Questões de Concursos Gestão de Competências

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61Q836455 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, CRP MS Assessoria Técnica, Instituto Quadrix, 2021

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ́ “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.

Um modelo utilizado para a implementação da gestão por competências nas empresas tem como passo inicial a identificação do gap (lacuna) de competências dessas organizações. Esse processo consiste em estabelecer os objetivos e as metas a serem alcançados segundo a intenção estratégica das organizações e, depois, identificar a lacuna entre as competências necessárias à consecução desses objetivos e as competências internas disponíveis nas empresas. Os passos seguintes compreendem o planejamento, a seleção, o desenvolvimento e a avaliação de competências, buscando minimizar a referida lacuna, o que pressupõe a utilização de diversos subsistemas de recursos humanos, entre os quais estão o recrutamento, a seleção, o treinamento e a gestão de desempenho.

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62Q160124 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Ao levar informações aos usuários, o Assistente Social possibilita que estes conheçam seus direitos, deveres e oportunidades diversas de se tornarem sujeitos de sua história de vida. Para que tais informações cheguem até os seus destinatários, o Assistente Social deve lançar mão de estratégias e planejamentos criativos, inovadores e bem elaborados, bem como valer-se dos mais diversos espaços e oportunidades para se aproximar deles. Assinale a alternativa que NÃO apresenta possibilidades de intervenção profissional do(a) Assistente Social.
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63Q850366 | Arquivologia, Gestão de Competências, Prefeitura de Ponta de Pedras PA Auxiliar Administrativo, FADESP, 2020

Documento é todo e qualquer veículo que serve de suporte material para a fixação e transmissão de uma informação. Após um determinado tempo de uso, um documento pode tornar-se inativo, ou seja, não mais será utilizado rotineiramente para a transmissão de informações, mas poderá ser consultado esporadicamente, mediante necessidade. Nesse caso, a conduta apropriada a ser tomada pelo assistente administrativo responsável, em relação a esse documento, é
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65Q263469 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Técnico Legislativo, AL ES, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta com referência à gestão por competência.

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66Q847286 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Câmara de Apucarana PR Adjunto Legislativo, FAUEL, 2020

Na administração de recursos humanos e gestão de pessoas, o conjunto de valores, hábitos e normas internas que muitas vezes define, diferencia e caracteriza uma empresa recebe o nome de:
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67Q110036 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Em relação à técnica de mapeamento de competências.

I. Por meio do mapeamento, é possível levantar os pontos fortes, que tornam as pessoas aptas para algumas tarefas, e os pontos fracos, que devem ser aperfeiçoados para que o profissional possa autogerenciar sua carreira.

II. Enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho, realçando as exceções positivas, que devem ser aplicadas, e negativas, que devem ser corrigidas ou eliminadas.

III. Os modelos de mapeamento são estruturados a partir das competências essenciais previamente levantadas e definidas que comparem os diversos perfis profissionais da organização com aqueles identificados no mercado.

IV. Os indicadores devem ser sistêmicos, visualizando a empresa como um conjunto homogêneo e integrado, decorrente do planejamento estratégico de recursos humanos.

V. A definição do núcleo de competências deve ser estruturada com base nas competências relacionadas como fatores críticos de sucesso em cada unidade de negócios ou grupo de funções.

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68Q101266 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere aos diferentes temas relacionados à gestão de
pessoas, julgue os itens que se seguem.

O uso de escalas psicométricas é recomendado apenas para o mapeamento de competências em organizações públicas em virtude de sua complexidade estrutural.

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69Q108839 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

No modelo de Gestão por Competências há a etapa do mapeamento que orienta as ações organizacionais para captar e/ou desenvolver as competências identificadas como relevantes à organização. São exemplos de descrição correta de uma competência individual, EXCETO:
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70Q196321 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue o item a seguir.

As competências profissionais são reveladas quando a organização, diante das situações com as quais se defronta no contexto de mercado, serve de elo entre os atributos individuais e a estratégia da organização.

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71Q836131 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

Alguns fatores podem ser apontados como problemas para a construção de uma cultura do conhecimento nas organizações públicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

A criação de uma cultura e de um clima de conhecimento prescinde do ato de dar reconhecimento aos funcionários que buscam disseminar o conhecimento.
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72Q111077 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

O objetivo do mapeamento por competências é

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73Q658352 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, FCC, 2020

Um servidor público com 20 anos de experiência é o único funcionário na instituição que conhece o processo de microfilmagem para arquivamento de documentos importantes, o que lhe confere um poder raro e importante na hierarquia da instituição, denominado poder de
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74Q103010 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, relativos a gestão de processos, gestão por competências e gestão estratégica.

A gestão por competência é uma forma de organizar um sistema administrativo com foco na capacidade de coordenar processos análogos onde as funções substituam as competências originais das pessoas envolvidas no trabalho.

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75Q849794 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Ministerial Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito das etapas da gestão por competências, julgue o item subsequente.

A primeira etapa da gestão por competências permite que a empresa identifique entre seus colaboradores lacunas ou deficiências capazes de causar bloqueio ou retardar a obtenção dos objetivos estratégicos da organização.
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76Q837171 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, CRP MS Assessoria Técnica, Instituto Quadrix, 2021

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ́ “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.

Nas três dimensões de competência, encontra-se o famoso CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes). Conhecimentos conglomeram a informação em si, o saber por quê. As habilidades estão vinculadas à técnica, à capacidade e ao saber como. As atitudes mostram a identidade, a determinação e o querer fazer.

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77Q188331 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administrador, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação às características básicas da administração, julgue os
itens a seguir.

As habilidades e competências administrativas definem os cargos de acordo com o conhecimento necessário à execução das atividades de cada nível gerencial; sendo assim, pode-se relacionar o nível de gerência operacional a uma grande concentração de habilidades conceituais.
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78Q101869 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere aos diferentes temas relacionados à gestão de
pessoas, julgue os itens que se seguem.

Nas organizações, o mapeamento de competências deve ser realizado a partir da aplicação de diferentes técnicas de coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos.

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79Q132796 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Ministério Público, MPE SC, ACAFE

Durante uma reunião com os gestores, o presidente da empresa salientou a importância em se ter uma visão sistêmica nos negócios, destacando que isso seria imprescindível para o sucesso da empresa nos próximos anos.

Para isso, seria necessário que os gestores desenvolvessem certas habilidades, dentre as quais a mais importante é a:

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80Q110435 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Determinada empresa está implantando um novo modelo de gestão, onde a carreira e a remuneração dos funcionários será por competências. A empresa sabe que nesse modelo

I. estão presentes conhecimentos aplicados nas situações com níveis de complexidade, habilidades do profissional e seus comportamentos, gerando resultados mensuráveis.

II. o sistema estará estruturado em faixas amplas de salários (broadbands), se a estrutura organizacional estiver em transformação e adotar cargos amplos.

III. o crescimento das pessoas na organização ocorre por tempo de casa.

IV. o conceito de Espaço Ocupacional relaciona-se ao agrupamento de cargos, de complexidade semelhante dentro da estrutura organizacional, sob uma única denominação.

Está correto o que consta APENAS em
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