Questões de Concursos Gestão organizacional e empresarial

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21Q184907 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Engenheiro, BNDES, CESGRANRIO

O Balanced Scorecard é uma técnica que tem como objetivo a integração e o balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho definidos por uma empresa, servindo de base para a avaliação empresarial. Essa técnica baseia-se em quatro perspectivas, na busca de resultados, formando um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se inter-relacionando.

Qual, dentre as abaixo relacionadas, NÃO representa uma perspectiva estratégica considerada nessa técnica?

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22Q264663 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Técnico Jurídico Apoio Administrativo, PG DF, IADES

As organizações atuais não podem estar satisfeitas apenas com o fato de que seus processos produzem resultados dentro dos limites de variabilidade predefinidos, ou seja, de que seus processos estejam sob controle. É necessário um questionamento constante e a busca pela redução dos limites da variabilidade em si. Assinale a alternativa incorreta sobre o tema esforços de melhoria de qualidade.

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23Q106118 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Os 14 princípios gerais de administração sugeridos por Fayol, e que ainda são considerados pela maioria dos administradores, têm, entre eles, um que determina que os trabalhadores nas organizações deveriam receber ordens de um gerente somente, para evitar conflitos e mal-entendidos. Esse princípio é o da

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24Q218161 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Oficial Técnico de Inteligência Área de Administração, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das características básicas das organizações formais
modernas, julgue os itens a seguir.

As organizações modernas devem reduzir os objetivos iniciais para satisfazer as necessidades adquiridas, e não, ajustar o atendimento das necessidades adquiridas aos seus objetivos iniciais.

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25Q191702 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação aos processos e práticas de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.

A combinação de medidas objetivas e subjetivas de desempenho contribui para a fidedignidade e consistência interna de instrumentos e ferramentas de avaliação de desempenho nas organizações, visto que múltiplas medidas alcançam com maior abrangência os diferentes tipos de comportamento das pessoas.

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26Q250584 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Tecnico de Suprimentos, Petrobras, CESGRANRIO

Na elaboração da estratégia de serviço ao cliente, uma das decisões mais relevantes diz respeito às políticas de atendimento à demanda e gestão da capacidade do serviço.

Com relação às principais técnicas e estratégias de gestão da capacidade e demanda de serviços, analise as afirmativas a seguir.

I - No curto prazo, é possível absorver demandas além da capacidade, por meio do uso de horas extras e turnos extras, bem como do uso de mão de obra temporária.
II - Formação de filas e sistemas de reservas são exemplos de estocagem de clientes para acomodar flutuações na demanda e ajustar a capacidade.
III - Políticas de preços diferenciados por horário é uma técnica de ajustar a demanda, muito praticada por bares e restaurantes.
IV - Nos médio e longo prazos, as incertezas são menores e é possível expandir a capacidade por meio de obras ou aquisição de novas tecnologias.

São corretas as afirmativas

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27Q158166 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Assistente Administrativo, EBSERH, IADES

O controle visa garantir que os objetivos e as metas da organização sejam atingidos, conforme o planejamento realizado. É um processo cíclico composto de quatro etapas. A utilização de gráficos, tabelas, índices e outros elementos, com vistas a identificar os desvios entre o que foi planejado e o que está sendo executado, corresponde à etapa de

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28Q244391 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial,
julgue os itens de 92 a 98.

A gestão da qualidade no âmbito dos serviços busca estabelecer de maneira objetiva os limites entre produção e consumo, ou seja, delimitar onde termina a produção e onde começa o consumo.

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31Q103879 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Analista Administrativo, CEMIG, FUMARC

Escolha a seqüência correta que complete o sentido do texto abaixo, e assinale a letra correspondente: ________I_______ é a primeira função administrativa, definindo ____II______ para o futuro desempenho organizacional e _______III_______ sobre os _____IV _____ e tarefas necessários para ______V________ adequadamente.

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32Q246434 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Técnico de Administração e Controle Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O gestor de qualquer área da organização deve procurar identificar adequadamente o potencial de cada um de seus funcionários para estabelecer uma estratégia adequada de desenvolvimento de pessoal. Em sua atuação diária, esse gestor pode identificar o potencial por meio da observação e do diálogo direto e aberto com seus funcionários. São fatores identificados como indicadores de potencial para desenvolvimento dos funcionários o (a)

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34Q236550 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Programador de Computador, TRE RS, FCC

O Balanced Scorecard, segundo o modelo de Kaplan e Norton, traduz missão e estratégia em objetivos e medidas, organizados nas seguintes perspectivas:

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36Q249884 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior Elétrica, Petrobras, CESGRANRIO

Foi solicitada pela direção da empresa uma reunião com os representantes do corpo técnico de produção da organização. Pediu-se que os representantes elaborassem um relatório que apresentasse os indicadores de desempenho de cada área, além da integração sintética desses com os resultados da empresa. São atividades esperadas, no processo de construção desse relatório, EXCETO

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37Q120977 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, ELETROBRÁS, CESGRANRIO

A perspectiva de clientes é uma dimensão de negócio fundamental na metodologia Balanced Scorecads (BSC). O grupo de medidores específicos dessa perspectiva é genérico pelas organizações. Entretanto, um núcleo básico compõe a relação desses medidores, EXCETO o de

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38Q258260 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Técnico Judiciário, TRT 10a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de noções de administração, julgue os itens de 41 a 45.

Uma das principais expectativas da gestão de pessoas nas organizações modernas é garantir que o trabalho a ser realizado seja simples e as pessoas, bem gerenciadas, para que os objetivos sejam alcançados.

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39Q162466 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Várzea Grande MT, FUNCAB

Em relação aos conceitos de Eficiência e Eficácia em Administração, é correto afirmar:

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40Q106635 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

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Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

De acordo com a técnica PERT, as durações das atividades e os custos de gerenciamento de projetos são determinísticos, não cabendo, portanto, o uso da teoria da probabilidade para estimá-los.

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