Início Questões de Concursos Gestão de Desempenho Resolva questões de Gestão de Desempenho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Gestão de Desempenho Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q101793 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo, ANA, ESAFO Desenvolvimento de Pessoal representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes e a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Nesse contexto, é incorreto afirmar: ✂️ a) o desenvolvimento tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorar os resultados e, consequentemente, gerar um bom clima organizacional. ✂️ b) o treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal. Visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais. ✂️ c) ao profissional de Recursos Humanos, o único feedback que interessa na avaliação de treinamento é o custo financeiro incorrido pela organização. ✂️ d) as etapas de elaboração de treinamento são: diagnóstico das necessidades de treinamento, programação do treinamento, aplicação, execução e avaliação dos resultados obtidos. ✂️ e) o diagnóstico das necessidades de treinamento pode ser feito a partir da análise da organização, das operações e tarefas e, por último, da análise individual e coletiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q242196 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPETexto associado.Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue ositens a seguir.O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para a realização do trabalho, está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q102854 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SCA avaliação de desempenho funcional é uma responsabilidade gerencial que procura monitorar o trabalho da equipe e de cada membro e os resultados alcançados para compará-los com os resultados esperados. Assinale a alternativa INCORRETA: ✂️ a) As organizações devem desenvolver sistematicamente as habilidades e as capacidades das pessoas como base fundamental para um desempenho eficiente e eficaz. ✂️ b) As organizações devem avaliar o resultado do desempenho alcançado sempre procurando recompensá-lo e incentivá-lo ou corrigi-lo adequadamente. ✂️ c) A satisfação no trabalho é consequência do sucesso no desempenho das tarefas, de fazer o que se gosta e das recompensas percebidas. ✂️ d) A satisfação no trabalho é exclusivamente uma consequência da recompensa pecuniária. ✂️ e) Nenhuma afirmativa está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q203606 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Especialista em Gestão de Telecomunicações Psicologia, Telebras, CESPE CEBRASPETexto associado.Em relação a avaliação e gestão de desempenho, julgue os itenssubsecutivos.O emprego da avaliação de desempenho nas organizações propicia a descoberta de potenciais que o avaliado não percebia em si e o aumento de seu domínio de competências. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q155806 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCCAo oferecer feedback, uma das armadilhas a serem evitadas é o que chamamos de contrastar. Contrastar é ✂️ a) desenvolver modelos mentais rígidos, que induzem a criação de rótulos e estereótipos. ✂️ b) ignorar a individualidade de uma pessoa, assumindo que ela se comporta de acordo com o grupo a que pertence. ✂️ c) enxergar semelhanças e diferenças em relação a si mesmo, ao invés de estabelecer um perfil profissional desejado. ✂️ d) comparar um funcionário a outro, ao invés de compará-lo com os padrões de desempenho definidos. ✂️ e) definir padrões de certo e errado de acordo com valores universais, desconsiderando as condutas desejadas para a função. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q149512 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCCUm processo de gestão do desempenho deve abranger cinco fases: ✂️ a) definição dos índices de produtividade, definição dos padrões de qualidade, definição das métricas, comparação com os resultados apresentados e definição de ações de recursos humanos. ✂️ b) definição do formulário de avaliação de desempenho, treinamento dos gestores, entrevista de feedback, elaboração do plano de desenvolvimento e atribuição de notas. ✂️ c) avaliação das atribuições, definição da capacitação profissional, estabelecimento de metas, divulgação das metas e sua avaliação. ✂️ d) negociação do desempenho, análise da capacitação profissional, acompanhamento do desempenho, avaliação dos resultados e comprometimento. ✂️ e) definição dos objetivos estratégicos, análise do perfil dos colaboradores, definição das oportunidades de desenvolvimento, aplicação de ações de treinamento e verificação dos resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q194099 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCCA teoria que sustenta que a motivação individual e os resultados melhoram quando são dadas às pessoas oportunidades de participar com maior envolvimento