Início

Questões de Concursos Hístória do Brasil

Resolva questões de Hístória do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q1030453 | História, História do Brasil, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

O Ato Adicional de 1834
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q1068389 | História, História do Brasil, Estatística, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em 28 de janeiro de 1808, D. João assinou a primeira medida régia na nova sede do Império lusitano: a carta de abertura dos portos brasileiros às nações amigas. A partir de então ficava permitida a importação “de todos e quaisquer gêneros, fazendas e mercadorias transportadas ou em navios estrangeiros das potências que se conservavam em paz e harmonia com a minha Real Coroa”, ou em navios da metrópole.
(Lilia Moritz Schwartz e Heloisa Murgel Starling, Brasil: Uma biografia, p. 173. Adaptado)

O primeiro ato de D. João no Brasil resultou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1068401 | História, História do Brasil, Magistério Inglês, EsFCEx, VUNESP, 2024

Uma peculiaridade da Carta de 1824 foi incluir um artigo reproduzindo quase palavra por palavra a Declaração dos Direitos do Homem emitida na França em 1789. Comparado ao original havia, no entanto, algumas omissões bastante significativas e curiosas. Não foi incluído na Carta outorgada o artigo que, na versão original francesa, dizia: “O princípio de toda soberania reside essencialmente na nação. Nenhum corpo nem indivíduo podem exercer autoridade que não emane expressamente dela”. Também faltava o artigo VI: “A lei é expressão da vontade geral”. Finalmente, o artigo II: “O objetivo de toda associação política é a preservação dos direitos naturais e inalienáveis do homem. Estes direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência perante a opressão” foi reproduzido omitindo-se as seis últimas palavras.


(Emília Viotti da Costa, Da monarquia à república:

momentos decisivos, p. 141-142. Adaptado)


Para Emília Viotti da Costa, tais omissões podem revelar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1045118 | História, História do Brasil, Professor de Matemática, Prefeitura de Abelardo Luz SC, Instituto Fênix, 2024

Qual é a relevância do Tratado de Petrópolis (1903) para a história territorial do Brasil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q1047525 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Leia o texto a seguir.

Em 1682, foi criada a Companhia Geral do Comércio do Estado do Maranhão, com o objetivo de controlar os atritos entre fazendeiros e religiosos na disputa pelo trabalho indígena, mais barato que o africano, e incentivar a produção local... A companhia venderia aos habitantes do Maranhão produtos europeus, como azeite, vinho e tecidos, e deles compraria o que produzissem, como algodão, açúcar, madeira e as drogas do sertão, para comercializar na Europa. Também deveria fornecer à região quinhentos escravos por ano, uma fonte alternativa de mão de obra, diante da resistência jesuítica em permitir a escravidão de nativos. Os preços cobrados pela companhia, entretanto, eram abusivos, e ela não cumpria os acordos, como o fornecimento de escravos.

VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo - História Geral e do Brasil - Editora Scipione, SP, 2010 - p. 358

O texto acima descreve uma situação que colaborou para o acontecimento de um conflito, no período colonial brasileiro ocorrido na segunda metade do século XVII, que ficou conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q975598 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Leia atentamente as colunas a seguir e relacione os acontecimentos históricos internacionais às suas repercussões no processo de consolidação do capitalismo monopolista no Brasil.

COLUNA A – Conflitos entre grandes potências.

1. Primeira Guerra Mundial (1914–1918). 2. Crise de 1929 e Grande Depressão. 3. Segunda Guerra Mundial (1939–1945). 4. Guerra Fria e polarização ideológica. 5. Neoliberalismo e reestruturação do capitalismo global (década de 1990).

COLUNA B – Impactos no Brasil.

( )Avanço da industrialização de base estatal, com forte nacionalismo econômico e criação de empresas como a Petrobras.
( )Adoção de políticas de contenção do Estado e privatizações de setores estratégicos, afetando a economia e o trabalho.
( )Estímulo à substituição de importações, devido à escassez de produtos europeus e norte-americanos.
( )Redução da exportação de café e aumento do desemprego urbano, com crise do modelo agroexportador.
( )Alinhamento diplomático com os EUA, fortalecimento do anticomunismo e repressão aos movimentos sociais.

Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1025305 | História, História do Brasil, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

No que se refere ao contexto histórico da contemporaneidade, julgue o item.

Com cultura riquíssima e diversificada, povos africanos foram obrigados à diáspora pela escravidão. O Brasil foi um dos países que mais recebeu os escravizados africanos, os quais sempre procuraram se libertar. Os quilombos foram uma das formas de resistência que tiveram em Palmares seu exemplo mais vigoroso.
  1. ✂️
  2. ✂️

168Q1030457 | História, História do Brasil, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Rebelião em unidades da Marinha ocorrida entre setembro de 1893 e março de 1894. Começou no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, e chegou ao sul do Brasil. Sem apoio popular ou do Exército, o movimento foi sufocado pelo presidente Floriano Peixoto, a quem pretendia depor. Iniciada em 1893, teve seus antecedentes dois anos antes, em 3 de novembro de 1891, quando o primeiro presidente da República, marechal Deodoro da Fonseca, sem conseguir negociar com as bancadas dos estados, especialmente os produtores de café (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), fechou o Congresso Nacional. Unidades da Marinha se sublevaram e, sob a liderança do almirante Custódio José de Melo, ameaçaram bombardear o Rio de Janeiro. Para evitar uma guerra civil, em 23 de novembro Deodoro renunciou. O vice-presidente, marechal Floriano Peixoto, assumiu seu lugar e não convocou eleições presidenciais, conforme previa o artigo n° 42 da Constituição para o caso de vacância do cargo em menos de dois anos após a posse do presidente.
Adaptado de: Verbete de Atlas Histórico do Brasil – FGV CPDOC

O trecho descreve a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1047393 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Em relação à economia cafeeira no Segundo Reinado, é correto afirmar que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q936565 | História, História do Brasil, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

Por que o Brasil continuou um só enquanto a América espanhola se dividiu em vários países?
Para o historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, no Brasil, parte da sociedade era muito mais coesa ideologicamente do que a espanhola. Carvalho argumenta que isso se deveu à tradição burocrática portuguesa. “Portugal nunca permitiu a criação de universidades em sua colônia”. Por outro lado, na América espanhola, entre 1772 e 1872, 150 mil estudantes se formaram em universidades locais. Para o historiador mexicano Alfredo Ávila Rueda, as universidades na América espanhola eram, em sua maioria, reacionárias. Nesse sentido, o historiador mexicano diz acreditar que a livre circulação de impressos (jornais, livros e panfletos) na América espanhola, que não era permitida na América portuguesa (a proibição só foi revertida em 1808), teve função muito mais importante na construção de regionalismos do que propriamente as universidades.
BARRUCHO, L. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 8 set. 2019 (adaptado).

Os pontos de vista dos historiadores referidos no texto são divergentes em relação ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1079671 | História, História do Brasil, Oficial do Quadro Auxiliar, PM SP, VUNESP

Dentre as principais realizações de Pedro Dias de Campos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q1046719 | História, História do Brasil, Professor de Ciências Habilitado e Não Habilitado, Prefeitura de Cordilheira Alta SC, FUNDATEC, 2023

Natural de Florianópolis, foi professora, jornalista e escritora. Obteve destaque por sua dedicação aos estudos, coragem de expressar suas ideias, conquistar seu espaço na imprensa na qual pôde opinar sobre as mais diversas questões e, principalmente, lutar pelos menos favorecidos e pela educação. Essas lutas foram travadas em uma época em que as mulheres não tinham liberdade de expressão e nem o direito ao voto. Foi a primeira mulher deputada Constituinte e deputada Estadual no Parlamento Catarinense, além de ter sido também a primeira representante negra a assumir mandato no Brasil. Quem foi essa mulher?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1077209 | História, História do Brasil, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Mesmo depois de inaugurado o regime republicano, nunca, talvez, fomos envolvidos, em tão breve período, por uma febre tão intensa de reformas como a que se registrou precisamente nos meados do século [XIX] e especialmente nos anos de 51 a 55. Assim é que em 1851 tinha início o movimento de constituição das sociedades anônimas; na mesma data funda-se o segundo Banco do Brasil [...]; em 1852, inaugura-se a primeira linha telegráfica na cidade do Rio de Janeiro. [...] Em 1854 abre-se ao tráfego a primeira linha de estradas de ferro do país.

(Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil, 1995)

Pode-se explicar essa intensificação das atividades econômicas do período pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q1079769 | História, História do Brasil, Soldado da PM, PM SP, VUNESP

A Revolução de 1930 promoveu transformações significativas na história do Brasil. Sobre a Revolução de 1930, pode-se afirmar corretamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q1047018 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

"Na madrugada de 11 de maio de 1938, o jovem tenente e seus homens invadiram o Palácio Guanabara, onde então morava Getúlio, tentaram metralhar toda a família presidencial, mas logo eram rechaçados sem dó.[ ...] Mas logo pipocou a primeira bala, no Palácio Guanabara, e já Filinto [Muller] abandonava os camisas-verdes e se punha, 'leal como sempre', ao lado de Vargas. [ ...] sufocada a rebelião, Filinto Muller se pôs à testa da dura repressão que iria ter começo contra os adeptos, em todo o país, da versão brasileira do nazismo de Hitler e do fascismo de Mussolini." (Joel Silveira. Revista Nossa História. Abril 2005. Ano 2/n° 18. p.59. Adaptado)

O texto acima faz referência à ação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q1047616 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Leia a frase a seguir.

Nada se assemelha mais a um "saquarema" do que um “luzia” no poder.

(Antônio Francisco de Paula Holanda Cavalcanti de Albuquerque (1797-1863), político do Império do Brasil.)

“Saquarema” e “Luzia" eram os apelidos dados aos membros dos partidos Conservador e Liberal, respectivamente. De acordo com o sistema político vigente no Brasil Império, é correto afirmar que o relato do então senador Holanda Cavalcanti evidencia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q1047389 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Em março de 1808, a família real, acompanhada da corte portuguesa, chegou à cidade do Rio de Janeiro, onde permaneceria por treze anos. Esse período na História do Brasil, denominado Joanino, foi marcado por profundas mudanças que afetaram a vida das pessoas e a política portuguesa em relação ao Brasil. Dentre as medidas políticas adotadas por D. João, destacou-se a assinatura, em 1810, de tratados com a Inglaterra: o tratado de Aliança e Amizade e o de Comércio e Navegação. Sobre esses tratados, é correto afirmar que visavam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q1077365 | História, História do Brasil, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

A oligarquia cafeeira, como detentora dos maiores poderes políticos no período republicano, é responsável por algumas das deformações mais profundas da sociedade brasileira. Toda participação democrática na vida política se reduz aos grupos de pressão oligárquicos em disputa pelo controle das matérias que afetam os seus interesses.

(Darcy Ribeiro. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil, 2008. Adaptado.)


A situação abordada no excerto remete a questões políticas presentes na Primeira República brasileira, tal como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q1043682 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, uma das medidas estabelecidas pela Constituição de 1824.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q1079781 | História, História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

No Brasil, o reconhecimento da necessidade de proteger o patrimônio histórico e artístico já havia sido apontado nos anos 1920, época em que se registraram iniciativas locais e estaduais. Em 1936, Mário de Andrade foi solicitado a preparar a criação de uma instituição nacional de proteção do patrimônio. Foi esse o documento que foi usado nas discussões preliminares sobre a estrutura e os objetivos do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), criado afinal por decreto presidencial assinado em 30 de novembro de 1937. (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas – CPDOC FGV. A Era Vargas: Diretrizes do Estado Novo 1937-1945 – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em:<https://goo.gl/6czzC4>.Adaptado) A criação do SPHAN reflete
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.