Questões de Concursos Gestão de Competências

Resolva questões de Gestão de Competências comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q1056582 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Auxiliar Administrativo, CORE PE, CONSULPLAN, 2023

Habilidade para lidar com as pessoas; disposição para enfrentar desafios; espírito de equipe – são competências necessárias para os novos líderes que fazem com que as organizações sofram mudanças. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A competência essencial dos líderes é saber delegar, sem a necessidade específica de ter um bom trato com a equipe.
( ) A competência “gestão de pessoas” marca o fim da liderança autoritária e o início de uma atenção voltada para o capital humano.
( ) As competências dos líderes atuais são adquiridas somente em sala de aula.
( ) Uma competência só se desenvolve quando é exigida rotineiramente, ou seja, vivenciada com frequência.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q1074644 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administração, INSS, FUNRIO

Segundo Hitt, Ireland e Hoskisson (2002, p. 114) existem dois instrumentos que possibilitam à empresa que identifique e desenvolva competências essenciais. O primeiro dele é constituído dos quatro critérios específicos que as empresas usam para determinar quais de seus recursos e capacidades são competências essenciais. O segundo instrumento é a análise da cadeia de valor.
No que se refere aos quatro critérios específicos que as empresas usam para determinar quais recursos e capacidades são competências essenciais, citam-se: capacidades valiosas, capacidades raras, capacidades de imitação dispendiosa e capacidades insubstituíveis.

Qual das alternativas abaixo indica a competência definida como CAPACIDADE VALIOSA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1030119 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Psicologia, MPU, FGV, 2025

Luciano é colaborador da empresa Caminhando Juntos e, em processo de gestão de desempenho, seu superior considerou que ele precisa desenvolver hard skills, e indicar processos formadores para isso.
Um exemplo de hard skill é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1025780 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administração, SEDF, Quadrix, 2022

No que se refere aos objetivos de gestão de pessoas, às técnicas de seleção, à descrição de cargos, à capacitação e à gestão de desempenho, julgue o item.

Os modelos de gestão de desempenho utilizados pelas organizações costumam avaliar, simultaneamente, competências e resultados dos colaboradores, porque ambos os fatores asseguram mensurações objetivas quanto ao desempenho desejado.

  1. ✂️
  2. ✂️

145Q1082715 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Formação Gestão de Pessoas, IF PE, FUNCERN, 2025

Uma gerente de projetos, identificou que sua equipe apresenta dificuldades para cumprir prazos. Em vez de apenas reforçar o controle de horários e tarefas, decidiu adotar uma abordagem baseada no conceito de competências na Gestão de Pessoas. A principal finalidade dessa prática é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1017733 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Gestão de Pessoas, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Certa organização tem feito diagnósticos sistemáticos em relação à gestão de pessoas nas diversas áreas e chegou às seguintes conclusões:
• o índice de absenteísmo tem aumentado em unidades com liderança de perfil autocrático;
• os funcionários participam de programas de capacitação apenas quando são obrigados, não tendo sido identificada cultura de aprendizagem;
• não há comprometimento das equipes com o alcance do propósito e objetivos organizacionais;
• o setor de recursos humanos é criticado por não prover os perfis adequados para as áreas, pela demora na seleção de novos funcionários e por outros equívocos na gestão de talentos; e
• o pessoal do setor de recursos humanos não demonstra conhecimento acerca dos objetivos gerais e negociais da organização.

Considerando a situação hipotética precedente e as estratégias de gestão de pessoas, julgue o item que segue.

O setor de recursos humanos será mais proativo e propositivo na seleção de funcionários para vagas existentes se realizar o mapeamento das competências imprescindíveis a cada uma das atribuições e buscar os perfis específicos dentro ou fora da organização, a partir de dados colhidos sobre o nível de conhecimento, habilidades e atitudes de grupos que podem participar da seleção.
  1. ✂️
  2. ✂️

147Q1020401 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, EBSERH, IBFC, 2020

As competências são definidas como o conjunto de habilidades necessárias para que a pessoa desenvolva suas atribuições e responsabilidades. Geralmente, em uma organização, é exigido que os profissionais tenham competências técnicas, gerenciais e comportamentais. Sobre as características das competências, analise as afirmativas abaixo.

