Questões de Concursos Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais

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141Q377961 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Judiciário, TRT 14a, FCC

O sistema de gestão de excelência adotado no Modelo Referencial da Gestão Pública, integrante do Instrumento para Avaliação da Gestão Pública do Programa Gespública do Governo Federal, é baseado no
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142Q375973 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Administrador, Metrô DF, IADES

No que se refere a processos administrativos na Administração Pública, assinale a alternativa correta.
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143Q377793 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

As redes organizacionais envolvem a agregação de múltiplos atores e interação para compartilhamento de ideias e recursos de forma ágil e eficiente. O Estado-rede combina vários princípios da atuação Administrativa, incluindo:

I. Subsidiariedade: o Estado deve ser substituído pela sociedade quando sua atuação não seja essencial.

II. Flexibilidade: estrutura administrativa flexível para adaptação às mutações internas e externas.

III. Centralização: existência de um canal exclusivo de comunicação, com vistas a evitar a dispersão de esforços.

Está correto o que se afirma APENAS em

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144Q375487 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios e fundamentos da gestão da qualidade e sua aplicação na esfera pública, julgue os itens subsecutivos.

O modelo de excelência da gestão é um excelente mecanismo de auxílio ao controle da qualidade da gestão na instituição, visto que seu ponto focal são os resultados alcançados pela instituição em detrimento dos aspectos de aplicação.

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145Q376010 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista em Geociências, CPRM, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão da qualidade e aos modelos de excelência gerencial (MEG) e ao PDCA (plan, do, check, act), julgue os seguintes itens.

O MEG é operacionalizado de acordo com o conceito de aprendizado segundo o ciclo do PDCA.

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146Q378334 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca da administração pública contemporânea, julgue os itens subsecutivos. Em relação ao aspecto organizacional, enquanto na administração privada há risco para o gestor em caso de insucesso no emprego de capital, na administração pública esse risco não é assumido pelos gerentes.
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147Q375525 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista em Geociências, CPRM, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão da qualidade e aos modelos de excelência gerencial (MEG) e ao PDCA (plan, do, check, act), julgue os seguintes itens.

A avaliação da satisfação de usuários de serviços públicos é a etapa inicial da avaliação continuada realizada por meio do instrumento padrão de pesquisa de satisfação (IPPS).

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148Q377198 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Judiciário, TRE ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere à administração pública, julgue os itens a seguir.

O paradigma do cliente na gestão pública se fundamenta na visão do cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos serviços da administração pública. Porém, não importa se as suas necessidades estão sendo atendidas e sim, se há eficácia dos serviços.

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149Q375976 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Técnico Administrativo, MI, CESPE CEBRASPE

Considerando a excelência nos serviços públicos, julgue os itens que se seguem.

A excelência no serviço público implica o direcionamento das ações públicas para atender e regular continuamente as necessidades dos cidadãos e da sociedade.

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150Q376913 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Técnico I, Ministério da Ciência, CESPE CEBRASPE

Com relação à qualidade no serviço público, julgue os itens subsecutivos.

Um servidor não deve considerar, na avaliação do trabalho que desempenha, a opinião pública a respeito do órgão em que serve, devendo embasar sua avaliação de desempenho em indicadores concretos, formais, validados no processo de trabalho e vinculados às leis e aos princípios da administração pública.

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151Q377694 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Assistente Administrativo, IFNMG MG

Analise as seguintes afirmativas sobre movimentação e controle de materiais na administração pública.

I. É de competência do responsável pelo almoxarifado da unidade promover os cortes necessários nos pedidos de fornecimento, para adequar o consumo à disponibilidade orçamentária dos órgãos requisitantes e para evitar ruptura de estoque.

II. A movimentação de material entre o almoxarifado e outro depósito ou unidade requisitante deverá ser precedida sempre de registro no competente instrumento de controle (ficha de prateleira, ficha de estoque, listagens processadas em computador) à vista de guia de transferência, nota de requisição ou de outros documentos de descarga.

