Questões de Concursos Gestão de Competências

Resolva questões de Gestão de Competências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q915609 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue os itens a seguir, relativos à função de direção, à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial.

As competências gerenciais são divididas em três categorias: conhecimento, habilidades e atitudes.

  1. ✂️
  2. ✂️

102Q915611 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação aos processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.

A descrição de competências deve ser pautada por cuidados metodológicos, os quais devem envolver o uso de verbos, a indicação de critérios e condições e a presença de obviedades para tornar a competência mais clara em termos de redação.

  1. ✂️
  2. ✂️

103Q915612 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação aos processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.

A articulação das competências individuais e organizacionais é possível, de modo teórico e prático, a partir das validações das competências em relação à formulação estratégica das organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q915613 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as variáveis típicas do comportamento humano nas organizações, julgue os itens a seguir.

Para que haja comprometimento e desempenho no trabalho, a inclusão de novos servidores públicos ocorrerá mediante a internalização dos valores organizacionais e o alinhamento desses valores com os valores individuais. 

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q915610 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação aos processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.

O desenvolvimento das competências dos servidores públicos deve ser amparado por atividades de mapeamento das necessidades de capacitação, que fundamentam a construção de ações para que as lacunas de capacitação sejam minoradas ao longo do tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q1016327 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialidade Psicologia, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de aspectos relativos ao comportamento humano no trabalho, à educação corporativa e ao treinamento e ao desenvolvimento de pessoal, julgue o item subsequente.

O treinamento focado em competências apresenta similaridades em relação ao levantamento de necessidades de treinamento, já que se baseia na lacuna entre as competências disponíveis e existentes e as competências necessárias à organização, à unidade organizacional ou ao trabalho do indivíduo.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q1026073 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Policial Penal, SEJUS PI, NUCEPE, 2024

A gestão por competências é um modelo gerencial que se desenvolveu nos anos recentes juntamente com os modelos pós-burocráticos de gestão. Atualmente, “O conceito de competência pode ser entendido como sendo o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessários ao desempenho das funções que as pessoas exercem, visando ao alcance dos objetivos da instituição. Essa definição foi proposta primeiramente por McClelland, em 1973, posteriormente por Fleury e Fleury, em 2001, e procura incorporar aspectos cognitivos, técnicos, sociais e afetivos relacionados ao trabalho.

(DURAND, 1998).” (ENAP. Gestão por competências: módulo 02: conceitos, definições e tipologias de competências. Brasília, 2019. Disponível em https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/6493/2/M%C3%B3dulo%202%20- %20Conceitos%2C%20defini%C3%A7%C3%B5es%20e%20tipologias%20de%20compet%C3%AAncias.pdf. Acesso em: 20/03/2024).

Para reflexão sobre a questão, leia as afirmativas a seguir.

I. A gestão por competências é uma política de estímulo basicamente focada no engajamento do funcionário no ambiente de trabalho, visando a sua satisfação pessoal e não se relacionando com políticas de resultado.
II. Metodologia aplicada para melhorar a gestão de pessoas, utilizada na iniciativa privada e em diversas instituições públicas, busca alinhar os objetivos das instituições às necessidades de desempenho das equipes, fornecendo indicadores para o desenvolvimento dos servidores, melhor lotação e promoção.
III. A gestão por competências abrange diferentes níveis da organização, envolvendo aspectos individual, gerencial, grupal e organizacional. No nível organizacional deve estar alinhada com a estratégia de negócio e as competências essenciais da organização, fornecendo os elementos para sustentar a vantagem competitiva.
IV. Aplica-se a melhoria da gestão de pessoas na organização, podendo auxiliar no alinhamento das ações de trabalho com os objetivos da organização e com o desenvolvimento funcional do servidor.

