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Questões de Concursos Gestão de documentos

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41Q217123 | Arquivologia, Gestão de documentos, Oficial Técnico de Inteligência Área de Arquivologia, ABIN, CESPE CEBRASPE

Acerca da inserção dos documentos digitais em programas de gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.

O programa de gestão arquivística de documentos é aplicável, independentemente da forma ou do suporte, em ambientes convencionais, digitais ou híbridos onde as informações sejam produzidas e armazenadas.

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42Q260039 | Arquivologia, Gestão de documentos, Técnico Judiciário Contabilidade, TRE MG, CESPE CEBRASPE

A política arquivística brasileira reconhece a gestão de documentos como um dos principais instrumentos de apoio à administração, à cultura e ao desenvolvimento científico. A respeito da gestão de documentos, assinale a opção correta.
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43Q190278 | Arquivologia, Gestão de documentos, Agente Administrativo, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da gestão de documentos aplicada a arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

Uma das principais finalidades da gestão de documentos é a proteção dos documentos de valor permanente para a organização e a sociedade.

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44Q48720 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A gestão de documentos originou-se da impossibilidadede se lidar, de acordo com moldes tradicionais, com as massascada vez maiores de documentos produzidos pelas administraçõespúblicas americanas e canadenses. Assim, com base nas soluções apontadas por comissões governamentais nomeadas para a reforma administrativa dos Estados Unidos da América e do Canadá, no final da década de 1940, foram estabelecidos princípios de racionalidade administrativa a partir da intervenção nas etapas do ciclo documental. 

Maria Odila Fonseca. Informação, arquivos e instituições arquivísticas. In: Arquivo e administração. Rio de Janeiro, v. 1, n.º 1, p. 33-4, jan./jun/1998 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens de 21 a 34, acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais.
A gestão de documentos deve estar articulada às demais políticas informacionais existentes no órgão público, tais como as de sistemas de informação e de segurança da informação.
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45Q48727 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A gestão de documentos originou-se da impossibilidadede se lidar, de acordo com moldes tradicionais, com as massascada vez maiores de documentos produzidos pelas administraçõespúblicas americanas e canadenses. Assim, com base nas soluções apontadas por comissões governamentais nomeadas para a reforma administrativa dos Estados Unidos da América e do Canadá, no final da década de 1940, foram estabelecidos princípios de racionalidade administrativa a partir da intervenção nas etapas do ciclo documental. 

Maria Odila Fonseca. Informação, arquivos e instituições arquivísticas. In: Arquivo e administração. Rio de Janeiro, v. 1, n.º 1, p. 33-4, jan./jun/1998 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens de 21 a 34, acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais.
Na administração pública, em determinados casos, documentos formam processos, os quais devem ser autuados. Nessa autuação, que pode ser realizada em qualquer unidade do órgão, é feito o registro do processo atribuindo-lhe um número, que é definido por cada órgão público e é formado a partir de parâmetros estabelecidos por normas que garantam a sua unicidade e integridade.
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46Q350501 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em relação à natureza do conteúdo dos documentos arquivísticos, julgue os itens subseqüentes.

As fotografias, os filmes, os mapas, os relatórios e os pareceres são documentos de natureza técnica.

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47Q48719 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A gestão de documentos originou-se da impossibilidadede se lidar, de acordo com moldes tradicionais, com as massascada vez maiores de documentos produzidos pelas administraçõespúblicas americanas e canadenses. Assim, com base nas soluções apontadas por comissões governamentais nomeadas para a reforma administrativa dos Estados Unidos da América e do Canadá, no final da década de 1940, foram estabelecidos princípios de racionalidade administrativa a partir da intervenção nas etapas do ciclo documental. 

Maria Odila Fonseca. Informação, arquivos e instituições arquivísticas. In: Arquivo e administração. Rio de Janeiro, v. 1, n.º 1, p. 33-4, jan./jun/1998 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens de 21 a 34, acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais.
Em um programa de gestão de documentos, os arquivistas são os responsáveis, em todos os níveis, pela produção e pelo uso de documentos arquivísticos em suas atividades rotineiras.
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48Q350300 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O arquivista responsável pelo acervo documental do Departamento de Polícia Federal (DPF), em Brasília, localizou uma massa documental, produzida pelo próprio departamento, acumulada nas dependências do órgão.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, de acordo com os princípios arquivísticos e à luz da legislação arquivística em vigor.

Os documentos que firmam orientação de caráter normativo poderão ser eliminados, uma vez cumpridos os prazos de vigência.

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49Q349894 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Nos processos de avaliação de documentos, é relevante aplicar o critério de amostragem para determinados conjuntos documentais. Acerca da amostragem, julgue os itens seguintes.

Os critérios de amostragem serão aplicados apenas aos conjuntos documentais de caráter permanente.

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50Q257085 | Arquivologia, Gestão de documentos, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE MG, CESPE CEBRASPE

A política arquivística brasileira reconhece a gestão de documentos como um dos principais instrumentos de apoio à administração, à cultura e ao desenvolvimento científico. A respeito da gestão de documentos, assinale a opção correta.

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52Q350165 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando que se deve construir ou adaptar um espaço físico capaz de atender à guarda de acervos arquivísticos de caráter permanente, julgue os itens seguintes, tendo em vista a preservação e o acesso aos acervos.

As áreas de depósito devem ser vinculadas às áreas de trabalho arquivístico e administrativo.

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53Q107298 | Arquivologia, Gestão de documentos, Analista Administrativo Arquivologia, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos aplicados aos arquivos governamentais, julgue os
itens subsequentes.

É possível encontrar, nas três fases de um programa de gestão de documentos, as sete funções arquivísticas propostas pelos arquivistas canadenses.

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54Q159753 | Arquivologia, Gestão de documentos, Assistente de Administração, UFAL, COPEVE UFAL

Dadas as inferências seguintes sobre gestão de documentos e organização de arquivos,

I. A Lei nº 8.159/1991, conhecida como Lei dos Arquivos, e o decreto de criação do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) são marcos jurídicos da implantação da gestão de documentos na administração pública federal.

II. Os instrumentos de gestão arquivística, como, por exemplo, o plano de classificação e a tabela de temporalidade são as bases técnicas do programa de gestão de documentos.

III. A primeira fase da gestão de documentos, denominada criação de documentos, compreende o controle, a utilização e o armazenamento dos documentos necessários para a realização ou facilitação das atividades de uma organização.

IV. A noção de pré-arquivo está superada, sob o ponto de vista terminológico, no âmbito da comunidade arquivística brasileira, que passou a utilizar o conceito de arquivo corrente.

verifica-se que

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55Q48725 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A gestão de documentos originou-se da impossibilidadede se lidar, de acordo com moldes tradicionais, com as massascada vez maiores de documentos produzidos pelas administraçõespúblicas americanas e canadenses. Assim, com base nas soluções apontadas por comissões governamentais nomeadas para a reforma administrativa dos Estados Unidos da América e do Canadá, no final da década de 1940, foram estabelecidos princípios de racionalidade administrativa a partir da intervenção nas etapas do ciclo documental. 

Maria Odila Fonseca. Informação, arquivos e instituições arquivísticas. In: Arquivo e administração. Rio de Janeiro, v. 1, n.º 1, p. 33-4, jan./jun/1998 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens de 21 a 34, acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais.
Documentos considerados correntes são organizados pelo valor informativo que eles contêm, o qual diminui com os prazos precaucionais.
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56Q350287 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando que se deve construir ou adaptar um espaço físico capaz de atender à guarda de acervos arquivísticos de caráter permanente, julgue os itens seguintes, tendo em vista a preservação e o acesso aos acervos.

Para o armazenamento de fotografias e filmes recomenda-se a localização dos depósitos nas áreas que apresentem os mais baixos índices de temperatura e umidade relativa.

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57Q136730 | Arquivologia, Gestão de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Records management e pré-archivage consagraram-se
como dois fenômenos marcantes da época do pós-guerra,
valorizando aspectos fundamentais dos arquivos - até então
pouco considerados pelo modelo historicista surgido com a
Revolução Francesa.
Armando Malheiro Silva et al. In: Arquivística. Teoria e prática de uma
ciência da informação. Porto: Afrontamento, 1999, p. 135 (com adaptações).

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os
itens que se seguem.

A preservação da memória institucional e o apoio à administração são os dois objetivos principais da gestão de documentos.

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58Q48722 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A gestão de documentos originou-se da impossibilidadede se lidar, de acordo com moldes tradicionais, com as massascada vez maiores de documentos produzidos pelas administraçõespúblicas americanas e canadenses. Assim, com base nas soluções apontadas por comissões governamentais nomeadas para a reforma administrativa dos Estados Unidos da América e do Canadá, no final da década de 1940, foram estabelecidos princípios de racionalidade administrativa a partir da intervenção nas etapas do ciclo documental. 

Maria Odila Fonseca. Informação, arquivos e instituições arquivísticas. In: Arquivo e administração. Rio de Janeiro, v. 1, n.º 1, p. 33-4, jan./jun/1998 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os itens de 21 a 34, acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais.
Um programa de gestão de documentos deve contemplar o ciclo de vida dos mesmos, garantir a acessibilidade, manter os documentos em ambiente seguro, retê-los somente pelo período estabelecido na tabela de temporalidade e destinação e implementar estratégias de preservação desses documentos desde sua produção e pelo tempo que for necessário.
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59Q351155 | Arquivologia, Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O arquivista responsável pelo acervo documental do Departamento de Polícia Federal (DPF), em Brasília, localizou uma massa documental, produzida pelo próprio departamento, acumulada nas dependências do órgão.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, de acordo com os princípios arquivísticos e à luz da legislação arquivística em vigor.

Os documentos de caráter intermediário que devem cumprir prazo de guarda serão mantidos nas dependências do DPF ou transferidos ao Arquivo Nacional.

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60Q190578 | Arquivologia, Gestão de documentos, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

A fase básica da gestão de documentos em que é possível contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração da instituição, tendo em vista evitar a duplicação e emissão de vias desnecessárias, além de opinar sobre escolhas de materiais e equipamentos e apresentar estudos sobre a adequação e o melhor aproveitamento de recursos reprográficos e informativos, denomina-se:

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