Questões de Concursos Gestão de Competências

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21Q849754 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Prefeitura de Bagé RS Técnico em RH, FUNDATEC, 2020

Marras (2017) define que existem dois tipos de indicadores de performance em Gestão de Pessoas: indicadores quantitativos e qualitativos. Os indicadores quantitativos são aqueles que demonstram - em geral - dados numéricos. Entre os indicadores quantitativos mais comuns utilizados na área de gestão de pessoas está aquele que reconhece o montante de faltas no trabalho, bem como atrasos e saídas antecipadas acontecidas durante um determinado período. Esse indicador é gerenciado por um índice que leva o seu nome. Qual é esse indicador?
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22Q109164 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da gestão de pessoas por competências, julgue os itens
subsequentes.

A gestão de pessoas por competências busca identificar os pontos de excelência e os pontos de carência, tendo por base critérios objetivamente mensuráveis.

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23Q150481 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

O conjunto de ferramentas capazes de promover o contínuo aperfeiçoamento dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores da empresa é denominado de gestão por competências. Alguns dos seus subsistemas são:

I. mapeamento do perfil de competências.

II. mapeamento e mensuração por competências de cargos e funções.

III. seleção por competências.

IV. avaliação por competências.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

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25Q657416 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Área Administração, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

A direção de determinado órgão público solicitou ao setor de gestão de pessoas que implementasse a gestão por competências como uma das bases para a gestão organizacional e dos processos de gestão de pessoas.

Considerando essa situação, assinale a opção correta.

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26Q131904 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de competências, julgue os itens107 a 116.

As competências humanas ou profissionais podem ser entendidas como combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional.
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27Q218745 | Recursos Humanos, Gestão de Competências, Pedagogo, COPEL, PUC PR

As principais ferramentas da Gestão por Competências são: Marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas. Posteriormente, escolha a sequência que condiz com a sua resposta:

I. Mapeamento e Mensuração por Competências.

II. Seleção por Competências.

III. Avaliação por Competências.

IV. Nivelamento de atividades por incapacidades.

V. Plano de Desenvolvimento por Competências. VI. Plano de Cargos e Salários.

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28Q132821 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de competências, julgue os itens107 a 116.

As empresas que têm sistemas de gestão de pessoas por competências definem níveis de complexidade para cada uma das competências requeridas.
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29Q131912 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de competências, julgue os itens107 a 116.

O desenvolvimento de competências serve de pilar para a busca da manutenção de desempenhos e perpetuação, nos mesmos moldes, do modelo organizacional.
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30Q141279 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Estatística, TRT 3a Região, FCC

É um requisito essencial da competência interpessoal nas organizações:

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31Q132165 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de competências, julgue os itens107 a 116.

A identificação das competências já existentes na organização é um processo sofisticado, não se valendo para isso de instrumentos como a avaliação de desempenho.
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32Q101560 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

Foi solicitado que se montasse um programa de desenvolvimento de pessoal com foco em competências. Você está buscando uma definição para competências de modo que possa se apoiar nela para elaborar o programa. Pode-se definir competências como

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34Q133770 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de competências, julgue os itens107 a 116.

As core competences, ou competências essenciais da organização, são responsáveis pela atuação da empresa no mercado, estimulando a construção de um diferencial competitivo baseado nas especialidades e especificidades de cada organização.
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36Q132324 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de competências, julgue os itens107 a 116.

O desenvolvimento de competências desencadeia um processo de aprendizagem individual, cuja responsabilidade maior deve ser atribuída ao próprio indivíduo.
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37Q107535 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação aos principais obstáculos à aplicação da gestão por competências ao setor público.

I. O setor público tem dificuldade para instituir formas de remuneração variável baseadas na expressão de competências profissionais.

II. Não é possível aplicar a gestão por competências no setor público, pois estas competências são adequadas apenas às organizações privadas.

III. Não existem métodos próprios para avaliar como as competências profissionais dos servidores públicos impactam o desempenho das organizações públicas.

IV. A gestão por competências não funciona onde há prevalência do interesse político sobre a eficácia, como no caso das burocracias públicas.

V. Não é possível realizar concursos públicos com base nas competências mapeadas.

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38Q108385 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação ao conceito de competências essenciais.

I. As competências essenciais são competências organizacionais que dependem de uma hierarquia de competências funcionais, gerenciais e pessoais.

II. As competências essenciais constituem um arranjo sistêmico e integrado de várias competências pessoais e grupais; são o resultado da sinergia do sistema.

III. As competências essenciais dão a base e a sustentação das quais dependem as competências organizacionais.

IV. Em certos casos, a competência essencial está embasada em uma só pessoa ou em uma única equipe; caracterizando as empresas mais criativas e dinâmicas.

V. São competências essenciais aquelas requeridas de qualquer profissional, independentemente da função ou área de atuação, mas cujo nível de exigência ou necessidade difere de função para função ou entre as distintas áreas de atuação.

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39Q157977 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Assistente Administrativo, CFA, IADES

A gestão por competências é feita para prover a área de recursos humanos e gestores da organização de ferramentas para realizar a gestão e desenvolvimento das pessoas. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

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40Q101169 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Gestão por competências propõe-se a

I. gerenciar o gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo.

II. melhorar o desempenho pela criação de conhecimento gerador de inovação.

III. constituir banco de talentos, visando à retenção, apoiado em mecanismos de mensuração e certificação de competências.

IV. mapear e registrar o conhecimento crítico.

É correto o que consta APENAS em

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