Questões de Concursos Hístória do Brasil

Resolva questões de Hístória do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q1042116 | História, História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O movimento operário [brasileiro], [...] liderado por homens [...] atuou no sentido de fortalecer a intenção disciplinadora de deslocamento da mulher da esfera pública do trabalho e da vida social para o espaço privado do lar.
Assim, [...] a mulher é pensada na linguagem romântica das classes dominantes, fundamentadas pelo saber médico, como encarnação das emoções, dos sentimentos, irracional, incapaz de resistir, mesmo que os documentos da época nos revelem que as mulheres tenham participado em peso das mobilizações políticas, que muitas tenham paralisado as fábricas [...].
RAGO, Margareth. Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar e a resistência anarquista, Brasil 1890-1930. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

A partir do texto, avalie as afirmativas abaixo.
I. A dinâmica de poder no universo operário brasileiro estava intrinsicamente relacionada às formas de pensar o “ideal feminino” da classe burguesa.
II. A análise presente no texto é fomentada pela base curricular pernambucana, pois a autora expressa um viés crítico acerca das relações de gênero, discussão prevista no Currículo de Pernambuco.
III. Os debates atuais acerca das questões de gênero ampliaram a emergência de estudos sobre o protagonismo das mulheres em contextos diversos na história.
IV. O texto é compreendido como um recurso didático por expor uma contextualização abordada pela grade curricular de Pernambuco aos alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II.

Quais são as afirmativas corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q1043679 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a afirmativa que apresenta corretamente uma consequência prática da aprovação da Lei Eusebio de Queirós no Brasil Imperial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1047525 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Leia o texto a seguir.

Em 1682, foi criada a Companhia Geral do Comércio do Estado do Maranhão, com o objetivo de controlar os atritos entre fazendeiros e religiosos na disputa pelo trabalho indígena, mais barato que o africano, e incentivar a produção local... A companhia venderia aos habitantes do Maranhão produtos europeus, como azeite, vinho e tecidos, e deles compraria o que produzissem, como algodão, açúcar, madeira e as drogas do sertão, para comercializar na Europa. Também deveria fornecer à região quinhentos escravos por ano, uma fonte alternativa de mão de obra, diante da resistência jesuítica em permitir a escravidão de nativos. Os preços cobrados pela companhia, entretanto, eram abusivos, e ela não cumpria os acordos, como o fornecimento de escravos.

VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo - História Geral e do Brasil - Editora Scipione, SP, 2010 - p. 358

O texto acima descreve uma situação que colaborou para o acontecimento de um conflito, no período colonial brasileiro ocorrido na segunda metade do século XVII, que ficou conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1068264 | História, História do Brasil, Comunicação Social Jornalismo, EsFCEx, VUNESP, 2024

No início da década de 1950, o governo promoveu várias medidas destinadas a incentivar o desenvolvimento econômico, com ênfase na industrialização. Foram feitos investimentos públicos no sistema de transportes e de energia, com a abertura de um crédito externo de 500 milhões de dólares. (Boris Fausto, História do Brasil, p. 409. Adaptado)
No contexto apresentado, também fez parte do esforço governamental
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1047616 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2017

Leia a frase a seguir.

Nada se assemelha mais a um "saquarema" do que um “luzia” no poder.

(Antônio Francisco de Paula Holanda Cavalcanti de Albuquerque (1797-1863), político do Império do Brasil.)

“Saquarema” e “Luzia" eram os apelidos dados aos membros dos partidos Conservador e Liberal, respectivamente. De acordo com o sistema político vigente no Brasil Império, é correto afirmar que o relato do então senador Holanda Cavalcanti evidencia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1047617 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2017

Leia o texto abaixo.

1888 - O decreto n° 9.912-A, de 26 de março de 1888, regulou o direito à aposentadoria dos empregados dos Correios. Fixava em 30 anos de efetivo serviço e idade mínima de 60 anos os requisitos para a aposentadoria. (...)

1892 - A lei n° 217, de 29 de novembro de 1892, instituiu a aposentadoria por invalidez e a pensão por morte dos operários do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro. (...)

