Questões de Concursos Hístória do Brasil

Resolva questões de Hístória do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

241Q1089358 | História, História do Brasil, Educação Física, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

A trajetória da Educação Física no Brasil foi marcada por distintas concepções pedagógicas que influenciaram a prática docente. Durante o período da ditadura militar, consolidou-se a chamada “Educação Física tecnicista”.

Considerando esse contexto histórico, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q1079670 | História, História do Brasil, Oficial do Quadro Auxiliar, PM SP, VUNESP

A biografia do General Miguel Costa traz sua participação destacada em eventos de grande relevância para a História da Polícia Militar. Dos eventos a seguir, qual pode ser atribuído a Miguel Costa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q1068443 | História, História do Brasil, Magistério História, EsFCEx, VUNESP, 2024

Com todos os seus defeitos, a Constituição de 1988 refletiu o avanço ocorrido no país […].

Por outro lado, a Constituição refletiu o clima de instabilidade vivido pelo país, pois nasceu com o destino de durar pouco, na sua forma original.


(Boris Fausto. História do Brasil, p. 525-526)



Um dos aspectos que corroboram o contexto apresentado pelo excerto refere-se ao fato de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q1079458 | História, História do Brasil, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

A expansão foi rápida e extremamente rentável. A primeira etapa de expansão partiu da cidade do Rio de Janeiro seguindo a direção do vale do rio Paraíba do Sul, de São João Marcos a Resende, surgindo daí as grandes plantações de Vassouras – a mais rica – e Valença. Na parte paulista do vale do Paraíba, destacaram-­se, inicialmente, os municípios de Areais e Guaratinguetá, estendendo-­se para Lorena, Taubaté, Jacareí, Mogi das Cruzes e Jundiaí. Ainda na metade do século XIX, as plantações se espalharam pela baixada fluminense.

(Ronaldo Vainfas (direção), Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Com cortes)

O fragmento faz referência à produção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q1079508 | História, História do Brasil, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Dentre as medidas adotadas pelo Governo Fernando Henrique Cardoso (1995­2002), pode(m)­-se citar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q1079520 | História, História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Ato institucional era o decreto utilizado pelos militares para legitimarem suas decisões. Em dezembro de 1968, ocorreu a promulgação do Ato Institucionalnº 5(AI-5) que, em seu preâmbulo, dizia-se ser uma necessidade para atingir os objetivos da revolução, “com vistas a encontrar os meios indispensáveis para a obra de reconstrução econômica, financeira e moral do país".


O AI-5 foi promulgado no governo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q1081847 | História, História do Brasil, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

O estudo da História do Brasil deve contemplar desde as ocupações indígenas anteriores à colonização, que revelam_____, até os processos contemporâneos, que evidenciam______.

Qual das opções abaixo traz as informações que completam corretamente o texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q1081850 | História, História do Brasil, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

A História do Brasil desempenha papel fundamental na formação das identidades coletivas, ao articular memórias, disputas e representações sociais. Nesse sentido, avalie as afirmações a seguir sobre sua contribuição nesse processo e registre V, paraverdadeiro, e F, para falso:

(__)A narrativa da história nacional foi utilizada, desde o século XIX, como instrumento de consolidação do Estado-nação.
(__)A valorização da diversidade cultural tem contribuído para questionar visões homogêneas de identidade nacional.
(__)A construção da identidade brasileira sempre se deu de forma unívoca, sem tensões ou disputas sociais.
(__)O ensino de História do Brasil deve problematizar como diferentes grupos contribuíram para a formação da sociedade.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q1079399 | História, História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Um dos pontos altos da Constituição é o artigo 5.º, que garante amplas liberdades [...] Foram asseguradas as liberdades de manifestação, opinião e organização. O crime de racismo foi considerado inafiançável e imprescritível…
(Marco Antônio Villa. A história das Constituições brasileiras.São Paulo: Leya, 2011, p. 119)

O texto refere-se a atual Constituição brasileira, promulgada em 1988. Os princípios assegurados pela Constituição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q1025469 | História, História do Brasil, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.

