Questões de Concursos Hematologia

Resolva questões de Hematologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1006912 | Medicina, Hematologia, Cirurgia Vascular, EBSERH, IBFC, 2022

Paciente com 80 anos, hipertenso, 60kg, com clearance de creatinina estimado em 50, usuário de anlodipino e metoprolol, dá entrada no pronto-socorro com edema assimétrico de membro inferior direito, com início há 3 dias, empastamento de panturrilha. Você pede avaliação da cirurgia vascular que diagnostica trombose venosa profunda (TVP) fêmoro-poplítea e solicita que se inicie anticoagulação nesse paciente. Assinale a alternativa que melhor se relacione à importância do uso de anticoagulante parenteral concomitante ao início de anti-vitamina k (AVK).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1033827 | Medicina, Hematologia, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 45 anos com sobrepeso foi internada na clínica médica por extensão de trombose venosa antiga com sinais de trombo recente em veia ilíaca direita em ultrassonografia com doppler. Ela havia sido submetida a cirurgia videolaparoscópica dois meses antes devido à colecistectomia (colecistite aguda). Na ocasião, retornou 1 semana depois da alta por trombose venosa profunda em femoral direita. Apesar da anticoagulação com warfarina, houve recorrência da trombose. Não houve qualquer sintoma no período, exceto por dor e sensação de peso na perna afetada. Na primeira trombose venosa profunda (TVP), além do procedimento cirúrgico, ficou mais tempo deitada e usava anticoncepcional, suspenso quando foi diagnosticada a TVP. Há história familiar de trombose.

Diante desse quadro, a condução mais acertada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q998513 | Medicina, Hematologia, Medicina do Adolescente, EBSERH, FGV, 2024

Escolar, 5 anos, masculino, apresentando disúria, foi medicado com sulfametoxazol + trimetoprim em serviço de emergência. Após 48 horas, surgiu icterícia, retornando o paciente à emergência. Exames laboratoriais: Hg: 8%, reticulocitose; exame de urina: hemoglobinúria.
O mecanismo fisiopatológico da principal hipótese diagnóstica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1043571 | Medicina, Hematologia, Médico Perito, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Anemia aplástica é um grupo de distúrbios da medula óssea caracterizado por pancitopenia periférica e medula desprovida de células hematopoéticas, mas que mantém a arquitetura medular básica, com substituição das células hematopoéticas por gordura.
A etiologia ocupacional tem sido descrita em trabalhadores expostos a diversos produtos tóxicos.
Assinale a opção que apresenta a substância mais comumente associada à anemia aplásica de origem ocupacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1004070 | Medicina, Hematologia, Grupo Patologia, EBSERH, FGV, 2025

As alterações que levam a trombose e caracterizam a tríade de Virchow incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q987988 | Medicina, Hematologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A deficiência causa anemia megaloblástica, danos à substância branca da medula espinhal e encéfalo e neuropatia periférica. O diagnóstico se faz pela medida plasmática e o teste de Schilling ajuda a determinar a etiologia. Em idosos, a absorção inadequada mais comumente resulta da diminuição da secreção ácida.
A qual quadro clínico corresponde essa caracterização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q976498 | Medicina, Hematologia, Médico, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Paciente de 28 anos, sexo feminino, com doença celíaca recém diagnosticada, refere que vinha apresentando diarreia, 8 episódios por dia, por 3 meses. Durante o período evoluiu com astenia, mas nega sangramentos. Exames laboratoriais evidenciam Hb 9,0g/dl Ht 27% VCM 114fl 6000 leucócitos 160 mil plaquetas, Ferro 80mcg/dL, capacidade total de ligação do ferro 240, Índice de saturação da transferrina 33% Ferritina 110ng/mL Vitamina B12 109ng/L Ácido fólico 6ng/mL. Qual a conduta correta para manejo desta paciente neste momento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1068483 | Medicina, Hematologia, Especialidade Hematologia e Hemoterapia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Um paciente de 68 anos apresenta quadro de astenia, lombalgia, hipercalcemia, anemia normocítica e proteinúria de 3,2 g/24h. A eletroforese de proteínas séricas evidencia pico monoclonal em região gama. A imunofixação demonstra IgA lambda. A biópsia de medula óssea revela 35% de plasmócitos atípicos, com expressão de CD38++, CD138+ e ausência de CD19. A citogenética por FISH identifica deleção 17p13 e t(4;14)(p16;q32). O paciente apresenta creatinina de 2,1 mg/dL e níveis séricos de β2-microglobulina de 6,2 mg/L.

Com base no quadro descrito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1053753 | Medicina, Hematologia, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O método de preparação de imunoglobulinas deve incluir uma ou mais etapas que tenham demonstrado eliminar ou inativar vírus infecciosos conhecidos. Quando se utilizam substâncias agregadas para a inativação do vírus, deve-se validar os processos posteriores de purificação para demonstrar que as concentrações dessas substâncias se reduzam a um nível que não ocasione efeitos adversos nos pacientes que receberem o produto. Considerando que os métodos utilizados para esse fim devem estar validados para a eliminação do risco viral e autorizados pela autoridade sanitária competente, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q1056382 | Medicina, Hematologia, Patologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão.Leia-as atentamente.


