Início

Questões de Concursos Hístória do Brasil

Resolva questões de Hístória do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q1077758 | História, História do Brasil, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Por sinal, passada a euforia dos primeiros momentos da Lei Áurea, de 1888, foram ficando claras as falácias e incompletudes da medida. [...] Na realidade, nos primeiros anos da República pairava um verdadeiro “medo” de novas escravizações, ou da vigência de políticas raciais no país. Sobre os libertos recaía, portanto, um fardo pesado, condicionado pelos modelos deterministas de interpretação social e pela própria história.

(Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2015.)

Sobre o período pós-abolição da escravatura no Brasil, o exposto no excerto justifica-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q1077309 | História, História do Brasil, Soldado de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

A convocação para as eleições, visando à composição da Assembleia Constituinte, e os novos partidos, organizações políticas de massa que surgiam, agitavam os anos que vão de 1932 a 1935. Nesse período, são perceptíveis ao menos quatro grandes tendências político-ideológicas: autoritarismo cientificista, liberalismo, esquerdismos e fascismo. (Marcos Napolitano, História do Brasil República: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo, p. 101. Texto adaptado) Sobre a tendência fascista, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q1077311 | História, História do Brasil, Soldado de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

No dia 12 [de dezembro de 1968], o pedido chegou ao plenário, e a votação se estendeu por horas. Finalmente, confrontando os militares, a Câmara dos Deputados rejeitou o pedido de suspensão das imunidades parlamentares de Márcio Moreira Alves por 216 votos contra 141 e 12 abstenções. Celebrando o resultado, os parlamentares cantaram o Hino Nacional. No dia seguinte, o Conselho de Segurança Nacional aprovou o Ato Institucional n. 5, tornando perenes os poderes discricionários que atribuía ao presidente da República. (Carlos Fico, História do Brasil contemporâneo: da morte de Vargas aos dias atuais, p. 66)
O Ato Institucional, aprovado em dezembro de 1968, permitia ao presidente da República
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q1047617 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Leia o texto abaixo.

1888 - O decreto n° 9.912-A, de 26 de março de 1888, regulou o direito à aposentadoria dos empregados dos Correios. Fixava em 30 anos de efetivo serviço e idade mínima de 60 anos os requisitos para a aposentadoria. (...)

1892 - A lei n° 217, de 29 de novembro de 1892, instituiu a aposentadoria por invalidez e a pensão por morte dos operários do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro. (...)

1923 - O decreto n° 4.682, de 24 de janeiro de 1923, na verdade a conhecida Lei Elói Chaves (o autor do projeto respectivo), determinou a criação de uma Caixa de Aposentadoria e Pensões para os empregados de cada empresa ferroviária. É considerada o ponto de partida, no Brasil, da Previdência Social propriamente dita. (...)

1930 - O decreto n° 19.433, de 26 de novembro de 1930, criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, tendo como uma das atribuições orientar e supervisionar a Previdência Social, inclusive como órgão de recursos das decisões das Caixas de Aposentadorias e Pensões. (...)

1943 - O decreto-Lei n° 5.452, de 1° de maio de 1943, aprovou a Consolidação das Leis do Trabalho, elaborada pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e que elaborou também o primeiro projeto de Consolidação das Leis de Previdência Social.

(Fonte: http://www.previdencia.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/historico)

Durante o governo Getúlio Vargas (1943), foi instituída a Consolidação das Leis do Trabalho e Previdência Social, que é considerada um marco na história da previdência social brasileira. De acordo com a linha do tempo, a respeito da incorporação de direitos previdenciários ao trabalhador brasileiro, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q1047390 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Leia o texto abaixo.

Com a derrota da Emenda Dante de Oliveira que propunha a eleição direta para presidente da república, os partidos políticos de oposição começaram uma articulação política para disputar a eleição presidencial no colégio eleitoral, sendo escolhido Tancredo Neves que venceu o candidato oficial Paulo Maluf.

O presidente eleito, Tancredo Neves, faleceu antes de tomar posse. José Sarney, o vice, foi empossado como presidente da república. Começava, assim, a Nova República.

Com base no texto, analise as afirmativas a seguir.

I - No governo do presidente José Sarney, o processo de privatização foi ampliado. Grandes empresas, como a Companhia Siderúrgica Nacional, foram vendidas para a iniciativa privada.

II - Com o afastamento do presidente Fernando Collor assumiu a presidência Itamar Franco, que tinha como principal tarefa controlar a inflação. Com esse objetivo, o presidente lançou o chamado Plano Real.

III- Após tomar posse, o presidente Fernando Collor anunciou um plano econômico que entre outras medidas confiscou cerca de 80% do dinheiro em circulação no país, inclusive o das cadernetas de poupança.

IV - Em fevereiro de 1986, o governo do presidente José Sarney lançou o Plano Cruzado que, contando com um total apoio do empresariado da indústria e do comércio, alcançou um pleno sucesso, acabando definitivamente com a inflação.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q1047471 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Leia o texto abaixo.

