípio consagrado pela CF e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira do PPP da escola. Nesse sentido, é correto afirmar que o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q327747 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O plano de gestão escolar é

I. condição de garantia da autonomia da escola.

II. planejamento de ações individuais do gestor.

III. documento de identidade da escola.

IV. retrato do projeto coletivo.

V. burocracia inerente ao diretor.

Está correto o apresentado APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q323936 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

Ao desenvolver o planejamento participativo, a gestão escolar deve contar com o plano de gestão, que é um documento que se destaca por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q320737 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

A participação de todos os envolvidos no dia a dia da escola nas decisões relativas a seus rumos garante a produção de um planejamento no qual estejam contemplados os diferentes "olhares" da realidade escolar. Com relação ao planejamento participativo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.