Considerando o que melhor retrata o uso da gestão por competência, escolha a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q906157 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Indicadores de sustentabilidade são uma ferramenta criada com o objetivo de medir a sustentabilidade das estratégias de uma empresa nos níveis social, ambiental e institucional. Os indicadores de sustentabilidade da Organização Internacional de Padronização (ISO) foram estabelecidos dentro das normas de adesão voluntária, as quais foram projetadas para ajudar as organizações a operar com sustentabilidade, a aderir às regulamentações ambientais e a melhorar continuamente os processos. Para estabelecer diretrizes para a avaliação do desempenho ambiental do sistema gerencial, a NBR ISO 14031 usa três tipos de indicadores: os indicadores de desempenho da gestão (IDG), os indicadores de desempenho operacional (IDO) e os indicadores de condição ambiental (ICA). Os indicadores de desempenho da gestão (IDG) subdividem-se em quatro: os relacionados a políticas e programas de gestão; os relacionados à conformidade; os relacionados ao desempenho financeiro; e os relacionados às relações com a comunidade.
Associe os diferentes indicadores aos seus respectivos tipos, apresentados a seguir:

I - Indicador de desempenho da gestão relacionado à conformidade.
II - Indicador de desempenho operacional.
III - Indicador de condição ambiental.

P - Número de empregados que participam de programas ambientais.
Q - Quantidade consumida de óleo combustível por unidade de produto.
R - Concentração de ozônio troposférico existente no ar local.
S - Número de auditorias realizadas sobre as planeadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1049113 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administração Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2020

No Brasil, a evolução da gestão de pessoas também acompanhou o seu desenvolvimento socioeconômico. Dutra e Miroski(2007) marcam o seu surgimento na década de 1930. Antes dessa época, a economia prevalecente era agrícola, com predominância de mão de obra desqualificada. Consideram que esta área vem evoluindo de acordo com os fatos políticos,econômicos e sociais de cada época. Analise as afirmativas abaixo e dê valores de verdadeiro (V) ou (F) para as características socioeconômicas e a ênfase da área de gestão de pessoas de 1990 até os dias atuais.


( ) Recessão, Desemprego, Redução de salários, Falências, Reengenharia.

( ) Dissolução do movimento trabalhista, Controle político e econômico da classe trabalhista.

( ) Terceirização, Processos tecnológicos, Globalização, Permanece ou perdura a Administração de Recursos Humanos.

( ) Demanda por gerentes, Melhor remuneração e renda.

( ) Mudança da nomenclatura recursos humanos para gestão de pessoas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1052341 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A gestão por competência é uma estratégia de acompanhamento da equipe que visa desenvolver os colaboradores. O objetivo é melhorar o desempenho individual e coletivo e maximizar o potencial da organização. Trata-se de uma ferramenta de gestão de capital humano que pode ser utilizada por empresas de qualquer porte ou segmento. Quais os componentes fundamentais em que as competências representam combinações sinérgicas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q1044071 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administração e Governança, DATAPREV, FGV, 2024

A avaliação de desempenho abrange tanto as atividades realizadas pelo colaborador quanto as competências que ele traz para a empresa, desempenhando um papel crucial no sucesso organizacional.
Assinale a opção que apresenta o indicador da avaliação de desempenho baseada em competências.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1030715 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialista em Banco de Dados, TCE RR, FGV, 2025

A Gestão por Competências fomenta análises abrangentes que engajam todos os níveis da organização, com o objetivo de alcançar produtividade e efetividade de maneira sustentável.
Assinale a opção que apresenta um indicador associado à competência “Autodesenvolvimento”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1046333 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Professor, Prefeitura de Faxinal do Soturno RS, FUNDATEC, 2023

