Questões de Concursos Gestão do conhecimento e Informação

Resolva questões de Gestão do conhecimento e Informação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q99345 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Analista Administrativo, BADESC, FGV

Com relação ao conhecimento tácito e ao conhecimento explícito, analise as afirmativas a seguir.

I. O conhecimento tácito é simples de ser articulado na linguagem formal.
II. O conhecimento tácito possui natureza intangível e pessoal.
III. Os conhecimentos tácito e explícito são complementares e suas interações proporcionam dinamismo às organizações.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q229154 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Profissional de Vendas, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Os sistemas de informação constituem ferramentas ge­renciais de apoio à tomada de decisão. Para isso, é ne­cessário, porém, que esses sistemas de informações gerenciais sejam construídos de acordo com as caracte­rísticas da organização, adequando-os às suas particula­ridades e necessidades.
Entre os principais objetivos dos sistemas de informações gerenciais apresentados, encontra(m)-se o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q220239 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Quanto à gestão do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q113884 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Schultze e Leidner (2002:218) definem gestão do conhecimento como a geração, representação, estoque, transferência, transformação, aplicação, incorporação e proteção de conhecimento. A gestão do conhecimento está relacionada à/ao, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q218994 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Pedagogo, COPEL, PUC PR

A gestão do conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. A partir desta afirmação, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q158817 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Assistente de Administração, UFAL, COPEVE UFAL

Para McGee e Prusak, a informação é constituída de dados que, independentemente da forma sob as quais são coletados, processados, organizados e ordenados, assumem significado e contexto. Dados em uso são aqueles que pressupõem a participação de usuários para manipulá- los no seu contexto. Assinale a opção abaixo relacionada que se caracteriza como um motivo relevante para uma pessoa procurar informação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q193533 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Administrador, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

A informação é crucial para as organizações. É sabido que a qualidade das decisões tomadas no âmbito organizacional é tão boa quanto a informação nas quais são fundamentadas. Segundo Jean-Louis Gassee, ex-diretor de pesquisa e desenvolvimento da Apple Computer Inc.,

"Será que realmente acreditamos que podemos medir a produtividade na era da informação, como fez Frederick Taylor com a fábrica na era da industrialização, por quilômetro de texto produzido? A informação não deve ser avaliada simplesmente pelo volume. Avaliamos uma refeição pelo número de calorias? O sentido dos PCs é precisamente realçar o conteúdo assim como a produção. Dessa forma, os PCs se tornam verdadeiras ferramentas de poder intelectual."

As empresas vêm se preocupando, há algum tempo significativo, com a qualidade de sua informação, refletindo assim uma época em que, indiscutivelmente, a quantidade de informação é muito grande.
Considerando o exposto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q165169 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

Quanto à utilização de tecnologias na gestão da informação, as empresas podem obter vantagens competitivas que trazem um diferencial às empresas. Assim, ultimamente tem ocorrido a implementação de Extranets, cujo valor comercial decorre de vários fatores. No que diz respeito aos negócios de uma empresa, assinale a grande vantagem de seu uso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q102592 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Analista Administrativo, BADESC, FGV

Na gestão do conhecimento, o compartilhamento de experiências e a sistematização de conceitos são, respectivamente, exemplos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q187049 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Administrador, MTur, FUNIVERSA

O conhecimento tácito

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q185869 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Administrador, MPS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, para
acompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelos
de gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão por
desempenho e da gestão por competências, julgue os itens de
74 a 80.

O processo de organização e distribuição do saber coletivo da empresa, de maneira a fazer que a informação certa chegue à pessoa certa na hora certa, é conhecido como gestão do conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q196234 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas sobre o fragmento de texto abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
"Na CSN, o acesso às informações deixou de ser o privilégio de quem detém o poder. Lá, todos os funcionários estão tendo o gostinho de poder opinar on-line sobre algumas medidas fundamentais para o desenvolvimento da companhia. A tecnologia da informação foi estendida aos operários e a companhia utiliza a intranet para ouvir a opinião de seus mais de 10 mil funcionários, em uma série de questões que dizem respeito a eles."
(Chiavenato, 2000, p.469)

I. O sistema de informação gerencial ocupa um papel importante no desempenho dos gerentes na condução de seus subordinados.
II. Para a montagem do SIG, é importante saber quais as informações que os assessores precisam para tomar as decisões na tarefa de conduzir os funcionários.
III. Através do SIG, os funcionários precisam acessar e receber informações a seu respeito, sobre seu trabalho, cargo, divisão e sobre a organização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q188877 | Arquivologia, Gestão do conhecimento e Informação, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os

seguintes itens.

Um conjunto de documentos em suporte papel produzidos e(ou) recebidos por determinado órgão, durante o desenvolvimento de suas atividades específicas ou atividades de suporte, consiste em um arquivo

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q203079 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

No campo da gestão da informação e do conhecimento, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q190217 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.

O ponto de partida de toda ação arquivística em uma organização, inclusive para a elaboração dos instrumentos de gestão arquivística, é o diagnóstico da situação dos arquivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q193400 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Administrador Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma empresa de prestação de serviços educacionais vem preocupando-se crescentemente com a necessidade de redigir documentos, projetos e procedimentos. Essa organização está buscando ampliar seu conhecimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q112922 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Na disseminação do conhecimento, as interações que ocorrem entre o conhecimento tácito e explícito são classifi cadas em: socialização, externalização, combinação e internalização.
Analise as opções que se seguem e assinale a correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q99784 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico caracterizam organizações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q185618 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.

A transferência dos documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermediários justifica-se pela diminuição do valor primário dos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q113302 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

Sobre Sistemas de Informações Gerenciais, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.