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Questões de Concursos Gestão Educacional e Planejamento Participativo

Resolva questões de Gestão Educacional e Planejamento Participativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q320737 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

A participação de todos os envolvidos no dia a dia da escola nas decisões relativas a seus rumos garante a produção de um planejamento no qual estejam contemplados os diferentes "olhares" da realidade escolar. Com relação ao planejamento participativo, assinale a alternativa correta.

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62Q323277 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Ainda com relação ao planejamento participativo e considerando a avaliação nesse tipo de processo, assinale a opção correta.

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63Q323707 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Especialista em Educação, Prefeitura de Santana AP, NCE

A elaboração da Proposta Pedagógica, com a participação dos profissionais da educação da Unidade Escolar, configura-se como um princípio de:

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64Q322982 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento participativo — concepção, construção, acompanhamento e avaliação —, julgue os itens a seguir. O conhecimento, as experiências de vida e a consciência política de cada indivíduo devem ser respeitados na construção do planejamento participativo.
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65Q322391 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Secretário Escolar, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Redigir documentos oficiais constitui-se tarefa de grande importância no processo de comunicação institucional. Não raras vezes, a imagem da escola e dos seus profissionais são comprometidas por erros na elaboração dos atos administrativos. Assinale abaixo, as afirmativas conceitualmente corretas.

a. ( ) Portaria é uma opinião fundamentada em dispositivos legais ou em informações sugerindo solução favorável ou contrária a uma situação ou caso proposto em processo.

b. ( ) Atestado é um documento emitido, a pedido do interessado, por pessoa credenciada ou repartição pública, assegurando a verdade acerca de determinado fato ou de uma situação que se tenha conhecimento.

c. ( ) Parecer é um instrumento de comunicação de que se utilizam os órgãos públicos com a finalidade de convocar funcionários ou interessados, dar avisos, informar sobre curso, concurso público, prestação de serviços e sobre outros assuntos.

d. ( ) O Atestado difere da Declaração porque esta pode ser feita por qualquer pessoa, sem a necessidade de apoiarse em provas diretas, instrumentos legais, exames ou outros documentos comprobatórios.

e. ( ) Memorando é um documento através do qual se transmitem informações sobre determinada situação, apresentando análise e sugestões de uma autoridade superior.

f. ( ) A Declaração difere da Certidão porque esta atesta a existência de fatos permanentes e não transitórios.

Na Certidão a comprovação faz-se por transcrição de livros, documentos, peças de um processo.

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66Q324851 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Assinale a alternativa que corresponde ao dispositivo que permite a participação da comunidade na gestão participativa da escola:
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67Q326733 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

O corpo dirigente de uma instituição implantou um novo estilo de organização da gestão. A mais importante atitude do grupo era a iniciativa, e a tomada de decisão estava centrada nos indivíduos, que assumiam as responsabilidades pelos resultados. Esse estilo é denominado

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68Q329011 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue os itens subsequentes. Para que o curso atenda à perspectiva dialética, a construção do conhecimento dos educandos deverá envolver três momentos: síncrese, análise e síntese.
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69Q325287 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação

Considerando as interações pedagógicas mediadas pelas tecnologias da informação e da comunicação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No contexto da cibercultura, as possibilidades pedagógicas do ciberespaço na escolarização de jovens e adultos constituem realidade para a escola e para o professor.

( ) A construção de conhecimentos se dá de forma inversamente proporcional à quantidade de informação passada.

( ) Chats, fóruns, blogs e videoblogs são dispositivos de comunicação que, na mesma proporção, aumentam a liberdade dos alunos e diminuem a autoridade do professor.

( ) Tecnologias digitais e ambientes virtuais de aprendizagens requerem estratégias pedagógicas e habilidades mediadoras diferenciadas por parte dos professores.

Assinale a sequência correta.

