Questões de Concursos Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais

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121Q377929 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à gestão de políticas públicas intersetoriais, julgue os itens que se seguem. A fim de atender demandas sociais, a intersetorialidade requer capacidade de negociação e intermediação de conflitos para a resolução de um problema coletivo.
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122Q376828 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Atividades Técnicas de Suporte, Ministério das Comunicações, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de estrutura e de estratégia organizacional na administração pública. A obtenção de colaboradores com alto grau de especialização é uma vantagem advinda da adoção de uma estrutura funcional por uma organização pública.
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123Q375941 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Administrador, MJ, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir.

A gestão da qualidade nas organizações implica mudanças culturais, estratégicas e técnicas importantes na organização, independentemente da participação ativa de seus colaboradores e dos gestores envolvidos.

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124Q377534 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Tecnólogo em Gestão Pública, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de avaliações de políticas públicas e programas governamentais, julgue os itens seguintes. Compete à atividade de avaliação a mensuração objetiva de resultados das políticas públicas e dos programas governamentais, não cabendo julgamento sobre o valor das intervenções governamentais.
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125Q377945 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Judiciário, TRE PA, IADES

De acordo com a disciplina do gerencialismo na Administração Pública, existem, na visão de Abrucio (1997), três teorias principais que explicariam o modelo gerencial. Assinale a alternativa que apresenta a teoria cuja introdução da perspectiva da qualidade surgiu, paralelamente, ao momento em que a Administração Pública voltava as próprias atenções aos clientes/consumidores.
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126Q377453 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão pública, julgue os itens que se seguem.

Pautado nas dimensões de cidadania e participação, o modelo de excelência em gestão pública tem como fundamento a gestão social, não sendo comparado com padrões internacionais de qualidade em gestão.

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127Q377553 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Técnico Administrativo, CFO DF, Instituto Quadrix, 2017

Com relação a planejamento estratégico e à excelência nos serviços públicos, julgue os itens subsequentes. A liderança e a constância de propósitos são princípios constitucionais que fundamentam o modelo de excelência na gestão pública.
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128Q376797 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista em CampT Pleno 2, MCT, CESPE CEBRASPE

Acerca da excelência nos serviços públicos, da administração de pessoal, da gerência de recursos humanos e da gestão estratégica, julgue os itens seguintes.

O termo commodification relaciona a criação e a adoção de políticas e serviços públicos que têm como base parâmetros de mercado.

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129Q378153 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Técnico Administrativo, Secretaria do Patrimônio da União, CESPE CEBRASPE

De acordo com a legislação vigente no âmbito das entidades e dos órgãos do Poder Executivo, julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas na administração pública federal. Além do cumprimento das metas individuais, os servidores devem ser avaliados a partir dos seguintes fatores: produtividade no trabalho; conhecimento de métodos e técnicas; trabalho em equipe; comprometimento com o trabalho; e cumprimento de normas e procedimentos de conduta no cargo.
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130Q377480 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Judiciário, TRE CE, FCC

Na flexibilização da gestão pública intentada nas últimas décadas percebeu-se nitidamente a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia, em que na primeira estabelece-se a racionalidade técnica ou plena, decidindo-se pelo melhor plano, enquanto na segunda são ponderadas as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a formular-se cenários que permitam a flexibilidade necessária às eventuais alterações nos programas governamentais. Assim, a descentralização administrativa com grande delegação de autoridade, tendo por princípio estar mais próximo do consumidor do serviço público e ser mais fiscalizado pela população, gerar competição entre as organizações do setor público, com a extensão no fornecimento de serviços públicos entre o setor público, privado e voluntário, numa estrutura de pluralismo institucional, caracterizam na gestão pública o

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131Q377004 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Técnico em Recursos Humanos, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

A administração pública no Brasil vem desenvolvendo práticas gerenciais que permitem mais modernização administrativa nas organizações que a compõem. Pretende-se alcançar um nível de excelência que tenha no cliente, e, mais ainda, no cidadão, o seu principal referencial. Incrementar o processo organizacional no setor público é, porém, um grande desafio, especialmente para países subdesenvolvidos ou em fase de desenvolvimento. Voltar nossa atenção para esse processo de modernização exige uma compreensão integrada da cultura organizacional do setor público e de tudo aquilo que possa influenciar o caminho da melhoria do atendimento ao cidadão e da evolução da máquina administrativa. Nesse contexto, tendo em vista aspectos da administração pública, julgue os itens que se seguem.

A reengenharia é um modelo de gestão que pode ser útil no processo de modernização da gestão pública, pois possibilita, por processo paulatino e contínuo, um repensar dos processos organizacionais.

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132Q377684 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao gerenciamento de processos de negócio, no contexto da administração pública, julgue os próximos itens. A quebra dos silos e feudos funcionais da gestão corporativa presentes nas estruturas burocráticas das organizações governamentais é uma das consequências diretas da aplicação de práticas e tecnologias de apoio ao gerenciamento de processos de negócio.
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133Q375707 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista do Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

O governo, composto por seus poderes, buscará zelar sempre pelo bom funcionamento da gestão pública, por isso:

I. Analisará na ordem, prescrita em lei, que o poder Executivo criará os fundamentos da gestão do poder Legislativo.

II. Deve haver, em caso de emergência, intervenção empresa privada contratada para avaliar os resultados e as formas de atuação do servidor público.

III. Deve confrontar desempenhos, ou seja, comparar sua atuação com a atuação que o órgão deseja ter.

IV. Deve haver sempre, por parte da gestão pública aperfeiçoamento das ações internas, ou seja, melhorar a cada dia sua atuação com o servidor público.

Sobre isso, marque a opção correta.

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134Q378347 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Em relação ao fortalecimento do governo eletrônico e à adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs na Administração pública brasileira, é correto afirmar:
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135Q376054 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Administrador, MJ, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir.

A qualidade da gestão pública deve ser orientada para o cidadão e estar alicerçada em um modelo de gestão pública singular que incorpora a dimensão técnica desvencilhada do aspecto social.

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136Q376606 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

A incorporação do paradigma do cidadão como cliente na gestão pública depende

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137Q376998 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito aos estudos da gestão contemporânea, julgue os itens a seguir.

Programas de qualidade no serviço público priorizam usualmente a estruturação e reestruturação organizacional em detrimento da mudança cultural e da melhoria de processos de trabalho e de fluxos de informações.

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138Q375743 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Técnico Administrativo, MI, CESPE CEBRASPE

Considerando a excelência nos serviços públicos, julgue os itens que se seguem.

A garantia de atendimento impessoal e padronizado a todos os cidadãos é pressuposto central de excelência no serviço público.

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139Q376523 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista em Transportes, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à estrutura e estratégia organizacional na administração pública, julgue os seguintes itens. A organização pública que busque adotar uma estrutura organizacional para dar maior segurança aos componentes da equipe, ao término da atividade em que está alocada, deve adotar a estrutura por projetos.
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140Q375878 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca da administração pública, julgue os itens seguintes.

A busca da excelência, considerada, no setor privado, uma prerrogativa para sobrevivência em um contexto competitivo, nos serviços públicos não se aplica, pois o cliente não tem a possibilidade de escolher outros fornecedores de serviços públicos.

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