Questões de Concursos Governo eletrônico e transparência

Resolva questões de Governo eletrônico e transparência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1062698 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Geral, SEFAZ SE, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção correta a respeito de dados abertos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1030714 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Especialista em Banco de Dados, TCE RR, FGV, 2025

O governo eletrônico (e-gov) utiliza tecnologia da informação e comunicação (TICs) e mudanças organizacionais para aprimorar estruturas governamentais, melhorar a qualidade e acessibilidade dos serviços, aumentar a eficiência e reduzir custos e tempos de atendimento.
Uma medida que pode ser adotada para promover o uso dos sistemas e-gov pelos cidadãos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1065736 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Oficial Administrativo, Prefeitura de Borda da Mata MG, BRB, 2023

Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a:

I. Gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação.
II. Proteção da informação, garantindo-se somente sua disponibilidade e integridade.
III. Proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual liberação de acesso.

Julgue os itens e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q978537 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

A transparência na gestão pública é um dos pilares da administração contemporânea, sendo a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) uma das principais ferramentas nesse sentido. Sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1008862 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Auditor Fiscal Manhã, SEFAZPR, FGV, 2025

A partir das inovações implementadas no Brasil nas áreas de transparência e acesso à informação, é possível identificar fatores que influenciam tanto a incidência da corrupção quanto a qualidade das políticas públicas.
Assinale a opção que apresenta corretamente essa relação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1065752 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Analista de Tecnologia da Informação, UFFS, Instituto Access, 2023

De acordo com o art. 2º da Instrução Normativa SGD/ME 94, de 23 de dezembro de 2022, que dispõe sobre o processo de contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – SISP do Poder Executivo Federal, dois termos são definidos conforme descrito a seguir:
I. É a unidade setorial, seccional ou correlata do SISP, responsável por gerir a TIC e pelo planejamento, coordenação e acompanhamento das ações relacionadas às soluções de TIC do órgão ou entidade. II. É o servidor representante da Área de TIC, indicado pela autoridade competente dessa área.
Os termos definidos em I e II são denominados, respectivamente, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1066842 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Assistente em Administração, FURG, FURG, 2025

Durante um curso de capacitação sobre transformação digital na gestão pública, um servidor da área de tecnologia comentou que a sua universidade está integrando os sistemas de educação com áreas externas, como de saúde e assistência social, para melhorar o nível de serviço prestado aos alunos. Com essa integração, dados, como matrícula escolar, atendimentos médicos e benefícios sociais, podem ser acessados de forma conjunta e segura pelos setores responsáveis, sem necessidade de recadastramentos manuais.

Essa integração entre diferentes sistemas exemplifica o conceito de interoperabilidade, que no contexto do governo digital refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1065334 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Bloco Temático 5 Administração, CNU, FGV, 2025

Com o avanço da transformação digital na Administração Pública, o governo eletrônico tem se consolidado como uma importante ferramenta para o desenvolvimento de novos processos de inovação nos serviços públicos. Nesse contexto, foi editado o Decreto nº 12.069, de 28 de maio de 2024, que institui a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), com diretrizes e objetivos específicos voltados à promoção da digitalização dos serviços públicos.
À luz desse decreto, representa corretamente um dos objetivos específicos estabelecidos para o quadriênio de 2024 a 2027:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1066244 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Consultor, AL RS, FUNDATEC, 2024

O Governo Eletrônico associado às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no setor público brasileiro, permite disponibilizar informações e prestação de serviços à sociedade, mediante os canais de comunicação, facilitando a melhoria contínua dos serviços oferecidos aos cidadãos. Diante do argumento, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as quatro linhas de ação abrangidas pelo Governo Eletrônico às suas respectivas finalidades.


Coluna 1
1. Ações voltadas ao cidadão.
2. Ações voltadas à eficiência interna.
3. Ações voltadas à cooperação.
4. Ações voltadas à gestão do conhecimento.


Coluna 2

( ) Tem a finalidade de integrar os diversos órgãos governamentais e promover a integração entre organizações públicas, públicas não estatais e privadas.

( ) Procuram oferecer informações com transparência, qualidade e eficiência nos serviços prestados aos cidadãos.

( ) Visam gerar e manter um banco de dados atualizado dos conhecimentos do Governo, para servir como fonte de informações e gerar melhorias nos processos.

