Questões de Concursos Hematologia

Resolva questões de Hematologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q1024896 | Medicina, Hematologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 45 anos com sobrepeso foi internada na clínica médica por extensão de trombose venosa antiga com sinais de trombo recente em veia ilíaca direita em ultrassonografia com doppler. Ela havia sido submetida a cirurgia videolaparoscópica dois meses antes devido à colecistectomia (colecistite aguda). Na ocasião, retornou 1 semana depois da alta por trombose venosa profunda em femoral direita. Apesar da anticoagulação com warfarina, houve recorrência da trombose. Não houve qualquer sintoma no período, exceto por dor e sensação de peso na perna afetada. Na primeira trombose venosa profunda (TVP), além do procedimento cirúrgico, ficou mais tempo deitada e usava anticoncepcional, suspenso quando foi diagnosticada a TVP. Há história familiar de trombose.
Diante desse quadro, a condução mais acertada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1068484 | Medicina, Hematologia, Especialidade Hematologia e Hemoterapia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Paciente, masculino, 72 anos, com histórico de fibrilação atrial crônica em uso de marevan, chega ao pronto-socorro com quadro de hemorragia digestiva alta e hipotensão. Exames laboratoriais iniciais revelam INR = 5,5. Por indisponibilidade de concentrado de complexo protrombínico, foram prescritas três unidades de plasma fresco congelado, e, após a infusão da segunda unidade, paciente apresentou prurido, tosse e rouquidão.

Considerando o exposto, qual a reação mais provável nesse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q995541 | Medicina, Hematologia, Médico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

O critério para diagnóstico de diabetes melito pela hemoglobina A1C, conforme a Associação Americana de Diabetes (ADA), corresponde ao seguinte valor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1071674 | Medicina, Hematologia, Hematologia e Hemoterapia, EBSERH, IBFC, 2023

Homem de 17 anos, com história de anemia desde os 6 meses de idade com reposição de sulfato ferroso, evoluiu com pancitopenia há 2 meses sendo encaminhado para avaliação por hematologista. Tem história de dois tios falecidos aos 23 e 28 anos por complicação pulmonar. Ao exame físico, presença de hipopigmentação reticular da pele e distrofia ungueal. Hemograma evidenciou Hb 9,7 g/dl, VCM 92 fL (VN 80,1-95,3), leucócitos totais 2.000/uL, neutrófilos 900/uL e plaquetas 80.000/uL. Ácido fólico e vitamina-B12 dentro da normalidade. Sorologias negativas. DEB teste negativo. Biópsia de medula óssea hipocelular para idade (<5%). Considerando a hipótese diagnóstica mais provável, assinale a alternativa que apresenta qual é a mutação mais provável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1033826 | Medicina, Hematologia, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 31 anos foi internada pela terceira vez em hospital de grande porte. Nas duas internações anteriores, suas queixas relacionavam-se a sangramento. Na primeira, aos 20 anos, a internação foi motivada por menorragia e metrorragia. Na época, não foi necessário procedimento, e a investigação não resultou em nenhum diagnóstico. Não havia anemia, plaquetopenia, tampouco distúrbio da coagulação pelo coagulograma. Na segunda internação, aos 25 anos, o sangramento ocorreu após procedimento dentário, com recorrência durante o 2º dia até o 5º dia de extração dentária. Recentemente, retirou o anticoncepcional na tentativa de engravidar, após 11 anos de uso, mas também apresentou um trauma em membro inferior com equimoses pela coxa e perna direita, motivando o uso de anti-inflamatório não esteroidal. Internou-se dessa vez com síndrome anêmica e epigastralgia. A paciente estava pálida, hipocorada, com frequência cardíaca de 110 bpm e pressão arterial em 100 x 50 mmHg. Estava lúcida, orientada, eutrófica e não possuía qualquer sinal de gravidade ou infecção. Não usava qualquer medicação regular e não relatou doença prévia. Seus exames demonstraram piora gradual da anemia entre os 25 anos (hemoglobina 11 g/dl) e o momento atual (8 g/dl). Durante a internação, houve melena, e a investigação de anemia demonstrou morfologia microcítica e hipocrômica, com reticulócitos corrigidos de 1,5%, ferritina 15 ng/ml, índice de saturação de transferrina 12% e TIBC (capacidade total de ligação do ferro) de 400 mcg/dl. O médico responsável prosseguiu a investigação de anemia com endoscopia digestiva alta, que revelou pangastrite aguda grave e algumas angiodisplasias sem sinais de sangramento recente. Ele logo pensou em uma hipótese diagnóstica ao ver plaquetas em 140 mil e coagulograma normal.