e poder decisório no seu trabalho e nas metas a ele pertinentes denomina-se ✂️ a) empowerment. ✂️ b) fatores de Herzberg. ✂️ c) job enlargement. ✂️ d) job enrichment. ✂️ e) grade gerencial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q104722 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo Área Administrativa, PREVIC, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, acerca de gestão por competências eavaliação de desempenho.Ao limitar o envolvimento dos gestores operacionais na gestão do capital humano da organização, a gestão por competências diminui a tomada de decisões compartilhadas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q100233 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.A respeito de planejamento estratégico de RH e gestão dedesempenho, julgue os itens a seguir.A gestão do desempenho implica mensurações constantes de condições de suporte oferecidas pelas organizações aos seus membros. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q227658 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJNa avaliação de desempenho humano, existem fatores que afetam o desempenho no cargo. Dentre os fatores apresentados abaixo, aquele que não está incluído nesse caso é: ✂️ a) valor das recompensas ✂️ b) habilidades das pessoas ✂️ c) relacionamento com empresário ✂️ d) percepção de que as recompensas dependem de esforço ✂️ e) percepção do seu papel Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q152921 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Jurídico Administração, PG DF, IADESA avaliação de desempenho corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. Assinale a alternativa correta sobre o tema. ✂️ a) O efeito HALO é a disfunção da avaliação de desempenho que leva em consideração fatos recentes da vida do avaliado. ✂️ b) O objetivo final da avaliação de desempenho é fornecer recompensas financeiras às pessoas. ✂️ c) O feedback não tem importância no processo de avaliação, pois o indivíduo, sozinho, consegue promover as mudanças comportamentais desejadas pela organização. ✂️ d) A avaliação 360º é considerada moderna. Todos avaliam e são avaliados e reduz o efeito HALO. ✂️ e) Por se tratar de questão disciplinar, a avaliação de desempenho não deve avaliar o comportamento do individuo no ambiente de trabalho, apenas as suas relações sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q106420 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo Área Administrativa, PREVIC, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, acerca de gestão por competências eavaliação de desempenho.A avaliação de desempenho e a gestão por competências são processos dissociados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q241261 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Técnico Suporte Administrativo, BACEN, CESPE CEBRASPEConsiderando que o desenvolvimento das pessoas é fundamental para a manutenção ou a ampliação do diferencial competitivo da organização, julgue os itens subsequentes, relativos a gestão de desempenho e planos de carreira. Segundo Dutra (2002), o desempenho de uma pessoa divide-se em três dimensões — desenvolvimento, esforço e comportamento —, que interagem entre si e que devem ser avaliadas de maneiras diferenciadas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q202533 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Especialista em Gestão de Telecomunicações Psicologia, Telebras, CESPE CEBRASPETexto associado.Em relação a avaliação e gestão de desempenho, julgue os itenssubsecutivos.Emitir e receber feedback é vantagem da avaliação de desempenho em rede. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q149104 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCCO processo de gestão do desempenho deve considerar que as pessoas atuam nas organizações, utilizando sua qualificação pessoal que abrange três dimensões: ✂️ a) habilidades técnico-operacionais e atributos pessoais, competência comportamental e desempenho orientado para resultados. ✂️ b) interesses, aderência aos valores da empresa e clareza de suas atribuições. ✂️ c) capacidade de aprendizagem e técnica, visão sistêmica e desempenho com foco na qualidade. ✂️ d) conhecimento e experiência, habilidade de relacionamento interpessoal e desempenho orientado para o processo. ✂️ e) recursos intelectuais e emocionais, foco na tarefa e predisposição para o trabalho em equipe. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q102197 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens que se seguem, a respeito dos grupos e equipes de trabalho.Segundo Edgar Schein, o grupo que toma decisão embasada no método decisão por ausência de reação é dominado por duas ou três pessoas e não recebe muitas opções de escolha para decidir. