Início

Questões de Concursos Hematologia

Resolva questões de Hematologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q1043571 | Medicina, Hematologia, Médico Perito, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Anemia aplástica é um grupo de distúrbios da medula óssea caracterizado por pancitopenia periférica e medula desprovida de células hematopoéticas, mas que mantém a arquitetura medular básica, com substituição das células hematopoéticas por gordura.
A etiologia ocupacional tem sido descrita em trabalhadores expostos a diversos produtos tóxicos.
Assinale a opção que apresenta a substância mais comumente associada à anemia aplásica de origem ocupacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1068481 | Medicina, Hematologia, Especialidade Hematologia e Hemoterapia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Quando a prova de compatibilidade sanguínea resulta positiva, há necessidade de avaliação desse resultado e o paciente não deve ser transfundido até que a causa da incompatibilidade tenha sido completamente esclarecida.

Com relação a essa afirmativa, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1033617 | Medicina, Hematologia, Oncologia Pediátrica, EBSERH, FGV, 2024

O TRALI – sigla em Inglês para lesão pulmonar aguda induzida pela transfusão – é um efeito adverso raro, porém muito grave, das transfusões sanguíneas.
As medidas que podem ser implementadas para a sua prevenção são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q976274 | Medicina, Hematologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Joana, 15 anos, procurou atendimento médico devido a cansaço generalizado, falta de apetite, palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas). Após avaliação clínica e exames laboratoriais, foi constatado que seus níveis de hemoglobina estavam abaixo do normal.

Considerando o quadro clínico apresentado, e apenas as alternativas abaixo, qual é o diagnóstico mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1068484 | Medicina, Hematologia, Especialidade Hematologia e Hemoterapia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Paciente, masculino, 72 anos, com histórico de fibrilação atrial crônica em uso de marevan, chega ao pronto-socorro com quadro de hemorragia digestiva alta e hipotensão. Exames laboratoriais iniciais revelam INR = 5,5. Por indisponibilidade de concentrado de complexo protrombínico, foram prescritas três unidades de plasma fresco congelado, e, após a infusão da segunda unidade, paciente apresentou prurido, tosse e rouquidão.

Considerando o exposto, qual a reação mais provável nesse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q980702 | Medicina, Hematologia, ESF, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A febre de Pel-Ebstein, manifestação clínica do linfoma de Hodgkin, caracteriza-se por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1077526 | Medicina, Hematologia, Clínico Geral Clínica Médica SPA, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Mulher de 42 anos apresenta-se com fadiga de início gradual e ganho de peso. Ela não é tabagista. Ao exame físico as mucosas aparentam estar levemente descoradas e há um retorno algo lento no relaxamento ao exame dos reflexos tendíneos. Os exames laboratoriais iniciais mostraram TSH de 16,3 mUI/L (Vr = 0,25 a 5,0); T4 livre de 0,6 ng/dL (Vr = 0,7 a 1,8) e anticorpos antiperoxidade tireoidiana de 536 UI/mL (Vr <10).

Para esta paciente, o tratamento com levotiroxina deve ser iniciado com dosagem de Dados: Vr = valor de referência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1005713 | Medicina, Hematologia, Transplante de Medula Óssea, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 25 anos de idade, portador de doença falciforme (DF), apresenta crises vaso-oclusivas frequentes, com dor de grande intensidade que quase sempre o obriga a procurar a emergência.
Para avaliação inicial do paciente na emergência, está recomendado(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1031908 | Medicina, Hematologia, Agente de Serviços Técnicos em Radiologia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em relação aos efeitos biológicos das radiações, pode-se citar a leucemia em uma exposição crônica à radiação.
Em relação a essa doença, assinale a opção que indica o exame que deve ser feito, periodicamente, como um dos controles médicos ocupacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1004070 | Medicina, Hematologia, Grupo Patologia, EBSERH, FGV, 2025

As alterações que levam a trombose e caracterizam a tríade de Virchow incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

