Questões de Concursos Gestão Educacional e Planejamento Participativo

Resolva questões de Gestão Educacional e Planejamento Participativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q322593 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A relação da gestão escolar com o grêmio estudantil deve ser de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q327747 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O plano de gestão escolar é

I. condição de garantia da autonomia da escola.

II. planejamento de ações individuais do gestor.

III. documento de identidade da escola.

IV. retrato do projeto coletivo.

V. burocracia inerente ao diretor.

Está correto o apresentado APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q322464 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

Marque V para verdadeiro ou F para falso de acordo com os princípios de uma organização e gestão escolar participativa.

( ) A autonomia é gerida com corresponsabilidade, partilhada e solidária entre todos os membros da equipe escolar.

( ) O Diretor não submete à avaliação da equipe o desenvolvimento das decisões tomadas coletivamente.

( ) Os pais e representantes participam do Conselho de Escola, acompanham e avaliam a qualidade do serviço prestado.

( ) Há uma relação orgânica e unilateralizada entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.

( ) O plano de ação da escola ou projeto pedagógico curricular é discutido e analisado publicamente pela equipe escolar.

 A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q324278 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Em uma escola pública localizada na periferia de uma grande cidade, o diretor observava um alto nível de absenteísmo nas reuniões do conselho de escola e, dentre as poucas pessoas que compareciam, um certo desinteresse nos assuntos que compunham a pauta. Considere as seguintes ações:

I. considerar a falta de participação como um indicador de que a comunidade não tem interesse em participar da gestão e dissolver o conselho escolar.

II. rever os horários e datas de reunião, considerando a rotina de trabalho dos representantes do conselho escolar.

III. implementar uma política de premiação que motive pais e representantes da comunidade local a participarem das reuniões do conselho.

IV. repensar o formato das reuniões, investindo em pautas mais de natureza consultiva e deliberativa do que apenas informativa.

V. ampliar o convite à reunião, possibilitando que outras pessoas interessem-se por compor o conselho escolar e dele participar.

As ações que mais se aproximam de uma gestão aliada aos princípios democráticos são as descritas APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q325569 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O conselho de classe/série consiste em um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q328387 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Segundo Libâneo, uma escola que adota o modelo burocrático de gestão possui algumas características. Analise as afirmativas sobre este modelo, colocando entre parênteses a letra ?V?, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra ?F? quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Espírito de equipe

( ) Decisões centralizadas

( ) Relações informais

( ) Ausência da comunidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q324851 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Assinale a alternativa que corresponde ao dispositivo que permite a participação da comunidade na gestão participativa da escola:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q328219 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Cada concepção de organização e de gestão educacional corresponde a um tipo de planejamento e de prática pedagógica próprios. Em uma instituição educacional em que prevaleça uma concepção interpretativa de gestão, as práticas educacionais refletirão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q322352 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Educação, SESI DF, FUNIVERSA

À coordenação pedagógica compete a gestão da proposta pedagógica, com o objetivo de atingir níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens dos alunos. São atribuições específicas da coordenação pedagógica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q320567 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

O planejamento escolar conta com níveis diferenciados, que apresentam as seguintes funções:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q321619 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Quando se faz o planejamento escolar, deve-se levar em consideração o tipo de gestão adotado. A respeito da gestão participativa, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q323936 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

Ao desenvolver o planejamento participativo, a gestão escolar deve contar com o plano de gestão, que é um documento que se destaca por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q320737 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

A participação de todos os envolvidos no dia a dia da escola nas decisões relativas a seus rumos garante a produção de um planejamento no qual estejam contemplados os diferentes "olhares" da realidade escolar. Com relação ao planejamento participativo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q325122 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Acerca do planejamento participativo, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q322057 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Vice, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Algumas medidas são necessárias para enfrentar os resultados da avaliação na escola. No âmbito do planejamento participativo, é correto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q320784 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.

O compromisso dos atores com as decisões tomadas é uma das características relevantes de um processo de planejamento participativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q326180 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

As seguintes ações devem ser tomadas na organização e gestão da escola, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.