A condução mais apropriada no momento é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1033615 | Medicina, Hematologia, Oncologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 68 anos de idade, hipertensa de longa data, foi diagnosticada com leucemia linfocítica crônica a partir dos resultados de um hemograma de rotina. Três meses depois, procurou o seu médico devido a astenia e dispneia intensas, com instabilidade hemodinâmica; o hemograma mostrava anemia grave (2,5 g/dL de hemoglobina). O quadro era compatível com anemia hemolítica autoimune (AHAI), com teste direto da antiglobulina positivo. O médico-assistente internou a paciente, iniciou corticosteroide em altas doses (pulsoterapia) e prescreveu transfusão urgente de concentrado de hemácias. O serviço de hemoterapia informou, após realizar as provas de compatibilidade pré-transfusionais, que não havia hemácias compatíveis para a transfusão.

A decisão a ser tomada, em relação à transfusão, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1024920 | Medicina, Hematologia, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 45 anos com sobrepeso foi internado na clínica médica por extensão de trombose venosa antiga com sinais de trombo recente em veia ilíaca direita em ultrassonografia com doppler. Ela foi submetida a uma cirurgia videolaparoscópica dois meses antes devido à colecistectomia (colecistite aguda). Na ocasião, retornou 1 semana depois da alta por trombose venosa profunda em femoral direita. Apesar da anticoagulação com varfarina, houve recorrência de trombose. Não houve qualquer sintoma no período, exceto por dor e sensação de peso na perna afetada. Na primeira trombose venosa profunda (TVP), além do procedimento cirúrgico, ficou mais tempo deitado e usava anticoncepcional, suspenso quando foi chamado a TVP. Há uma história familiar de trombose. Diante desse quadro, a condução mais acertada é:
Diante desse quadro, a condução mais acertada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1084407 | Medicina, Hematologia, Médico clínico, SAP SP, VUNESP

Paciente com antecedente de neoplasia gástrica e gastrectomia total curativa há cerca de 8 anos. Relata que há pelo menos dois anos interrompeu a suplementação vitamínica que havia sido prescrita e não faz uso de medicamentos atualmente. Queixa-se de fraqueza, adinamia, palidez cutânea e parestesia dos pés e das mãos.

Espera-se encontrar na avaliação laboratorial desse paciente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1081720 | Medicina, Hematologia, Clínico Geral, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A talassemia é uma doença genética caracterizada por um defeito na síntese das cadeias de globina, o que prejudica a formação da hemoglobina. Sobre a talassemia, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1077625 | Medicina, Hematologia, Médico Generalista, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Indivíduo masculino de 27 anos envolvido em acidente de trânsito enquanto dirigia motocicleta é atendido no Setor de Emergência. Apresenta ruptura esplênica, hemopneumotórax à esquerda, fratura cominutiva de ambas as tíbias e contusões múltiplas. Uma hora após o acidente sua pressão arterial é de 60/40mmHg, frequência cardíaca de 148bpm, 32 incursões respiratórias por minuto e temperatura axilar de 36,5ºC. Depois de estabilizada a hemodinâmica, foi encaminhado ao centro cirúrgico. Manteve diurese inadequada no pós operatório e os exames de sangue mostraram: ureia = 85mg/dL; creatinina = 2,4mg/dL; Na = 145mmol/L; K = 5,9mmol/L; HCO3 = 15mmol/L; l = 105mmol/L; pH arterial = 7,25; PaCO2 = 36mmHg; PaO2 = 78mmHg; exame de urina com pH = 5,0; proteína (++); leucócitos = 5 a 10/campo; hemácias = 20 a 30/campo; presença de cilindros hialinos e granulosos grosseiros e com células epiteliais; Na urinário = 52mEq/L; K urinário = 28mEq/L.
A respeito da avaliação deste paciente, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1084405 | Medicina, Hematologia, Médico clínico, SAP SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta em relação à análise laboratorial nas anemias hemolíticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1077644 | Medicina, Hematologia, Nefrologia, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Mulher de 42 anos está internada na unidade de terapia intensiva com doença hepática grave e descompensada. A causa subjacente é a cirrose por infecção pelo vírus da hepatite C.
Durante a internação, em 7 dias, evoluiu com oligúrica, duplicação da creatinina sérica (de 1 para 2,5 mg %). O EAS demonstra presença de proteína e hemácias. A excreção urinária fracionada de sódio é de 2%.
É iniciada dose baixa de noradrenalina, fazendo com que a pressão arterial média aumente para 65 mmHg e o débito urinário aumente para 800mL/24h. É tomada a decisão de listá-la para um transplante de fígado de emergência.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.