Início

Questões de Concursos Globalização

Resolva questões de Globalização comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q176617 | Geografia, Globalização, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em geral, países da América Latina continuam a se
dedicar pesadamente à exploração direta da riqueza de seus
recursos naturais visando à exportação.

R. Gwynne e C. Kay. Latin America transformed, globalization and
modernity. New York: Arnold Publishers, 1999 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e as questões
a ele relacionadas, julgue os itens seguintes.

Com a globalização econômica atual, em geral há uma tendência para o incremento das exportações da América Latina de produtos primários e de baixo conteúdo tecnológico.

  1. ✂️
  2. ✂️

162Q481114 | Geografia, Globalização, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Em relação à globalização, uma das marcas da nova ordem internacional, julgue os itens subseqüentes.

As empresas transnacionais baseiam-se na lógica de mais lucro e menos custos, tanto quando se trata de matéria-prima quanto de mão-de-obra. Isso explica o fato de estarem presentes em países com recursos materiais abundantes e com excedente de mão-de-obra barata.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q725062 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Globalização, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

O processo de globalização tem modificado a economia mundial e produzido mutações na lógica capitalista, além de transformar a oferta de oportunidades no mercado de trabalho, com a correspondente alteração nos objetivos e impactos do progresso tecnológico. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

As inovações e o progresso tecnológico têm sido introduzidos, sobretudo, para a satisfação das necessidades da sociedade, buscando-se atingir um número maior de usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

164Q721336 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Globalização, Analista Administrativo Prova 2, ANEEL, ESAF

No contexto geral da globalização dos dias de hoje, algumas características se salientam, como as apontadas nas opções abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q723042 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Globalização, Agente Administrativo, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

O processo de interação e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações, impulsionado pelo comercio e investimento internacionais, com o auxílio da tecnologia de informação e que possui mercados comuns que são importantes etapas da sua economia é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q722744 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Globalização, Procurador Municipal, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

Leia o texto e assinale a alternativa INCORRETA: “A China finalmente concordou nesta quarta-feira, 31 de março de 2010, em discutir e negociar uma nova rodada de sanções contra o Irã com seus sócios do Conselho de Segurança da ONU devido ao programa nuclear do país, após meses de reticências e declarações a favor da via diplomática”. Disponível em: Acesso em 31 de março de 2010.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q930386 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Globalização, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A hibridez descreve a cultura de pessoas que mantêm suas conexões com a terra de seus antepassados,relacionando-se com a cultura do local que habitam. Eles não anseiam retornar à sua "pátria" ou recuperar qualquer identidade étnica "pura" ou absoluta; aindaassim, preservam traços de outras culturas, tradições e histórias e resistem à assimilação.
CASHMORE, E. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Selo Negro, 2000 (adaptado).

Contrapondo o fenômeno da hibridez à ideia de "pureza" cultural, observa-se que ele se manifesta quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q720805 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Globalização, Engenheiro Engenharia de Equipamentos, Petrobras, CESPE CEBRASPE

O termo globalização, bastante conhecido na atualidade, é utilizado para definir o quadro mundial contemporâneo, particularmente no aspecto econômico, que se consolida a partir das últimas décadas do século XX. Assentado na alta tecnologia, que amplia a capacidade produtiva e agiliza a circulação de produtos e de capitais, esse processo de mundialização da economia supera barreiras tradicionais, defende políticas públicas liberais e flexíveis, além de proceder a uma espécie de sacralização do mercado. Relativamente a esse quadro global, julgue os itens seguintes.

O último encontro dos dirigentes do G–7 (na realidade, G–8, com a inclusão da Rússia no grupo formado pelos sete países capitalistas mais ricos), ocorrido em Gênova, na Itália, produziu, a partir do confronto com as forças policiais, a primeira morte entre os manifestantes contrários à forma pela qual a globalização está sendo conduzida.

  1. ✂️
  2. ✂️

169Q721064 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Globalização

I. Viviane Senna – Presidente do Instituto Ayrton Senna, uma das principais organizações brasileiras do Terceiro Setor.

(Exame, 28.11.2001.)

II. Milú Vilela, que dirigiu a campanha, de 2001, do Ano Internacional do Voluntário, a pedido da ONU, começa nesta semana a se reunir com outros empresários para apresentar propostas de trabalho e pedir fundos para o IBRAVO (Instituto Brasileiro do Voluntariado), que tem parceria com a ONU no programa Voluntário Corporativo.

