Questões de Concursos: Gestão de Competências

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Gestão de Competências. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q850859 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, AL AP Analista Legislativo Administrador, FCC, 2020

Uma organização que pretenda introduzir a gestão por competências como metodologia aplicada para gerenciamento de seus recursos humanos, deverá cumprir como etapa necessária de tal metodologia,

62 Q836455 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, CRP MS Assessoria Técnica, Instituto Quadrix, 2021

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ́ “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.

Um modelo utilizado para a implementação da gestão por competências nas empresas tem como passo inicial a identificação do gap (lacuna) de competências dessas organizações. Esse processo consiste em estabelecer os objetivos e as metas a serem alcançados segundo a intenção estratégica das organizações e, depois, identificar a lacuna entre as competências necessárias à consecução desses objetivos e as competências internas disponíveis nas empresas. Os passos seguintes compreendem o planejamento, a seleção, o desenvolvimento e a avaliação de competências, buscando minimizar a referida lacuna, o que pressupõe a utilização de diversos subsistemas de recursos humanos, entre os quais estão o recrutamento, a seleção, o treinamento e a gestão de desempenho.

63 Q189824 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administrador, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo em vista o modelo integrado de gestão por competências,
julgue os itens que seguem.

Competências funcionais de uma organização são aquelas que a diferenciam de seus concorrentes e clientes. Constituem a razão de sua sobrevivência e devem ser desempenhadas em todas as áreas, por grupos e pessoas da organização, embora em níveis diferenciados.

64 Q108956 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Dentre as competências gerenciais no relacionamento com as pessoas, está

65 Q160124 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP

Ao levar informações aos usuários, o Assistente Social possibilita que estes conheçam seus direitos, deveres e oportunidades diversas de se tornarem sujeitos de sua história de vida. Para que tais informações cheguem até os seus destinatários, o Assistente Social deve lançar mão de estratégias e planejamentos criativos, inovadores e bem elaborados, bem como valer-se dos mais diversos espaços e oportunidades para se aproximar deles. Assinale a alternativa que NÃO apresenta possibilidades de intervenção profissional do(a) Assistente Social.

66 Q186146 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administrador, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para a implantação de um sistema de gestão de pessoas por
competências, é importante considerar alguns conceitos e
orientações. Com relação a estes, julgue os itens subseqüentes.

A competência de uma organização é constituída dos seguintes elementos e suas interações: inovação e tecnologia; estrutura e processos; pessoas e cultura.

68 Q204862 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialista em Gestão de Telecomunicações Psicologia, Telebras, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao modelo de gestão por
competências.

O propósito do mapeamento de competências é identificar a lacuna entre competências, ou seja, a equivalência entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.

69 Q192241 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Administrador, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo em vista o modelo integrado de gestão por competências,
julgue os itens que seguem.

As competências essenciais são aquelas específicas de cada uma das áreas vitais de uma empresa e são desempenhadas por grupos e pessoas de cada uma delas.

70 Q850366 | Arquivologia, Gestão de Competências, Prefeitura de Ponta de Pedras PA Auxiliar Administrativo, FADESP, 2020

Documento é todo e qualquer veículo que serve de suporte material para a fixação e transmissão de uma informação. Após um determinado tempo de uso, um documento pode tornar-se inativo, ou seja, não mais será utilizado rotineiramente para a transmissão de informações, mas poderá ser consultado esporadicamente, mediante necessidade. Nesse caso, a conduta apropriada a ser tomada pelo assistente administrativo responsável, em relação a esse documento, é
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.