Início

Questões de Concursos Governo eletrônico e transparência

Resolva questões de Governo eletrônico e transparência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1065545 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Acerca do planejamento e da avaliação nas políticas públicas, da Lei de Acesso à Informação e da Lei da Transparência, julgue o item.
A Lei da Transparência assegurou a realização de audiências públicas e a participação popular nos processos de elaboração de lei de diretrizes orçamentárias.
  1. ✂️
  2. ✂️

82Q1066826 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Gestão e Negócios, SED SC, FURB, 2024

Escolas estaduais de SC podem receber aproximadamente R$ 4 milhões para fomento do uso de tecnologia, pois os gestores escolares de 1214 escolas e unidades descentralizadas da rede estadual, com apoio significativo dos Núcleos de Tecnologia (NTEs), preencheram o Plano de Aplicação Financeira (PAF), que define o planejamento para utilização dos recursos disponibilizados pelo PDDE Educação Conectada 2024, relativo ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Ministério da Educação (MEC). De acordo com a articuladora, a servidora Karla Beatriz Wolff Cruz, "o objetivo é garantir que o resultado seja entregue ao aluno e à escola da melhor maneira possível". O repasse é contingente à validação da Secretaria de Educação Básica do MEC. Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.O repasse de recursos financeiros às escolas públicas de educação básica, no ano de 2024, é uma das iniciativas que compõem as ações articuladas pela Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) cujo objetivo é universalizar a conectividade de qualidade para uso pedagógico e administrativo nos estabelecimentos de ensino da rede pública da educação básica.

ISSO PORQUE

lI.A conectividade adequada permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.

ALÉM DISSO

IlI.O Programa de Inovação Educação Conectada foi elaborado com dimensões que se complementam, para que o uso de tecnologia digital tenha efeito positivo na educação, as quais são: compra massiva de equipamentos, gamificação universal, conectividade como indicador de sucesso, formação de alunos em programação e robótica, integração de sistemas de vigilância e monitoramento e engajamento comunitário.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1083990 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Analista de Gestão de TIC, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

O Decreto n.º 4.829/2003 estabelece que o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr) seja integrado por representantes de diversos órgãos e entidades, entre eles,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1065566 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Administração, Senado Federal, FGV, 2022

A inovação tecnológica pode ser importante aliada da gestão pública. As tecnologias da informação e da comunicação, por exemplo, permitiram avanços como o chamado governo eletrônico, e sua evolução tem trazido o chamado governo digital. A recente digitalização de muitos serviços públicos incide decisivamente na qualidade e efetividade das políticas públicas.

Com relação aos possíveis impactos positivos da transformação digital dos serviços públicos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A redução do contato com o usuário, permitindo maior foco nos processos administrativos.

( ) Monitoramento pela sociedade da execução orçamentária e financeira em tempo real.

( ) A simplificação administrativa e a integração de serviços públicos.

( ) A ampliação da participação social por meio digital, incrementando os mecanismos de disponibilização de informações e controle social.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1083278 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Oficial de Administração, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Sobre as diretrizes para a digitalização de documentos e os procedimentos de registro e controle de informações administrativas, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1066218 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Especialidade Governança e Gestão de Projetos de TI, MPO, CESPE CEBRASPE, 2024

No que se refere à Política de Dados Abertos, instituída pelo Decreto n.º 8.777/2016, julgue o item seguinte.

Os dados disponibilizados pelo Poder Executivo federal são de livre utilização pelos poderes públicos, sendo aquele poder obrigado a indicar o detentor de direitos autorais pertencentes a terceiros e as condições de utilização por este autorizadas na divulgação de bases de dados protegidas por direitos autorais.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q1066223 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Especialidade Gestão de Dados Orçamentários, MPO, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito do sistema de administração dos recursos de tecnologia da informação (SISP), julgue o item a seguir.

A finalidade do SISP é assegurar suporte dinâmico e confiável de informação ao governo federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q1066750 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Especialidade Contabilidade, TRT 15 Região SP, FCC, 2025

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas — eSocial, no objetivo de unificar a prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, rege-se pelos princípios da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1066535 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Área Projetos de TI, TCE AC, CESPE CEBRASPE, 2024

Com base no disposto no Decreto n.º 10.160/2019, que estabelece a Política Nacional de Governo Aberto, julgue o seguinte item.

O coordenador do Comitê Interministerial de Governo Aberto poderá instituir até dois grupos de trabalho temporários com duração não superior a um ano e compostos por, no máximo, sete membros.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q1066132 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Gestão Corporativa, FINEP, CESPE CEBRASPE, 2024

No que diz respeito aos sistemas de informações gerenciais e à apresentação e discussão do conceito de informação e seus fundamentos, julgue os itens a seguir.

I Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle em uma organização.
II Informação significa as sequências de fatos não analisados, representativos de eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico antes de serem organizados e dispostos de forma que possam ser compreendidos e usados.
III Dados representam as informações que foram modeladas em um formato significativo e útil para as pessoas e a organização.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1060760 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Administração, TCE PE, FGV, 2025

A gestão do conhecimento tem ganhado destaque na administração pública brasileira como ferramenta para promover inovação, continuidade administrativa e melhoria na prestação de serviços. Diversos modelos são adotados para estruturar essa prática no setor público.
A esse respeito, assinale a afirmativa que identifica corretamente um dos modelos de gestão do conhecimento utilizado no setor público brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1066913 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Fiscal de Tributos Obras e Posturas, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2025

No contexto da administração tributária, a evolução tecnológica tem desempenhado um papel importante na modernização dos métodos e sistemas de controle de arrecadação de tributos. Assinale a alternativa correta sobre monitoramento eletrônico de arrecadação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q1066672 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Relações Públicas, ANM, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do design thinking aplicado à comunicação organizacional, julgue o seguinte item.

A técnica do design thinking foi desenvolvida com foco no uso de métodos da engenharia operacional para se desenharem embalagens criativas.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q1066222 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Especialidade Gestão de Dados Orçamentários, MPO, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito do sistema de administração dos recursos de tecnologia da informação (SISP), julgue o item a seguir.

Compete ao SISP administrar processos de planejamento tático e operacional referentes aos recursos de tecnologia da informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q1066233 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Analista de Tecnologia da Informação, FIOCRUZ, FIOCRUZ, 2024

Em relação ao Modelo de Contratação de Serviços de Desenvolvimento, Manutenção e Sustentação de Software, definido na Portaria SGD/MGI nº 750/2023, é admitida em uma mesma contratação a adoção de uma ou mais modalidades padronizadas de remuneração. Nesse contexto, avalie as alternativas de modalidades a seguir:

I - para serviços de desenvolvimento e/ou manutenção, o Pagamento aferido por Pontos de Função e complementado por Horas de Serviço Técnico, vinculado ao alcance de resultados e ao atendimento de níveis mínimos de serviço.

II - para serviços de desenvolvimento e/ou manutenção, o Pagamento de valor fixo por sprint planejada.
III - para serviços de desenvolvimento e/ou manutenção e/ou sustentação, o Pagamento por alocação de profissionais de TI, vinculado ao alcance de resultados e ao atendimento de níveis mínimos de serviço.
IV - para serviços de sustentação, o Pagamento de valor fixo mensal por portfólio de softwares, vinculado ao atendimento de níveis mínimos de serviço.

Das alternativas acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1065500 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Administração, SECONT ES, CESPE CEBRASPE, 2022

Julgue o item seguinte, referente a aspectos do governo eletrônico, transparência da administração pública, controle social e cidadania, eaccountability.

O ato de um gestor público divulgar corretamente as informações pertinentes à sua gestão, independentemente de serem compreensíveis ao cidadão, atende aos requisitos de transparência preconizados pela administração pública brasileira.
  1. ✂️
  2. ✂️

98Q1036104 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Gestão de Tecnologia da Informação, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2022

De acordo com a Lei n.º 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), julgue o item a seguir.

Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações, por qualquer meio legítimo, a sociedades de economia mista, por exemplo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.
  1. ✂️
  2. ✂️

99Q1066349 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Assistente Social, UFAL, FUNDEPES, 2024

Considerando-se os princípios da Lei de Acesso à Informação, assinale a alternativa que apresenta uma diretriz para a gestão da informação nos órgãos públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1065590 | Administração Pública, Governo Eletrônico e Transparência, Analista Técnico Administrativo II, PGE SC, Instituto Consulplan, 2022

Considerando as disposições da Lei Complementar nº 131/2009 (Lei da Transparência) que acrescentou dispositivos à Lei de Responsabilidade Fiscal, analise as afirmativas a seguir.

I. Somente os partidos políticos, os sindicatos e as organizações do terceiro setor são partes legítimas para representar junto ao órgão competente dos Tribunais de Contas dos Estados e aos respectivos Ministérios Públicos, o descumprimento das prescrições da Lei de Transparência.
II. Com a finalidade de liberar ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, informações detalhadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público, os entes da Federação devem disponibilizar a qualquer interessado, o acesso a informações referentes a todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização.
III. A transparência da gestão fiscal será assegurada, também, por meio da adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.