Questões de Concursos Hístória do Brasil

Resolva questões de Hístória do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q54398 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Cefet-PR) O governo de Fernando Henrique Cardoso segue linhas acordadas pelo Consenso de Washington, realizado em 1989. Tal consenso, de caráter neoliberal, adotou um conjunto de medidas para controlar a inflação e modernizar o Estado. Entre estas medidas estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q54253 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFPI) A respeito do período regencial no Brasil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q54395 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

“Vai minha tristeza
E diz a ela que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Porque eu não posso mais sofrer
Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz, não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim, não sai”.

Lançado em 1958 no Brasil, o 78 rpm “Chega de Saudade” tornou-se um disco/manifesto do estilo que viria a consagrar-se com o nome de Bossa Nova, reunindo três dos maiores expoentes do movimento: Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto.

A respeito desse movimento musical e do contexto histórico do seu lançamento e difusão, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q54208 | História, Hístória do Brasil, Vestibular, Vestibular

(F.M. Itajubá-MG) Dentre as rebeliões ocorridas nos séculos XVII e XVIII, a que mais repercutiu foi a Inconfidência Mineira, quer pela amplitude, quer, pelo caráter de contestação ao sistema. Entre outros fatores, as seguintes medidas do governo de Portugal provocaram a rebelião, com exceção de uma.
Referência: https://mundohistoria.com.br/historia-do-brasil/causas-e-desfecho-da-inconfidencia-mineira/

Assinale a que não se enquadra no contexto histórico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q54378 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(U. F. São Carlos-SP) De 1945 a 1964, a história da república brasileira distinguiu-se da República Velha, entre outros aspectos, pela grande instabilidade política. Com a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, o vice-presidente João Goulart, para tomar posse no executivo nacional, foi obrigado a aceitar uma emenda constitucional que, no dia 2 de setembro do mesmo ano, instituía
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q54212 | História, Hístória do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Cefet-RJ) “A escravidão na terra chamada ‘Brasil’ teve início com a invasão portuguesa em 1500. Só no final do século XVIII e início do XIX começa-se a não admitir a escravidão como algo natural. Praticamente trezentos anos se passaram.”

MONTENEGRO, Antônio Tomas. Reinventando a liberdade: a abolição da escravatura no Brasil. In: História em documentos. São Paulo: Atual. 1989, p. 6.

Entre os acontecimentos que contribuíram de forma decisiva para disseminar a idéia de que a escravidão é inaceitável, podemos destacar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q54250 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) As alternativas abaixo apresentam exemplos de permanências ou continuidades na formação social brasileira, ao longo da primeira metade do século XIX, à exceção de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q54254 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(PUC-PR) Instalado em 1822, o Império do Brasil encontrou dificuldades no reconhecimento de sua Independência por parte dos Estados europeus. Essas dificuldades existiam devido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q54306 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

A Proclamação da República no Brasil veio colocar em questão as possibilidades de participação política consciente do povo brasileiro. Enfim, estava na ordem do dia a questão da cidadania. Sobre as formas de participação política nas primeiras décadas da República, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q54373 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(U. Federal de São Carlos-SP) Os anos trinta do século XX foram marcados por disputas ideológicas, por propostas revolucionárias e pela emergência de regimes centralizadores e autoritários. No Brasil, a polarização ideológica intensificou-se em 1935, opondo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q54390 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Cefet-PR) A economia brasileira durante os anos do regime militar recebeu atenção especial do grupo que se instalou no poder, pois o desenvolvimento econômico era um item importante da doutrina de segurança nacional. Como resultado do modelo econômico adotado:

I. O Brasil deixou de ser um país agrícola e tornou-se a oitava economia do mundo em capacidade produtiva.
II. Houve enorme progresso na produção de energia, no setor de transportes, no de telecomunicações e na indústria de base.
III. A economia brasileira tornou-se independente dos capitais e da tecnologia dos países desenvolvidos.

Analisando o texto anterior, assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q54374 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(FEI-SP) Sobre o Estado Novo (1937-1945), período ditatorial encabeçado por Getúlio Vargas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q54209 | História, Hístória do Brasil, Vestibular, Vestibular

(F.M. Triângulo Mineiro-MG) A Conjuração Baiana ou dos Alfaiates (1798) distinguiuse da Mineira (1789) porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q929680 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, História do Brasil, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática.

SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado).

Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q933299 | História, História do Brasil, Vestibular USP, USP

A base física do Brasil, ao principiar o século XVIII, era profundamente diversa daquela que, mesmo numa interpretação liberal do Tratado de Tordesilhas, fora assentada no diploma de 1494. A expansão ao longo do litoral levara ao Oiapoc, no norte, e ao Prata, no sul. O rush do ouro estava determinando a ampliação da área oeste do mesmo modo por que a "droga do sertão" explicava a façanha da incorporação do mundo amazônico. Toda uma geografia nova, política, social e econômica se estava escrevendo na América portuguesa [...].

Arthur F. Reis. "Os tratados de limites". História geral da civilização brasileira, t.l, v .l, p.396.

A partir da leitura do trecho e de seus conhecimentos, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q54393 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

Em 1968, o governo militar do Presidente Costa e Silva editou o Ato Institucional nº 5 (AI-5) com o objetivo de combater a subversão, sob pretexto de defender a “segurança nacional”. Sobre este mecanismo jurídico do regime autoritário, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q933294 | História, História do Brasil, Vestibular USP, USP

Texto associado.

        Antônio Vicente Mendes Maciel, Conselheiro de alcunha, (...) era cearense e nasceu (...) a 13 de março de 1830. (...) Aprendeu a ler, escrever e contar. (...) Andou estudando latim, enxertando frases da língua de Horácio nos seus longos "conselhos", geralmente baseados na Bíblia sagrada, que conhecia razoavelmente. (...) Era apenas um peregrino, acompanhado de numeroso séquito; pequenos agricultores, negros 13 de Maio, caboclos de aldeamentos, gente sem recursos, doentes. (...)

        Em 1893 (...) Antônio Vicente se estabeleceu em Canudos (...). Rebatizou a localidade, dando-lhe o nome de Belo Monte. Criou um clima de tranquilidade local. Respeitavam-no. Seu monarquismo era utopia.

        De vários pontos do sertão apareciam os conselheiristas (...). Caminhavam para lá movidos pela fé. Queriam morar ali, sem pensar em conquistar novas terras. Nem restaurar a monarquia. Cá de fora, não entenderam assim. Interesses políticos e patrimoniais deram novos rumos e destino sangrento ao sertão do Conselheiro. (...)

José Calazans. “O Bom Jesus do sertão”. Caderno Mais, Folha de S. Paulo. São Paulo, 21/09/1997.

O texto sugere que Antonio Conselheiro  

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q933306 | História, História do Brasil, Vestibular USP, USP

Texto associado.

Na Belle Époque brasileira, que difusamente coincidiu com a transição para o regime republicano, surgiram aquelas perguntas cruciais, envoltas no oxigênio mental da época, muitas das quais, contudo, nos incomodam até hoje: como construir uma nação se não tínhamos uma população definida ou um tipo definido? Frente àquele amálgama de passado e futuro, alimentado e realimentado pela República, quem era o brasileiro? (...) Inúmeras tentativas de respostas a todas estas questões mobilizaram os intelectuais brasileiros durante várias décadas.

Elias Thomé Saliba. Raízes do riso. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

Entre as tentativas de responder, durante a Belle Époque brasileira, às dúvidas mencionadas no texto, é correto incluir

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q54370 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) O Estado Novo, sob o comando de Getúlio Vargas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q933304 | História, História do Brasil, Vestibular USP, USP

No Brasil, do mesmo modo que em muitos outros países latino-americanos, as décadas de 1870 e 1880 foram um período de reforma e de compromisso com as mudanças. De maneira geral, podemos dizer que tal movimento foi uma reação às novas realidades econômicas e sociais resultantes do desenvolvimento capitalista não só como fenômeno mundial mas também em suas manifestações especificamente brasileiras.

Emília Viotti da Costa, “Brasil: a era da reforma, 1870-1889”. In: Leslie Bethell, História da América Latina, v.5. São Paulo: Edusp, 2002. Adaptado.

A respeito das mudanças ocorridas na última década do Império do Brasil, cabe destacar a reforma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.