III. O número de registro patrimonial deverá ser aposto ao material, mediante gravação, fixação de plaqueta ou etiqueta apropriada, sendo que, para o material bibliográfico, o número de registro patrimonial poderá ser aposto mediante carimbo.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão corretas as afirmativas:

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152Q377754 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão de projetos, à gestão de processos e à gestão da qualidade, julgue os itens seguintes. Na administração pública, em se tratando de projetos de longo prazo, a delimitação dos prazos deve ser excluída por dificultar a execução das atividades propostas no planejamento previamente delineado.
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153Q378090 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Judiciário, Superior Tribunal Militar, CESPE CEBRASPE, 2018

Os novos servidores de determinado órgão da administração pública se relacionam facilmente com o público externo por meio de fóruns de comunidades online, emails, blogs e chats. No entanto, servidores com mais tempo de serviço ignoram essas ferramentas de comunicação, ressaltando a importância do atendimento presencial.

Tendo em vista que, em situações como a do caso hipotético anteriormente descrito, comportamentos distintos podem trazer como consequência a formação de dois grupos em um mesmo ambiente de trabalho, julgue os itens a seguir, relativos ao referido caso e a aspectos diversos a ele relacionados.

O hábito de utilizar as novas tecnologias de comunicação é típico do comportamento de uma nova geração de servidores públicos, mas dificulta o acesso dos usuários às ferramentas que permitem opinar sobre a qualidade dos serviços prestados pelo órgão.
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154Q377086 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à excelência nos serviços públicos, julgue os itens de 60 a 65.

Os fundamentos do modelo de excelência gerencial em gestão pública são inovação, aprendizado organizacional e gestão participativa.

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155Q376485 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais

Quanto à administração pública e à reforma do Estado contemporâneo, julgue os itens seguintes. O moral hazard (risco moral) fica evidenciado em políticas públicas quando determinadas características e condições do programa/política pública incentivam o indivíduo a racionalmente adotar padrões de comportamento que geram custos sociais elevados.
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156Q376660 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Administrativo Prova 2, ANEEL, ESAF

"Quem não mede, não gerencia". Essa é uma afirmação muito conhecida e ligada à gestão pela qualidade. Para a gestão pública, impregnada de valores e práticas burocráticas, é um desafio a transformação para uma gestão que opere pro-ativamente, valendo-se, para isso, da medição e melhoria contínuas. No centro desse modo de gerenciar está o indicador. Assinale a assertiva que define indicador de desempenho.

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157Q378326 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Dentre as metodologias de gestão no setor público brasileiro, o GESPUBLICA apresenta um conjunto de proposições a respeito da gestão de resultados. O desempenho da organização é explicitado no modelo por meio de resultados que refletem o atendimento às necessidades das partes interessadas da organização.

Nesse caso, o desempenho é explicitado em função das partes interessadas, dentre as quais NÃO estão previstos os:

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158Q378095 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Técnico em Assuntos Educacionais, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão de projetos, à gestão de processos e à gestão da qualidade, julgue os itens seguintes. Na administração pública, a qualidade está relacionada à eficiência dos serviços prestados.
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159Q376652 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Com referência aos conceitos e situações aplicáveis à administração pública, bem como à experiência e à legislação brasileira nesse setor, julgue os itens de 191 a 205.

A administração, quando voltada para o interesse dos usuários de seus serviços, deve buscar sempre alcançar a eficiência e, ao priorizá-la, deverá atender a demanda por seus produtos e serviços, ainda que os custos incorridos possam superar os benefícios proporcionados.

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160Q377584 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Considerando aspectos diversos relacionados à administração pública, julgue os itens de 187 a 190. As agências reguladoras constituem instrumento de intervenção estatal direta no domínio econômico, uma vez que impõem comportamentos definidos pela autoridade do Estado.
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