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Questões de Concursos Gestão de Pessoas

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101Q33667 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico de Administração, DPE PR, PUC PR

Leia as três afirmativas s seguir:

I. Realização de um trabalho com o mínimo de esforço, custo ou desperdício.
II. Realização de tarefas que ajudam a cumprir objetivos organizacionais.
III. Um funcionário disciplinado desempenha as funções em acordo com as normativas da sua área.

Assinale a alternativa CORRETA:
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102Q39025 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente em Administração, IFSE, FDC

A clareza é a característica da redação empresarial que consiste na expressão exata de um pensamento, apresentando coerência e evidências de que o texto não seja mal compreendido. Para obter clareza, devemos evitar, em um texto, o uso de palavras estrangeiras, já que dispomos de um vernáculo capaz de transmitir a mesma ideia. O uso evitável de palavras estrangeiras chama-se:
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103Q39070 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar em Administração, IFB

Leia as afirmativas sobre Comunicação:

I) Para comunicar sinais ou mensagens, o processo de comunicação não exige que a fonte pense e decodifique suas ideias com palavras ou símbolos.
II) Uma pessoa sozinha não pode comunicar-se, pois somente com outra pessoa receptora é que pode completar o ato da comunicação.
III) A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada.
IV) A Comunicação, apesar de ser um processo de mão dupla, não envolve necessariamente retroação.
V) Comunicação é quando uma informação é transmitida a alguém, sendo então compartilhada também por esse alguém.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
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104Q377655 | Administração Pública, Gestão de Pessoas, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere à gestão de pessoas no setor público, julgue os itens a seguir. A interseção entre o modelo estratégico e o modelo político de gestão de pessoas indica que a efetividade da área depende de sua capacidade de satisfazer os interesses dos diversos atores e grupos, internos e externos às organizações, que interferem tanto no planejamento quanto na execução das políticas e das práticas de administração na área de recursos humanos.
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105Q39059 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar em Administração, IFB

Para Carvalho et al. (2012, p. 322-325), algumas características de autoridade, poder e liderança trilham um mesmo caminho, interligando-se intimamente. Em acordo com os autores, associe a segunda coluna com a primeira.

I) Autoridade
II) Poder
III) Liderança

( ) Consiste em ter a faculdade de exigir que alguém cumpra a sua vontade, mesmo que não queira.
( ) O exercício desta ação pode provocar a alteração do nível de produtividade em outras pessoas.
( ) Consiste no reconhecimento da presença do aspecto legal e legítimo no exercício de uma função.
( ) É uma habilidade que pode ser desenvolvida e utilizada para influenciar pessoas para que possam desempenhar suas atividades com alegria.
( ) É fazer com que as metas que necessitam ser atingidas sejam alcançadas por meio dos colaboradores, que pensam em agradar e satisfazer, primeiramente, aos clientes, antes de agradar ou satisfazer à chefia imediata ou a si mesmos.
( ) Uma das segmentações desta ação considera o aspecto negativo ou reverso da recompensa, uma vez que a punição varia desde a perda de pequenos privilégios até mesmo à demissão.
( ) É a habilidade de conseguir que, de livre e espontânea vontade, outros façam o que uma pessoa quer que seja feito, unicamente por causa de sua influência pessoal.
( ) Outra segmentação desta ação refere-se ao que está presente em um colega de trabalho, que atrai os demais a ficarem do seu lado em razão de seu carisma, prestígio e da admiração que inspira.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associações de características, de cima para baixo.
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106Q56931 | Pedagogia, Gestão de Pessoas

Na escola, os trabalhadores da educação são responsáveis pela organização e execução das atividades escolares dos educandos. Eles organizam disciplinas e matérias do currículo e dessa forma determinam quais são os espaços e os componentes físicos, como as edificações, os equipamentos e o mobiliário, que serão necessários à realização do currículo. A partir dessa afirmação, NÃO é correto afirmar que:
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107Q39037 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente de Alunos, IF SUL

Quais são os elementos que garantem fidelidade e que estão relacionados com a escolha que cada indivíduo faz ao decidir participar de um grupo?
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108Q56927 | Pedagogia, Gestão de Pessoas

Analise a citação abaixo e assinale a alternativa à qual essa ideia se refere.

“Isso é uma forma de reconhecimento. Alguém que faz comigo, empregado, uma parceria, dizendo que paga metade do meu curso de idioma estrangeiro ou que facilita o meu horário de trabalho, de modo que eu vá fazer uma pós-graduação ou até uma graduação que ainda não fiz ou não completei, está investindo em mim.” (CORTELLA, 2007, p. 38) 
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109Q34249 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente de Defensoria Pública, DPE TO, COPESE

Os erros mais comuns que limitam o sucesso da técnica de entrevista e impedem a seleção do melhor candidato são, EXCETO:
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110Q30009 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico Administrativo, Consurge MG, Gestão de Concursos

“A autoconfiança nos dá disposição para acreditar nas outras pessoas ou, pelo menos, evitar prejulgamentos” (O´DONNELL, 2006).

Analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas, sobre as características que a pessoa autoconfiante deve ter.

( ) Reprovação e afastamento de outras pessoas que passam por desafios ou dificuldades semelhantes.
( ) Confiabilidade e capacidade de trabalhar com autonomia, crença no próprio potencial.
( ) Foco na própria transformação mais que na mudança dos outros.
( ) Aprendizado com as lições do passado, especialmente as boas e positivas.
( ) Esforço para fortalecer valores internos e externos com o propósito de rechaçar, negativamente, as novas influências.

Assinale a sequência CORRETA.
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111Q7224 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Administrador, CEFET RJ, EXATUS PR

Downsizing tornou-se uma estratégia dominante na década de 1990 e atingiu a administração de recursos humanos. As grandes companhias eliminaram milhões de postos de trabalho, utilizando o downsizing. (ROBBINS, 2000, p.13) A definição desta estratégia é:
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112Q56925 | Pedagogia, Gestão de Pessoas

De acordo com Burbridge (2012), a falta de comunicação efetiva é, ao mesmo tempo, a causa e o efeito de muitos conflitos. Evidentemente, o diálogo é a solução. O problema é como conseguir trazer para o diálogo alguém que não esteja interessado em participar, ou pior, que esteja com tantas restrições ou raiva que não queira, de jeito algum, conversar. Segundo esses autores, existem cinco considerações importantes que ajudam a trazer as pessoas para o diálogo, são elas: a objetividade, o timing (fator tempo, que está ligado à paciência), os interesses, o
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113Q19889 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Agente Legislativo de Serviços Técnicos e Administrativos, AL SP, FCC

Equipes de trabalho cujos membros, no início, se submetem à administração, mas logo começam a operar por conta própria, assumindo as responsabilidades definidas em conjunto no interior da equipe denominam-se
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114Q29907 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, CONAB, IADES

O estilo de liderança que utiliza a negociação como principal ferramenta para a condução de uma equipe é a liderança
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115Q39192 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

O papel das pessoas nas organizações passa por mudanças em função do foco crescente nas competências. Nesse sentido, NÃO faz parte do papel de um gerente de hoje
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116Q45355 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar Pericial, IGP SC, IESES

A análise documental desdobra-se em algumas ações, aquela que consiste no registro cronológico de todos os documentos nele encontrados, é a ação de:
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117Q31645 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo Operacional, CRF PR, QUADRIX

Considere, a seguir, as afirmativas sobre comportamento organizacional.

I. Manual administrativo é todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que os funcionários da empresa devem cumprir e a que devem obedecer. Sua existência dispensa o código de ética, como documento oficial nas instituições.
II. A motivação é um dos principais fatores que contribuem para o alcance de grandes resultados e, por conseguinte, uma boa rentabilidade para as empresas. Diante disso, a área de Recursos Humanos (RH) tem papel fundamental, no sentido de oferecer ferramentas que proporcionem a motivação constante dos colaboradores e equipes no dia a dia de trabalho.
III. Comportamento organizacional é a análise da conduta das pessoas e as implicações que causam no ambiente de uma organização. Objetiva alcançar maior compreensão acerca da conjuntura empresarial para conceber o desenvolvimento contínuo e seguro de soluções às distintas ocasiões que ocorrem em uma empresa.

Pode-se afirmar que:
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118Q316753 | Administração Geral, Gestão de Pessoas, Analista Técnico Administrativo, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

Leia o texto abaixo para responder às questões 32 e 33.

Manoel, gerente da empresa X, reuniu sua equipe para discutir sobre a política de RH da organização, tentando elaborar um guia para as ações da empresa. Consciente de que muitos fatores afetam essa política, procurou destacar a necessidade de se determinar os requisitos para a análise e descrição de cargos, planejamento e alocação de recursos humanos e avaliação de desempenho.

Nesta mesma reunião, Manoel também destacou as características necessárias às Políticas de Recursos Humanos e priorizou a que representa a congruência em sua aplicação, não importando os níveis ou áreas afetados. Neste caso, estava se referindo à característica da:

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119Q7227 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Administrador, CEFET RJ, EXATUS PR

Liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. (STONER, 2000, p.344) Influencia, por sua vez, é definida como:
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120Q7304 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

Quando se trata de uma queixa de um empregado, a primeira e a mais importante competência que um gestor de recursos humanos deve ter é:
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