Questões de Concursos Gestão de Competências

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51Q191566 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administrador, MPS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, para
acompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelos
de gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão por
desempenho e da gestão por competências, julgue os itens de
74 a 80.

O modelo de gestão por competências é considerado um fator motivacional, já que incentiva o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

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52Q150837 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Psicologia, TRE AP, FCC

Tradicionalmente, competência é definida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que as pessoas desenvolvam seu trabalho. Atualmente, esse enfoque tem se mostrado pouco instrumental e discussões mais recentes consideram um quarto elemento, que se refere ao conceito de
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53Q237838 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Psicólogo, DPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em competências e à educação corporativa, julgue o item seguinte.

Em gestão de pessoas, a pesquisa documental, considerada um método de baixa eficiência, é pouco adotada para a identificação das competências organizacionais.
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54Q104067 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à gestão por competências, julgue o item abaixo.

Quanto à relevância no contexto organizacional, as competências classificam-se em emergentes, estáveis, declinantes ou transitórias.

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55Q657519 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Área Administrativa, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

A competência durável, caracterizada pela capacidade de transformar teoria em prática na análise das situações e soluções de problemas e na condução do negócio das organizações, denomina-se
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56Q850723 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, ALEPI Assessor Legislativo Área Administrativa, COPESE, 2020

Leia as afirmações abaixo:
I. Entende-se por motivação o processo formado de razões ou motivos que explica, estimula ou provoca uma ação ou comportamento nas pessoas; II. Desempenho é o resultado conseguido através da utilização de algum esforço intelectual ou físico; III. A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, apresenta as necessidades humanas divididas em 4 categorias: básicas, segurança, sociais e autorrealização; IV. Para a Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, somente os fatores extrínsecos produzem a satisfação com o trabalho.
Marque a opção CORRETA.
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57Q149012 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Psicologia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Os processos que objetivam o desenvolvimento das pessoas e da organização são mais sensíveis à abordagem por competências. Primeiramente, pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional da pessoa como capacidade para assumir atribuições e responsabilidades em níveis

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58Q836455 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, CRP MS Assessoria Técnica, Instituto Quadrix, 2021

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ́ “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.

Um modelo utilizado para a implementação da gestão por competências nas empresas tem como passo inicial a identificação do gap (lacuna) de competências dessas organizações. Esse processo consiste em estabelecer os objetivos e as metas a serem alcançados segundo a intenção estratégica das organizações e, depois, identificar a lacuna entre as competências necessárias à consecução desses objetivos e as competências internas disponíveis nas empresas. Os passos seguintes compreendem o planejamento, a seleção, o desenvolvimento e a avaliação de competências, buscando minimizar a referida lacuna, o que pressupõe a utilização de diversos subsistemas de recursos humanos, entre os quais estão o recrutamento, a seleção, o treinamento e a gestão de desempenho.

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59Q850859 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, AL AP Analista Legislativo Administrador, FCC, 2020

Uma organização que pretenda introduzir a gestão por competências como metodologia aplicada para gerenciamento de seus recursos humanos, deverá cumprir como etapa necessária de tal metodologia,
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60Q108956 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Dentre as competências gerenciais no relacionamento com as pessoas, está

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