81Q1053753 | Medicina, Hematologia, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O método de preparação de imunoglobulinas deve incluir uma ou mais etapas que tenham demonstrado eliminar ou inativar vírus infecciosos conhecidos. Quando se utilizam substâncias agregadas para a inativação do vírus, deve-se validar os processos posteriores de purificação para demonstrar que as concentrações dessas substâncias se reduzam a um nível que não ocasione efeitos adversos nos pacientes que receberem o produto. Considerando que os métodos utilizados para esse fim devem estar validados para a eliminação do risco viral e autorizados pela autoridade sanitária competente, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q1005399 | Medicina, Hematologia, Administração em Saúde, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 31 anos foi internada pela terceira vez em hospital de grande porte. Nas duas internações anteriores, suas queixas relacionavam-se a sangramento. Na primeira, aos 20 anos, a internação foi motivada por menorragia e metrorragia. Na época, não foi necessário procedimento, e a investigação não resultou em nenhum diagnóstico. Não havia anemia, plaquetopenia, tampouco distúrbio da coagulação pelo coagulograma. Na segunda internação, aos 25 anos, o sangramento ocorreu após procedimento dentário, com recorrência durante o 2º dia até o 5º dia de extração dentária. Recentemente, retirou o anticoncepcional na tentativa de engravidar, após 11 anos de uso, mas também apresentou um trauma em membro inferior com equimoses pela coxa e perna direita, motivando o uso de anti-inflamatório não esteroidal. Internou-se dessa vez com síndrome anêmica e epigastralgia. A paciente estava pálida, hipocorada, com frequência cardíaca de 110 bpm e pressão arterial em 100 x 50 mmHg. Estava lúcida, orientada, eutrófica e não possuía qualquer sinal de gravidade ou infecção. Não usava qualquer medicação regular e não relatou doença prévia. Seus exames demonstraram piora gradual da anemia entre os 25 anos (hemoglobina 11 g/dl) e o momento atual (8 g/dl). Durante a internação, houve melena, e a investigação de anemia demonstrou morfologia microcítica e hipocrômica, com reticulócitos corrigidos de 1,5%, ferritina 15 ng/ml, índice de saturação de transferrina 12% e TIBC (capacidade total de ligação do ferro) de 400 mcg/dl. O médico responsável prosseguiu a investigação de anemia com endoscopia digestiva alta, que revelou pangastrite aguda grave e algumas angiodisplasias sem sinais de sangramento recente. Ele logo pensou em uma hipótese diagnóstica ao ver plaquetas em 140 mil e coagulograma normal.

A condução mais apropriada no momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q998487 | Medicina, Hematologia, Neonatologia, EBSERH, FGV, 2024

As leucemias são as neoplasias malignas mais comuns na infância. Em relação a essas neoplasias, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1056382 | Medicina, Hematologia, Patologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão.Leia-as atentamente.


A manutenção do nível de hemoglobina glicada (A1C) em 7% é considerada uma das principais metas de controle glicêmico para a maioria dos indivíduos com diabetes, com o objetivo de reduzir risco de complicações.
Qual das seguintes condições relacionadas pode aumentar o valor real da A1C?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1050503 | Medicina, Hematologia, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

A doença falciforme (DF) é uma condição genética autossômica recessiva resultante de defeitos na estrutura da hemoglobina (Hb) associados ou não a defeitos em sua síntese. As hemoglobinopatias decorrentes dos defeitos na estrutura da Hb são mais frequentes em povos africanos, e as talassemias decorrentes de defeitos na síntese da Hb em povos do Mediterrâneo, da Ásia e da China. No Brasil, que reconhecidamente apresenta uma das populações de maior heterogeneidade genética do mundo, a maior prevalência da doença ocorre nas Regiões Norte e Nordeste.
Tanto a eletroforese por focalização isoelétrica quanto a cromatografia líquida de alta resolução podem ser utilizadas para o diagnóstico de DF. Exames são compatíveis com doença falciforme ao se detectar bandas ou picos de hemoglobina S. Hidroxiureia (HU) constitui o avanço mais importante no tratamento de pacientes com doença falciforme. Fortes evidências confirmam a eficácia da HU em pacientes adultos diminuindo os episódios de dor intensa, hospitalização, número de transfusões e síndrome torácica aguda.
Assinale a opção que apresenta um critério de inclusão para uso de Hidroxiureia (HU).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1067818 | Medicina, Hematologia, Clínica Médica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher de 18 anos queixa-se de sangramento persistente durante 5 dias, após uma extração dentária. Desde a infância, ela apresenta hematomas facilmente desencadeados, recebeu uma transfusão de sangue aos 17 anos por causa de um sangramento prolongado após um corte aparentemente pequeno. Não há equimoses ou sangramento nas articulações. O pai teve sintomas semelhantes, mas nunca procurou atendimento médico. O exame físico é normal, exceto por leve exsudação do local dentário; não há esplenomegalia ou adenomegalia. O hemograma é normal, com contagem de plaquetas de 230000/mm3. O tempo de protrombina é normal, mas o tempo parcial de tromboplastina ativada é levemente prolongado. O tempo de sangramento é de 12 minutos (normal: 3 a 9).
Considerando a principal hipótese diagnóstica, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1052773 | Medicina, Hematologia, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