A Guarda Real de Polícia

No início do século XIX, como consequência da campanha Napolêonica de conquista do continente europeu, a Família Real portuguesa, juntamente com sua corte, decidem se mudar para o Brasil. Aqui chegando, a Corte instalou-se na cidade do Rio de Janeiro iniciando a reorganização do Estado no dia 11 de março de 1808, com a nomeação de Ministros. (...)

(...) Em 13 de maio de 1809, (...) D. João VI criou a Divisão Militar da Guarda Real da Polícia da Corte (DMGRP), sendo esta formada por 218 guardas com armas e trajes idênticos aos da Guarda Real da Polícia de Lisboa.

(Adaptado de http: //www.policiamilitar.rj.gov.br/historia.asp)

Em 2009 comemora-se os 200 anos da Polícia Militar. Ela surgiu a partir da criação da Guarda Real de Polícia. Pode-se afirmar que a mesma surge no momento em que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q1047474 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

A dinâmica interna da população brasileira acelerou-se após a Segunda Guerra Mundial, no entanto, entre as décadas de 1970 e 1980 houve uma grande mobilidade populacional nesse sentido. Assim sendo, com base no período envolvido, assinale a opção correta em relação aos principais fluxos migratórios internos no país.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q1042116 | História, História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O movimento operário [brasileiro], [...] liderado por homens [...] atuou no sentido de fortalecer a intenção disciplinadora de deslocamento da mulher da esfera pública do trabalho e da vida social para o espaço privado do lar.
Assim, [...] a mulher é pensada na linguagem romântica das classes dominantes, fundamentadas pelo saber médico, como encarnação das emoções, dos sentimentos, irracional, incapaz de resistir, mesmo que os documentos da época nos revelem que as mulheres tenham participado em peso das mobilizações políticas, que muitas tenham paralisado as fábricas [...].
RAGO, Margareth. Do cabaré ao lar: a utopia da cidade disciplinar e a resistência anarquista, Brasil 1890-1930. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

A partir do texto, avalie as afirmativas abaixo.
I. A dinâmica de poder no universo operário brasileiro estava intrinsicamente relacionada às formas de pensar o “ideal feminino” da classe burguesa.
II. A análise presente no texto é fomentada pela base curricular pernambucana, pois a autora expressa um viés crítico acerca das relações de gênero, discussão prevista no Currículo de Pernambuco.
III. Os debates atuais acerca das questões de gênero ampliaram a emergência de estudos sobre o protagonismo das mulheres em contextos diversos na história.
IV. O texto é compreendido como um recurso didático por expor uma contextualização abordada pela grade curricular de Pernambuco aos alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II.

Quais são as afirmativas corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q1043688 | História, História do Brasil, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.
Esta paz deve ser imposta pela revolução. Até agora, houve ausência de força ou a habilidade para tal. E então só há um remédio: para fazer melhor no futuro [...] pregar a expropriação da propriedade privada e a destruição dos estados como o único meio de garantir a fraternidade entre os povos e justiça e liberdade para todos.
MALATESTA, Errico. Guerra Sociale, São Paulo, 1916. Traduzido por Dos Santos, Kauan William. Pontes de liberdade. (Tese doutorado em História). USP, 2021 p. 211.

Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que apresenta corretamente a ideia política descrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q1090281 | História, História do Brasil, Auxiliar de Contabilidade, Prefeitura de Arabutã SC, AMAUC, 2025

O processo histórico de ocupação da região onde se desenvolveu o atual município de Arabutã revelaaspectos característicos da política territorial brasileira do início do século XX. A construção da estrada de ferro e a posterior venda das glebas de terra para companhias colonizadoras demonstram a articulação entre interesses econômicos, infraestrutura e ocupação populacional no Oeste catarinense.

Com base nessa análise, é correto afirmar que a colonização de Arabutã representa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q1029495 | História, História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que descreve corretamente um conflito ocorrido durante o Período Regencial no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q1029500 | História, História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia os trechos a seguir.



I. “O Brasil é um país sem povo.” A famosa frase feita na década de 1880, já foi tomada como ponto de partida para a elaboração de um paradigma interpretativo da história do Brasil. Logo ligouse à visão do escravo como um ser coisificado, incapaz de pensamentos e ações próprios: a escravidão teria aniquilado as pessoas e sua cultura, restando a fragmentação e o vazio produzidos por uma dominação.


Adaptado de: CHALHOUB, Sidney; Fernando Teixeira da Silva. “Sujeitos no

Imaginário do Acadêmico: Escravos e trabalhadores na historiografia brasileira

desde os anos 1980”. Cad. AEL, v.14, n.26, 2009, pp. 15-16.



II. Talvez a característica mais marcante dos trabalhos acadêmicos sobre a escravidão nas últimas décadas tenha sido a forma pela qual romperam com a associação entre subordinação e paralisia ou passividade. Os estudiosos vêm encontrando numerosas maneiras de examinar as iniciativas dos escravos sem desconsiderar a opressão, de explorar a criação de sistemas alternativos de crenças e valores no contexto da tentativa de dominação ideológica, de aprender a reconhecer a comunidade escrava mesmo constatando o esforço contínuo de repressão a algumas de suas características essenciais.

Adaptado de: SCOTT, R. “Exploring the meaning of freedom: post-emancipation

societies in comparative perspective”. Hispanic American Historic Review, v. 68, n. 3,

p. 407-428, ago. 1988.



Assinale a opção que descreve corretamente a interpretação dos dois trechos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q1032877 | História, História do Brasil, Habilitação História, SEDUC MT, FGV, 2025

“Filho de ex-escravos, crescera na fazenda levando a mesma vida dos pais. Era pajem do sinhô moço. Tinha a obrigação de brincar com ele. Era o cavalo em que o mocinho galopava sonhando conhecer todas as terras do pai. Tinham a mesma idade. [E ele perguntava:] Se eram livres, por que continuavam ali? Por que, então, tantas negras na senzala? Por que todos não se arribavam à procura de outros lugares e trabalhos?”

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Pallas, RJ: 2023.

Pensando nas raízes históricas do racismo no Brasil, escolha a alternativa que responde as questões levantadas pela autora em seu livro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q1047476 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

A partir de 1930, o eixo econômico brasileiro começou a mudar de forma mais efetiva, ou seja, o país deixou gradativamente de ser uma economia agrária para se transformar em uma nação urbana e industrial. Com relação a essa evolução, assinale a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q1042122 | História, História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao terceiro dia do mês de agosto de 1645, foi travada, no Monte das Tabocas, a primeira batalha entre combatentes da Insurreição Pernambucana e tropas holandesas de ocupação, a serviço da Companhia das Índias Ocidentais. Nesse embate, que é considerado o primeiro ato da epopeia triunfal de Guararapes, aflorou todo o talento guerreiro do capitão Antônio Dias Cardoso.
Comandante das forças insurgentes, as quais haviam se preparado nas matas de Pernambuco ao longo de seis meses, Dias Cardoso revelou-se um mestre na "guerra brasílica", mediante a judiciosa utilização do terreno, a permanente manutenção da iniciativa e o oportuno emprego da surpresa, além de inspirar uma inexcedível bravura por parte de seus companheiros de armas.
CABRAL, Sabastião da Silva et al. Turismo ecológico e histórico no parque estadual monte das tabocas: proposta de implantação. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 30, p. 188–197, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15896. Acesso em: 17 jul. 2024.

Para que um estudante do Ensino Fundamental II possa compreender as singularidades apontadas pelo texto, a respeito do conflito citado, é necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q1090278 | História, História do Brasil, Auxiliar de Contabilidade, Prefeitura de Arabutã SC, AMAUC, 2025

Entre os anos de 1912 e 1916, o território de Santa Catarina e do Paraná foi palco de um dos mais importantes conflitos sociais da história brasileira: a Guerra do Contestado. Esse movimento reuniu camponeses, posseiros e religiosos em uma luta marcada por disputas territoriais, questões sociais e crenças messiânicas. O conflito surgiu em meio a tensões provocadas pela construção da estrada de ferro São Paulo−Rio Grande e pela concessão de terras a empresas estrangeiras, o que levou à expulsão de comunidades inteiras.

De acordo com esse contexto histórico, é correto afirmar que a Guerra do Contestado representou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q1047313 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Na tentativa de contribuir para a sustentabilidade ambiental, hoje está sendo difundida a chamada agricultura orgânica, cuja maior preocupação é não utilizar produtos químicos durante o cultivo. Assinale a opção que apresenta corretamente as características desse tipo de agricultura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q1047318 | História, História do Brasil, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Embora o processo de industrialização brasileira tenha sido iniciado na segunda metade do século XIX, o país passou a diversificar o seu parque fabril a partir da década de 1930. Com relação ao desenvolvimento industrial brasileiro, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q1025304 | História, História do Brasil, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

No que se refere ao contexto histórico da contemporaneidade, julgue o item.

O projeto de independência do Brasil, vitorioso há duzentos anos, uniu todas as elites econômicas e políticas locais, pois nenhuma delas advogava a favor da emancipação com a implantação da República ou seguia o exemplo das colônias espanholas.
  1. ✂️
  2. ✂️

220Q1029496 | História, História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os estudos históricos sobre a escravidão no Brasil passaram por diversas renovações, ampliando a compreensão sobre as diferentes formas de ser escravizado no período colonial. Entre essas formas, destacavam-se a condição de escravos de ganho.

Assinale a opção que descreve corretamente essa condição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.