Início

Questões de Concursos Gestão Estratégica

Resolva questões de Gestão Estratégica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q851507 | Administração Geral, Gestão Estratégica, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

São declarações escritas sobre as intenções da organização em relação a determinado assunto. Apontam os meios e a forma de alcançar os objetivos principais e quando bem elaboradas e executadas, conduzem a esses objetivos. Marque a opção cujo elemento do planejamento corresponde à definição apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q191785 | Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Administrador, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma organização está reformulando sua antiga área de recursos
humanos. Pretende-se que a nova área, cujo foco deve ser em
gestão de pessoas, atue de forma estratégica. Considerando as
medidas que devem ser tomadas pela organização para que a
atuação dessa área seja realmente estratégica, julgue os itens a
seguir.

Deve haver direcionamento para resultados nos níveis individual - desempenho, satisfação no trabalho e aprendizado -, organizacional - eficiência, coesão e adaptação - e social - desenvolvimento do capital humano e aumento dos níveis de produtividade da mão-de-obra e da qualidade de vida das pessoas.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q851645 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Prefeitura de Moreilândia PE Agente Administrativo, Asconprev, 2020

Conforme Chiavenato, constitui a função administrativa que determina os objetivos a serem alcançados, como proceder para atingilos, de modo a detalhar, de antemão, o melhor curso para se chegar ao resultado almejado. Tal definição corresponde a qual função administrativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q851881 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Câmara de Apucarana PR Adjunto Legislativo, FAUEL, 2020

“O termo __________________ representa o processo de transmissão e recepção de informações que ocorre dentro das organizações, de modo formal e informal, entre funcionários e gestores”.
A lacuna acima pode ser CORRETAMENTE preenchida pelo termo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q848335 | Administração Geral, Gestão Estratégica, ISGH Assistente Administrativo, Dédalus Concursos, 2020

O processo organizacional envolve, pelo menos, quatro funções administrativas básicas, como planejamento, organização, direção e controle. A função que visa estabelecer os meios e recursos necessários para possibilitar a realização do planejamento e a atribuição de tarefas é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q851774 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Agente de Gestão Municipal, FAUEL, 2020

Na área organizacional, chamamos de _________________ o conjunto de processos envolvidos na transmissão e recepção de informações dentro do ambiente de trabalho. Neste contexto, cartas e documentos, os meios pelos quais a comunicação é feita, são conhecidos como ____________________. Os termos que preenchem de forma respectiva e CORRETA as duas lacunas acima são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q850478 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Gestor de Projetos, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à gestão de riscos, julgue os seguintes itens.

Risco pode ser definido como o efeito da incerteza sobre os objetivos de uma organização, processo, tecnologia ou negócio.

  1. ✂️
  2. ✂️

129Q848564 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista de Tecnologia da Informação, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação ao uso de técnicas de planejamento e gestão estratégica, julgue os itens a seguir.
No BSC, cada perspectiva é formada por um conjunto de objetivos e o alcance dos objetivos de uma perspectiva ajuda a impulsionar a próxima perspectiva imediatamente acima.
  1. ✂️
  2. ✂️

130Q849344 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Cispar PR Auxiliar Administrativo, FAFIPA, 2020

Analise os itens a seguir e assinale a alternativa que apresenta qual(is) está(ão) CORRETO(S).


I. O Planejamento costuma ser dividido em três níveis: longo prazo, médio prazo e curto prazo.

II. A função Direção é um processo interpessoal.

III. Trabalhar o desenvolvimento de colaboradores é uma atividade pertencente à função Organização.

IV. A função Organização possui um elemento chamado Recursos, podendo ele ser dividido em Recursos Humanos e Materiais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q657707 | Administração Geral, Gestão Estratégica, FADESP, 2020