O mecanismo dinâmico e fisiológico da hemostasia evita hemorragias e mantém o sangue circulante na forma líquida. Se esse equilíbrio se rompe, pode haver a formação de um coágulo ou trombo. A respeito da hemostasia, da fibrinólise e de patologias associadas, julgue o item subseqüente.
A hemofilia, por caracterizar-se como uma doença hereditária ligada ao cromossomo X, afetará as filhas de um casal formado por um homem normal e uma mulher portadora do gene da hemofilia.
  1. ✂️
  2. ✂️

88Q976498 | Medicina, Hematologia, Médico, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Paciente de 28 anos, sexo feminino, com doença celíaca recém diagnosticada, refere que vinha apresentando diarreia, 8 episódios por dia, por 3 meses. Durante o período evoluiu com astenia, mas nega sangramentos. Exames laboratoriais evidenciam Hb 9,0g/dl Ht 27% VCM 114fl 6000 leucócitos 160 mil plaquetas, Ferro 80mcg/dL, capacidade total de ligação do ferro 240, Índice de saturação da transferrina 33% Ferritina 110ng/mL Vitamina B12 109ng/L Ácido fólico 6ng/mL. Qual a conduta correta para manejo desta paciente neste momento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1024919 | Medicina, Hematologia, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 31 anos foi internada pela terceira vez em hospital de grande porte. Nas duas internações anteriores, suas queixas relacionavam-se a sangrar. Na primeira, aos 20 anos, a internacionalização foi motivada pela menorragia e metrorragia. Na época, não foi procedimento necessário, e a investigação não foi investigada em nenhum diagnóstico. Não havia anemia, plaquetopenia, tampouco distúrbio da coagulação pelo coagulograma. Na segunda internação, aos 25 anos, o sangramento ocorreu após procedimento cirúrgico, com recorrência durante o 2º dia até o 5º dia de lesão dentária. Recentemente, retirou o anticoncepcional na tentativa de engravidar, após 11 anos de uso, mas também apresentou um trauma em membro inferior com equimoses pela coxa e perna direita, motivando o uso de anti-inflamatório não esteroidal. Internou-se dessa vez com síndrome anêmica e epigastralgia. O paciente estava pálido, hipocorado, com frequência cardíaca de 110 bpm e pressão arterial em 100 x 50 mmHg. Era lúcida, orientada, eutrófica e não possuía nenhum sinal de gravidade ou infecção. Não usei qualquer medicação regular e não específica doença prévia. Seus exames demonstraram piora gradual da anemia entre os 25 anos (hemoglobina 11 g/dl) e o momento atual (8 g/dl). Durante a internação, houve melena, a investigação de anemia demonstrou morfologia microcítica e hipocrômica, com reticulócitos corrigidos de 1,5%, ferritina 15 ng/ml, índice de saturação de transferrina 12% e TIBC (capacidade total de ligação do ferro) de 400 mcg/dl. O médico responsável encaminhou a investigação de anemia com endoscopia digestiva alta, que revelou pangastrite aguda grave e algumas angiodisplasias sem sinais de sangramento recentes. Ele logo descobriu uma hipótese diagnóstica ao ver placas em 140 mil e coagulograma normal.
A condução mais abordada no momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1051283 | Medicina, Hematologia, Biomédico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da importância das técnicas bioquímicas nas análises clínicas, julgue o item seguinte.

A medida da atividade de enzimas plasmáticas pode indicar alterações ocorridas em um tecido ou órgão específico.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.