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q164617 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE Em relação às técnicas e instrumentos da gestão por competências e da gestão de desempenho, julgue os próximos itens.A gestão de pessoas voltada para resultados requer estratégias de gestão das competências. Nesse sentido, uma ferramenta muito utilizada pelas empresas é a avaliação 360o , cujos resultados acarretam maior comprometimento das pessoas com o desenvolvimento das competências que se encontrem abaixo do perfil desejado e possibilitam que a empresa redirecione suas ações na busca da excelência. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q100782 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESPHá aspectos intangíveis na relação da empresa com os empregados e muitos desses aspectos são fontes de competitividade. Você está tentando criar uma forma de mensurar os resultados intangíveis de um treinamento cujo objetivo é melhorar o relacionamento interpessoal. Solicitou a colaboração de gestores de outras áreas para identificar esses aspectos. As alternativas mostram as listas que lhe foram enviadas pelos gestores de uma das filiais da empresa. Ao analisá-las, você identificou que uma das alternativas tinha aspectos intangíveis e tangíveis. Qual é essa afirmativa? ✂️ a) O comprometimento e a melhora no relacionamento interpessoal. ✂️ b) O orgulho por pertencer à empresa e o espírito de equipe. ✂️ c) A comunicação mais fluida e a diminuição dos índices de retrabalho. ✂️ d) O alinhamento dos empregados ao credo do fundador e os valores da empresa. ✂️ e) A motivação dos empregados e o senso de contribuição deles. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q106747 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo Recursos Humanos Pessoal, CETESB, VUNESPSegundo Dave Ulrich, "A capacidade de aprendizagem é g vezes g". Para explicar o que isso significa, preencha o espaço em branco da frase a seguir com a alternativa correta. "A capacidade da empresa de gerar novas ideias multiplicada por sua disposição de ____________________em toda a empresa". ✂️ a) gerenciá-las ✂️ b) gratificá-las ✂️ c) geri-las ✂️ d) generalizá-las ✂️ e) gerá-las Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q200796 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Especialista em Gestão de Telecomunicações Psicologia, Telebras, CESPE CEBRASPETexto associado.Em relação a avaliação e gestão de desempenho, julgue os itenssubsecutivos.Perfis de competências usados na avaliação de desempenho são fatores desconsiderados pelos instrumentos de avaliação em rede. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q101793 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo, ANA, ESAFO Desenvolvimento de Pessoal representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes e a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Nesse contexto, é incorreto afirmar: ✂️ a) o desenvolvimento tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorar os resultados e, consequentemente, gerar um bom clima organizacional. ✂️ b) o treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal. Visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais. ✂️ c) ao profissional de Recursos Humanos, o único feedback que interessa na avaliação de treinamento é o custo financeiro incorrido pela organização. ✂️ d) as etapas de elaboração de treinamento são: diagnóstico das necessidades de treinamento, programação do treinamento, aplicação, execução e avaliação dos resultados obtidos. ✂️ e) o diagnóstico das necessidades de treinamento pode ser feito a partir da análise da organização, das operações e tarefas e, por último, da análise individual e coletiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q242196 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPETexto associado.Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue ositens a seguir.O desempenho humano, resultado da motivação e das competências para a realização do trabalho, está relacionado à inexistência ou pouca incidência de obstáculos contextuais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q102854 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SCA avaliação de desempenho funcional é uma responsabilidade gerencial que procura monitorar o trabalho da equipe e de cada membro e os resultados alcançados para compará-los com os resultados esperados. Assinale a alternativa INCORRETA: ✂️ a) As organizações devem desenvolver sistematicamente as habilidades e as capacidades das pessoas como base fundamental para um desempenho eficiente e eficaz. ✂️ b) As organizações devem avaliar o resultado do desempenho alcançado sempre procurando recompensá-lo e incentivá-lo ou corrigi-lo adequadamente. ✂️ c) A satisfação no trabalho é consequência do sucesso no desempenho das tarefas, de fazer o que se gosta e das recompensas percebidas. ✂️ d) A satisfação no trabalho é exclusivamente uma consequência da recompensa pecuniária. ✂️ e) Nenhuma afirmativa está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q203606 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Especialista em Gestão de Telecomunicações Psicologia, Telebras, CESPE CEBRASPETexto associado.Em relação a avaliação e gestão de desempenho, julgue os itenssubsecutivos.O emprego da avaliação de desempenho nas organizações propicia a descoberta de potenciais que o avaliado não percebia em si e o aumento de seu domínio de competências. