Questões de Concursos Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas

Resolva questões de Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q873038 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Auxiliar De Serviços Externos, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A ortografia de algumas palavras está mais ligada à sua origem do que aos sons das letras propriamente ditos. Ou seja, a escolha da letra apropriada para representar certo fonema depende não só de aspectos fonológicos, mas também da etimologia ou de aspectos morfológicos.
Identifique a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q880191 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Motorista Socorrista, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Leia as frases abaixo.

Paula fez uma .................... completa do seu vestido de noiva.
Cachorros felizes sempre abanam suas ................... .
O ................... de veículos foi intenso durante o Carnaval.
Decidiram colocar um tapete em todo o ................... do corredor.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto na sequência em que ocorrem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q949470 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Língua Portuguesa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Texto associado.
O animal satisfeito dorme,
Mário Sérgio Cortella

O sempre surpreendente Guimarães Rosa dizia: “o animal satisfeito dorme”. Por trás dessa aparente obviedade está um dos mais fundos alertas contra o risco de cairmos na monotonia existencial, na redundância afetiva e na indigência intelectual. O que o escritor tão bem percebeu é que a condição humana perde substância e energia vital toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão, rendendo-se à sedução do repouso e imobilizando-se na acomodação.
A advertência é preciosa: não esquecer que a satisfação conclui, encerra, termina; a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência, para o desdobramento. A satisfação acalma, limita, amortece. Por isso, quando alguém diz “fiquei muito satisfeito com você” ou “estou muito satisfeita com teu trabalho”, é assustador. O que se quer dizer com isso? Que nada mais de mim se deseja? Que o ponto atual é meu limite e, portanto, minha possibilidade? Que de mim nada mais além se pode esperar? Que está bom como está? Assim seria apavorante; passaria a ideia de que desse jeito já basta. Ora, o agradável é quando alguém diz: “teu trabalho (ou carinho, ou comida, ou aula, ou texto, ou música etc.) é bom, fiquei muito insatisfeito e, portanto, quero mais, quero continuar, quero conhecer outras coisas.
Um bom filme não é exatamente aquele que, quando termina, ficamos insatisfeitos, parados, olhando, quietos, para a tela, enquanto passam os letreiros, desejando que não cesse? Um bom livro não é aquele que, quando encerramos a leitura, o deixamos um pouco apoiado no colo, absortos e distantes, pensando que não poderia terminar? Uma boa festa, um bom jogo, um bom passeio, uma boa cerimônia não é aquela que queremos que se prolongue?
Com a vida de cada um e de cada uma também tem de ser assim; afinal de contas, não nascemos prontos e acabados. Ainda bem, pois estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento.
Quando crianças (só as crianças?), muitas vezes, diante da tensão provocada por algum desafio que exigia esforço (estudar, treinar, EMAGRECER etc.) ficávamos preocupados e irritados, sonhando e pensando: por que a gente já não nasce pronto, sabendo todas as coisas? Bela e ingênua perspectiva. É fundamental não nascermos sabendo e nem prontos; o ser que nasce sabendo não terá novidades, só reiterações. Somos seres de insatisfação e precisamos ter nisso alguma dose de ambição; todavia, ambição é diferente de ganância, dado que o ambicioso quer mais e melhor, enquanto que o ganancioso quer só para si próprio.
Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.
Diante dessa realidade, é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando…
Isso não ocorre com gente, e sim com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta, e vai se fazendo. Eu, no ano que estamos, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado e não no presente.
Demora um pouco para entender tudo isso; aliás, como falou o mesmo Guimarães, “não convém fazer escândalo de começo; só aos poucos é que o escuro é claro”…

Excerto do livro “Não nascemos prontos! – provocações filosóficas”. De Mário Sérgio Cortella.
Disponível em:<http://www.contioutra.com/o-animal-satisfeito-dorme-texto-de-mario-sergio-cortella/>
A aplicação das regras de regência, previstas pelos manuais de gramática da língua portuguesa, só não está adequada na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q873828 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Auxiliar Higiene Bucal, Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo PR, OBJETIVA, 2024

Em relação aos acentos, quantas palavras da frase abaixo estão escritas CORRETAMENTE?

O artista sentiu dôr de estômago, mas foi pegar o ônibus para o trabalho mesmo assim, pois evitaria decepcionar o seu publico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q873888 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Fortim CE, ICECE, 2024

Complete as palavras abaixo de acordo com a grafia correta do S, SS, C e Ç.

I. _____elva.

II. Submer_____o.


III. Omi_____o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q877103 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Anajás PA, Instituto Ágata, 2024

Marque a assertiva em que TODOS os vocábulos foram grafados de acordo com a Ortografia Oficial Vigente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q883230 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Oratórios MG, MS Consultoria, 2024

Assinale a alternativa que apresenta correção de ortografia, segundo a norma culta da língua portuguesa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q879006 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

Todas as palavras estão grafadas de maneira correta apenas na seguinte frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q874492 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Tabira PE, UPENET, 2024

Em qual alternativa, a palavra destacada em maiúscula está escrita de forma INCORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q917025 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Texto associado.

Texto para a questão:


Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada, custei reconhecer o quarto da nova casa em que eu estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite, se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusativo. Então eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?


Sendo a primeira de sete filhas, desde cedo busquei dar conta de minhas próprias dificuldades, cresci rápido, passando por uma breve adolescência. Sempre ao lado de minha mãe, aprendi a conhecê-la. Decifrava o seu silêncio nas horas de dificuldades, como também sabia reconhecer, em seus gestos, prenúncios de possíveis alegrias. Naquele momento, entretanto, me descobria cheia de culpa, por não recordar de que cor seriam os seus olhos. Eu achava tudo muito estranho, pois me lembrava nitidamente de vários detalhes do corpo dela. Da unha encravada do dedo mindinho do pé esquerdo... da verruga que se perdia no meio de uma cabeleira crespa e bela... Um dia, brincando de pentear boneca, alegria que a mãe nos dava quando, deixando por uns momentos o lava-lava, o passa-passa das roupagens alheias e se tornava uma grande boneca negra para as filhas, descobrimos uma bolinha escondida bem no couro cabeludo dela. Pensamos que fosse carrapato. A mãe cochilava e uma de minhas irmãs, aflita, querendo livrar a bonecamãe daquele padecer, puxou rápido o bichinho. A mãe e nós rimos e rimos e rimos de nosso engano. A mãe riu tanto, das lágrimas escorrerem. Mas de que cor eram os olhos dela? [...].


EVARISTO, Conceição. Fragmento do conto Olhos d´água. Olhos d´água. 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas Mini, 2018, p. 15- 16


Levando em conta o excerto do conto de Conceição Evaristo, qual das alternativas abaixo apresenta uma palavra cuja ortografia está CORRETA conforme as regras da língua portuguesa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.