(O Estado de S. Paulo, 16.01.2002)

O Instituto Ayrton Senna e o IBRAVO fazem parte do Terceiro Setor, expressão que se refere

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q720999 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Globalização

Vêm sendo denunciadas como ação protecionista prejudicial às exportações brasileiras certas medidas de sobretaxação recentemente anunciadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q721285 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Globalização, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

"Sul-coreano é novo líder da ONU. Conselho oficializa indicação de Ban Ki-Moon à Secretaria Geral".

(Jornal Folha de São Paulo, 10 de outubro de 2006, página A-17)

Analise a alternativa correta em relação ao tema Nações Unidas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q720730 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Globalização

Considere os itens abaixo.

I. A eliminação de empregos, a redução de salários reais e a supressão de direitos trabalhistas tradicionais atingem diretamente as parcelas de média e baixa qualificação da força de trabalho.
II. Os índices de marginalidade, criminalidade, desemprego etc. agravam-se ano após ano, especialmente com o fim das garantias sociais, eliminada por essa política.
III. O agravamento da desigualdade e exclusão social foi responsável pela existência de bolsões de riqueza absoluta e de miséria absoluta dentro do país.

Os itens I, II e III identificam problemáticas que, no Brasil, podem ser associadas à política

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q724845 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Globalização, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, NCE

A globalização não significa que todos os lugares do mundo passam a ser semelhantes; ao contrário, a tendência dominante é a de aumentar as diferenças regionais porque as grandes empresas transnacionais procuram explorar as diferenças regionais para obter o maior lucro possível. A estratégia responsável pelo aumento das desigualdades é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q943699 | Relações Internacionais, Globalização, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

A colonização do Brasil exigiu de Portugal a regulamentação da apropriação de suas extensas terras. Foi com esse objetivo que a Coroa Portuguesa instaurou no Brasil o instituto do sesmarialismo, ordenamento jurídico que permaneceu em vigor durante todo o período colonial, sendo revogado somente no ano de 1822. Segundo a lei do sesmarialismo, as porções de terras deveriam ser doadas gratuitamente, ou seja, sem nenhum tipo de taxa ou imposto, mas sob a condição do sesmeiro tornar a gleba recebida produtiva dentro do prazo máximo de cinco anos, caso contrário as autoridades coloniais deveriam, em nome da Coroa portuguesa, retomar a terra doada sem nenhuma indenização. As Ordenações do Reino orientava também para não se doar porções de terra além da capacidade produtiva do requerente. Entretanto, preocupada em estimular o povoamento da colônia e evitar gastos com a administração colonial, na prática a Coroa portuguesa manteve uma política de liberalidade em relação ao tamanho das glebas doadas e ao cumprimento estrito das normas do sesmarialismo.
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prática, a Lei do Sesmarialismo desagradou a elite colonial, pois democratizou o acesso a terra, tornando-a acessível aos homens livres pobres da colônia, que passaram a também receber imensas sesmarias com as mesmas facilidades que essa elite.
II. O resultado da não fiscalização e da não cobrança do cumprimento das normas do sesmarialismo foi a proliferação da propriedade latifundiária pouco ou nada produtiva no território colonial.
III. Tendo em vista o desinteresse da Coroa em fiscalizar e fazer valer a lei do sesmarialismo, as autoridades coloniais desprezavam, na prática, as recomendações legais e faziam doações de imensas sesmarias aos membros da classe dominante colonial.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q944261 | Sociologia, Globalização, Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2022

Segundo Ricardo Antunes, o empreendedorismo é um mito que cresce pelo desemprego, o enfraquecimento das políticas sociais e pela inserção das tecnologias digitais, que têm contribuído para novas formas de trabalho autônomo e precarizado. O discurso do empreendedorismo, hoje, ocorre em uma sociedade como a brasileira, em que as taxas de desemprego são elevadas, e a recente reforma trabalhista fez com que o Estado e as empresas flexibilizassem direitos dos trabalhadores. Antunes aponta, ainda, que esse discurso incentiva a informalização e transfere a responsabilidade do Estado para o cidadão pela sua situação de desempregado.
Partindo do exposto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q679104 | Sociologia, Globalização, Filosofia e Sociologia 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

Leiao seguinte excerto: “A globalização econômica e o advento da chamada 3ª Revolução Industrial proporcionaram aumentos expressivos da produtividade mecanizada, com consequentes transformações na forma e na disponibilidade de postos de trabalho em todo o mundo”.