Construímos, na Praça dos Três Poderes, um monumento que vai documentar todos os obstáculos e as incompreensões surgidos durante a construção de Brasília. Tais obstáculos e incompreensões ajudam a compreender, na medida precisa, o valor da obra realizada pelo presidente Juscelino Kubitschek. Ali, no monumento-museu, essas críticas serão conservadas. E o tempo nos dirá depois se são justas ou se são mesmo o que eu penso delas.

Oscar Niemeyer. Última Hora. Rio de Janeiro: 1960 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item, relativos aos aspectos históricos, culturais e políticos do DF.

Os obstáculos e as incompreensões a que o texto se refere são relativos ao fato de que a transferência da capital federal para Brasília gerou forte reação de partidos de oposição e da imprensa da antiga capital.

  1. ✂️
  2. ✂️

251Q1090281 | História, História do Brasil, Auxiliar de Contabilidade, Prefeitura de Arabutã SC, AMAUC, 2025

O processo histórico de ocupação da região onde se desenvolveu o atual município de Arabutã revelaaspectos característicos da política territorial brasileira do início do século XX. A construção da estrada de ferro e a posterior venda das glebas de terra para companhias colonizadoras demonstram a articulação entre interesses econômicos, infraestrutura e ocupação populacional no Oeste catarinense.

Com base nessa análise, é correto afirmar que a colonização de Arabutã representa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q1079361 | História, História do Brasil, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

“Um boato corre, há dias, pela cidade que tem enchido a uns de pavor, e a outros de indignação, em cujo último número me coloco”, desabafou o médico Joaquim Cândido Soares de Meirelles (1797-1868), diante do clima de pânico instaurado no Rio de Janeiro em 1831. Rumores crescentes garantiam estar em andamento, na capital do Império, uma trama conspiratória inspirada na Revolução do Haiti (1791-1825).

(Iuri Lapa, O Haiti é aqui?. Revista de História da Biblioteca Nacional, 03.03.2010)

O clima instaurado na ocasião tinha origem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q1079362 | História, História do Brasil, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Certa vez, um velho Tupinambá me perguntou: “Por que vocês, mairs [franceses] e perós [portugueses], vêm de tão longe para buscar lenha? Por acaso não existem árvores na sua terra?” Respondi que sim, que tínhamos muitas, mas não daquela qualidade, e que não as queimávamos, como ele supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir. “E precisam de tanta assim?”, retrucou o velho Tupinambá. “Sim”, respondi, “pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que se possa imaginar, e um só deles compra todo o pau-brasil que possamos carregar.” “Ah!”, tornou a retrucar o selvagem. “Você me conta maravilhas. Mas me diga: esse homem tão rico de quem você me fala, não morre?” “Sim”, disse eu, “morre como os outros”. Aqueles selva- gens são grandes debatedores e gostam de ir ao fim em qualquer assunto. Por isso, o velho indígena me inquiriu outra vez: “E quando morrem os ricos, para quem fica o que deixam?” “Para seus filhos, se os têm”, respondi. “Na falta destes, para os irmãos e parentes próximos.” “Bem vejo agora que vocês, mairs, são mesmo uns grandes tolos. Sofrem tanto para cruzar o mar, suportando todas as privações e incômodos dos quais sempre falam quando aqui chegam, e trabalham dessa maneira apenas para amontoar riquezas para seus filhos ou para aqueles que vão sucedê-los? A terra que os alimenta não será por acaso suficiente para alimentar a eles? Nós também temos filhos a quem ama- mos. Mas estamos certos de que, depois da nossa morte, a terra que nos nutriu nutrirá também a eles. Por isso, descansamos sem maiores preocupações.”