1923 - O decreto n° 4.682, de 24 de janeiro de 1923, na verdade a conhecida Lei Elói Chaves (o autor do projeto respectivo), determinou a criação de uma Caixa de Aposentadoria e Pensões para os empregados de cada empresa ferroviária. É considerada o ponto de partida, no Brasil, da Previdência Social propriamente dita. (...)

1930 - O decreto n° 19.433, de 26 de novembro de 1930, criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, tendo como uma das atribuições orientar e supervisionar a Previdência Social, inclusive como órgão de recursos das decisões das Caixas de Aposentadorias e Pensões. (...)

1943 - O decreto-Lei n° 5.452, de 1° de maio de 1943, aprovou a Consolidação das Leis do Trabalho, elaborada pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e que elaborou também o primeiro projeto de Consolidação das Leis de Previdência Social.

(Fonte: http://www.previdencia.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/historico)

Durante o governo Getúlio Vargas (1943), foi instituída a Consolidação das Leis do Trabalho e Previdência Social, que é considerada um marco na história da previdência social brasileira. De acordo com a linha do tempo, a respeito da incorporação de direitos previdenciários ao trabalhador brasileiro, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1047393 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Em relação à economia cafeeira no Segundo Reinado, é correto afirmar que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1079781 | História, História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, PM SP, VUNESP, 2017

No Brasil, o reconhecimento da necessidade de proteger o patrimônio histórico e artístico já havia sido apontado nos anos 1920, época em que se registraram iniciativas locais e estaduais. Em 1936, Mário de Andrade foi solicitado a preparar a criação de uma instituição nacional de proteção do patrimônio. Foi esse o documento que foi usado nas discussões preliminares sobre a estrutura e os objetivos do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), criado afinal por decreto presidencial assinado em 30 de novembro de 1937. (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas – CPDOC FGV. A Era Vargas: Diretrizes do Estado Novo 1937-1945 – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em:<https://goo.gl/6czzC4>.Adaptado) A criação do SPHAN reflete
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1043687 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre o plano econômico Salte do governo Dutra, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Na área da saúde: elevar o nível sanitário da população brasileira por meio de campanhas contra doenças e financiar serviços de água e esgoto.
( ) Na área da alimentação: melhorar, multiplicar e distribuir sementes ou mudas de plantas, tanto comestíveis quanto têxteis.
( ) Na área do transporte: trazer engenheiros estrangeiros para desenvolver novos planos para a malha ferroviária, com o objetivo de conectar o território nacional.
( ) Na área da energia: adquirir o equipamento necessário à perfuração de poços de petróleo, investir em pesquisa intensiva e na perfuração de poços.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q975598 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Leia atentamente as colunas a seguir e relacione os acontecimentos históricos internacionais às suas repercussões no processo de consolidação do capitalismo monopolista no Brasil.

COLUNA A – Conflitos entre grandes potências.

1. Primeira Guerra Mundial (1914–1918). 2. Crise de 1929 e Grande Depressão. 3. Segunda Guerra Mundial (1939–1945). 4. Guerra Fria e polarização ideológica. 5. Neoliberalismo e reestruturação do capitalismo global (década de 1990).

COLUNA B – Impactos no Brasil.

( )Avanço da industrialização de base estatal, com forte nacionalismo econômico e criação de empresas como a Petrobras.
( )Adoção de políticas de contenção do Estado e privatizações de setores estratégicos, afetando a economia e o trabalho.
( )Estímulo à substituição de importações, devido à escassez de produtos europeus e norte-americanos.
( )Redução da exportação de café e aumento do desemprego urbano, com crise do modelo agroexportador.
( )Alinhamento diplomático com os EUA, fortalecimento do anticomunismo e repressão aos movimentos sociais.

Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1047311 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Sobre a Guarda Nacional, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q1072174 | História, História do Brasil, Assistente Social, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Enquanto o Brasil instituía sua segunda Constituição Federal, a primeira da República, Conceição do Coité que acabara de se emancipar, criava seu primeiro Código de Posturas (também conhecido como Constituição Municipal, atualmente a Lei Orgânica) no ano de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q936565 | História, História do Brasil, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

Por que o Brasil continuou um só enquanto a América espanhola se dividiu em vários países?
Para o historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, no Brasil, parte da sociedade era muito mais coesa ideologicamente do que a espanhola. Carvalho argumenta que isso se deveu à tradição burocrática portuguesa. “Portugal nunca permitiu a criação de universidades em sua colônia”. Por outro lado, na América espanhola, entre 1772 e 1872, 150 mil estudantes se formaram em universidades locais. Para o historiador mexicano Alfredo Ávila Rueda, as universidades na América espanhola eram, em sua maioria, reacionárias. Nesse sentido, o historiador mexicano diz acreditar que a livre circulação de impressos (jornais, livros e panfletos) na América espanhola, que não era permitida na América portuguesa (a proibição só foi revertida em 1808), teve função muito mais importante na construção de regionalismos do que propriamente as universidades.
BARRUCHO, L. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 8 set. 2019 (adaptado).

