Início

Questões de Concursos Hematologia

Resolva questões de Hematologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1004070 | Medicina, Hematologia, Grupo Patologia, EBSERH, FGV, 2025

As alterações que levam a trombose e caracterizam a tríade de Virchow incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1021780 | Medicina, Hematologia, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

Nos casos mais comuns, de doença hemolítica do recém-nascido, geralmente por uma incompatibilidade Rh mãe/filho a monitorização dos níveis de bilirrubina, a hidratação oral e a fototerapia são os pilares fundamentais da terapêutica da hiperbilirrubinemia. Assinale a alternativa que apresenta em qual situação da hiperbilirrubinemia pode ocorrer a necessidade de indicação de exsanguíneotransfusão imediata.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q998487 | Medicina, Hematologia, Neonatologia, EBSERH, FGV, 2024

As leucemias são as neoplasias malignas mais comuns na infância. Em relação a essas neoplasias, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1005399 | Medicina, Hematologia, Administração em Saúde, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 31 anos foi internada pela terceira vez em hospital de grande porte. Nas duas internações anteriores, suas queixas relacionavam-se a sangramento. Na primeira, aos 20 anos, a internação foi motivada por menorragia e metrorragia. Na época, não foi necessário procedimento, e a investigação não resultou em nenhum diagnóstico. Não havia anemia, plaquetopenia, tampouco distúrbio da coagulação pelo coagulograma. Na segunda internação, aos 25 anos, o sangramento ocorreu após procedimento dentário, com recorrência durante o 2º dia até o 5º dia de extração dentária. Recentemente, retirou o anticoncepcional na tentativa de engravidar, após 11 anos de uso, mas também apresentou um trauma em membro inferior com equimoses pela coxa e perna direita, motivando o uso de anti-inflamatório não esteroidal. Internou-se dessa vez com síndrome anêmica e epigastralgia. A paciente estava pálida, hipocorada, com frequência cardíaca de 110 bpm e pressão arterial em 100 x 50 mmHg. Estava lúcida, orientada, eutrófica e não possuía qualquer sinal de gravidade ou infecção. Não usava qualquer medicação regular e não relatou doença prévia. Seus exames demonstraram piora gradual da anemia entre os 25 anos (hemoglobina 11 g/dl) e o momento atual (8 g/dl). Durante a internação, houve melena, e a investigação de anemia demonstrou morfologia microcítica e hipocrômica, com reticulócitos corrigidos de 1,5%, ferritina 15 ng/ml, índice de saturação de transferrina 12% e TIBC (capacidade total de ligação do ferro) de 400 mcg/dl. O médico responsável prosseguiu a investigação de anemia com endoscopia digestiva alta, que revelou pangastrite aguda grave e algumas angiodisplasias sem sinais de sangramento recente. Ele logo pensou em uma hipótese diagnóstica ao ver plaquetas em 140 mil e coagulograma normal.

A condução mais apropriada no momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q980702 | Medicina, Hematologia, ESF, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

A febre de Pel-Ebstein, manifestação clínica do linfoma de Hodgkin, caracteriza-se por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1050503 | Medicina, Hematologia, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