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70Q328151 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, 2019

Analise os trechos de texto apresentados abaixo:

“Conjunto sistêmico de padrões mínimos necessários para o bom desempenho das responsabilidades que caracterizam determinado tipo de atividade profissional.” (LÜCK, 2009, p. 12). “Capacidade de executar uma ação específica ou dar conta de uma responsabilidade específica em um nível de execução suficiente para alcançar os efeitos pretendidos.” (LÜCK, 2009, p. 12).

Os dois trechos acima apresentam, respectivamente, os conceitos de

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71Q326255 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB PB, IDECAN

Uma forma de exercitar a gestão democrática é a participação dos diversos segmentos escolares e comunitários no planejamento, desenvolvimento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Como um instrumento de intervenção na prática educacional que se realiza na escola, o PPP da escola configura-se como uma forma de planejamento. Nesse sentido, analise os seguintes aspectos que delineiam esta reflexão:

I. O planejamento hoje em dia é frequentemente visto de forma negativa, com certo descrédito, pois foram tão divulgados nos últimos trinta anos que, na prática, nos deixaram como legado uma sociedade onde, cada vez mais, cresce a parcela da população marginalizada das conquistas políticas, culturais e econômicas, e cuja educação, saúde, alimentação, transporte e segurança lhes são negados. Nesse sentido, os direitos são ?acenados?, mas não são concedidos.

II. O planejamento tem sido historicamente apresentado como um instrumento de administração tecnicamente ?neutro?, cuja utilização independe da postura, escolhas e ideologias de seus idealizadores. Ele tem sido historicamente, um instrumento que retrata a concepção dominante do mundo e da sociedade. Com isso, está a serviço e endereça suas ações para um determinado grupo ou setor da sociedade. Sendo o planejamento uma ação de intervenção voluntária, na realidade, ele se configura como um instrumento político e não há neutralidade em política, portanto, apesar do planejamento ser apresentado como um instrumento ?neutro?, ele de fato não é.

III. O planejamento, como ação administrativa, tem sido elaborado de forma isolada das políticas e da gestão do processo educativo. Verificamos que o planejamento é uma ação contínua e flexível que, também no processo educativo, retrata políticas e delineia a gestão, num constante redimensionamento de caminhos e busca do alcance dos objetivos. É o planejamento que estabelece a finalidade, a missão de uma dada ação e, com isso, instrumentaliza o processo de gestão, delimitando a forma e o espaço de intervenção.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

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72Q327926 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor, SEDUC PA, FADESP

Dentre as características da gestão democrática de uma escola, destaca-se o (a)

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73Q319576 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

No documento - Progestão : como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
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74Q319935 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção incorreta no que concerne às etapas de avaliação de um planejamento participativo.

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75Q329087 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, a respeito da oferta de cursos a distância e cursos híbridos em ambientes corporativos. Identificar as estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos indivíduos e analisar para quais pessoas são mais adequados determinados procedimentos instrucionais são ações importantes para o aprimoramento do planejamento instrucional dos cursos a distância.
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76Q321619 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

Quando se faz o planejamento escolar, deve-se levar em consideração o tipo de gestão adotado. A respeito da gestão participativa, é correto afirmar que

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77Q320805 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento participativo — concepção, construção, acompanhamento e avaliação —, julgue os itens a seguir. Previsões certas, objetivos delineados por setores, metas únicas e previsão de controle das ações são características do planejamento participativo.
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78Q328407 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, FUNDAC PB, CESPE CEBRASPE

No planejamento participativo,

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79Q326180 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

As seguintes ações devem ser tomadas na organização e gestão da escola, exceto:

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80Q327534 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Hoje, as famílias de nossos alunos são desestruturadas, não se responsabilizam mais pela educação de seus filhos e menos ainda estão interessadas em acompanhar seus filhos na lição de casa. Os pais nem sequer comparecem nas reuniões da escola.

Considerando uma visão crítica de educação, o tema participação da comunidade na escola exige postura positiva da instituição com relação aos responsáveis pelos estudantes,

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