Os pontos de vista dos historiadores referidos no texto são divergentes em relação ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q1067176 | História, História do Brasil, Bloco Temático 6 Desenvolvimento Socioeconômico, CNU, FGV, 2025

A Era Vargas refere-se ao período de 1930 a 1945, no qual o Brasil foi governado por Getúlio Vargas, presidente que implementou uma série de políticas socioeconômicas na economia.
Em relação a esse período da história, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q1047524 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Leia o texto a seguir.

A administração da fazenda publica com a mais severa economia e a maior fiscalização no emprego da renda do Estado será uma das minhas preocupações. Povos novos e onerados de dividas nunca foram povos felizes, e nada aumenta mais as dividas dos estados do que as despesas sem proporção com os recursos econômicos da nação, com as forças vivas do trabalho, das industrias e do comercio, o que produz o desequilíbrio dos orçamentos, o mal estar social, a miséria. Espero que, fiscalizada e economizada a fazenda publica, mantida a ordem no País, a paz com as nações estrangeiras sem quebra da nossa honra e dos nossos direitos, animado o trabalho agrícola e industrial e reorganizado o regime bancário, os abundantes recursos do nosso solo vaporizarão progressivamente o nosso meio circulante, depreciado para as permutas internacionais, e fortificarão o nosso credito no interior e no exterior.

Trecho do discurso de posse de Floriano Peixoto

Fonte: http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/91988

Em um trecho de seu discurso de posse, apresentado acima, Floriano Peixoto demonstrou grande preocupação com a economia brasileira que vivia a chamada "Crise do Encilhamento". É correto afirmar que entre as características da crise estavam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q1043685 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As afirmativas a seguir apresentam corretamente aspectos das Guerras de Canudos, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q1079782 | História, História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, PM SP, VUNESP, 2017

O processo de descompressão do sistema político começara a ser orquestrado em 1975, pelos generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva, ambos convencidos de que a ditadura deveria fazer suas escolhas e definir o momento mais conveniente para revogar os poderes de exceção. (SCHWARCZ, Lilia M. e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Adaptado) Entre os momentos mais marcantes desse processo, que se iniciou nos anos 1970 e se estendeu até a década seguinte, é correto identificar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q1043686 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com o objetivo de discutir o tema das fake news em sala de aula, o professor de História apresentou aos seus alunos o evento das “cartas falsas” que ocorreu durante a candidatura de Arthur Bernardes em 1921.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente a motivação subjacente à publicação das cartas atribuídas a Bernardes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q1047017 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

" A revolta de 1835, também chamada a ' grande insurreição' , foi o ponto culminante de uma série que vinha desde 1807. A revolta desses escravos islamizados, em consequência, não será apenas uma eclosão violenta mas desorganizada, apenas surgida por um incidente qualquer. Será, pelo contrário, planejada nos seus detalhes, precedida de todo um período organizativo(...). Reuniam- se regularmente para discutirem os planos de insurreição, muitas vezes juntamente com elementos de outros grupos do centro da cidade.(...) O movimento vinha sendo articulado também entre os escravos dos engenhos e os quilombolas da periferia. (. . . ) O plano não foi cumprido na íntrega porque houve delação. (...) os escravos, vendo que tinham de antecipar a revolta, lançaram-se à carga de qualquer maneira. (...) Derrotada a insurreição, os seus líderes se portaram dignamente." (Moura, Clóvis. Os Quilombos e a Rebelião Negra. 7 ed. São Paulo, Brasiliense, 1987. pp. 63-69.)

Sobre a rebelião escrava relatada no texto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q1047309 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Sobre a economia no Segundo Reinado, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.