Conforme disposto no Plano de Carreira do Magistério do Município de Faxinal do Soturno, a promoção é a passagem do profissional da educação de uma determinada classe para a classe imediatamente superior e obedecerá ao critério de tempo de exercício mínimo na classe e ao merecimento. O merecimento para promoção à classe seguinte será avaliado de acordo com os seguintes critérios, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1047128 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Uma empresa do setor de tecnologia, enfrenta dificuldades na retenção e alocação de talentos em função da falta de um mapeamento estruturado de competências. Com o objetivo de resolver isso, o RH da empresa dá início a um plano de capacitação alinhado aos objetivos estratégicos da empresa. Conforme as melhores práticas, o mapeamento de competências deve estar fundamentado em alguns pilares. Esse alinhamento pode evitar a seleção adversa de investimentos e otimizar a identificação e condução de processos de capacitação. Ao utilizar esses pilares para estruturar a capacitação do capital humano, a empresa pode fortalecer sua cultura organizacional, otimizar talentos e aumentar sua competitividade no mercado.
Assim, no contexto da gestão por competências, a empresa precisa levar em consideração os fatores estratégicos na escolha da metodologia de mapeamento de competências. No entanto, independentemente do método escolhido, é essencial que o processo considere a(o) ____________, a(os) ____________ e a(s)/o(s) ______________ como elementos centrais para garantir a efetividade da capacitação.
Qual opção abaixo preenche corretamente as lacunas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q1053965 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O tema “Competência e Liderança” ganhou notabilidade na década de 1980, em um contexto de alto desemprego e busca crescente de competitividade. A noção de competência envolve a capacidade de combinar recursos incorporados à pessoa e recursos presentes no meio. Na linha mais preocupada com resultados efetivos da competência, destaca-se a concepção de este conceito abranger características subjacentes ao indivíduo que o levem a resultados efetivos e/ou a uma performance superior no trabalho. Na referida linha, a literatura destaca 21 competências de Boyatzis, que estão dimensionadas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1017950 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à gestão de desempenho e à gestão por competências, julgue o item seguinte.

Em um processo de gestão de desempenho, os conhecimentos e as habilidades técnico-operacionais não são suficientes para o alcance dos resultados esperados.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q1047127 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Em um processo de mapeamento de competências em uma organização pública, em sua fase inicial, a equipe responsável decidiu analisar documentos como, por exemplo, o regimento interno, os mapas estratégicos e os objetivos organizacionais previstos. O principal objetivo dessa fase inicial é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q907165 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Psicólogo, CELESC, ACAFE, 2024

Dadas as transformações no mundo do trabalho, as carreiras na contemporaneidade têm exigido uma nova compreensão e abordagem que transcenda os modelos tradicionais de emprego fixo e progressão linear.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes afirmações sobre as características e a gestão das carreiras contemporâneas, e assinale a opção CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1056585 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Auxiliar Administrativo, CORE PE, CONSULPLAN, 2023

As competências são ações que podem mudar os rumos da empresa, levando-a a novos desafios, agregando valor financeiro, além de gerar valor profissional e social ao empregado sobre sua postura profissional e ética. Tendo em vista que as competências são divididas em três categorias dentre os aspectos de treinamento e desenvolvimento, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Competências conceituais.
2. Competências técnicas.
3. Competências comportamentais.
( ) O treinamento ajuda a melhorar as aptidões e a desenvoltura, habilitando os empregados para manejo de máquinas, equipamentos e ferramentas, efetivação e operação de tarefas.
( ) O treinamento tem por objetivo modificar as atitudes negativas e transformá-las em positivas, beneficiando treinando e organização.
( ) O treinamento serve para elevar o nível de abstração, para que sejam desenvolvidas ideias e conceitos, a fim de ajudar os colaboradores a pensarem em termos estratégicos e globais.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q1053966 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Uma importante contribuição à gestão por competência é dada por Moscovici, que afirma que ela pode ser analisada sob o prisma da competência técnica e da competência interpessoal, que são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Sobre a competência interpessoal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A percepção e a habilidade são componentes de relevância capital para a competência interpessoal.
( ) As dimensões “saber”, “saber fazer” e “saber agir” são interrelacionadas e podem, inclusive, se confundir no contexto organizacional.
( ) O desenvolvimento de competências agrega valor às pessoas, embora não traga benefícios à organização por condicioná-la aos desejos das pessoas.
( ) O “saber agir” refere-se a habilidades ancoradas no desenvolvimento de práticas e na consciência da ação tomada, o que visa emprego adequado de conhecimentos e atitudes.
( ) A percepção consiste em uma visão acurada da situação interpessoal, enquanto a habilidade engloba, dentre outros aspectos, flexibilidade perceptiva e comportamental.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.