(BUENO, Eduardo. Pau Brasil. São Paulo: Axis Mundi, 2002)

O diálogo entre o pastor calvinista Jean de Léry (1534-1611) e o velho Tupinambá, travado em algum momento da estada de Léry no Rio de Janeiro, entre março de 1557 e janeiro de 1558, é revelador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q1079397 | História, História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

No final de 1951, o presidente Getúlio Vargas enviou ao Congresso Nacional o projeto de criação da companhia Petróleo Brasileiro S. A. (Petrobras). Em um discurso pronunciado, poucos meses depois, no estado da Bahia, assim se referiu Getúlio Vargas a Petrobras:

A Petrobras será o próprio Governo agindo no campo da indústria petrolífera, tal como já o faz na indústria do aço, através da Companhia Siderúrgica Nacional. E isto sem o prejuízo do concurso do capital privado. Mas nem remotamente existe o perigo de que, através da participação do capital privado, venham a agir os grupos financeiros estrangeiros, ou mesmo nacionais. Afastou-se tal perigo, reduzindo o montante de sua participação na sociedade, ficando a União Federal com nunca menos de 51% do total.
(Getúlio Vargas. O governo trabalhista do Brasil.Vol. III. Rio de Janeiro: Livraria José OlympioEditora, 1969, p. 157. Adaptado)

O discurso apresenta uma característica essencial do governo de Getúlio Vargas, que não se limita à fase do governo democrático dos anos cinquenta, que foi a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q1079398 | História, História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

O processo de redemocratização do Brasil avançou em 1979, com a extinção do Ato Institucional número 5 (AI-5) e a anistia política. Ele foi, de certa forma, consolidado, em 1982, com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q1079506 | História, História do Brasil, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Durante a Primeira República no Brasil, houve um movi­mento conhecido como Tenentismo. Assinale a alternativa correta a respeito desse movimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q1085397 | História, História do Brasil, Área 6, DEPEN, CESPE CEBRASPE

O populismo, no Brasil, na Argentina ou no Peru, implicava uma relação ambígua entre os cidadãos e o governo. A antecipação dos direitos sociais fazia que os direitos não fossem vistos como tais, como independentes da ação do governo, mas como um favor em troca do qual se deviam gratidão e lealdade. A cidadania que daí resultava era passiva e receptora antes que ativa e reivindicadora.


José Murilo de Carvalho.Cidadania no Brasil. O longo caminho.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 126 (com adaptações).


A partir das ideias do texto acima, julgue o item subsequente, relativos a ditaduras e cidadania na América Latina.


No Brasil, entre os anos de 1930 e 1940, o Estado Novo foi um regime autoritário que se caracterizou por restringir direitos civis, políticos e trabalhistas da população.


  1. ✂️
  2. ✂️

258Q1081845 | História, História do Brasil, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Durante a Revolução Farroupilha (1835−1845), conflito que ocorreu principalmente no Rio Grande do Sul, a então Província de Santa Catarina desempenhou um papel estratégico devido à sua localização e às suas tropas provinciais. Considerando esse contexto histórico, qual alternativa descreve corretamente a atuação de Santa Catarina nesse período?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q1077759 | História, História do Brasil, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Especialmente nos anos 1930 e 1940, a “desordem” internacional ofereceu um grau realmente amplo de manobra para o Estado brasileiro no plano internacional. Apesar do crescente peso da influência norte-americana na América Latina, a Alemanha e a Inglaterra tinham posições suficientemente fortes no mundo para permitir ao governo brasileiro explorar as diferenças entre as três potências em proveito próprio. Isso ocorreu tanto no plano do comércio exterior como no das obrigações financeiras internacionais.

(Brasilio Sallum Jr. “A condição periférica: o Brasil nos quadros do capitalismo mundial (1945-2000)”. In: Carlos Guilherme Mota (org.). Viagem incompleta. A experiência brasileira (1500-2000): a grande transação, 2013.)

A respeito da economia do Brasil nos anos 1930 e 1940, o excerto aborda
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.