Questões de Concursos Gestão de Pessoas na Educação

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21Q1011538 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a aprendizagem organizacional, interação grupal no processo de planejamento e tipos de liderança, julgue o item subsequente.

As emoções configuram um obstáculo ao trabalho das lideranças nas organizações, pois apelos emocionais costumam provocar resistência nos subordinados.

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22Q1011539 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a aprendizagem organizacional, interação grupal no processo de planejamento e tipos de liderança, julgue o item subsequente.

Conforme as teorias de caráter contingencial, a liderança é influenciada pelo ambiente e pela ação tanto do líder quanto dos demais membros da equipe.

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23Q953274 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Monitor de Transporte e Pátio, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A comunicação eficaz é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes durante o transporte escolar. O monitor de transporte escolar deve manter uma interação constante e respeitosa com os alunos, além de se comunicar de forma clara com os pais e responsáveis, para garantir que todos os aspectos do transporte sejam compreendidos e seguidos corretamente. Uma comunicação eficaz contribui para a construção de confiança entre os envolvidos.

Com base nas práticas recomendadas e nas normas de comunicação para o transporte escolar, assinale a alternativa CORRETA.
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24Q905881 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Professor de Educação Física, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Com a popularização das redes sociais, muitos adolescentes são expostos diariamente a imagens editadas e ideais de corpo perfeito. Fotos de influenciadores e celebridades exibindo barrigas sem gordura e corpos aparentemente perfeitos podem influenciar os jovens a buscar padrões estéticos inatingíveis. Essa pressão estética pode levar ao desenvolvimento de transtornos alimentares, entre outros problemas de saúde mental. É o caso de Mariana, uma adolescente de 15 anos, que sempre foi uma aluna ativa e alegre, mas começou a evitar refeições e a se isolar. Seus pais notaram que ela passa horas olhando fotos de modelos e influenciadores nas redes sociais. Além disso, Mariana frequentemente comenta que se sente gorda e que precisa emagrecer. Ela perdeu peso de forma significativa em um curto período e seus pais a pegaram vomitando após as refeições. Diante desses sintomas, Mariana provavelmente está desenvolvendo:
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25Q918697 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

Ao entender que a prática Educativa é permeada por diversos aspectos como saúde, higiene, segurança e prevenção, estas ações precisam ser incorporadas à rotina do profissional da Educação Infantil. Acredita-se que um trabalho centrado em alguns procedimentos básicos auxilia a rotina diária. Um desses procedimentos é o uso de EPI, Equipamento de Proteção Individual, que utilizado individual e corretamente, durante sua atividade laboral ajuda a proteger o funcionário de qualquer risco à sua saúde. Na Educação Infantil, é orientado que os profissionais usem:

1- Luva de Procedimento não cirúrgico para proteção contra risco biológico, ao higienizar crianças.
2- Capacete de segurança, para proteção da cabeça contra impactos provenientes de queda ou projeção de objetos.
3- Avental Plástico Descartável, para proteção do tronco e membros superiores contra risco físico (umidade/ banho) e risco biológico (contato com fluidos corporal), ao higienizar crianças.
4- Protetor auditivo (tipo inserção), para proteção dos ouvidos na sala de aula com níveis de ruído superiores aos limites de tolerância estabelecidos pela NR-15 (Atividades e Operações Insalubres).
5- Calçado de segurança tipo botina sem biqueira, solado poliuretano para proteção dos pés do usuário contra riscos de natureza leve e contra agentes abrasivos e escoriantes.

Dos equipamentos acima, a quantidade CORRETA deles a ser usada pelos profissionais da Educação Infantil é:
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26Q918229 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Monitor Escolar, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

A gestão do comportamento dos alunos dentro do transporte escolar deve garantir um ambiente seguro e disciplinado. Qual das alternativas apresenta uma estratégia adequada?
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