Questões de Concursos Hardware

Resolva questões de Hardware comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q556388 | Informática, Hardware, Fiscal Estadual Agropecuário, SEDAP PB, CESPE CEBRASPE

A respeito de informática, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q157384 | Informática, Hardware, Assessor Técnico Administração de Banco de Dados, DETRAN RN, FGV

Sobre a definição de hardware e software em um computador, analise:

I. Hardware é formado pelo conjunto de circuitos eletrônicos e partes eletromecânicas.

II. Software consiste somente nos programas aplicativos; não sendo considerados softwares os Sistemas Operacionais.

III. O Sistema Computacional é formado pelo conjunto de software básico e hardware.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q555704 | Informática, Hardware, Técnico de Tecnologia da Informação, UFSM, UFSM, 2017

O conjunto de fios que conduzem sinais elétricos e que interligam diversos componentes do computador é conhecido como barramento do sistema, tipicamente dividido em barramento de dados, barramento de ______________e barramento de_____________. Os registradores chamados de registrador de ______________ e registrador de __________ possuem ligação direta com este barramento.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q556867 | Informática, Hardware, Técnico de Laboratório, UFCE CE, CCV UFC

O dispositivo de memória flash que armazena o código da bios em uma motherboard está conectado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q252229 | Informática, Hardware, Técnico Judiciário Operação de Computador, TRE AM, FCC

NÃO se trata de um item monitorado pelo programa Monitor de Hardware apropriado para uma placa-mãe específica do computador:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q559366 | Informática, Hardware, Manutenção de Equipamento de Informática, IFRN, FUNCERN

As fontes de alimentação de computadores padrão IBM-PC do tipo ATX são acionadas por um sinal enviado pela placa mãe. Em um teste preliminar de funcionamento, para não comprometer os outros componentes, é feita a simulação desse sinal, com as saídas desconectadas, através de um jumper entre os fios

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q202189 | Informática, Hardware, Escrivão da Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, acerca de hardware e de software usados
em computadores pessoais.

Existem dispositivos do tipo pendrive que possuem capacidade de armazenamento de dados superior a 1 bilhão de bytes. Esses dispositivos podem comunicar-se com o computador por meio de porta USB.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q135862 | Informática, Hardware, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Com relação ao hardware de computadores do tipo PC e a conceitos de computação e informática, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q557170 | Informática, Hardware, Técnico do Ministério Público, MPE SE, FCC

A escolha de um notebook com processador Intel de mais recursos ou recursos mais aprimorados deve recair sobre um processador

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q115758 | Informática , Hardware, Analista de Sistemas, NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO, FCC

É um tipo de dispositivo de armazenamento não volátil, no qual os dados são gravados de forma binária, segundo a presença (bit 1) ou ausência (bit 0) de carga de elétrons numa camada de óxido. Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q168386 | Informática, Hardware, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

As fontes de alimentação são as responsáveis por fornecer energia elétrica a todos os componentes do computador. Analise as seguintes afirmações relacionadas às fontes de alimentação e aos componentes por ela alimentados em um computador:

I. As fontes de alimentação ATX possuem um recurso que permite o desligamento do computador por software. Para isso, as fontes desse tipo contam com um sinal TTL chamado Power Supply On (PS_ON).

II. As fontes de alimentação AT possuem um recurso denominado Wake-on-LAN, que permite ligar ou desligar a fonte via placa de rede, e outro recurso denominado Wake-on-Modem, que possibilita ligar ou desligar a fonte via modem.

III. O sinal Power Good, recurso existente já no padrão ATX e em algumas fontes AT, tem a função de comunicar à máquina que a fonte está apresentando funcionamento correto. Se o sinal Power Good não existir ou for interrompido, indicando que o dispositivo está operando com voltagens alteradas, geralmente o computador será desligado. O Power Good é capaz de impedir o funcionamento de chips enquanto não houver tensões aceitáveis.

IV. Para garantir o funcionamento em qualquer computador alguns conectores das fontes AT e ATX são idênticos, por exemplo, o conector que alimenta a placa-mãe. Ambos possuem 20 vias e podem ser ligados a qualquer placamãe, seja ela AT ou ATX.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q550543 | Informática, Hardware, Manutenção de Equipamento de Informática, IFRN, FUNCERN

Dispositivos de proteção são importantes para evitar danos aos equipamentos eletrônicos, como os computadores. Entre os equipamentos que protegem contra falhas na rede elétrica, o filtro de linha comum pode ser usado na solução de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q553478 | Informática, Hardware, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Relacione a principal característica ao dispositivo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

 (1) Impressora.

(2) Windows.

(3) Office.

(4) Teclado.

( ) Sistema operacional.

( ) Dispositivo de entrada.

( ) Dispositivo de saída.

( ) Pacote de softwares para escritórios.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q551383 | Informática, Hardware, Técnico Judiciário, TRT 2a, FCC

A velocidade medida em ciclos por segundo, que regula o funcionamento da UCP de computadores, é determinada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q561185 | Informática, Hardware, Administrador, Fundação Universidade Federal de Tocantins, COPESE, 2017

Os periféricos são dispositivos instalados junto ao computador, cuja função é auxiliar na comunicação homem/máquina. Esses dispositivos poderão estar no entorno do computador ou dentro do próprio gabinete. Além dessa função, existe a função de entrada de dados e saída de dados, cujos principais dispositivos são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q550562 | Informática, Hardware, Técnico em Processamento de Dados, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Os componentes principais de um computador são: processador, memória principal e módulos de entrada e saída. Para o computador funcionar, esses componentes devem ser conectados entre si, por um mecanismo de conexão chamado de barramento. Para aumentar o desempenho desse barramento deve-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q239721 | Informática, Hardware, Sargento, EEAR, Aeronáutica

O hardware é constituído por elementos básicos, ditos unidades funcionais básicas. Assinale a alternativa que não apresenta um destes elementos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q163038 | Informática, Hardware, Assistente Técnico Administrativo, Receita Federal, ESAF

Considere a seguinte configuração de um computador e assinale a opção correta.

Pentium V 2GHz, 1GB de RAM e 40GB de disco rígido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.