Na comunicação entre pessoas, diversos aspectos podem se apresentar como barreiras de comunicação. Sobre essas barreiras de comunicação, analise as afirmativas abaixo: I – Utilizar jargões ou palavras de uso infrequente na atribuição de atividades a serem executadas é uma atitude positiva, pois faz com que o subordinado busque conhecer mais sobre novas palavras e aprimore seu vocabulário, melhorando o resultado das ações. II – Em uma comunicação entre pessoas no ambiente organizacional, o estado emocional de cada um de seus participantes deve ser considerado, sob pena de surgirem sérias distorções na comunicação, gerando resultados imprevisíveis. III – Gestos ou expressões faciais incompatíveis com a mensagem expressa pelo gerente pode gerar grave distorção de entendimento por parte de seus subordinados. IV – Para que a comunicação seja eficaz é necessário que ela ocorra em dois sentidos, logo é necessário planejar como a mensagem será verificada quando chegar ao seu receptor. São corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q848145 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Prefeitura de Araçoiaba PE Auxiliar Administrativo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Como função da governança, a gestão estratégica incorpora a gestão de riscos para identificar, avaliar e gerenciar as metas, os prazos e as necessidades internas e operacionais da entidade. Na perspectiva estratégica, o gerenciamento de riscos também é responsável por processos como a elaboração de cronogramas, de orçamentos e a avaliação da equipe.

II. A cadeia de valor é uma ferramenta de diagnóstico e gestão que permite representar uma organização como um conjunto de subsistemas (atividades), com entradas (insumos), processos de transformação e saídas (produtos). A forma como as atividades da cadeia de valor é organizada e executada determina os custos e afeta os resultados da organização. A decomposição da cadeia de valor em atividades permite analisar suas forças e fraquezas, fontes de custo, indicadores e o potencial de melhoria dos macroprocessos da instituição. Permite também identificar sobreposições, lacunas e deficiências nas atividades da organização, criando oportunidades para integrar, coordenar e melhorar processos e sistemas.

III. O planejamento estratégico é um processo de análise, de criação de alternativas e de tomada de decisão sobre o que é a organização, o que ela faz, e por que ela o faz. Além de alocar recursos, essas decisões servem para alinhar propósitos, programas, projetos, pessoas, estruturas e suporte político em prol de objetivos definidos. O produto do planejamento estratégico é um plano, que documenta os desafios, a missão, a visão, os valores, os objetivos, os indicadores, as metas e as ações necessárias para alcançar uma situação futura desejada pela instituição.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q836370 | Administração Geral, Gestão Estratégica, CRP MS Assessoria Técnica, Instituto Quadrix, 2021

Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.

As organizações podem ter sua cultura explícita ou implícita. Quando explícita, esta se torna a cultura oficial, isto é, os valores e os ideais, que podem coincidir ou não com o que épraticado.

  1. ✂️
  2. ✂️

136Q836893 | Administração Geral, Gestão Estratégica, CRP MS Assessoria Técnica, Instituto Quadrix, 2021

Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.

Um dos estilos de se administrar um conflito organizacional é o estilo de evitação, que consiste na fuga do conflito. Éempregado quando o problema é corriqueiro, quando não háperspectiva de se ganhar o conflito, quando se necessita de tempo para obter uma informação ou quando um conflito pode ser desvantajoso.

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q851780 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Ministerial Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Quanto ao planejamento e seus instrumentos de acompanhamento para desenvolvimento de pessoas, julgue o item que se segue.

Os níveis básicos do planejamento são: o estratégico, destinado a reconhecer forças, oportunidades, fraquezas e ameaças; o tático, no qual se organizam processos e ações; e o operacional, no qual ocorre o delineamento das atividades para execução do que foi planejado nos outros níveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

138Q839343 | Administração Geral, Gestão Estratégica, CRT SP Técnico Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

Julgue o item relativo às funções administrativas de planejamento, direção e controle.

Para Russell L. Ackoff, o planejamento pode ser conservador, otimizante ou adaptativo. O planejamento otimizante é voltado para a adaptabilidade e tem base incremental, buscando a melhoria contínua.
  1. ✂️
  2. ✂️

139Q835640 | Administração Geral, Gestão Estratégica, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

Quanto aos modernos sistemas de gestão de recursos humanos, julgue o item a seguir.

Lideranças diretivas têm por base a prestação de orientação estruturada das atividades de seus liderados, enquanto as lideranças apoiadoras são mais direcionadas a oferecer apoio socioemocional.
  1. ✂️
  2. ✂️

140Q835771 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Prefeitura de Palhoça SC Assistente Administrativo, IESES, 2021

São atributos da função administrativa de organizar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.