Início

Questões de Concursos Gestão de Pessoas

Resolva questões de Gestão de Pessoas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q30084 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar Técnico Administrativo, Copergás PE, FCC

Na modalidade do regime do tempo integral, todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração, na proporção de

I. 30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes.
II. 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas.
III. 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas.
IV. 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q8086 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Agente Administrativo, SEAP DF, IADES

Organizações são compostas por pessoas, sendo assim, entender o comportamento delas e como ele influencia as organizações se torna cada vez mais importante. Com relação ao comportamento organizacional, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q7443 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Pedagogo, UFPE, COVEST COPSET

São críticas feitas aos processos de avaliação de desempenho inadequados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q45353 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar Pericial, IGP SC, IESES

São considerados resultados favoráveis decorrentes de um processo de treinamento, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q32343 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Administrativo, DAE de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

De acordo com a chamada Teoria dos Dois Fatores, Herzberg aponta para a ideia de que no campo motivacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q31475 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Uma das características importantes do trabalho em equipe, que o torna suficientemente eficaz, é aquela que contribui para a satisfação de seus membros, representando o grau em que a equipe é atraente para seus participantes, e para a obtenção de um nível de desempenho ótimo. Essa característica tem o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q31476 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, CRO SP, VUNESP

Força-tarefa é uma das formas de se constituir uma equipe de trabalho. Assinale a alternativa que contém o conceito correto de força-tarefa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q56915 | Pedagogia, Gestão de Pessoas, CESPE CEBRASPE

No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente. 

A cooperação é uma das atitudes mais importantes para o trabalho em equipe. 
  1. ✂️
  2. ✂️

189Q29322 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Administrador, CODEBA, FGV

Com relação aos conceitos de liderança, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O perfil do líder, definido pela teoria do grande homem, buscava explicar por eles o progresso do mundo.
( ) A liderança é uma característica que pode ser inata ou adquirida e pode ser exercida em diferentes contextos.
( ) O líder carismático tem capacidade de transformação sem base racional que sustente sua aceitação.

As afirmativas acima são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q48579 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Técnico Administrativo, Ministério da Integração Nacional, CESPE CEBRASPE

As organizações públicas e privadas alcançam suas metas por meio das pessoas. Por essa razão, a área de gestão de pessoas vem assumindo posição de destaque em muitas dessas organizações. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. 

A fim de maximizar o desenvolvimento das pessoas e da organização, é tarefa da área de gestão de pessoas disseminar junto aos gestores a necessidade de valorizar e tratar os servidores da instituição como colaboradores e parceiros de negócio
  1. ✂️
  2. ✂️

191Q39026 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente em Administração, IFSE, FDC

Recrutamento, interno ou externo, é o esforço que a empresa faz para atrair talentos potenciais para uma vaga. Podemos apontar como vantagem do recrutamento externo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q7226 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Administrador, CEFET RJ, EXATUS PR

As organizações são fundamentais para o ser humano a ponto de gerar um comportamento organizacional específico para cada uma delas. (ROBBINS, 2000, p.31) Isso ocorre porque as organizações possuem três características comuns:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q56928 | Pedagogia, Gestão de Pessoas

Na base da Gestão por Competência está a valorização das competências individuais, consideradas fundamentais para a existência desse modelo de gestão. De acordo com Parry (1996), são elementos das competências individuais, além de conhecimento,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q6404 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente de Defensoria Pública, DPE TO, COPESE

São consideradas limitações da técnica de entrevista na seleção de candidatos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q39060 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Auxiliar em Administração, IFB

A ______________ e a ______________ são aspectos que podem ser transferidos a outras pessoas para realizar atividades específicas. Sua delegação à pessoa que as recebe representa uma declaração de confiança da chefia imediata, devendo ficar explícito que o subordinado passa a ter condições de cumprir as determinações de seu superior hierárquico.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do parágrafo acima, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q34768 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Judiciário, TRF RJ, FCC

Gestão estratégica de pessoas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q21542 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico do Banco Central, BACEN, CESGRANRIO

Apesar da necessidade de imparcialidade e objetividade no processo de avaliação de desempenho organizacional, percebe-se que a cultura paternalista faz com que avaliadores, às vezes, favoreçam pessoas

1. de que gostam, independente da sua competência profissional e de seus resultados;
2. que vinham apresentando maus desempenhos, mas que, perto do período da avaliação, "mostraram serviço".

Esse erro de propensão, causado em geral porque os avaliadores não conseguem ficar emocionalmente desligados, pode ser qualificado, nos exemplos acima, respectivamente, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q32173 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Técnico de Trânsito, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de administração de recursos humanos, julgue o próximo item.
O profissional que atua no recrutamento de pessoas é responsável por atrair candidatos potencialmente qualificados para trabalhar na organização; contudo, esse profissional não participa da escolha do candidato que irá ocupar a vaga em aberto.
  1. ✂️
  2. ✂️

199Q31677 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Assistente Administrativo, CRM PI, QUADRIX

Têm direito ao FGTS todos os trabalhadores regidos pela CLT que firmaram contrato de trabalho a partir de 05/10/1988. Antes dessa data, a opção pelo FGTS era facultativa. Julgue as afirmativas a seguir.

I. Quando da rescisão do contrato entre empregador e trabalhador é obrigatório o recolhimento rescisório relativo ao mês da rescisão, ao aviso prévio indenizado, quando for o caso, e ao mês imediatamente anterior, desde que já tenha sido recolhido, sem prejuízo das cominações legais.
II. O recolhimento rescisório contempla a multa rescisória cuja base de cálculo corresponde ao montante de todos os depósitos devidos referentes ao FGTS durante a vigência do contrato de trabalho, acrescida das remunerações aplicáveis às contas vinculadas, em caso de demissão sem justa causa, demissão por culpa recíproca ou força maior reconhecida pela Justiça do Trabalho.
III. Para o recolhimento rescisório do FGTS é obrigatória a utilização da GRRF – Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS, inclusive para o empregador doméstico, desde 01/08/2007.

Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q7397 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

Leia as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

1. A capacitação tem por objetivo desenvolver as competências das quais funcionários e gestores necessitam para lidar de maneira eficaz uns com os outros e com os clientes em um ambiente diversificado.

2. A maioria das competências ensinadas é interpessoal, como escutar ativamente e fornecer coaching e feedback. Sob condições ideais, usa-se a avaliação organizacional para determinar quais competências devem ser ensinadas, ajustando o treinamento às questões empresariais especificamente identificadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.