I. As competências técnicas capacitam o profissional em expressão, raciocínio quantitativo e lógico, visão crítica e analítica e se relacionam à especialização na área de atuação do colaborador.

II. As competências gerenciais estão estreitamente ligadas às técnicas e às comportamentais, transformando-se em indispensáveis ferramentas de trabalho que capacitarão os colaboradores na entrega de resultados.

III.As competências comportamentais envolvem atitudes de liderança estratégica e planejamento na tomada de decisão para gerenciamento e para o alcance dos objetivos.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1017949 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à gestão de desempenho e à gestão por competências, julgue o item seguinte.

O nível de qualificação e capacitação profissional está entre os fatores que sustentam a qualidade do desempenho apresentado pelo profissional de uma organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

149Q1018216 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Área Administrativa, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação às equipes e grupos de trabalho e à gestão por competências, julgue o item seguinte.


A alta coesão nas equipes de trabalho pode, em alguns casos, prejudicar o desempenho do grupo, pois seus membros podem tornar-se excessivamente dependentes uns dos outros, o que pode reduzir a criatividade e a inovação.
  1. ✂️
  2. ✂️

150Q1060502 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administrador, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Das categorias relativas à gestão de competências que são necessárias para orientar as decisões de uma organização, aquelas que estão relacionadas com as competências básicas e fundamentais de uma organização, no que diz respeito à sociedade, aos clientes e seus concorrentes, são competências
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1018213 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Área Administrativa, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação às equipes e grupos de trabalho e à gestão por competências, julgue o item seguinte.


A seleção interna por competências pode contribuir para que a área de recursos humanos se torne mais proativa, já que os candidatos às vagas são antecipadamente selecionados pelas competências requeridas, e não pela manifestação de interesse e entrevista de vários candidatos antes da seleção daquele que detenha tais competências.
  1. ✂️
  2. ✂️

152Q1018214 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Área Administrativa, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação às equipes e grupos de trabalho e à gestão por competências, julgue o item seguinte.

O comprometimento afetivo no trabalho diz respeito ao vínculo emocional do empregado com a organização, sendo um dos fatores mais importantes para a redução da rotatividade e o aumento da motivação no ambiente corporativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

153Q1018215 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Área Administrativa, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação às equipes e grupos de trabalho e à gestão por competências, julgue o item seguinte.
As competências individuais podem ser divididas em competências de negócio, competências técnico-profissionais e competências sociais, estando as técnico-profissionais relacionadas com a interação da empresa com o seu ambiente, o mercado e os competidores.
  1. ✂️
  2. ✂️

154Q1090184 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Formação Psicologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Em uma empresa de energia elétrica, foi planejado um Programa de Treinamento e Desenvolvimento anual dos empregados, em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, cujo objetivo visava a melhoria das competências necessárias ao bom desempenho do trabalho.
Não são competências a serem desenvolvidas para um melhor desempenho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q1090187 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Formação Psicologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Em uma organização, uma equipe de trabalho multiprofissional formada por engenheiro, técnicos e administradores teve a iniciativa de se organizar para resolver o problema de excesso de reclamações dos clientes em relação ao fornecimento de energia para uma determinada região. Essa equipe estabeleceu ações, por meio de uma metodologia do PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Avaliar corretivamente) que auxiliaram na resolução do problema. Ao final do processo, alcançaram sucesso, e a equipe foi reconhecida, pela direção, por sua competência.
Nesse contexto e com foco na competência da equipe de trabalho, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q1089880 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Área 1, DEPEN, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao gerenciamento estratégico de pessoas, julgue o item subsequente.


O modelo de gestão por competências, que privilegia o espaço ocupacional em detrimento do cargo dos colaboradores, é adequado para as unidades de gestão de pessoas das organizações que competem por meio de estratégias de diferenciação.


  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.