A manutenção do nível de hemoglobina glicada (A1C) em 7% é considerada uma das principais metas de controle glicêmico para a maioria dos indivíduos com diabetes, com o objetivo de reduzir risco de complicações.
Qual das seguintes condições relacionadas pode aumentar o valor real da A1C?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q976274 | Medicina, Hematologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Joana, 15 anos, procurou atendimento médico devido a cansaço generalizado, falta de apetite, palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas). Após avaliação clínica e exames laboratoriais, foi constatado que seus níveis de hemoglobina estavam abaixo do normal.

Considerando o quadro clínico apresentado, e apenas as alternativas abaixo, qual é o diagnóstico mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1050503 | Medicina, Hematologia, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

A doença falciforme (DF) é uma condição genética autossômica recessiva resultante de defeitos na estrutura da hemoglobina (Hb) associados ou não a defeitos em sua síntese. As hemoglobinopatias decorrentes dos defeitos na estrutura da Hb são mais frequentes em povos africanos, e as talassemias decorrentes de defeitos na síntese da Hb em povos do Mediterrâneo, da Ásia e da China. No Brasil, que reconhecidamente apresenta uma das populações de maior heterogeneidade genética do mundo, a maior prevalência da doença ocorre nas Regiões Norte e Nordeste.
Tanto a eletroforese por focalização isoelétrica quanto a cromatografia líquida de alta resolução podem ser utilizadas para o diagnóstico de DF. Exames são compatíveis com doença falciforme ao se detectar bandas ou picos de hemoglobina S. Hidroxiureia (HU) constitui o avanço mais importante no tratamento de pacientes com doença falciforme. Fortes evidências confirmam a eficácia da HU em pacientes adultos diminuindo os episódios de dor intensa, hospitalização, número de transfusões e síndrome torácica aguda.
Assinale a opção que apresenta um critério de inclusão para uso de Hidroxiureia (HU).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1068478 | Medicina, Hematologia, Especialidade Hematologia e Hemoterapia, EsFCEx, VUNESP, 2025

A anemia da doença crônica (ADC) é considerada a segunda causa mais comum de anemia, depois da anemia ferropriva. Há suspeita de anemia de ADC quando um paciente com processo infeccioso agudo ou crônico, distúrbio inflamatório ou doença maligna apresenta anemia normocítica, normocrômica e hipoproliferativa leve a moderada. Nesse tipo de anemia, é comum encontrar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1068479 | Medicina, Hematologia, Especialidade Hematologia e Hemoterapia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Os hemocomponentes obtidos a partir do fracionamento do sangue total precisam cumprir os requisitos estabelecidos pela Portaria nº 5/2017 do Ministério da Saúde.

A respeito das características dos hemocomponentes estabelecidas por essa norma, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1068480 | Medicina, Hematologia, Especialidade Hematologia e Hemoterapia, EsFCEx, VUNESP, 2025

A administração rápida de um hemocomponente e a infusão concomitante de fluidos intravenosos em pacientes com condições de risco, tais como cardiopatia, nefropatia, anemia grave, doença pulmonar e extremos de idade e a melhora em qualquer situação com a infusão de diurético são fatores de risco e reforçam a suspeita de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1068482 | Medicina, Hematologia, Especialidade Hematologia e Hemoterapia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta uma situação considerada pela American Society for Apheresis (ASFA), no âmbito da doença falciforme, categoria I de indicação de eritrocitaférese terapêutica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1021782 | Medicina, Hematologia, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

A transmissibilidade de doenças infecciosas por transfusão sanguínea pode ocorrer, e com isso se faz necessário a utilização de rigoroso controle de qualidade implementado nos bancos de sangue, em situações de risco acrescido vivenciadas pelos candidatos, este pode ser considerado inapto definitivo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1052773 | Medicina, Hematologia, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

O mecanismo dinâmico e fisiológico da hemostasia evita hemorragias e mantém o sangue circulante na forma líquida. Se esse equilíbrio se rompe, pode haver a formação de um coágulo ou trombo. A respeito da hemostasia, da fibrinólise e de patologias associadas, julgue o item subseqüente.
A hemofilia, por caracterizar-se como uma doença hereditária ligada ao cromossomo X, afetará as filhas de um casal formado por um homem normal e uma mulher portadora do gene da hemofilia.
  1. ✂️
  2. ✂️

79Q1005713 | Medicina, Hematologia, Transplante de Medula Óssea, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 25 anos de idade, portador de doença falciforme (DF), apresenta crises vaso-oclusivas frequentes, com dor de grande intensidade que quase sempre o obriga a procurar a emergência.
Para avaliação inicial do paciente na emergência, está recomendado(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1033617 | Medicina, Hematologia, Oncologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

O TRALI – sigla em Inglês para lesão pulmonar aguda induzida pela transfusão – é um efeito adverso raro, porém muito grave, das transfusões sanguíneas.
As medidas que podem ser implementadas para a sua prevenção são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.