Questões de Concursos Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais

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101Q377166 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Ministerial, MPE AP, FCC

A tecnologia gerencial que é a mais difundida para revisar processos por meio de análise interna e externa, objetivando estabelecer melhorias em um processo ou área de trabalho é chamada por:

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102Q377708 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Judiciário, TRE PI, CESPE CEBRASPE

Em relação às políticas públicas e ao processo de comunicação, assinale a opção correta.
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103Q375513 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

A respeito de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.

Um dos princípios do método desenvolvido por William E. Deming, um dos principais teóricos da administração da qualidade, é a criação de slogans, exortações e metas nos quais se peça aos empregados “zero defeito”. Segundo esse teórico, a adoção desse método eliminaria a ocorrência de defeitos desde o início do ciclo produtivo.

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104Q377988 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Judiciário, Superior Tribunal Militar, CESPE CEBRASPE, 2018

Os atendimentos de um órgão da administração pública são realizados preferencialmente por canais eletrônicos e os atendimentos presenciais devem ser agendados exclusivamente pelo sítio eletrônico. Os cidadãos que se dirigem diretamente ao órgão sem terem feito o agendamento não são atendidos e são orientados quanto ao procedimento automatizado.

Nessa situação hipotética,

cidadãos que nasceram em um mundo conectado em rede podem identificar eficiência nos formatos de atendimento eletrônico.
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105Q377784 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Uma organização pública pretende implementar uma técnica de gestão de resultados, mas sabe que, para tal, é necessário um planejamento prévio. Essa organização apresenta como sua finalidade ?assegurar acesso à justiça aos cidadãos, com independência, ética e eficiência, visando à paz social?.

A declaração acima descreve, para a organização, como é operacionalizado o conceito de:

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106Q377748 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista de Controle Externo, TCE CE, FCC

Sobre a adoção e a trajetória das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no setor público brasileiro, é correto afirmar:
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107Q377554 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos mecanismos governamentais para preservação da priorização do interesse público na gestão pública brasileira, julgue os itens que se seguem. Uma das formas de mensuração da qualidade na administração pública, a qualidade do marco regulatório representa a capacidade de um governo propor e gerenciar políticas públicas que reflitam o interesse público.
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108Q377589 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca das estruturas organizacionais e sua aplicação à administração pública, julgue os itens que se seguem. Nas organizações com estruturas fortemente descentralizadas, embora haja distanciamento dos gestores na tomada de decisão, é evidente a redução tanto de custos operacionais quanto da duplicidade de esforços.
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109Q378001 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Assistente Administrativo, Câmara de Maringá PR, AOCP, 2017

Dentre os princípios pertinentes ao serviço público, o princípio da generalidade significa que
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110Q376542 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Técnico Judiciário, TRT 15a, FCC

Durante a execução de uma missão:
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111Q377697 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Técnico Administrativo, Secretaria do Patrimônio da União, CESPE CEBRASPE

De acordo com a legislação vigente no âmbito das entidades e dos órgãos do Poder Executivo, julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas na administração pública federal. No plano de capacitação, os órgãos e as entidades devem prever ações para habilitação do servidor que exercerá cargos de direção e assessoramento, e devem, ainda, promover, elaborar e executar tais ações.
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112Q376707 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

A partir dos anos 80 do século passado, com a quebra dos principais paradigmas pertinentes à gestão pública, temas que anteriormente eram discutidos e aplicados apenas no contexto das organizações privadas passaram a fazer parte do vocabulário da administração pública, dando início à gestão pública moderna. Quanto à gestão pública moderna e à estrutura da administração pública brasileira, julgue os itens a seguir.

O Estado brasileiro não pode ficar indiferente à evolução dos usuários que desejam, além de serviços mais corteses e soluções gerais válidas para todos, serviços adaptados aos seus problemas.

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113Q375685 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Acerca do ciclo de gestão das políticas públicas na história recente do país, é correto afirmar que:

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114Q376979 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

A respeito de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.

O economista Vilfredo Pareto criou um princípio que, originalmente, se aplicava à análise da distribuição de renda e que, posteriormente, foi adaptado à realidade da administração da qualidade, tornando-se uma ferramenta para a escola de gestão. Esse princípio, denominado de princípio de Pareto, pode ser empregado para definir prioridades na correção de problemas e (ou) defeitos, permitindo ao administrador perceber que, em geral, 20% das causas ocasionam 80% dos efeitos.

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115Q377310 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Técnico em Recursos Humanos, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

Os gestores públicos devem, simultaneamente, atuar de acordo com o interesse comum e buscar resultados continuamente. Há, além disso, um controle democrático, que não existe de maneira similar na gestão de organizações privadas, o que assegura ao cidadão, ao menos teoricamente, participação nas decisões do setor público.

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116Q376896 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Empregados de um centro de processamento de dados considerado de padrão excelente estavam extremamente felizes por terem conseguido disponibilizar, em 4 dias úteis, empréstimos a funcionários de determinado órgão do governo. Todavia, em pesquisa de controle de qualidade, descobriu-se que a clientela não estava satisfeita. O período entre o pedido do empréstimo e a resposta não estava condizente com sua expectativa. Esperavase atendimento em período igual ou inferior ao até então estipulado pelo centro. Percebeu-se, então, que é necessário saber se o que se considera bons serviços está alinhado com o que realmente esperam os usuários.

A situação apresentada no texto acima é um exemplo de paradigma

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117Q376368 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Técnico Judiciário, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Acerca da excelência nos serviços públicos, paradigma do cliente na gestão pública e gestão estratégica, julgue os itens subsecutivos.

O modelo de excelência em gestão pública (MEGP) é similar ao modelo adotado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Todavia, o que, neste, é denominado critério cliente, naquele é substituído pelo critério cidadão.

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118Q378022 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca das estruturas organizacionais e sua aplicação à administração pública, julgue os itens que se seguem. A departamentalização por processos propicia otimizar o arranjo físico e o uso de recursos, embora se caracterize por baixa flexibilidade para mudanças organizacionais.
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119Q376666 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista, MPE RO, FUNCAB

O chamado Modelo de Excelência em Gestão Pública deve estar alicerçado em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea e condicionado aos princípios constitucionais da Administração Pública. Orientado por esses princípios constitucionais, integra a base de sustentação desse modelo:

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120Q377954 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à gestão nas organizações da administração pública brasileira, julgue os próximos itens. O controle nos órgãos da administração pública pode ser exercido em nível estratégico — a exemplo de controles do nível de satisfação dos usuários —, e também em nível tático — a exemplo do uso de controles do número de atendimentos mensais.
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