Início

Questões de Concursos Gestão de Conflitos

Resolva questões de Gestão de Conflitos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q243863 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, referentes a trabalho em equipe.

De acordo com a visão interacionista, nem todos os conflitos são prejudiciais a uma organização, havendo aqueles que proporcionam a consecução dos objetivos e o melhoramento do desempenho da equipe.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q838487 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca da gestão de conflitos e negociação no contexto organizacional, julgue o item subsequente.

A definição de estratégias de resolução de conflitos é o estágio do processo de conflito no qual se escolhem as estratégias que orientarão a predisposição para agir entre as partes.
  1. ✂️
  2. ✂️

63Q849120 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Polícia Civil SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Nos conflitos intrapessoais, intracoletivos e intercoletivos, nem sempre as partes apresentam características similares. Motivações, valores e objetivos podem variar bastante, de modo que um fato específico pode, em dado momento, representar um benefício a alguém ou a um grupo, mas, em outro momento, pode significar uma perda para a outra parte. No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.

As informações constituem uma das fontes de origem de um conflito; nesse sentido, o conflito pode ser causado por ausência de informação, informação incorreta, conceitos relevantes diferentes, interpretações diferentes dos fatos e procedimentos de avaliação diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

64Q318578 | Administração Geral, Gestão de Conflitos, Assistente Administrativo, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

O progresso industrial e tecnológico fez as organizações crescerem e tornou a figura do chefe mais distante de seus colaboradores. O profissional que gerencia pessoas deve atentar para esse aspecto e investir no processo de liderança junto a sua equipe. Para tal, é necessário, cada vez mais, que as relações humanas no trabalho sejam manejadas habilmente, pois elas têm um forte impacto no sucesso organizacional.

 Tomando o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes acerca de habilidades interpessoais, julgue os itens que se seguem.

Ter habilidade de empatia — saber colocar-se no lugar do outro — é muito positivo nas relações interpessoais, uma vez que pode contribuir para a resolução de eventuais conflitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

65Q110234 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Sobre conflitos em grupos e organizações existe a [......] quando a interação tem importância moderada para a conquista dos objetivos, os quais não são completamente compatíveis, nem completamente incompatíveis.

O conceito que preenche corretamente a lacuna é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q316744 | Administração Geral, Gestão de Conflitos, Psicólogo, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Acerca de liderança, poder e conflito nas organizações, julgue os itens que se seguem.

A aplicação de escalas de mensuração validadas constitui um adequado mecanismo de diagnóstico das configurações de poder das organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q318051 | Administração Geral, Gestão de Conflitos, Técnico Judiciário, TRE RS, CESPE CEBRASPE

Por mais bem elaborada e cuidadosa que seja a política de recursos humanos e por mais que se faça em benefício do elemento humano, haverá sempre, em qualquer organização, problemas de relações humanas no trabalho. Os problemas de relações humanas no ambiente profissional constituem situações não-desejadas, mais ou menos graves, mas todas igualmente importantes, que terão de ser solucionadas, para que delas não decorram conseqüências mais graves que venham a interferir na eficiência da organização. Acerca do assunto do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

As características gerenciais que, muito freqüentemente, são responsáveis pelo surgimento de problemas de relações humanas no trabalho incluem a instabilidade emotiva, a ganância pelo poder e a capacidade para diagnosticar situações irascíveis no grupo de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q318192 | Administração Geral, Gestão de Conflitos, Psicólogo, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Acerca de liderança, poder e conflito nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Os conflitos ocorridos nos grupos de trabalho podem trazer conseqüências positivas ou negativas. As positivas tendem a surgir quando os conflitos são relativos a processos e procedimentos de trabalho e as negativas tendem a ser mais freqüentes naqueles oriundos de relacionamentos interpessoais.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q318038 | Administração Geral, Gestão de Conflitos, Assistente Administrativo, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

O progresso industrial e tecnológico fez as organizações crescerem e tornou a figura do chefe mais distante de seus colaboradores. O profissional que gerencia pessoas deve atentar para esse aspecto e investir no processo de liderança junto a sua equipe. Para tal, é necessário, cada vez mais, que as relações humanas no trabalho sejam manejadas habilmente, pois elas têm um forte impacto no sucesso organizacional.

 Tomando o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes acerca de habilidades interpessoais, julgue os itens que se seguem.