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q155806 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCCAo oferecer feedback, uma das armadilhas a serem evitadas é o que chamamos de contrastar. Contrastar é ✂️ a) desenvolver modelos mentais rígidos, que induzem a criação de rótulos e estereótipos. ✂️ b) ignorar a individualidade de uma pessoa, assumindo que ela se comporta de acordo com o grupo a que pertence. ✂️ c) enxergar semelhanças e diferenças em relação a si mesmo, ao invés de estabelecer um perfil profissional desejado. ✂️ d) comparar um funcionário a outro, ao invés de compará-lo com os padrões de desempenho definidos. ✂️ e) definir padrões de certo e errado de acordo com valores universais, desconsiderando as condutas desejadas para a função. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q149512 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCCUm processo de gestão do desempenho deve abranger cinco fases: ✂️ a) definição dos índices de produtividade, definição dos padrões de qualidade, definição das métricas, comparação com os resultados apresentados e definição de ações de recursos humanos. ✂️ b) definição do formulário de avaliação de desempenho, treinamento dos gestores, entrevista de feedback, elaboração do plano de desenvolvimento e atribuição de notas. ✂️ c) avaliação das atribuições, definição da capacitação profissional, estabelecimento de metas, divulgação das metas e sua avaliação. ✂️ d) negociação do desempenho, análise da capacitação profissional, acompanhamento do desempenho, avaliação dos resultados e comprometimento. ✂️ e) definição dos objetivos estratégicos, análise do perfil dos colaboradores, definição das oportunidades de desenvolvimento, aplicação de ações de treinamento e verificação dos resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q194099 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Agente Técnico Legislativo Especializado, AL SP, FCCA teoria que sustenta que a motivação individual e os resultados melhoram quando são dadas às pessoas oportunidades de participar com maior envolvimento e poder decisório no seu trabalho e nas metas a ele pertinentes denomina-se ✂️ a) empowerment. ✂️ b) fatores de Herzberg. ✂️ c) job enlargement. ✂️ d) job enrichment. ✂️ e) grade gerencial. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q104722 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo Área Administrativa, PREVIC, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, acerca de gestão por competências eavaliação de desempenho.Ao limitar o envolvimento dos gestores operacionais na gestão do capital humano da organização, a gestão por competências diminui a tomada de decisões compartilhadas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q100233 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo Área 1, ANAC, CESPE CEBRASPETexto associado.A respeito de planejamento estratégico de RH e gestão dedesempenho, julgue os itens a seguir.A gestão do desempenho implica mensurações constantes de condições de suporte oferecidas pelas organizações aos seus membros. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q227658 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Professor Administração, SEDUC RJ, CEPERJNa avaliação de desempenho humano, existem fatores que afetam o desempenho no cargo. Dentre os fatores apresentados abaixo, aquele que não está incluído nesse caso é: ✂️ a) valor das recompensas ✂️ b) habilidades das pessoas ✂️ c) relacionamento com empresário ✂️ d) percepção de que as recompensas dependem de esforço ✂️ e) percepção do seu papel Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q152921 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Jurídico Administração, PG DF, IADESA avaliação de desempenho corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. Assinale a alternativa correta sobre o tema. ✂️ a) O efeito HALO é a disfunção da avaliação de desempenho que leva em consideração fatos recentes da vida do avaliado. ✂️ b) O objetivo final da avaliação de desempenho é fornecer recompensas financeiras às pessoas. ✂️ c) O feedback não tem importância no processo de avaliação, pois o indivíduo, sozinho, consegue promover as mudanças comportamentais desejadas pela organização. ✂️ d) A avaliação 360º é considerada moderna. Todos avaliam e são avaliados e reduz o efeito HALO. ✂️ e) Por se tratar de questão disciplinar, a avaliação de desempenho não deve avaliar o comportamento do individuo no ambiente de trabalho, apenas as suas relações sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q106420 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo Área Administrativa, PREVIC, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, acerca de gestão por competências eavaliação de desempenho.A avaliação de desempenho e a gestão por competências são processos dissociados. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q241261 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Técnico Suporte Administrativo, BACEN, CESPE CEBRASPEConsiderando que o desenvolvimento das pessoas é fundamental para a manutenção ou a ampliação do diferencial competitivo da organização, julgue os itens subsequentes, relativos a gestão de desempenho e planos de carreira. Segundo Dutra (2002), o desempenho de uma pessoa divide-se em três dimensões — desenvolvimento, esforço e comportamento —, que interagem entre si e que devem ser avaliadas de maneiras diferenciadas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q202533 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Especialista em Gestão de Telecomunicações Psicologia, Telebras, CESPE CEBRASPETexto associado.Em relação a avaliação e gestão de desempenho, julgue os itenssubsecutivos.Emitir e receber feedback é vantagem da avaliação de desempenho em rede. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q149104 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCCO processo de gestão do desempenho deve considerar que as pessoas atuam nas organizações, utilizando sua qualificação pessoal que abrange três dimensões: ✂️ a) habilidades técnico-operacionais e atributos pessoais, competência comportamental e desempenho orientado para resultados. ✂️ b) interesses, aderência aos valores da empresa e clareza de suas atribuições. ✂️ c) capacidade de aprendizagem e técnica, visão sistêmica e desempenho com foco na qualidade. ✂️ d) conhecimento e experiência, habilidade de relacionamento interpessoal e desempenho orientado para o processo. ✂️ e) recursos intelectuais e emocionais, foco na tarefa e predisposição para o trabalho em equipe. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q102197 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens que se seguem, a respeito dos grupos e equipes de trabalho.Segundo Edgar Schein, o grupo que toma decisão embasada no método decisão por ausência de reação é dominado por duas ou três pessoas e não recebe muitas opções de escolha para decidir. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q164617 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE Em relação às técnicas e instrumentos da gestão por competências e da gestão de desempenho, julgue os próximos itens.A gestão de pessoas voltada para resultados requer estratégias de gestão das competências. Nesse sentido, uma ferramenta muito utilizada pelas empresas é a avaliação 360o , cujos resultados acarretam maior comprometimento das pessoas com o desenvolvimento das competências que se encontrem abaixo do perfil desejado e possibilitam que a empresa redirecione suas ações na busca da excelência. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q100782 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESPHá aspectos intangíveis na relação da empresa com os empregados e muitos desses aspectos são fontes de competitividade. Você está tentando criar uma forma de mensurar os resultados intangíveis de um treinamento cujo objetivo é melhorar o relacionamento interpessoal. Solicitou a colaboração de gestores de outras áreas para identificar esses aspectos. As alternativas mostram as listas que lhe foram enviadas pelos gestores de uma das filiais da empresa. Ao analisá-las, você identificou que uma das alternativas tinha aspectos intangíveis e tangíveis. Qual é essa afirmativa? ✂️ a) O comprometimento e a melhora no relacionamento interpessoal. ✂️ b) O orgulho por pertencer à empresa e o espírito de equipe. ✂️ c) A comunicação mais fluida e a diminuição dos índices de retrabalho. ✂️ d) O alinhamento dos empregados ao credo do fundador e os valores da empresa. ✂️ e) A motivação dos empregados e o senso de contribuição deles. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q106747 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo Recursos Humanos Pessoal, CETESB, VUNESPSegundo Dave Ulrich, "A capacidade de aprendizagem é g vezes g". Para explicar o que isso significa, preencha o espaço em branco da frase a seguir com a alternativa correta. "A capacidade da empresa de gerar novas ideias multiplicada por sua disposição de ____________________em toda a empresa". ✂️ a) gerenciá-las ✂️ b) gratificá-las ✂️ c) geri-las ✂️ d) generalizá-las ✂️ e) gerá-las Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q200796 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Especialista em Gestão de Telecomunicações Psicologia, Telebras, CESPE CEBRASPETexto associado.Em relação a avaliação e gestão de desempenho, julgue os itenssubsecutivos.Perfis de competências usados na avaliação de desempenho são fatores desconsiderados pelos instrumentos de avaliação em rede. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro