Questões de Concursos: Gestão de unidades de informação

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Gestão de unidades de informação. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q171793 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação, Bibliotecário Documentalista, MPE GO, FUNIVERSA

No gerenciamento de sistemas de informação automatizados, o desenvolvimento possui várias fases. Nesse sentido, o modelo lógico dos sistemas, o modelo físico dos sistemas, a escolha e a encomenda de configuração de equipamentos e programas pertencem à fase de

12 Q106601 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação , Analista Administrativo Biblioteconomia, ANA, ESAF

O instrumento onde estão registrados todos os detalhes estruturais da biblioteca e que se constitue um verdadeiro auxiliar administrativo, pois nele aparecem a avaliação dos elementos que compõem a biblioteca, a indicação dos serviços que devem ser prestados, a informação sobre a política bibliotecária, a determinação da relação existente entre as diversas tarefas e os diversos setores de trabalho, denomina-se

13 Q136139 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação, Analista Judiciário Biblioteconomia, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na pesquisa científica, o pesquisador dispõe de diversas técnicas
de investigação, que devem ser escolhidas em função do objeto
de estudo e dos objetivos da pesquisa. Acerca dos tipos de
pesquisa, julgue os itens a seguir.

A pesquisa quantitativa busca uma compreensão particular daquilo que estuda, o foco de sua atenção é a compreensão e não a explicação dos fenômenos individuais estudados.

14 Q169767 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação, Bibliotecário Documentalista, MPE GO, FUNIVERSA

No planejamento de bibliotecas e unidades de informação, do ponto de vista das atividades ou de sua abrangência, o planejamento global

15 Q172060 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação, Bibliotecário Documentalista, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da gestão de bibliotecas e sistemas de informação em geral, julgue os itens subsequentes.

A análise SWOT constitui técnica que possibilita aos gestores de bibliotecas e de outros sistemas de informação conhecer concorrentes, clientes, fornecedores, novos entrantes e produtos substitutos.

16 Q194098 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação, Agente Técnico Legislativo Especializado Biblioteconomia, AL SP, FCC

Considere as seguintes afirmações em relação às etapas do diagnóstico, processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações:

I. A preparação do diagnóstico tem por objetivo estabelecer um cenário organizacional que encoraje a avaliação e assegure que o pessoal conheça os componentes básicos do processo de avaliação.

II. A elaboração do projeto de diagnóstico envolve um plano que contém os objetivos do diagnóstico, o problema ou as questões de pesquisa, as hipóteses de trabalho, a metodologia a ser utilizada para a coleta de dados, as medidas de desempenho ou os indicadores de avaliação e o cronograma do processo.

Ocorre que

17 Q134575 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação, Analista Judiciário Biblioteconomia, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No planejamento estratégico de unidades de informação, a análise
do ambiente interno e do ambiente externo possibilita o
conhecimento e o monitoramento das potencialidades e
tendências do mercado e das condições de desempenho da
unidade de informação. Acerca de pontos fortes, pontos fracos,
oportunidades e ameaças relacionados à análise ambiental dessas
unidades, julgue os itens seguintes.

A falta de infra-estrutura tecnológica adequada aos sistemas e serviços da unidade de informação constitui-se em ameaça que deve ser considerada no processo de planejamento estratégico.

18 Q134274 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação, Analista Judiciário Biblioteconomia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à gestão de unidades, serviços e sistemas de
informação, julgue os itens que se seguem.

Dados e informação, tecnologias, procedimentos e pessoas podem ser considerados os componentes básicos de um sistema de informação. Nessa perspectiva, as bibliotecas não podem ser consideradas sistemas de informação.

19 Q268756 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação, Analista Biblioteconomia, CVM, ESAF

No planejamento de uma biblioteca, os itens: peso, iluminação, piso, temperatura e umidade, acústica, segurança, proteção, referem-se

20 Q139022 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do desdobramento de uma biblioteca em divisões ou
departamentos, com vistas a compor sua estrutura organizacional,
julgue os próximos itens.

A utilização do modelo matricial resulta em uma estrutura organizacional verticalizada que oferece pouca dinâmica interna à organização.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.