( ) Agiliza os processos internos dos órgãos do governo, com destaques nos processos de licitações e contratações em geral.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1034831 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Atividades Técnicas de Suporte, MinC, FGV, 2024

As ações de governo que utilizam a tecnologia da informação e comunicação como base de construir uma ligação entre as ações operacionais e estratégicas do governo para a melhoria dos serviços públicos, buscando estreitar o relacionamento com a sociedade, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1067043 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Gestor de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Prefeitura de Limoeiro do Norte CE, Fundação CETREDE, 2025

Em instituições públicas, qual alternativa apresenta a forma CORRETA e segura de compartilhar documentos oficiais pela internet?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1036102 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Gestão de Tecnologia da Informação, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2022

De acordo com a Lei n.º 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), julgue o item a seguir.

Para os efeitos da lei mencionada, considera-se informação sigilosa aquela submetida permanentemente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado.
  1. ✂️
  2. ✂️

34Q1065800 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Auditor de Controle Interno, CGDF, CESPE CEBRASPE, 2023

Assinale a opção que apresenta iniciativas que estão descritas no Decreto Federal n.º 10.160/2019 e que visam aprimorar ou elaborar mudanças administrativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1066993 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Atividade de Complexidade Gerencial, ANPD, IADES, 2025

Assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura e os componentes do Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Publica Federal (Sitai).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1066739 | Texto associado, Governo Eletrônico e Transparência, Analista Previdenciário, IPMO SP, INSTITUTO MAIS, 2025

Texto associado.
Leia o texto abaixo para responder à questão.


É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.


(artigo 8º da Lei nº 12.527/2011).
Considerando as tendências de modernização da Administração Pública, com foco nos princípios, nas regras e nos instrumentos para o aumento da sua eficiência, especialmente por meio da desburocratização, da inovação, da transformação digital e da participação do cidadão, assinale a alternativa que mais reflete o conceito tratado no artigo transcrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1066236 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Analista de Tecnologia da Informação, FIOCRUZ, FIOCRUZ, 2024

Conforme o Decreto nº 10.947/2022, para elaboração do plano de contratações anual, o requisitante preencherá o documento de formalização de demanda no Sistema de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1044734 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Contábil, AGESAN RS, FGV, 2025

O LicitaCon consiste no sistema informatizado desenvolvido pelo TCE-RS para controle e monitoramento das licitações e contratos administrativos firmados pelos órgãos, poderes e entidades das esferas públicas municipal e estadual do Estado Rio Grande do Sul.

Para as entidades que possuem sistemas informatizados, típico caso dos municípios de maior porte e significativa parcela dos jurisdicionados, será disponibilizado módulo específico para o recebimento das remessas deles extraídas, denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1067081 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Policial Municipal, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Texto associado.

Texto 1



Alta Velocidade


Já fazia um bom tempo que aquele policial estava de olho naquele motorista apressadinho. Ele pensou: “Amanhã esse cara não vai me escapar. Vou pará-lo e lhe darei uma multa daquelas bem salgadas. O engraçadinho não perde por esperar.”


No dia seguinte o policial fez o sinal para que o motorista infrator parasse. O motorista atendeu prontamente e parou o veículo. Sem perder tempo o policial foi logo dizendo:


— hãm!…hãm! Bonito hein! Até que enfim nos encontramos. Por acaso o senhor sabia que já faz um bom tempo que eu estava a sua espera.


— Puxa vida seu policial! Sinceramente, sinto muito! Eu juro que eu não sabia, só fiquei sabendo disso há alguns minutos atrás e, como o senhor mesmo viu, eu vim o mais rápido que pude…


(Edilson Rodrigues Silva)

Analise o texto abaixo:

“A utilização do/da ................... para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo ..................... pode ser empregado com três sentidos.

Um deles é como gênero textual e, nesse sentido, o/a ..........................pode ser considerado(a) um documento oficial. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

Quando utilizado(a) pelos servidores públicos, o/a ..............................deve ser oficial, utilizando-se uma extensão específica de acordo com a Instituição. Por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.”

Manual de Redação da Presidência da República. 3a ed - adaptado.

Assinale a alternativa que completa corretamente todas as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.