A doença falciforme (DF) é uma condição genética autossômica recessiva resultante de defeitos na estrutura da hemoglobina (Hb) associados ou não a defeitos em sua síntese. As hemoglobinopatias decorrentes dos defeitos na estrutura da Hb são mais frequentes em povos africanos, e as talassemias decorrentes de defeitos na síntese da Hb em povos do Mediterrâneo, da Ásia e da China. No Brasil, que reconhecidamente apresenta uma das populações de maior heterogeneidade genética do mundo, a maior prevalência da doença ocorre nas Regiões Norte e Nordeste.
Tanto a eletroforese por focalização isoelétrica quanto a cromatografia líquida de alta resolução podem ser utilizadas para o diagnóstico de DF. Exames são compatíveis com doença falciforme ao se detectar bandas ou picos de hemoglobina S. Hidroxiureia (HU) constitui o avanço mais importante no tratamento de pacientes com doença falciforme. Fortes evidências confirmam a eficácia da HU em pacientes adultos diminuindo os episódios de dor intensa, hospitalização, número de transfusões e síndrome torácica aguda.
Assinale a opção que apresenta um critério de inclusão para uso de Hidroxiureia (HU).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1024919 | Medicina, Hematologia, Cardiologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 31 anos foi internada pela terceira vez em hospital de grande porte. Nas duas internações anteriores, suas queixas relacionavam-se a sangrar. Na primeira, aos 20 anos, a internacionalização foi motivada pela menorragia e metrorragia. Na época, não foi procedimento necessário, e a investigação não foi investigada em nenhum diagnóstico. Não havia anemia, plaquetopenia, tampouco distúrbio da coagulação pelo coagulograma. Na segunda internação, aos 25 anos, o sangramento ocorreu após procedimento cirúrgico, com recorrência durante o 2º dia até o 5º dia de lesão dentária. Recentemente, retirou o anticoncepcional na tentativa de engravidar, após 11 anos de uso, mas também apresentou um trauma em membro inferior com equimoses pela coxa e perna direita, motivando o uso de anti-inflamatório não esteroidal. Internou-se dessa vez com síndrome anêmica e epigastralgia. O paciente estava pálido, hipocorado, com frequência cardíaca de 110 bpm e pressão arterial em 100 x 50 mmHg. Era lúcida, orientada, eutrófica e não possuía nenhum sinal de gravidade ou infecção. Não usei qualquer medicação regular e não específica doença prévia. Seus exames demonstraram piora gradual da anemia entre os 25 anos (hemoglobina 11 g/dl) e o momento atual (8 g/dl). Durante a internação, houve melena, a investigação de anemia demonstrou morfologia microcítica e hipocrômica, com reticulócitos corrigidos de 1,5%, ferritina 15 ng/ml, índice de saturação de transferrina 12% e TIBC (capacidade total de ligação do ferro) de 400 mcg/dl. O médico responsável encaminhou a investigação de anemia com endoscopia digestiva alta, que revelou pangastrite aguda grave e algumas angiodisplasias sem sinais de sangramento recentes. Ele logo descobriu uma hipótese diagnóstica ao ver placas em 140 mil e coagulograma normal.
A condução mais abordada no momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1067818 | Medicina, Hematologia, Clínica Médica, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher de 18 anos queixa-se de sangramento persistente durante 5 dias, após uma extração dentária. Desde a infância, ela apresenta hematomas facilmente desencadeados, recebeu uma transfusão de sangue aos 17 anos por causa de um sangramento prolongado após um corte aparentemente pequeno. Não há equimoses ou sangramento nas articulações. O pai teve sintomas semelhantes, mas nunca procurou atendimento médico. O exame físico é normal, exceto por leve exsudação do local dentário; não há esplenomegalia ou adenomegalia. O hemograma é normal, com contagem de plaquetas de 230000/mm3. O tempo de protrombina é normal, mas o tempo parcial de tromboplastina ativada é levemente prolongado. O tempo de sangramento é de 12 minutos (normal: 3 a 9).
Considerando a principal hipótese diagnóstica, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1021782 | Medicina, Hematologia, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

A transmissibilidade de doenças infecciosas por transfusão sanguínea pode ocorrer, e com isso se faz necessário a utilização de rigoroso controle de qualidade implementado nos bancos de sangue, em situações de risco acrescido vivenciadas pelos candidatos, este pode ser considerado inapto definitivo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1052773 | Medicina, Hematologia, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

O mecanismo dinâmico e fisiológico da hemostasia evita hemorragias e mantém o sangue circulante na forma líquida. Se esse equilíbrio se rompe, pode haver a formação de um coágulo ou trombo. A respeito da hemostasia, da fibrinólise e de patologias associadas, julgue o item subseqüente.
A hemofilia, por caracterizar-se como uma doença hereditária ligada ao cromossomo X, afetará as filhas de um casal formado por um homem normal e uma mulher portadora do gene da hemofilia.
  1. ✂️
  2. ✂️

91Q976498 | Medicina, Hematologia, Médico, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Paciente de 28 anos, sexo feminino, com doença celíaca recém diagnosticada, refere que vinha apresentando diarreia, 8 episódios por dia, por 3 meses. Durante o período evoluiu com astenia, mas nega sangramentos. Exames laboratoriais evidenciam Hb 9,0g/dl Ht 27% VCM 114fl 6000 leucócitos 160 mil plaquetas, Ferro 80mcg/dL, capacidade total de ligação do ferro 240, Índice de saturação da transferrina 33% Ferritina 110ng/mL Vitamina B12 109ng/L Ácido fólico 6ng/mL. Qual a conduta correta para manejo desta paciente neste momento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1071675 | Medicina, Hematologia, Hematologia e Hemoterapia, EBSERH, IBFC, 2023

