Questões de Concursos Gestão por competências ou gestão do desempenho

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21Q378237 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PI, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca das tendências na gestão de pessoas no setor público e da gestão de pessoas por competências, julgue os itens a seguir. A gestão por competências preconiza o alinhamento do desempenho e das capacidades dos trabalhadores com as atribuições e responsabilidades inerentes aos cargos que estes ocupam e com as diretrizes organizacionais.
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22Q378357 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PI, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca das tendências na gestão de pessoas no setor público e da gestão de pessoas por competências, julgue os itens a seguir. Gerir pessoas por competências exige intervenções organizacionais em dois focos oriundos do próprio conceito de competências: o desempenho ou o comportamento das pessoas; e as suas qualificações, capacidades ou atitudes para o trabalho.
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23Q376888 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Bahia, CESPE CEBRASPE

Uma das principais funções da administração de recursos humanos é a busca do equilíbrio entre objetivos e necessidades da organização. Considerando que alguns instrumentos são fundamentais nesse processo, julgue os itens a seguir, acerca da administração de recursos humanos.

No serviço público brasileiro, o processo de recrutamento envolve a avaliação dos candidatos por meio dos concursos públicos, que possuem a limitação de não medir a adequação do indivíduo ao trabalho que ele irá exercer.

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24Q376989 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Judiciário, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Considerando a gestão por competências e as tendências relacionadas à gestão de pessoas no setor público, assinale a opção correta.

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25Q376662 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista de Plajenamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão de pessoas no setor público.

Os planos anuais de capacitação elaborados pela administração pública federal consistem em instrumentos para o estabelecimento de metas individuais e institucionais que validam o sistema de gestão de desempenho.

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26Q376760 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

Na gestão de desempenho em órgãos públicos deve-se focalizar prioritariamente

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27Q377242 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Administrador, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão por competências e às tendências em gestão de pessoas no setor público, julgue os itens a seguir. Gerir competências não implica somente em lidar com conhecimentos, habilidades e atitudes, mas também em criar condições de trabalho que estimulem e apoiem a mobilização dessas qualificações nos comportamentos e na produtividade humana.
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28Q377444 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista de Plajenamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão de pessoas no setor público.

As escolas de governo devem atuar como líderes no processo de capacitação de servidores públicos, conforme disposições da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal.

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29Q377257 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Uma das principais funções da administração de recursos humanos é a busca do equilíbrio entre objetivos e necessidades da organização. Considerando que alguns instrumentos são fundamentais nesse processo, julgue os itens a seguir, acerca da administração de recursos humanos.

As organizações estão cada vez mais conscientes de que seus recursos humanos devem ser — mais do que remunerados, avaliados e treinados — capacitados, pois são fonte de vantagem competitiva. É exemplo de desenvolvimento dos recursos humanos de uma organização a capacitação dos empregados para o uso de novos processos nas suas atividades profissionais.

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30Q377648 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Psicólogo, UFPA PA, 2017

A literatura a respeito de descrição de competências na administração pública sugere que estas sejam redigidas iniciando-se com ?verbo? e seu objeto. Todavia, a mesma literatura recomenda atenção na escolha dos verbos. Analise as propostas de competências abaixo.

I Conhecer os serviços da instituição.

II Internalizar os valores dos grupos de trabalho.

III Refletir sobre seu papel na cultura organizacional.

IV Elaborar planilhas de cálculo em editores de planilha.

V Compreender as demandas do cidadão.

VI Propor sugestões de melhorias em reuniões.

As propostas das competências que contêm os verbos mais adequados de acordo com a literatura adotada pelo Governo Federal são

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31Q376237 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Com base nos conceitos da administração pública e na legislação e experiência brasileiras nessa área, julgue os itens de 179 a 194.

O Sistema Integrado de Administração de Pessoal do Governo Federal (SIAPE) é um sistema informatizado de gestão de recursos humanos que controla as informações cadastrais e processa os pagamentos dos servidores federais dos Três Poderes e do Ministério Público, incluindo as entidades da administração indireta, integrantes ou não dos orçamentos da União.

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33Q376467 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 102 a 110 a respeito das tendências em gestão de pessoas no setor público, da avaliação e da gestão de desempenho.

Uma das tendências em termos de contratação de servidores públicos, por intermédio de concursos públicos, é se privilegiar a criação e reorganização de carreiras voltadas para atividades típicas de Estado, em detrimento de cargos que suas atividades não são desempenhadas diariamente ou de perfil com atribuições que possam ser substituídas por máquinas.

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34Q377844 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

A respeito das funções de caráter estratégico desempenhadas por organizações públicas, julgue os próximos itens. Diferentemente do levantamento, a análise de necessidades de treinamento visa esclarecer as causas responsáveis pelas demandas de aprendizagem dos indivíduos. Entre essas causas, incluem-se os aspectos motivacionais, contextuais e aqueles relacionados às capacidades dos funcionários.
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35Q377238 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos instrumentos gerenciais e dos modelos contemporâneos de gestão de pessoas, julgue os itens de 98 a 103.

A moderna administração de pessoas envolve a gestão por competências, a democratização das relações de trabalho para gerar ambientes adequados à inovação e a qualificação intensiva das equipes de trabalho, incluindo o uso de tecnologia da informação. Essas diretrizes estratégicas vão ao encontro da política de capacitação e desenvolvimento de pessoas em implantação no governo federal.

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36Q377181 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Considerando que o mapeamento de competências tem sido uma iniciativa presente nas organizações públicas, julgue os itens subseqüentes.

Entre as estratégias que podem ser utilizadas para identificar as competências organizacionais e humanas, incluem-se a pesquisa documental, a coleta de dados com pessoas-chave da organização, as entrevistas, a observação, os grupos focais e o questionário estruturado.

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37Q376450 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Técnico de Nível Superior, MDS, CESPE CEBRASPE

Quanto aos movimentos de reforma no serviço civil, julgue os itens subseqüentes.

A gestão de competências pressupõe, exclusivamente, o adequado mapeamento e potencialização dos conhecimentos e habilidades dos recursos humanos da organização.

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38Q376140 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Administrador, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios e sistemas da administração federal, julgue os itens a seguir.

Com o objetivo de dar subsídios informacionais para a política de gestão de pessoas do governo federal, o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) disponibiliza ao público de servidores ativos, de forma mais detalhada, as informações da sua vida profissional, incluindo os dados pessoais e financeiros. Os aposentados e pensionistas, no entanto, por não estarem mais no exercício de uma atividade, não têm acesso a esse sistema.

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39Q377296 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Legislativo, CD, FCC

O Governo do Estado da Bahia instituiu recentemente um modelo gerencial de recursos humanos que estabelece a remuneração variável como princípio básico da remuneração dos servidores públicos e de ascensão nas carreiras. Este modelo pressupõe a definição de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis ao exercício de um cargo ou função, definidas a partir da visão estratégica de estado, da análise do cargo e mapeamento desses atributos, assim como a sistemática de evolução na carreira, mediante comprovação de que o ocupante efetivamente as possui. Neste caso, trata-se da aplicação de um modelo de

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40Q377233 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca dos instrumentos gerenciais e dos modelos contemporâneos de gestão de pessoas, julgue os itens de 98 a 103.

Na gestão pública contemporânea, o líder deve compreender os diversos desafios, como inserir a administração pública em um mundo globalizado, lidar com a crescente complexidade de cada decisão pública, enfrentar as desigualdades, lidar com as diferenças de gênero, incorporar o tema da diversidade, praticar a boa governança e aumentar a capacidade de governo.

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