No âmbito das relações humanas no trabalho, as pessoas que têm inteligência emocional conseguem sempre evitar a ocorrência de conflitos interpessoais.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q318085 | Administração Geral, Gestão de Conflitos, Técnico Judiciário, TRE RS, CESPE CEBRASPE

Por mais bem elaborada e cuidadosa que seja a política de recursos humanos e por mais que se faça em benefício do elemento humano, haverá sempre, em qualquer organização, problemas de relações humanas no trabalho. Os problemas de relações humanas no ambiente profissional constituem situações não-desejadas, mais ou menos graves, mas todas igualmente importantes, que terão de ser solucionadas, para que delas não decorram conseqüências mais graves que venham a interferir na eficiência da organização. Acerca do assunto do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Em todo problema de relações humanas, é necessário que se determine o objetivo que se pretende alcançar para a solução do caso.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q241607 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos ao gerenciamento de conflitos nas organizações.

Denomina-se abordagem processual a estratégia de resolução de conflito embasada na modificação das condições antecedentes desse conflito.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q190706 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Administrador, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A tentativa de implementar a função de consultoria
interna em gestão de pessoas em uma organização de médio
porte trouxe problemas práticos de conflito entre áreas, baixa
motivação dos consultores e perda de qualidade dos serviços
prestados pelas áreas envolvidas.

Julgue os itens a seguir, relativos às razões que podem ter levado
aos resultados descritos na situação em tela.

Houve uma preparação dos gestores da organização, para que o papel dos consultores internos fosse desempenhado com autonomia.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q318325 | Administração Geral, Gestão de Conflitos, Analista Administrativo, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Um intenso processo de mediação caracteriza as novas políticas de RH das empresas hipermodernas. Julgue os itens que se seguem, acerca dessas políticas.

Caracterizam-se pela adoção de dispositivos que visam à antecipação do conflito, especialmente daqueles que tentam evitar a emergência do descontentamento, buscando satisfazer as reivindicações antes mesmo que elas sejam manifestadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q868740 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Vigia, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Conhecer e entender quais são os fatores que contribuem para o aparecimento de ruídos na comunicação é um dos primeiros passos para impedir que eles ocorram.


Existem algumas atitudes que podem auxiliar ainda mais a comunicação efetiva e minimizar a chance de falhas, entre outras, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q976642 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Assistente Administrativo, CONAB, CONSULPAM, 2025

A gestão relacional nas organizações públicas demanda equilíbrio entre assertividade e receptividade, especialmente em situações de tensão.
Sob essa lógica, assinale a alternativa que evidencia uma resposta assertiva e não defensiva diante de uma crítica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q1053971 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Desenvolvimento de Pessoas Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O papel do líder na gestão do desempenho das equipes é fundamental em todas as etapas, inclusive na gestão pública. Neste contexto, compete às lideranças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q910323 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Administração Geral Administração, EPE, FGV, 2024

Eustáquio, insatisfeito com seu salário que não teve aumento nos últimos anos, decidiu conversar com seu chefe sobre essa possibilidade. Ele afirmou que deveria receber um aumento salarial de 20% para compensar a defasagem.
O chefe prontamente recusou, dizendo que, em função do momento ruim da empresa, poderia conceder no máximo 10%. No decorrer da conversa, ambos chegaram a um acordo de 15% de aumento, considerado razoável por ambos.
Com relação às formas de resolução de conflito, evidencia-se na situação apresentada, o uso da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q976661 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Assistente Administrativo, CONAB, CONSULPAM, 2025

A assertividade é uma habilidade relacional que permite expressar opiniões e sentimentos com clareza. Com base nesse conceito, assinale a alternativa que ilustra uma manifestação assertiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q1061524 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de aspectos referentes à competência interpessoal, ao gerenciamento de conflitos, à gestão de terceirizados e às técnicas de recrutamento e seleção, julgue o item subsecutivo.

O principal aspecto a ser trabalhado na gestão de conflitos organizacionais é a diferenciação entre o que é certo e o que é errado.
  1. ✂️
  2. ✂️

80Q1038656 | Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Agente Administrativo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Um servidor foi transferido para outra unidade de trabalho e, ao chegar na nova unidade, não concordou com o estilo de trabalho de um de seus novos colegas, o que gerou um certo desconforto.

O servidor, apesar de reconhecer o problema, acredita que não exista qualquer possibilidade de fazer seu colega mudar suas atitudes, o que faz com que adote uma postura não cooperativa e não assertiva para resolver o conflito.

Diante do apresentado, o estilo de administração de conflitos adotado pelo servidor foi o de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.