A escola, diferentemente de outras organizações, não tem sua qualidade definida na padronização, mas na “produção” de seres
emancipados, autônomos, não autômatos (dimensão individual) e a na “produção” da equidade, da justiça social (dimensão
social).
(Bourdigon & Gracindo, 2001, p. 155.)
Devido à sua importância, bem como a especificidade da organização educacional, alguns fatores tornam a escola singular,
diante de quaisquer outras organizações sociais. NÃO é um dos fatores que contribui para uma organização escolar:
a) Promover o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais dos alunos, por meio de conteúdos sistematizados.
b) Preparar para o mundo do trabalho e formar para a sociedade, possibilitando produtos de resultado que se caracterizam na
produção em série.
c) Formar para a cidadania crítica sujeitos que interfiram na realidade, visando transformá-los e não apenas integrá-los ao
mercado de trabalho.
d) Desenvolver a formação dos indivíduos para valores éticos, qualidades morais, traços de caráter, atitudes e convicções
humanitárias de solidariedade.