Fonte: OLIVEIRA, L. J. de. MASSARO, M. L. SCIENTIA IURIS, Londrina, v.18, n.2, p.189-209, dez.2014 | DOI: 10.5433/2178-8189.2014v18n2p189.



Tendo como referência as transformações atuais do mundo do trabalho, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q943158 | Sociologia, Globalização, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Partido Comunista, 1848, elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels:

“[...] A necessidade de mercados sempre crescentes para seus produtos impele a burguesia a conquistar todo o globo terrestre. A burguesia precisa estabelecer-se, explorar e criar vínculos em todos os lugares.”;

“Pela exploração do mercado mundial, a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. [...]. Ao invés das necessidades antigas, satisfeitas por produtos do próprio país, temos novas demandas supridas por produtos dos países mais distantes, de climas mais diversos. No lugar da tradicional autossuficiência e do isolamento das nações surge uma circulação universal, uma interdependência geral entre os países. E isso tanto na produção material quanto na intelectual.”;

“[...] Sob a ameaça da ruína, a burguesia obriga todas as nações a adotarem o modo capitalista de produção; força-os a introduzir a assim chamada civilização, quer dizer, a se tornar burgueses. Em suma, ela cria um mundo a sua imagem e semelhança”.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista, 1848.


Ao tratar da expansão da classe burguesa pelo mundo, Marx e Engels, em 1848, lançaram luz sobre um fenômeno que apenas iria ser bastante estudado e debatido pelo mundo a partir do fim do século XX – quase 150 anos depois. Partindo dos trechos acima, é correto afirmar que Marx e Engels já haviam analisado o recente debate teórico a respeito da(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q946747 | Sociologia, Globalização, Vestibular Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2019

Atente para o seguinte excerto a respeito das crises econômicas globalizadas dos últimos anos: “Nessa segunda década do século XXI, [...], praticamente não se fala em globalização. Apesar da constatação de que, de fato, vivemos em um mundo globalizado, principalmente em função da rede mundial de comunicações comandada pela Internet, esse termo não aparece com frequência nos noticiários. Pelo contrário, desde 2008 a economia mundial entrou em mais uma crise, de grandes proporções – e, desde então, somente se fala sobre isso, ou seja, sobre a crise e seus efeitos, como por exemplo, a queda na produção industrial e o aumento do desemprego, principalmente nos países mais pobres. De acordo com dados apurados pela instituição financeira Credit Suisse, em seu Informe sobre a Riqueza Global, 1% da população mundial (ou seja, os habitantes que têm bens patrimoniais avaliados em cerca de 760,000 dólares), possuem tanto dinheiro quanto os demais 99% do planeta. Essa diferença enorme só faz aumentar desde 2008, a ponto de a Credit Suisse concluir que, se a crise for interrompida, os ricos sairão dela mais ricos, ‘tanto em termos absolutos como relativos, e os pobres, relativamente mais pobres’”.
OLIVEIRA, L. F. de e COSTA, R. C. R. Sociologia para Jovens do Século XXI. 4ª ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016. Adaptado.
Partindo desse entendimento de Oliveira e Costa, no que diz respeito às crises econômicas globalizadas dos últimos anos, é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q938770 | Sociologia, Globalização, PPL, ENEM, INEP

Vivemos nessa era interligada em que pessoas de todo o planeta participam de uma única ordem informacional das comunicações modernas. Graças à globalização e ao poder da internet, quem estiver em Caracas ou no Cairo conseguirá receber as mesmas músicas populares, notícias, filmes e programas de televisão.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (fragmento).

O texto faz referência à revolução informacional, que vem produzindo uma série de alterações no cotidiano dos indivíduos. Nessa perspectiva, a vida social das pessoas está sofrendo grandes alterações devidas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q946757 | Sociologia, Globalização, Vestibular Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV, 2019

As novas técnicas de controle organizacional sobre os trabalhadores – chamados atualmente de “colaboradores” – são, na fase contemporânea das empresas capitalistas, menos diretas e mais sutis (ALVES e OLIVEIRA, 2011). Tais técnicas possibilitam uma sensação de maior liberdade e autonomia aos trabalhadores dentro e, mesmo, fora do ambiente laboral, mas não deixam de ser formas de manutenção do controle das empresas sobre sua mão de obra.
ALVES, D. e OLIVEIRA, S. R. de. “Controle organizacional no processo capitalista de produção” In: PICCININI, Valmíria Carolina et ali (org.). Sociologia e Administração – Relações sociais nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Considerando essas sutis formas contemporâneas de controle organizacional, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.