Questões de Concursos Gestão da Aprendizagem

Resolva questões de Gestão da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q867977 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Na elaboração de propostas pedagógicas para sua turma de educação infantil, Gisele faz questão de inserir atividades que envolvem sensibilidade, criatividade, ludicidade e liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais. Fazendo assim, a professora está respeitando os princípios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1006635 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2022

Qualidade é um conceito construído continuamente. Um conceito potente, assim, ao ser construído e reconstruído atende a necessidade de cada escola instituindo a autonomia de conduzir a escolha das metodologias à qualidade da educação. Sobre esta temática, analise as afirmativas abaixo.
I. A escola necessita ter um processo pedagógico compartilhado entre os professores para levar os estudantes à aprendizagem.
II. A escola necessita ter uma estratégia para envolver as famílias e permitir sua participação no projeto político pedagógico.
III. Existe um modelo único para a escola de qualidade.
IV. Não existe um modelo único para a escola de qualidade.

Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1006636 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2022

Os indicadores de qualidade são instrumentos para mensurar o desempenho de uma instituição. São recomendados aos gestores para utilizarem na identificação dos pontos que devem ser tratados versando pela melhoria das intervenções educativas almejando a qualidade. Na publicação “Indicadores da Qualidade na Educação” (2004, p. 05) encontramos a definição da palavra “Indicadores”.
Leia abaixo, a definição da palavra “Indicadores”.
Indicadores são ______________ que revelam aspectos de determinada realidade e que podem _____________ algo. (...) A variação dos indicadores nos possibilita constatar ________ (...). Aqui, os indicadores apresentam a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade: as dimensões.
[“Indicadores da Qualidade na Educação”, publicação de 2004, na página 05. Disponível em: ce_indqua.pdf (mec.gov.br)]
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q907292 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

A cognição pode ser definida como os processos conscientes e inconscientes pelos quais o conhecimento é acumulado. Considerando-se isso, dentre os tipos de processos cognitivos que incluem habilidades cognitivas figuram:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q893924 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Estabelecer uma boa relação entre professor e aluno é fundamental para a construção do conhecimento de qualquer estudante, não importa a idade ou o nível de formação. Considerando que o processo de aprendizagem é uma dinâmica que exige o engajamento de todas as partes envolvidas, para compartilhamento de experiências e informações, NÃO se trata de uma boa relação entre professor e aluno, quando o professor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q892835 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Considerando a importância das medidas de primeiros socorros e segurança no ambiente escolar, qual a atitude adequada a ser tomada por um profissional, diante de um aluno que sofreu uma queda e aparenta estar consciente, porém queixa-se de dores no braço?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q909390 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Vygotsky (1997) afirma que há um percurso no desenvolvimento infantil que é definido pelo processo de maturação pertencente à filogênese, mas somente o aprendizado é que irá possibilitar o desenvolvimento dos processos superiores na ontogênese. Portanto, o desenvolvimento cultural não acontece da mesma forma, já que na criança com desenvolvimento típico, ele tende a se desenvolver em paralelo ao natural e na criança com deficiência, há necessidade de aparatos culturais diferentes para a apropriação da cultura.

Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1011529 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à andragogia, julgue o item a seguir.

O contrato de aprendizagem desenvolvido no contexto da andragogia tem o objetivo de estabelecer, de forma colaborativa entre educador e educando, seus objetivos, suas responsabilidades e os critérios de avaliação da aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q954697 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Atendente de Creche, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental requer atenção para garantir a integração e a continuidade dos processos de aprendizagem das crianças.
Sobre essa transição, analisar os itens.
I. É necessário um equilíbrio entre as mudanças introduzidas e a continuidade das aprendizagens.
II. A nova etapa precisa ser construída com base no que os educandos não sabem e não são capazes de fazer, pois precisam perceber que têm muito a aprender.
III. É necessário estabelecer estratégias de acolhimento e de adaptação para as crianças.
Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q909677 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Educação Física, Prefeitura de Indiara GO, Itame, 2024

Tomando como referência a explicação de José Carlos Libânio (2013, p. 135), a “atividade cognoscitiva do aluno por meio de tarefas concretas e práticas, cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimentos, habilidades e hábitos sob direção do professor” denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q996722 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025

O profissional que compreende a importância da comunicação estuda estratégias para receber transmitir informações com clareza e consegue ser mais assertivo nas intervenções educativas presenciais ou remotas. O profissional que governa a comunicação pedagógica, deve agregar um conjunto de habilidades que favoreçam o bom desempenho em relação às ações efetivas nas áreas do conhecimento. O domínio do saber comunicar-se traz muitas vantagens para auxiliar o profissional a desenvolver um processo de ensino melhor e/ou a construção da proposta de trabalho mais objetiva, clara e assertiva. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo que caracterizam as vantagens do domínio da comunicação pedagógica e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Clareza no conteúdo transmitiddo e bom senso. ( ) Fluência mitigada no ambiente profissional. ( ) Dinamismo e uso adequado dos recursos expressivos. ( ) Possibilidades diversificadas de comunicação e de aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.