Mulher de 34 anos, portadora de Anemia Falciforme, admitida da Unidade de Terapia Intensiva por quadro de Síndrome Torácica Aguda. Refere 2 episódios prévios semelhantes com necessidade de transfusão, além de 2 gestações quando necessitou de transfusão de troca. Hemograma com Hb 9,8 g/dL, leucócitos totais 3.200/uL com diferencial normal e plaquetas 320.000/uL. Realizada transfusão de troca com 2 concentrados de hemácias fenotipados e leucorreduzidos. No terceiro dia de internação paciente apresentou melhora clínica, hemograma com Hb 10,0 g/dL, leucócitos totais 2.800/uL com diferencial normal e plaquetas 280.000/uL. No sétimo dia de internação evoluiu com palidez cutâneomucosa, dor intensa em membros inferiores e urina escura. Realizado novo hemograma com Hb 4,2 g/dL, leucócitos totais 7.400/uL com diferencial normal e plaquetas 260.000/uL. Diante da principal suspeita, a melhor conduta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1051283 | Medicina, Hematologia, Biomédico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da importância das técnicas bioquímicas nas análises clínicas, julgue o item seguinte.

A medida da atividade de enzimas plasmáticas pode indicar alterações ocorridas em um tecido ou órgão específico.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q1056243 | Medicina, Hematologia, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Homem, 18 anos, teve quadro de faringite há dez dias. Há dois dias evoluiu com hematúria e redução do débito urinário. Realizados exames laboratoriais que confirmaram a presença de hematúria e proteinúria de 1 g/24h e creatinina de 1,5 mg/dL.
Qual o diagnóstico mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1036594 | Medicina, Hematologia, Médico do Trabalho, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Leucemia Mieloide Aguda (LMA) é um tipo de leucemia que afeta a linhagem mieloide do tecido hematopoiético, ocasionando uma deficiência na produção das células normais com déficit na quantidade de células maduras. Atualmente são oito subtipos, classificados usando-se critérios baseados em aspectos morfológicos e citoquímicos, de M0 a M7. Existe um subtipo de LMA que tem como característica morfológica blastos indiferenciados (> 30%), diferenciação até promielócito (< 20%) e citoplasma com grânulos azurófilos e bastonetes de Auer.

O subtipo descrito é a leucemia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1067829 | Medicina, Hematologia, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Sobre os distúrbios da hemostasia e coagulopatias, é correto afirmar, em relação ao uso do alfa-andexanete para a reversão de medicamentos inibidores do fator Xa, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1068099 | Medicina, Hematologia, Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mutações oncogênicas também ocorrem em várias proteínas tirosinoquinases não receptoras. As mutações assumem a forma de translocações cromossômicas ou rearranjos, que criam genes de fusão, que, por sua vez, codificam tirosinoquinases constitutivamente ativas. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que indica um exemplo importante desse mecanismo oncogênico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1068100 | Medicina, Hematologia, Patologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Dentre as neoplasias listadas a seguir, qual está associada, principalmente, ao oncogene c-MYC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1067822 | Medicina, Hematologia, Medicina Intensiva, EsFCEx, VUNESP, 2024

Mulher de 30 anos, previamente hígida, sem comorbidades, apresenta quadro de cefaleia e confusão mental de 3 dias de evolução. Não há dor abdominal, náusea, diarreia, falta de ar, sintomas respiratórios superiores ou dor torácica. O exame neurológico não demonstra alteração focal e tomografia de crânio não demonstra nenhuma anormalidade aguda. Exames séricos: hemoglobina: 8 g/dL; leucócitos: 6500/mm3 ; plaquetas: 10000/mm3 ; sódio: 135 mEq/L; potássio: 5,2 mEq/L; cloreto: 105 mEq/L; bicarbonato: 22 mEq/L; ureia: 144 mg/dL; creatinina: 1,7 mg/dL; teste de gravidez: negativo; o esfregaço de sangue periférico demonstra esquizócitos.

Nessa paciente, o próximo passo no manejo dessa condição é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1005721 | Medicina, Hematologia, Transplante de Medula Óssea, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 68 anos procura um consultório médico com queixa de dor lombar de forte intensidade, cansaço, dispneia aos esforços e edema bipalpebral. O médico suspeita de mieloma múltiplo e solicita exames para confirmar o diagnóstico. O raio X de coluna mostra lesões líticas em vértebras lombares; ao hemograma, há anemia normocítica e normocrômica (hemoglobina 8 g/dL); a taxa de filtração glomerular estimada é de 35%. Há hipercalcemia, e também pico monoclonal, à eletroforese e proteínas.
Para confirmar o diagnóstico, o exame que ainda precisa ser realizado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.