Questões de Concursos Gestão de Competências

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41Q850398 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Prefeitura de Ponta de Pedras PA Auxiliar Administrativo, FADESP, 2020

Atualmente, as organizações dispõem de diversos equipamentos para a realização das rotinas administrativas dos escritórios. No entanto, é necessário que se utilize a conduta adequada no uso desses equipamentos. Sobre a internet a partir de redes de computadores privativas da organização é correto afirmar que
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42Q193018 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Agente de Defensoria Administrador, DPE SP, FCC

A gestão de competências tem como etapa inicial

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43Q191631 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administrador, TRT 3a Região, FCC

Com relação à gestão por competências, considere:

I. O modelo de gestão por competências visa a alcançar os objetivos da organização por meio do alinhamento da missão, visão e valores; as estratégias do negócio com as estratégias do capital humano.

II. Uma das maiores dificuldades para a implantação da gestão por competências nas organizações está na resistência do órgão de RH.

III. Para que esse modelo gerencial traga os resultados esperados, é necessário que as organizações definam as necessidades a médio e a longo prazo, garantindo assim o alinhamento com o plano estratégico.

IV. Uma das principais vantagens do modelo de gestão por competências é o alinhamento dos investimentos em treinamento às metas estratégicas da organização.

V. A principal ferramenta da gestão por competências é o recrutamento externo.

Está correto o que se afirma APENAS em
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44Q191757 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administrador, MPS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, para
acompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelos
de gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão por
desempenho e da gestão por competências, julgue os itens de
74 a 80.

Uma das vantagens da gestão por competências é a possibilidade de se trabalhar com os recursos humanos estratégicos.

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45Q133555 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão de competências, julgue os itens107 a 116.

O desenvolvimento de competências demanda um processo de capacitação, devendo refletir-se na capacidade de mobilizar recursos em práticas de trabalho.
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46Q191566 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administrador, MPS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, para
acompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelos
de gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão por
desempenho e da gestão por competências, julgue os itens de
74 a 80.

O modelo de gestão por competências é considerado um fator motivacional, já que incentiva o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

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47Q102057 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

As empresas têm dado muito valor à gestão por competências, modelo que permite melhor acompanhamento do desempenho das pessoas dentro das organizações. Lendo sobre esse assunto, você encontrou várias reportagens que continham afirmações incorretas feitas por executivos. Assinale a alternativa em que um executivo fez uma afirmação correta sobre gestão de desempenho por competências.

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48Q108492 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item
abaixo, relativo a abordagem teórica da administração.

Buscando-se gerar resultados, por intermédio de pessoas, discute-se muito o conceito de competência, que, atualmente, é adotado na gestão por competências e contempla dimensões que foram bastante enfatizadas na abordagem humanista em seu estudo da organização informal, como, por exemplo: os padrões de relações e atitudes.

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49Q150837 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Psicologia, TRE AP, FCC

Tradicionalmente, competência é definida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que as pessoas desenvolvam seu trabalho. Atualmente, esse enfoque tem se mostrado pouco instrumental e discussões mais recentes consideram um quarto elemento, que se refere ao conceito de
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50Q101754 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Recursos Humanos, CVM, ESAF

De forma prática, na descrição de competências, devem-se evitar as recomendações abaixo, com exceção de:

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51Q100623 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo Administração, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à gestão de pessoal, há algumas diferenças entre os
empregados contratados pelas empresas de direito privado,
regidos, portanto, pela Consolidação das Leis do Trabalho, e os
servidores públicos admitidos nos órgãos e entidades de direito
público, regidos, na esfera federal, pela Lei n.º 8.112/1990. No
entanto, em face da escola gerencial da administração pública,
consagrada na Constituição brasileira vigente, via emendas
constitucionais, alguns institutos aproximam a gestão de pessoal
do serviço público à dos empregados privados. A respeito desse
assunto e de seus desdobramentos, julgue os itens de 88 a 90.

Posto ser direito fundamental social dos trabalhadores em geral, previsto na CF, é possível a fixação de vencimentos dos servidores públicos via convenção coletiva; contudo, deve haver dotação orçamentária prévia para tal despesa.

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52Q102062 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

Competências básicas são as características pessoais essenciais para o desenvolvimento das atividades organizacionais e que diferenciam o desempenho das pessoas. Sobre as competências exigidas pelas empresas nos novos ambientes de negócios, assinale a alternativa INCORRETA:

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53Q237838 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue o item seguinte.

Em gestão de pessoas, a pesquisa documental, considerada um método de baixa eficiência, é pouco adotada para a identificação das competências organizacionais.
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54Q104067 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à gestão por competências, julgue o item abaixo.

Quanto à relevância no contexto organizacional, as competências classificam-se em emergentes, estáveis, declinantes ou transitórias.

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55Q850723 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Leia as afirmações abaixo:
I. Entende-se por motivação o processo formado de razões ou motivos que explica, estimula ou provoca uma ação ou comportamento nas pessoas; II. Desempenho é o resultado conseguido através da utilização de algum esforço intelectual ou físico; III. A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, apresenta as necessidades humanas divididas em 4 categorias: básicas, segurança, sociais e autorrealização; IV. Para a Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, somente os fatores extrínsecos produzem a satisfação com o trabalho.
Marque a opção CORRETA.
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56Q657519 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Área Administrativa, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

A competência durável, caracterizada pela capacidade de transformar teoria em prática na análise das situações e soluções de problemas e na condução do negócio das organizações, denomina-se
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57Q149012 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Psicologia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Os processos que objetivam o desenvolvimento das pessoas e da organização são mais sensíveis à abordagem por competências. Primeiramente, pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional da pessoa como capacidade para assumir atribuições e responsabilidades em níveis

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58Q204862 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialista em Gestão de Telecomunicações Psicologia, Telebras, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao modelo de gestão por
competências.

O propósito do mapeamento de competências é identificar a lacuna entre competências, ou seja, a equivalência entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.

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59Q850859 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, AL AP Analista Legislativo Administrador, FCC, 2020

Uma organização que pretenda introduzir a gestão por competências como metodologia aplicada para gerenciamento de seus recursos humanos, deverá cumprir como etapa necessária de tal metodologia,
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60Q108956 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Dentre as competências gerenciais no relacionamento com as pessoas, está

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